A procura por tratamentos estéticos está cada vez maior em nossa população.
Segundo reportagem recente, o Brasil se tornou o líder em cirurgias plásticas, passando a frente dos EUA. Esse fenômeno também está presente nos consultórios odontológicos.
Antigamente, grande parte dos pacientes procuravam atendimento devido a dor, atualmente a maior procura é para tratamentos estéticos.
Seja para melhorar a cor, o posicionamento e o formato do dente, a demanda pela estética tem aumentando.
Nesse quadro um tratamento se destaca é o uso da *Faceta de Porcelana. *
Devido a maior divulgação desse trabalho ou pela rapidez na mudança do sorriso, muitos pacientes chegam ao consultório com a intenção de usar facetas de porcelana.
Antes, vamos ver quais as principais razões para o seu uso. Assim, você saberá se esse trabalho estético é o melhor para o seu caso.
A estética elevada da faceta dentária se deve ao fato dela ser feita em porcelana, o que possibilita mimetizar de forma bastante fiel a anatomia do dente, devolvendo sua correta cor e o formato ideal do sorriso.
Entretanto, em grande parte dos casos, temos que realizar desgastes pontuais no dente para o assentamento correto da faceta.
Assim, a correta indicação de cada caso é importante.
Diversos pacientes apresentam a coloração alterada do dente.
Na maioria dos casos conseguimos melhorar a cor com clareamento dentário, porém existem alterações onde são necessários tratamentos mais invasivos.
Alguns exemplos de alteração de cor indicados para faceta de porcelana são:
Existem casos onde a alteração de cor é tão severa que precisamos realizar um grande desgate na estrutura dentária para conseguir a estética adequada.
Assim, a melhor indicação seria o uso de coroas dentárias.
Existem algumas alterações na formação do elemento dentário, que podem acarretar o nascimento do dente com um formato alterado dos demais.
Esse fator ocorre com frequência com o lateral superior. Na sua erupção apresenta um formato cônico, que é chamado de dente conóide.
Quando temos dentes pequenos e arcadas com formato grande, podemos ter espaços entre os dentes também chamados de diastemas.
Os diastemas ocasionam um fator estético ruim. Nesse caso, os pacientes têm como maior queixa o aspecto “infantil” do seu sorriso.
Os espaços entre os dentes são uma das principais indicações para faceta, por propiciar uma alteração rápida no sorriso com quase nenhum desgaste.
Quando temos fratura de dente ou restaurações antigas em resina, a faceta de porcelana pode ser uma ótima opção de tratamento.
Sempre temos que avaliar o tamanho da fratura e da restauração de resina.
Em determinados casos, temos que mudar o planejamento para tratamentos maiores como a instalação de coroas dentárias.
As facetas de porcelana também podem fazer parte de um tratamento de reabilitação dentária.
Nesse caso, mudamos completamente o sorriso do paciente, já que temos que mexer em diversos dentes.
Em um mesmo caso, podemos usar coroas, implantes e facetas. Tudo proporcionando buscar a melhor estética para o nosso paciente.
Sinceramente, pode ficar artificial criando um aspecto ruim no sorriso.
É comum ver pessoas com dente muito branco ou com um formato do dente meio “estranho”. Portanto, o planejamento inicial é extremamente importante para evitar um aspecto ruim no sorriso.
E como realizar esse planejamento?
A resposta está nas fotos!
O uso de câmeras com alta resolução possibilita mostrar para você os principais problemas presentes no seu dente, assim como demostrar uma prévia final do tratamento.
A questão da cor também é algo importante no sorriso com faceta de porcelana.
O dente com a cor muito branca irá facilmente deixar a estética artificial, portanto seguir a cor presente nos demais dentes é muito importante.
Sim, eu sei, sua principal dúvida é qual valor será pago em um tratamento como esse.
Entretanto, não devemos pensar somente no preço, mas também no ganho de auto-estima e no valor agregado que podemos ter com esse tratamento.
Como dito acima, o planejamento nesse caso é fundamental para atingir uma estética memorável.
Então é necessário saber antecipadamente alguns fatores básicos antes de formular o preço, tais como :
Essas e outras dúvidas só podem ser respondidas com a consulta de análise clínica, onde vamos saber o que precisa ser feito e assim realizar o correto planejamento.
Consequentemente o preço somente pode ser dado após essa análise.
Antecipadamente posso adiantar que não é um tratamento barato, pois envolve uma série de procedimentos que, se negligenciados, podem afetar a qualidade e longevidade da faceta.
O valor de um profissional para outro pode variar bastante, uma vez que a experiência e o material utilizado são fatores essenciais na construção do preço.
O suporte do profissional para o paciente é reflexo da confiança e investimento que ele pratica.
Att, Davi Frossard