Coroa Dentária - Saiba TUDO sobre esse tratamento dentário.

[Infográfico] Coroa dentária -Tudo o que você precisa saber.

Por Davi Heringer Frossard

Quero conversar com você sobre a Coroa dentária. Por isso, além de realizar um texto completo sobre o tema, fiz um infográfico com informação e desenhos detalhados.

A coroa protética dentária é o tratamento de escolha para reabilitar o dente comprometido pela cárie ou por grandes fraturas. Além disso, é possível obter uma estética similar aos dentes naturais. Na grande maioria dos casos, usamos cerâmica para fazer a anatomia do dente, o que ocasiona um aspecto natural.

Esse tipo de prótese proporciona um dente fixo e versátil, podendo ser realizada sobre dentes e também sobre implantes dentários.

No infográfico abaixo esta resumido as principais características das coroas dentárias.

Nesse texto você irá ver –

  • Os tipos de coroa dentária;
  • Qual a correta indicação para esse tratamento;
  • Um vídeo explicando a confecção da coroa ;
  • Infográfico completo sobre esse tratamento.

O que é coroa dentária ?

Essa é a dúvida principal sobre esse tratamento. Vou explicar com cuidado, mas caso ainda exista dúvidas, deixe seu comentário abaixo. 

A coroa dentária é um tipo de prótese onde vamos “cobrir” o dente por completo. O dente irá ser preparado para servir de base para a futura coroa. 

Esse tratamento tem como função reabilitar o dente, devolvendo sua estética e função. É extremamente usada na odontologia e pode ser confeccionada com diversos tipos de materiais.

Tipos de coroas dentárias

Coroa Dentária zirconia

Existem diversos tipos de coroas dentárias, vou comentar com você sobre as 3 principais .

1) Coroa dentária totalmente em metal

Pouco usada atualmente devido ao fator estético desfavorável. Ainda possui algumas indicações, principalmente quando o espaço entre dentes é pequeno.

Dentro desse subtipo de tratamento, possuímos a coroa em ouro. Alguns ainda chegam com a intenção de usar esse tipo de prótese, entretanto o preço pode inviabilizar.

 

2) Coroa dentária do tipo metalocerâmica

É o tipo de Coroa dentária mais usada. Apresenta uma infra estrutura de metal e por cima é aplicada a cerâmica.

Esse tratamento possibilita um ótimo suporte e uma boa estética, principalmente em dentes posteriores.

 

3) Coroa dentária “metal free”( sem metal ) 

Sua indicação aumentou muito nos últimos anos pelo aumento da resistência. Possibilita uma excelente estética, principalmente em dentes anteriores.

Como exemplo de infra-estrutura temos a coroa de zircônia que apresenta a cor branca ao invés da cor escura do metal.

Além das coroas, também podemos usar as facetas de porcelana para mudar o seu sorriso. Clique aqui e veja mais sobre esse tratamento.

Quando usamos coroas dentárias ?

Devido a sua facilidade de confecção, sua grande durabilidade e estética superior, as coroas dentárias são o tipo de trabalho de prótese mais usado na odontologia.

A indicação para o uso de coroas são diversas. Mas a principal é quando temos uma grande destruição do dente inviabilizando trabalhos mais conservadores, como os blocos.

Quando vamos realizar uma reabilitação oral, é preciso usar esse tipo de tratamento. Em nossa clínica, sempre buscamos realizar coroas no dente sem metal. Entretanto, quando detectamos problemas de bruxismo, temos como protocolo usar coroa de metal-cerâmica em dentes posteriores.

Vídeo sobre as coroas dentárias



Infográfico sobre Coroa Dentária 

Coroa dentária Infográfico

Att,

Davi Frossard – MD Frossard Odontologia

 

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

342 Comentários em “[Infográfico] Coroa dentária -Tudo o que você precisa saber.

  1. Cesar disse:

    Eu não tenho o dente 15 e o 25 uso uma ppr mas não me acostumei ainda eu poderia colocar uma coroa nesses dentes que faltam a opção é realmente manter essa ppr ou implante

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cesar,

      Você tem 3 opções. Usar a PPR que você já usar. Realizar uma ponte sobre os dentes vizinhos da perda dentária ou realizar um implante dentário. Se possível, a instalação do implante é a melhor solução.

  2. Rodrigo disse:

    Dr Davi, recentemente coloquei coroas em metaloceramica sobre pino. Notei que a coroa tem movimento. É normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rodrigo,

      Não é normal a coroa ter movimento. É preciso que você vá ao seu dentista para uma melhor análise da situação.

  3. shirley de oliveira disse:

    Ola bom dia ,senhor Davi eu faço uso de uma coroa metálica e pretendo retira-la porem nao tenho condicões de comprar uma outra , dessa forma eu gostaria de saber se exixte algum dano caso eu retire a coroa e remova o restante do dente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Shirley,

      Se a coroa estiver boa não vejo necessidade de retirar. Somente indicaria se for um caso de estética, onde você quer trocar essa coroa por uma de cerâmica.

  4. Euza Ramos disse:

    Tenho 3 pinos de titânio, qual prótese é mais barata?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Euza,

      O melhor custo benefício seria realizar uma coroa em metal com cerâmica.

  5. Carlos Gabriel de Souza Braga disse:

    Olá, Dr! Parabéns pela matéria, bastante explicativa! Meu penúltimo dente quebrou no meio mas não saiu a parte quebrada, ele continua inteiro porém rachado, nele já foi feito canal ou seja o meio do dente é resina. Nesse caso apenas o bloco resolve ou é mais usual uma coroa ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carlos,

      É preciso analisar o tamanho da fratura. Pelo seu relato é possível que seja preciso realizar uma coroa, o que irá proteger mais o dente.

  6. Marcela disse:

    Boa tarde! Acabei de colocar coroa no meu dente de baixo, mas ficou muito alto atrapalhando minha mordida, e mesmo o dentista desgastando meu dente de cima para aliviar continua ruim, não consigo mastigar direito sem bater o dente na coroa. Neste caso o que pode se fazer? Pode mexer na coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcela,

      Você deve mexer na coroa. É preciso que todos os dentes se encaixem corretamente.

  7. Kátia Cristina Campos fiuzat disse:

    Gostaria de saber se uma coroa so febre superior da frente e colocado com cimento que vai até o céu da boca, ja fiz o procedimento 3 vezes e todos não ficam fixos e e o protético que mexe em minha boca toda vez que volto . O que fazer. Porfavor preciso de um auxílio

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Katia,

      Procure uma segunda opinião indo em outro dentista para uma consulta clínica.

  8. Marcio disse:

    Boa tarde. Minha dúvida é a seguinte: é possível acertar esteticamente uma coroa permanente já colocada? Percebi que o formato não tem nada vê com a linha dos meus dentes. Esteticamente feio. Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcio,

      É difícil realizar um ajuste em uma coroa já instalada. Normalmente é preciso realizar uma nova prótese.

  9. ALINE MARQUES disse:

    qual a diferença entre bloco e coroa?
    gostaria de saber qual procedimento realizar, pois extraí um dente e não sei se tem q colocar uma coroa ou prótese

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline,

      A coroa envolve completamente o dente. Já o bloco envolve o dente parcialmente. Pelo seu relato, quando se extrai um dente não é possível realizar um bloco, somente coroa.

  10. Daniela dos Santos disse:

    Dúvida
    Bom dia Dr. Davi, por favor, preciso tirar uma dúvida referente a colocação da coroa. Estou no processo da provisória, mais o dentista que me atende, disse que tenho que fazer em torno de 07 sessões para ajustar corretamente a provisória e só depois colocar a definitiva que é de metalocerâmica.
    Minha dúvida é: Isso é mesmo necessário? Ou ele pode estra me enganando?
    Fiz canal nesse dente tem uns 05 meses e ainda sinto dor quando ele mexe! É normal? Ele diz que sim!
    Outra questão é o fedor horrível que sai quando ele tira a prótese provisória, penso que se está tudo vedado não deveria entrar nada nesse dente. Não é?
    Tenho medo de dar algo errado. Pois escovo corretamente meus dentes!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniela,

      Eu não estou avaliando seu dente clinicamente para saber sobre o seu caso. Em nosso consultório temos como procedimento realizar o canal em apenas uma consulta. A realização da provisório também é feita em apenas uma consulta, visando o preparo para a confecção da coroa definitiva. Sobre a dor, é preciso avaliar radiograficamente o dente para saber sua causa.

  11. Suzana disse:

    Meu filho quase perdeu o dente por causa de uma cárie. Fez um canal e agora o proximo procedimento e fazer o aumento de coroa e fazer uma pequena ciruigia ossea parece. Vai colocar a coroa provisoria.
    Temos que viajar dia 8 de dezembro… será que da tempo de fazer em uma semana o aumentobde coroa a cirurgia e colocar a provisoria? No caso dia 19/11.
    Quando voltarmos da viagem ele vai colocar a definitiva de porcelana pura.
    Chegamos dia 15 /12 e dia 17/12 ele vai colocar a definitiva. E depois ele viaja novamente dia 23 de dezembro e volta 17 de janeiro. Ferias.
    Será que esta em tempo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Suzana,

      Cada dentista tem uma filosofia de trabalho. É preciso conversar com o dentista para ver o tempo que ele necessita para realizar esse trabalho. O que demora mais, devido ao tempo para cicatrização, é a cirurgia de aumento de coroa.

  12. Keila disse:

    Boa noite, tenho restauração nos dentes do fundo da boca. Acho feia, pois é escura, aqui chamamos de platina. É feio, porque se assemelham com podres. Nesse caso poderia usar coroa por cima para tirar essa aparência? E quanto tempo duram as coroas?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Keila,

      Sim, é possível realizar coroas ou até restaurações, dependendo do tamanho da cavidade. A coroa dura bastante desde que você mantenha uma boa higienização.

  13. Mariana disse:

    Quanto tempo após a extração posso fazer uma ppr( prótese parcial removível) de um dente so, dente 11, para que fique com uma adaptação Boa e não solte.

  14. Rafaela disse:

    Bom dia.
    Estou com problemas de vômitos por conta de uma cirurgia no estômago. Causaram erosões muito graves ,neste caso é possível fazer coroas ? Alguns dentes da parte de trás quebraram ,queria saber se interfere na coroa.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafaela,

      Primeiramente é preciso que a questão do vomito melhore. Sobre a coroa é preciso analisar o dente para saber o quanto de desgaste aconteceu no dente.

  15. Mariana disse:

    Olá, descobri numa tomografia cone bean um traço hipodenso na raiz e lesão periapical, de um dente q ja tem canal e eu usava coroa de porcelana. A indicação foi a extração e colocação de implante ou ponte móvel unitaria (é um dente bem da frente, incisivo central superior, dente 11). Então extrai faz uns 3 dias e a coroa q usava foi usada como uma ponte, um fio atrás do outros dois do lado colado atrás, então ele ficou suspenso ali, e afundou a gengiva nesse lugar, ficou muito feio mesmo, parece que eu tenho pouco osso e por isso ficou assim, meio fundo ali, e agora? Será que fiz certo em arrancar esse dente? Tudo bem, tava trincado e com uma lesão que saiu até grudada na raiz do dente em cima, mas pelo menos tava bonito por fora, agora ta esse caos e não queria ter que fazer enxerto de osso ali pra por o implante, que ja é caro e demorado e poderia demorar mais um ano com isso, acha que a ponte móvel vai ficar ruim? Quero uma opinião do que eu posso fazer, por que esse pendurado atrás dos outros não da pra ficar assim, da pra sentir até o degrau de cima do dente pq a gengiva ta funda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariana,

      Quando perdemos um dente, temos basicamente 3 opções para a sua reposição. Realizar implante dentário, realizar uma ponte fixa ou uma ponte móvel. Na extração do dente, podemos fazer manobras para diminuir a perda de estrutura da gengiva e do osso. Elas podem ser o enxerto de osso ou de “gengiva”. No seu caso, só temos 3 dias de pós operatório, o que é pouco tempo. Aguarde o tempo de cicatrização para a estabilização da gengiva.

  16. sheila disse:

    Boa noite!
    Vou fazer um implante e o dentista falou que será de porcelana, mas como eu vou saber se ele colocou realmente de porcelana e não outro material?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sheila,

      O implante ou a coroa será de porcelana ? O mais comum é a coroa ser de porcelana e o implante de titânio. Por ser difícil o paciente saber o material, a confiança no dentista é a melhor opção. Entretanto, a coroa de porcelana é que apresenta a melhor estética e lisura.

  17. Marcelo Souza disse:

    Olá.
    Meu dentista disse que meus dentes de baixo são caixa baixa.
    Tenho que fazer uma coroa e que só a coroa de porcelana pegaria no meu dente. Achei estranho, tem material que segura e outros não?

    Obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcelo,

      Uma coroa bem adaptada tem uma ótima retenção por longo tempo. O que precisamos analisar é o tamanho do dente para saber qual a melhor indicação.

  18. Mel disse:

    Boa tarde! Extraí há quase 7 meses um pre molar e ocorreu uma comunicação buco sinusal. O dentista disse que está esperando o osso se formar para fazer o implante. isso é possível sem enxerto? Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mel,

      É preciso verificar os exames de tomografia. Pode ser preciso realizar um enxerto ósseo antes colocar o implante.

  19. Jedson Henrique disse:

    Pretendo fazer uma provisória, caso eu queira por aparelho depois existe alguma contra indicação ou posso usar aparelho normalmente ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jedson,

      O ideal é realizar a coroa definitiva antes de colocar o aparelho. Se ficar com o provisório o mesmo pode ficar soltando durante o uso do aparelho.

  20. Ricardo de Almeida disse:

    quanto tempo demora o tratamento? meu dentista esta a 3 meses trabalhando na coroa e nao acaba o tratamento nunca

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ricardo,

      Em nossa clínica a coroa fica pronta em média de de 3 a 4 consultas, isso significa uns 15 dias.

  21. Zilma disse:

    Olá tenho uma dente que precisava fazer coroa, só que no sábado ele quebrebou muito só tem uma parte do dente será que ainda é possível fazer a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Zilma,

      Pode ser que sim, uma consulta clinica juntamente com o raio-x é necessário. Sempre quando possível é melhor manter o dente.

  22. Camila disse:

    Fiz canal em um dente careado que acabou quebrando, restaurei ele com uma Onlay e logo após tratei uma cárie nesse mesmo dente restaurado, agora quebrou um pedaço desse dente fui ao dentista e ele me falou que a Onlay está perdida pois não tem como restaurar o dente quebrado e reutilizar a Onlay, ele falou que vou precisar fazer uma coroa e ele vai verificar se vou precisar fazer coroa com núcleo ou se dá pra fazer com a base do meu dente, sendo assim tenho dúvidas se faço a coroa ou se arranco a raiz desse dente de vez pois ele já me deu muitos gastos mais de 1.000 reais e agora terei que gastar mais 800 com essa coroa e tenho medo de ter que gastar novamente mais pra frente, o dente que está com esse problema é o segundo pré molar.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Camila,

      Sempre quando possível o melhor caminho é manter o dente. A extração do dente pode ocasionar vários problemas na sua mastigação.

  23. Leide Jane dos Santos disse:

    Oi a minha coroa ficou um espaço entre a coroa e gengiva q entra alimentos e causa um desconforto muito grande,sinto até dor a gengiva fica muito sensível.
    É normal isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leide,

      Uma coroa dental deve ficar bem adaptada ao dente. Caso não esteja é preciso retirar essa coroa e realizar uma nova.

  24. Maria disse:

    Tenho uma coroa de porcelana com zirconia em um dente bem da frente, faz um ano e pouco, e fiz um raio x porque tenho tratamento de canal ali feito a 6 anos, fiz pra sabe se tava tudo ok. Nesse raio x apareceu um espaço de cada lado da coroa, como se não subisse totalmente até os cantos, e o dentista falou q se eu passar fio dental sempre e usar enxaguante bucal é difícil uma cárie se infiltrar ali, isso é verdade? Tenho medo de isso me incomodar mais no futuro, mas tbm não teria como fazer outra pq paguei 2.000 reais, e no momento to desempregada. Queria poder mostrar o raio x pra você ver e me dar uma ideia do que eu possa fazer.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      É preciso avaliar o tamanho desse espaço. O ideal é que a coroa fique bem adaptada ao dente evitando esse tipo de problema. Caso você não consiga troca a coroa nesse momento, faça uma bom higienização e o uso do fio dental.

  25. Layanne Elizia Berigo de Menezes disse:

    Coroas de porcelanas escurecem com o tempo posso comer de tudo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Layanne,

      Sim, pode comer de tudo. Em nossa clínica não temos nenhum problema com o escurecimento do dente após a realização de uma coroa.

  26. Suely Ribeiro da silva disse:

    Olá Dr Boa noite ..Tenho um dente que tinha feito canal há um ano e agora ele quebrou, fui fazer uma avaliação e a Dr disse que tenho que colocar pino e coroa, qual seria a melhor opção de coroa para uma maior durabilidade…E que o custo não seja tão Alto??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Suely,

      Dependendo do tamanho da fratura o único caminho é a instalação do pino e coroa. O que pode ser feito para deixar o tratamento mais barato é realizar coroas de metal.

  27. Mariane disse:

    Olá, coloquei coroa de porcelana com pino de vidro faz um ano e dois meses, nesse tempo usava contenção ortodôntica pra dormir. Esses dias senti um desconforto usando ela, nos dentes todos e inclusive nesse da coroa, que tem canal, não sei se seria normal sentir o desconforto, enfim, faz uma semana q parei de usar a contenção, não quero fazer outra, e sinto meus dentes meio estalando as vezes, o da coroa tbm, acho q pq não to usando mais pra dormi a contenção e meus dentes querem voltar pro lugar que eram, isso não me importo, o que me preocupa é se essa movimentação pode fazer a coroa cair? Tipo, afrouxar ela sei lá, e pior q meu dentista se mudou, então se ela cai não tenho como colar e tbm se cair to desempregada, como vou fazer se cair? Ficar sem um dente da frente? O que eu faço?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariane,

      Realmente é preciso usar a contenção para evitar que os dentes “voltem” para a posição inicial. Não é normal a coroa soltar ao usar a contenção, fique tranquila em relação a isso.

  28. Alba disse:

    Doutor Boa noite!! Fiz dois blocos de metal no primeiro e segundo molar superior faz um mês, porém sinto um incômodo na boca , como estivesse algo alto, fui a dentista duas vezes ja e ela desgastou um pouco, mas mesmo assim continua o incômodo..já não sei o que fazer mais..me ajude

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alba,

      É preciso analisar clinicamente para ver se o bloco esta alto. Esse desconforto é comum de acontecer quando se realiza esse tratamento. Caso seja detectado esse problema é preciso realizar o desgate.

  29. Miriam Muraoka disse:

    Olá Dr,
    Por favor esclarecer uma dúvida, estou usando aparelho e um dente da frente superior quebrou bem rente a raiz era canal, fiz 2 clareamento acho que enfraqueceu.
    Estou com provisório que foi reforçada a raiz, mas soltou.
    Neste caso, posso extrair e implantar o pino e usar essa coroa que já tenho até terminar o tratamento ortodôntico?
    Acha recomendável ou esperar todo tratamento ortodôntico primeiro?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Miriam,

      Pergunta difícil. É preciso analisar em qual fase esta o seu tratamento ortodôntico. Quando é instalado um implante dentário o mesmo não se movimenta, ou seja, permanece no mesmo local mesmo realizando o tratamento com aparelho. Então é preciso saber se o dentista precisa realizar movimentos nessa região. Caso não, o implante pode ser instalado. Caso precise, pode usar um provisório preso ao aparelho.

  30. Janete Paula SM disse:

    Olá Dr. Tenho duas coroas e estão gastas e os pinos estão aparencendo como uma sombra escura na frente do dente tem como concertar ou tenho que fazer outras

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Janete,

      Pelo seu relato é provável que se tenha que fazer novas coroas.

  31. Aline disse:

    Olá Dr
    Eu preciso fazer uma coroa e gostaria de saber se o valor do provisório e cobrado a parte ou é incluso junto com a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Isso depende de dentista para dentista. Em nossa clinica, cobramos o valor do provisório separado da coroa.

  32. Giane disse:

    Olá Dr fiz canal em um dente e o mesmo veio a quebrar,fiz uma coroa com pino e coloquei mas não para fica poucos dias e cai.A gengiva invade a raiz tendo que afasta_la causando mt dor e sangramento,eu estou gestante tenho mt medo de tomar anestesia sempre então estou pensando em deixa sem o dente até ganhar o bebê depois arrancar a raiz e implantar mas se eu ficar sem o dente até ganhar tem algum problema??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Giane,

      É preciso uma avaliação da sua médica obstetra juntamente com o dentista para saber o que pode ser realizado. Seria ótimo intervir na região agora. Caso sua médica fale que não é possível, é necessário esperar seu bebe nascer. Após isso, o quanto antes, você realiza o tratamento proposto pelo seu dentista.

  33. Diego Rocha disse:

    Boa tarde Dr.Davi
    Preciso colocar um coroa , mas estou em dúvida pois quero um material com durabilidade eterna e ótima qualidade. Qual opção me indicaria?
    Obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Diego,

      Existem diversos materiais que apresentam ótima durabilidade e estética. Como infra estrutura temos a zirconia e o dissilicato de sitio. Em cima desses materiais podemos aplicar a cerâmica. Agora, algum material que seja eterno não existe.

  34. Jocelma disse:

    Boa noite
    Fiz um implante a algum tempo estou com dentes provisórios ,vou trocar agora qual o melhor material e o zircone a porcelana existem algum outro material ,estou preocupada com a estética quero Material que mais se aproxima do natural

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jocelma,

      Existem diversos materiais que podem apresentar um ótimo resultado final. Atualmente, coroas sem metal com infra estrutura de zirconia ou dissilicato de lítio são ótimas opções.

  35. Mirian barbosa da Silva disse:

    Olá Dr. …Eu arranquei um dente pois o canal não foi bem sucedido…da pra colocar uma coroa, pivô nesse lugar aonde não há raiz?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mirian,

      Onde você extraiu um dente é preciso que você faça um implante dental. Somente depois você pode realizar a coroa.

  36. marise fernandes disse:

    Doutor, recentemente coloquei uma coroa no meu dente, mas estou observando o dente esta ficando preto , o que será, e normal .

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marise,

      A coroa geralmente cobre o dente por completo. Qual região do dente esta ficando mais escuro ? É preciso analisar clinicamente o que seria isso.

  37. Gerson disse:

    Vou ter que colocar uma coroa no meu dente gostaria de saber se essa coroa eu tenho que pagar ela o já seria tudo icrosso com o canal a dentista falou que meia coroa fica 700 reais e a coroa inteira fica 1400 reais isso proseguer obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gerson,

      Infelizmente eu não tenho como responder sobre questão de preço de outro dentista.

  38. Regina disse:

    Olá doutor. Tenho último dente quebrado de ambos os lados e sobrou apenas a parte da frente do dente. Teria como puxar o dente tracionando para baixo e colocar coroa ( depois de realizar a exposição do restante do dente com a cirurgia de gengiva) obteria como colocar já a Caroa após a remoção da gengiva do restante do dente. Estética não seria o problema por ser o último dente.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Regina,

      A principio é possível. É preciso analisar clinicamente o dente, para saber o quanto o dente esta comprometido.

  39. Maria Helena disse:

    Fiz um tratamento de canal coloquei pino e uma coroa metálica só que meu dente está doendo é normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Helena,

      O incomodo do dente após a colocação da coroa pode acontecer. Entretanto, isso é passageiro. Consulte seu dentista caso o incomodo persista.

  40. JOAO HERCILIO disse:

    coloquei um pino e uma coroa ,mas estou sentindo a coroa mole ,doutor o que vc acha que pode ter acontecido?PODE TER FEITO A COROA ERRADA ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joao,

      Não posso avaliar o procedimento realizado sem olhar clinicamente. Entretanto é preciso que você volte ao seu dentista que fez esse tratamento, já que não é normal a coroa apresentar mobilidade.

  41. Leandro disse:

    Doutor, recentemente coloquei uma coroa no meu dente fiz o canal tudo certo, porem minha gengiva esta roxa e querendo aparece no outro dente tbm que nao tem nada haver, pode ser gengivite? Sai cm o tempo essa cor da minha gengiva?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá leandro,

      Não é comum a gengiva ficar com a cor roxa. Volte ao dentista que realizou sua coroa para uma melhor avaliação.

  42. Francine disse:

    Olá Doutor! Se eu tiver feito canal ou colocação de coroa em algum dente e, posteriormente, precisar colocar aparelho ortodôntico, isso interfere em alguma coisa, já que vai ser mexido no alinhamento dos dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Francine,

      Em grande dos casos não existe problema. O ortodontista responsável pelo seu casos irá realizar uma análise prévia, caso ocorra problema, ele vai te orientar.

  43. Erika disse:

    Boa noite!
    Coloquei uma coroa ha um mês mas parece que ficou um espaço entre a coroa e a gengiva e tudo que eu mastigo vai para este espaço e machuca minha gengiva é norma?
    Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Erika,

      É preciso analisar clinicamente o que esta acontecendo. Não é normal ficar um espaço entre a coroa e o dente.

  44. Gil Souza disse:

    Olá Dr. Fiz um implante dentário a um tempo atrás e a três dias coloquei a coroa de porcelana sobre o implante, é normal que os dentes ao lado fiquem doloridos e q ele esteja com um cheiro e um gosto estranho na boca?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gil,

      Quando a coroa fica muito “justa” na boca pode ocorrer essa “pressão”. Em muitos casos isso melhora com o tempo em outras situações é preciso retirar a coroa e ajustar novamente.

  45. MARIA IRIS BARBOSA disse:

    Oi Dr. Davi boa noite! Fiz um canal e o dentista me falou que preciso fazer uma coroa e pôr um pino. No entanto, não me senti muito segura pois não queria desgastar todo o meu dente ja que as paredes estão lá. Fui em outro dentista e ele falou que precisava apenas de um bloco. Agora não sei o que fazer, se ponho a coroa ou faço o bloco. O bloco também é feito com pino? Qual a vantagem entre pôr o bloco ou a coroa para o dente? Qual o mais forte? A duração e a eficácia do bloco é a mesma que da coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Iris,

      Os dois trabalhos apresentam ótimos resultados. O mais importante é realizar a indicação correta para eles. Quando existe uma boa estrutura de dente ainda preservada podemos realizar um bloco. Quando não é preciso realizar uma coroa.

  46. luis carlos disse:

    com apenas dois caninos na parte de cima é possivel colocar uma protese fixa ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luis Carlos,

      É preciso avaliar a estrutura óssea desses dois caninos. Em grande parte dos casos, apenas dois dentes não possibilita um bom suporte da prótese.

  47. Patricia Dantas disse:

    Olá Doutor! Preciso colocar uma coroa na raiz superior, estou em dúvida qual a melhor, a Dra que irá fazer o procedimento falou em fazer em metalomecânica, o que você acha? Não seria melhor uma metalocerâmica ou uma em zircônio ?
    Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patricia,

      As duas coroas são ótimas opções. Como mostrado no infográfico, a coroa com infra-estrutura de zircônia, pode apresentar uma estética melhor.

  48. Azevedo disse:

    Ah observação do meu comentário acima, fã esse canal tem 1 mês e estou com curativo aguardando para colocar peça.

  49. Azevedo disse:

    Olá Dr.
    O procedimento de realizar/colocar coroa dói?
    Outra dúvida, fiz canal no dente superior da frente, sinto que incomoda ao apertar bem lá em cima na gengiva ( quase em baixo do nariz). É normal? O que poderia ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Azevedo,

      O procedimento de coroa, caso não se realizou o canal no dente, deve ser feito com anestesia local. Sinceramente, não sei o que pode estar acontecendo. Seria interessante você relatar esse problema ao dentista que realizou o seu canal.

  50. Angelica de melo disse:

    olá! Doutor, fiz um tratamento de canal em um dente de traz. Como ele está quebrado o meu dentista falou que tem que colocar pino e coroa, mas eu fui em um segundo dentista e ele falou que pode ser feita apenas uma restauração ,mas ele está bem quebrado e agora eu não sei oque fazer obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angelica,

      As duas opções são válidas para tratamento. O que vai guiar um procedimento ou outro é quantidade de dente remanescente.

  51. Michelly Minamitani disse:

    Olá! Coloquei duas coroas hoje e na hora de desgastar ficou aparecendo a parte de prata, detestei! Parece que estou com cárie, a dentista disse que é normal, é verdade? Pensei que fosse ficar branquinho, no entanto ela disse que é porque minha mordida é funda, por isso desgastou bastante.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Michelly,

      É preciso analisar o que aconteceu e também a sua mordida. Entretanto, geralmente o metal que sustenta a coroa não fica aparecendo.

  52. Andressa disse:

    Boa tarde, ouço bastante pessoas comentar sobre mal hálito quando colocam coroa, e preciso fazer 2 coroas mas estou insegura por esses comentários. O que você me indicaria? Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Andressa,

      Se a coroa for bem feita e estiver bem adaptada ao seu dente isso não ocorre. Além disso, uma coroa dentária deve ser tratada como se fosse um dente normal, ou seja, realizando a correta escovação e o uso do fio dental.

  53. Fransuellen disse:

    Bom dia paguei 600 reais em um canal e uma coroa a coroa se soltou e o dente se quebrou todo está aos cacos isso em menos de quatro meses, agora terei q extrai lo gostaria de saber se cabe reembolso ? Ou se ficarei lesada perdendo 600 reais e meu dente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fransuellen,

      Não tenho como te responder isso. Você precisa conversar com o seu dentista sobre esse tema.

  54. Jenifer disse:

    Dr., acabei de colocar uma coroa no primeiro pré molar inferior. Ocorre que ficou maior que o meu dente original, está alta e qdo mastigo algo, além de incomodar por ” pegar” no dente de cima está começando a doer. Meu dentista desgastou um pouco o dente de cima (fiquei preocupada por desgastar um dente são, mas ele me disse que o pequeno desgaste não prejudicaria o dente), todavia não adiantou muito. Há como retirar esta coroa? Ficou bem justa e está bem cimentada. Por favor, o que eu faço? Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jenifer,

      É possível retirar sim, mas você irá perder ela, já que é necessário cortar a coroa. Posteriormente é preciso realizar uma nova coroa.

  55. LUCIANA DAS GRAÇAS CURCINO disse:

    Bom dia Doutor !! tenho uma cora faz alguns anos mas ela esta ficando preta proxima da gengiva isso me incomoda muito . Porem coloquei aparelho ortodontico e agora só vou trocar essa cora depois que retirar o aparelho , mas gostaria de saber se existi algum produto de faça essa limpeza na coroa .

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luciana,

      Não existe um produto para isso. É preciso que você realize a troca dessa coroa por uma nova.

  56. Maria disse:

    Ola de, tenho tres canal no 22 ,21 e 11
    Dois dentista sugeriram favelas ou lentes contato, ja uma terceira dentista que visitei me indicou recimperar restauração por eu ser nova ainda, porém apos raio x ela disse que melhor opção seriam as coroas, já chorei horrores pq me assusta ideia de serrar o q eu ainda tenho de dente e por algo que pode ficar esteticamente feio talvez pior do q esta agora.
    Queria ter á confiança de sairia completamente satisfeita, mas tenho tanto medo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Um tratamento estético nos dentes anteriores é sempre desafiador. Mas quando bem conduzido, os resultados estéticos são bem legais. Converse com o seu dentista sobre suas dúvidas e medos. Ele vai te orientar e te acalmar.

  57. Maria das Dores disse:

    Olá Dr. Davi!
    Tenho uma dúvida, para colocar uma coroa é necessário canal? Pois fui fazer uma consulta de rotina e uma restauração minha estava infiltrada, o dentista disse q quando todo o material fosse retirado iria ficar uma camada muito fina do dente e era necessário uma cora, mas n falou nada sobre canal.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria das Dores,

      Para realizar uma coroa nem sempre é necessário realizar o canal. Isso vai depender da analise clinica do caso. O canal é feito quando ocorreu uma perda grande da estrutura dental, ficando perto do nervo do dente.

  58. Valdiluce disse:

    Olá! DR realizei um tratamento de canal e coloquei uma coroa,devido a danificação no dente. O dentista optou por uma metalo- cerâmica. Pesquisando, li que esse tipo de coroa pode escurecer a gengiva. Mas no meu caso, o que escureceu foi a própria coroa, em todo seu comprimento. É comum acontecer tal fato? O que pode ter levado a isso, e o que tem que ser feito para reverter? E nesse caso, tem como clarear esse escuro dessa coroa, ou teria que confeccionar uma nova?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Valdiluce,

      Apesar de acontecer não é normal isso. Para ter uma estética normal nesse dente novamente é preciso retirar essa coroa e fazer outra. Atualmente, existem diversos outras modalidades de tratamentos estéticos onde não utilizamos o metal como base.

  59. Franciele Ayala disse:

    Bom dia doutor, eu coloquei uma coroa de porcelana recentemente a um mês atras, porém a uns dias estou sentindo um dor chata, como se tivesse latejndo, e passando o dedo na gengiva eu sinto como se tivesse uma bolinha bem interna e dolorida. oque pode ser?
    se for canal, como que é feito o tratamento eu perco a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Franciele,

      Não é normal você sentir o dente latejando após a colocação da coroa. Você precisa entrar em contato com o seu dentista e relatar isso. Se precisar fazer canal, você perde a coroa. Será preciso fazer outra.

  60. Aline disse:

    Bom Dia Doutor, irei colocar coroa em 3 dentes anteriores, porem gostaria de colocar lentes de contato depois… Eu posso? Minha mordida esta um pouco torta, eu posso colocar aparelho tendo coroa nos dentes? OBG

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline,

      É preciso avaliar o seu caso clinicamente. Entretanto, quando se coloca uma coroa, não é possível realizar posteriormente uma faceta.

  61. Maria disse:

    O dentista falou pra retirar o fio dental por cima entre os dente, diferente dos.outros dente que retiramos o fio por puxando por baixo está certo?

  62. Catarina disse:

    Olá doutor. Coloquei uma coroa sobre implante, no pré-molar. Acontece que a coroa ficou muito grossa, não ficando ao mesmo nível dos outros dentes. É possível dar um ligeiro desgaste? A coroa é de cerâmica

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Catarina,

      Se for um desgaste pequeno é possível. Converse com o seu dentista sobre esse problema.

  63. Alessandra disse:

    Boa noite!
    Tenho um implante há 7 anos, além do implante fiz enxerto ósseo, mas minha gengiva ficou escura como se fosse a sombra do pino…isso é normal?
    Gostaria de faZer um clareamento nos meus dentes, eu teria que trocar a coroa, é possível?
    Grata

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      O clareamento dental so ocorre em dentes vitais. Caso você queira uma coroa sobre implante mais clara é preciso trocar ela. Sobre o implante é preciso analisar clinicamente qual o problema que esta ocasionado essa mudança de cor.

  64. Taislane Barbosa dos reis disse:

    Boa noite!
    Vocês aceitam o plano Odontoprev??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Taislane,

      Não atendemos nenhum convenio.

  65. Neide silva disse:

    Ola bom diaa fiz uma coroa mas agoea ela nao esta dando certo depois que coloquei a coroa o pino soltou porque sera

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Neide,

      É preciso avaliar clinicamente o que esta acontecendo com a sua coroa. Não é normal ela ficar soltando.

  66. Anny disse:

    Obrigada pela resposta!

  67. Anny disse:

    Olá doutor! Estou terminando o tratamento de coroa, vou colocar a de porcelana, por causa de um dente com canal que quebrou. Fiz a cirurgia de aumento de coroa no dente 14 há pouco mais de um mês, já desgastei, moldei e o próximo passo é colocar a cerâmica, nesta semana a dentista percebeu uma mobilidade no 14 e no 15 (fiz canal recentemente no 15), ela me propôs colocar a porcelana e me disse que não tem o que fazer, que o dente pode cair ou não. Mas pelo que vi nos comentários é comum o dente ficar mole mesmo. será que tem a ver com a cirurgia de aumento de coroa? outra dúvida, minha gengiva ficou retraída no lugar da cirurgia, isso é comum? me causa muita sensibilidade. Desde já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anny,

      Não é normal o dente ficar mole. Se isso estiver acontecendo, é preciso investigar para saber a razão de tal problema.

      Sobre a gengiva, quando é realizado uma cirurgia de aumento de coroa clinica, geralmente ocorre a retração da gengiva.

  68. Monique disse:

    Dr.
    Fiz todo o procedimento e por fim coloquei a coroa definitiva, tem duas semanas e ontem começou a ficar mole, é normal? Corre o risco de cair? Ressaltando que daqui 1 semana vou colocar aparelho ortodontico!
    Da pra cimentar a mesma coroa e no mesmo dia colocar o aparelho? Ou preciso voltar em minha dentista o quanto antes?

    Aguardo resposta.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Monique,

      Se a coroa estiver “mole” você deve voltar ao seu dentista o quanto antes. A coroa tem que estar fixa ao dente antes de você colocar o aparelho.

  69. Maria disse:

    Como usar o fio dental corretamente em coroas de cerâmica?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      O uso do fio dental em coroas é o mesmo que em dentes naturais. Veja esse texto, onde esta explicado a forma correta do uso do fio dental.

  70. Cristiane disse:

    Gostaria de parabenizá-lo por esse post. Apesar de ser um assunto datado de 2015, identifiquei que nenhuma dúvida ficou sem resposta. Muito atencioso de sua parte. Através dos comentários consegui até complementar as informações já anteriormente obtidas. Saiba que ganhou mais uma seguidora.

    Um fraterno abraço,
    Cristiane

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cristiane,

      Comentários como o seu fazem a gente continuar a escrever esses textos. Sempre procuro realizar os textos com bastante conteúdo e também responder todos os comentários. Muito obrigado e volte sempre, pois temos novos textos no blog continuamente.

  71. Olá, preciso fazer coroas em dois dentes da frente que já tem canal, como é o procedimento, tenho que ficar sem dente até colocar a coroa ou só afinam o dente com a coroa pronta pra colocar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sirlene,

      Você não irá ficar sem o “dente” em nenhum momento. No momento de iniciar a coroa do dente é realizado um provisório. Ele vai ficar na posição do dente até a coroa definitivo ficar pronta.

  72. Patricia disse:

    Olá Dr! Tenho uma duvida, você mencionou sobre coroas de cerâmicas, as mais utilizadas por serem as melhores. Quanto a isso, tenho uma duvida, há diferença entre coroa de cerâmica e de porcelana?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patricia,

      São a mesma coisa, só mudando a nomenclatura.

  73. Dayane Silva disse:

    Olá Dr, tenho acompanhado os relatos aqui no site e gostaria de relatar o meu e pedir uma opinião a respeito! Meu dente 14 superior quebrou, foi feito a radiografia e a médica disse que ele estava mt lesionado, eu optei por extrair pq já tinha escutados relatos que canal dói muito, mas ela me deu essa opção em fazer o canal, eu fiz, e na segunda sessão ela me disse que eu precisaria de uma coroa pq o dente estava muito prejudicado, e perg se eu queria dar continuidade no canal, e dei. Até pq eu já tinha começado e não ia jogar no lixo quase 600$, ai ela pediu a avaliação de outra médica que realiza as coroas, e ela disse que não era p ter feito o canal, e sim, extrair o dente pq é capaz da coroa não segurar na raiz! Aí eu expliquei toda a situação p ela e disse que de inicio eu queria extrair, mas a dentista disse que c o canal mais a coroa teria jeito, enfim, me sentir insegura e triste, aí sábado eu fiz a cirurgia de aumento de coroa e pense numa dor insuportável que meu Deus, aí sexta a dentista que faz as coroas já vai começar os procedimentos para a colocação. Achei pouco tempo entre uma cirurgia e a colocação, 6 dias apenas, eu perg se não tinha problemas pq tá recente, e me disseram que não, pq quanto mais demorar, a gengiva pode crescer novamente. O que você acha á respeito de tudo isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Dayane,

      Entendo a sua frustração, entretanto é muito difícil eu opinar sobre um caso onde eu não acompanhei clinicamente. Sempre, quando possível, é melhor manter o dente do que extrair.

  74. simone disse:

    Oi!!! Quais os valores desses tipos de protese. Já ouvir falar que faz mal a de metal é vero?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Simone,

      Infelizmente não é possível citar valores sem uma análise clínica. O metal não faz mal, mas é esteticamente inferior.

  75. Tania disse:

    Bom dia .Eu tenho 44 anos e ainda tenho 2 dentes de leite.São os premolares mais eles estão no frente porque apresento agenesia dos laterais , eles não estam móveis , não tem dente abaixo .Eu posso fazer uma coroa. Qual e o material mais recomendado? é obrigatório fazer tratamento do canal e o rx?Desculpa o português ,sou estrangeira

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tania,

      São muitas variáveis envolvidas. Eu não consigo te passar um planejamento do caso sem analisar clinicamente e com raio-x.

  76. Carla barros disse:

    Boa noite A Coroa dura quanto tempo? uso a 5 anos já e esta ficando Escura na parte da gengiva, o dente já está ficando feio, tenho que fazer outra coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carla,

      Não existe um tempo de validade. É preciso avaliar o caso clinicamente para saber qual o problema da coroa e como pode ser solucionado.

  77. Alice disse:

    Olá bom dia,coloquei pino e coroa a 7 meses,mais ficou mole,conversei com minha dentista, e ela retirou a coroa limpou e colocou de voltar com cimento,em duas semanas ele (coroa e pino) voltou a ficar mole.
    Fui em outra dentista ontem é ela disse q minha gengiva está infeccionada e o parafuso está curto o q posso fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alice,

      Siga a orientação da sua dentista. Caso necessário realize o tratamento proposto.

  78. Iranilde disse:

    Boa noite!
    Eu fiz um canal no dente superior da frente ,resolvir colocar coroa porque meu dente estava muito escuro.Após 5 meses do procedimento estou sentindo uma sensibilidade muito forte não estou conseguindo tocar no dente encomoda muito,gostaria de saber se é normal,ou se é grave?Muito obrigada,Iranilde!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Iranilde,

      Não é normal sentir esse desconforto tão grande. Você já procurou um dentista na sua região para avaliar esse dente ?

  79. kekko disse:

    fiz um prossedimento colocando 8 coroas de zircone . mais ficcou muito collada uma com outra. gostaria de saber , se tem desgartar para abrir , pouco os espaço obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Kekko,

      Você já conversou com o dentista que realizou as coroas ? Desgastar o trabalho depois que já foi finalizado é sempre difícil.

  80. rafa disse:

    quando é necessário precisa fazer o tratamento de canal antes? ou isso tá incluído na coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafa,

      O tratamento de canal não precisa ser feito em todos os casos onde será realizado coroas dentárias. Ele é necessário em casos quando o preparo do dente irá ficar próximo da polpa dental. Não esta incluído na coroa, são tratamentos diferentes.

  81. Alexandra Maria Teles Novais disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de uma orientação, fiz uma coroa ha uns dois anos já descolou umas 3x eu foi la pra eles colarem e eles estao me cobrando um valor sendo que desde de quando foi instalado que não estou satisfeita….gostaria de saber se tenho algum respaldo diante o código do consumidor

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alexandra,

      Infelizmente isso não compete a minha área de atuação. O ideal seria você procurar um dentista em sua região para te dar uma segunda opinião.

  82. Hosana Rodrigues disse:

    Olá dr, tudo bem ?
    Gostaria de saber se coroas fixas podem ser feitas em dentes sem o tratamento de canal?
    Pois essa semana, vi um caso onde a paciente chegou já com um provisórios, uma ponte, nos dentes 14,15 e 16. Foi radiografado e os dentes nao estao obturados. Pode ser colocado um fixo? Se sim, como ? Qual seria o passo a passo?.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Hosana,

      Sim, existem muitos casos onde não é preciso realizar o tratamento de canal. A coroa fixa pode ser feita normalmente.

  83. Anna disse:

    Ola doutor,é possível dizer os preços variáveis de uma coroa de zirconia sem ter que ir fazer a avaliação ja possuo o núcleo de aço fundido mas sempre que pergunto os preços dizem que preciso fazer avaliação ,como eu sei que em alguns consultórios os preços não cabem em meu orçamento ,eu preciso ao menos saber o preço a partir de” pois com isto nem perco meu tempo indo até eles!!!a impressão que tenho é que é proibido pela lei dos dentistas falar o preço mesmo eu explicando do que eu preciso no momento!!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anna,

      Sim, é proibido pelo nosso conselho de ética passar valores sem realizar uma consulta de diagnóstico. Entenda que não estamos vendendo um produto, como um camisa ou um celular. Estamos vendendo um tratamento de saúde. Em função disso é preciso avaliar uma série de fatores clinicamente e com raio-x. Só a partir disso é possível dar um diagnóstico, um tratamento e o valor final.

  84. Alessandra disse:

    Dr boa noite.
    Quero tirar uma dúvida, fiz um canal no dente da frente superior por causa de uma queda, esse canal foi em 1997 fiz clareamento em 2008 mas essa semana o dente caiu, mas no rx mostrou que a raiz está intaquita, estou com um provisório feito com o meu próprio dente…
    No meu caso eu posso estar colocando uma coroa? Ou só um implante?
    Quero saber a sua opinião.
    Desde de já te agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      É preciso avaliar o caso clinicamente e com raio-x. Se a raiz do dente estiver ok, sem nenhum problema, pode realizar a coroa. Caso exista algum problema na raiz é preciso realizar implante.

  85. Tamires disse:

    Qual o melhor tratamento para um dente que tem fratura abaixo da gengiva coroa ou onlay?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tamires,

      Os dois tratamentos são ótimos, quando bem indicados. Não é somente esse tipo de fratura que indicará um ou outro tratamento. É preciso saber o tamanho da fratura, proximidade no canal entre outras coisas.

  86. joao paulo ferreira disse:

    Muito obrigado doutor pela resposta deus lhe pague

  87. joao paulo ferreira disse:

    Doutor meus 3 dentes da frente tem canal a 16 anos e escureceu bastante queria colicar coroas mas maioria do pessoal esta se queixando aki que coroa nao presta cai facil eu queria saber se isso procede o dente canino um da frente eo lateral se vc puder me orientar

  88. Bom dia doutor queria tirar uma dúvida eu fiz canal em 3 dentes da frente superior a 15 anos atraz todo feito com com reizina e eles hoje esta muito preto queria colocar coroas neles um dentista me disse que porcelana nao presta e estou com duvidas se realmente isso é verdade e procurei outro ele me disse que porcelana e com fundo de metal é sim muito boa queria saber sua opniao e tambem queria saber se essa coroa é colocada com pino ou sobre oque sobrou dos dentes ?aguardo respostas obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      A coroa de ceramica é um ótimo tratamento, possibilitando devolver a estética e a mastigação correta do dente. Possivelmente é o melhor material para realizar uma coroa. A coroa pode ser feita em cima de um pino ou no que sobrou do dente, isso vai depender do exame clínico e de raio-x do dente.

  89. Barbara Araujo disse:

    De, tenho uma dúvida. Fiz aumento de coroa hoje, e a dentista falou que após 8 dias eu vou retirar os pontos e dois dias após estarei colocando o pino e coroa. Achei rápido para a realização desse procedimento, ja que passei por um procedimento tão desgastante. Precisou raspar um pouco do osso, tenho perda óssea tb, enfim…esse dente foi canal, depois bloco, fiz retirada de gengiva há um tempo atrás e agora esse procedimento. Não entendi nada, confio na minha dentista, porém tenho medo de perder o dente!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Barbara,

      Já que você confia na sua dentista, converse com ela sobre essa sua dúvida. Cada dentista tem um planejamento diferente e uma forma de atuar. O aumento de coroa justamente viabiliza instalar a coroa da maneira correta, evitando que se perca o dente.

  90. priscylla disse:

    Qual especialista realiza a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Priscylla,

      Quase todos os dentista são capacitados para realizar uma coroa dentária. Entretanto, o nome do especialista é protesista.

  91. Rayane Guimarães disse:

    Boa noite, Fiz um canal a 4 anos.Só que agora a coroa de porcelana quebrou.e está bem visível a onde foi colocado a peça para o canal.No caso,teria que trocar a peça?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rayane,

      Sim, nesse caso é preciso trocar a coroa.

  92. Adriano disse:

    Tenho um dente que quebrei quando tinha doze anos, foi feito um canal , hoje tenho 34 anos esse dente nunca doe , mas o dentista que fez ,fez de resina hoje o dente esta mais escuro que os outros.
    Procurei um dentista e ele falou que tenho que fazer uma coroá. Deu seus preços e falou que se eu quiser fazer uma coroa com pino de fibras de vidro e a coroa de resina sairia mas barato . sera que é uma boa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriano,

      Existem diferentes tipos de materiais para se realizar uma coroa dentária. Ela pode ser feita de cerâmica, de resina, de metal. Cada uma apresenta vantagens e desvantagem. A coroa de cerâmica apresenta um estética superior a de resina e de metal. Nem sempre é necessário realizar anestesia para realizar a coroa. Esse tratamento em grande parte dos casos é bem tranquilo de ser feito.

  93. Helena disse:

    Obrigada pela resposta. Ainda em relação à colocação de coroas, em casos de dentes muitos restaurados a coroa é melhor que a faceta certo?
    O problema que tenho é mordida cruzada posterior, nestes casos um aparelho tradicional de backets funciona? Ou necessito de algo mais especifico ou até mesmo cirurgia?7

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Helena,

      Como falei anteriormente eu não tenho como avaliar um caso sem olhar clinicamente. É preciso analisar o raio-x entre outros exames.

  94. Machado disse:

    Bom dia!

    Tenho uma restauração bem grande num dente posterior que caiu…o mais indicado em grandes extensões seria não utilizar resina? Normalmente é indicado usar pino? Já agradeço a resposta.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Machado,

      É preciso avaliar o dente, analisando a estrutura dental remanescente. Existem casos onde uma resina é suficiente e outros casos não.

  95. Helena disse:

    Olá Doutor,

    Desde já obrigada por todos estes esclarecimentos. Tenho muitos dentes com restaurações profundas e numa das idas a um dentista ele sugeriu colocação de coroas cerâmicas em alguns dentes. Tenho algumas dúvidas:
    1 – A colocação de coroas implica que tratamentos gerais? (espigão e coroa?)
    2 – Qual a média de durabilidade de uma coroa cerâmica pura?
    3 – se tiver um dente apenas ligado ao maxilar através da raiz é possível colocar uma coroa?
    4 – o meu maxilar superior não encaixa bem no maxilar inferior, e o dentista sugeriu um aparelho dentário. Este aparelho deveria ser colocado antes das coroas certo?

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Helena,

      Sempre o melhor caminho é sanar essas dúvidas com o dentista que avaliou o seu caso. Vou tentar responder da melhor maneira. A coroa dentária é colocada sobre um dente que pode ou não precisar fazer tratamento de canal. Não é possível estimar uma durabilidade. Depende do caso, mas geralmente o aparelho dentário é colocado antes.

  96. juliana ap rodrigues de andrade disse:

    A cor do dente provisório sera a cor final com a coroa definitiva?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      Não necessariamente. É possível mudar a cor no momento de realizar a coroa definitiva.

  97. Rosa Santos disse:

    Boa tarde DR.

    Coloquei 6 coroas cerâmica pura, faz 2 meses, mas não gosto da cor (A2), muito amarelado! Meu dentista fala que não pode trocar, pois já passou muito tempo. Não pode trocar mesmo?? Paguei bastante! Estou revoltada! Estou em Portugal, mas irei para o Brasil em novembro. Obrigado pela resposta.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosa,

      É preciso analisar o caso para ver o melhor caminho a se tomar. Para trocar é preciso remover todo o trabalho e fazer novamente.

  98. Nilda abreu disse:

    Boa tarde Dr ;Davi frossarde. Tenho os dois dentes frontais superiores feito canal ,já faz uns 15 anos , porém nunca gostei da cor que eles ficaram ,agora descobri que ocorreu uma hemorragia escurecendo ele , isso mim encomenda , fui indicada a fazer as coroas , porém estou com medo de que esse procedimento Seja radical destruir o dente pra reconstruir, e vou fazer um claramente ante pra ficar um ton, melhor pois tenho dentes amarelados , se pode ajudar essa jovem indecisa agradeço

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nilda,

      O tratamento com coroas dentárias, quando bem feito, é uma ótima indicação. Dependendo do grau de escurecimento do dente talvez seja o único caminho.

  99. rosangela disse:

    BOA NOITE DOUTOR.
    COLOQUEI UMA COROA CERÂMICA EM UM DOS DENTES DA FRENTE, SÓ QUE A COROA VEIO COM TAMANHO DIFERENCIADO DO DENTE (MAIOR) O DENTISTA ADAPITOU ELA SÓ QUE NÃO FICOU COMO EU QUERIA FICOU MUITO ESTRANHO, O SENHOR ME ACONSELHA A PROCURAR OUTRO DENTISTA ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosangela,

      Antes de procurar uma segunda opinião converse com o dentista que realizou o seu trabalho. Explique porque você esta insatisfeita. Caso ele não resolva procure uma segunda opinião do seu caso.

  100. Neide santana disse:

    Olá , eu uso coroa recentemente e estou insegura referente o meu dente gostaria de saber se pode gerar algum tipo de bacteria já q o dente está emcapado? E se é possivel voltar a usar resina como antes caso pare de usar a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Neide,

      A coroa dentária quando bem feita e adaptada ao dente, geralmente, não causa problemas. Não é possível realizar resinas, depois que já foi realizada coroa em um dente.

  101. JEAN disse:

    OBRIGADO DOUTOR, A ONDE FICA A SUA CLINICA NO RIO DE JANEIRO ? TERIA ALGUM TELEFONE ?

  102. Thayane Oliveira disse:

    Eu fiz um tratamento de canais em 7 dentes, 5 da frente e 2 atraz, e o dentista falou que eu tenho que colocar o pino e coroa, só que no momento nao tou tendo condições para colocar. Tem como refazer o dente com resina, até eu ter a condições de colocar o pino e coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thayane,

      Em grande parte dos casos o dente fica mais fragilizado quando se realizar o canal. A resina não irá ser a melhor escolha nesse caso, pelo seu relato me parece que a realização de pinos e coroas seria a melhor solução.

  103. Marlene Alves de Almeida Sampaio disse:

    Então é que fiz uma prótese já tem 1ano e n consigo usá-la.Ai pra n ficar s nada uso uma antiga de muitos anos atrás mas agora está me prejudicando porque tá machucando a minha gengiva n sei o que fazer

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marlene,

      É preciso você ir ao dentista para avaliar a sua prótese.

  104. JEAN disse:

    BOA NOITE DOUTOR, A 4 ANOS ATRAS QUEBREI MEU DENTE FRONTAL, FIZ CANAL E RESTAUREI COM RESINA (PROVISORIA), DESDE ENTÃO MEU DENTE FICOU ESCURO SE DIFERENCIANDO DOS OUTROS, ELE ESTA QUEBRADO PELA METADE SERIA O CASO DESGASTAR O RESTO DO MEU DENTE PARA COLOCAR UMA COROA, OU COLOCAR UMA FACETA DE PORCELANA ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jean,

      Quando ocorre uma fratura do dente é possível que ele fique mais escurecido. É preciso realizar uma consulta para saber qual o melhor tratamento a ser feito. Entretanto, uma coroa possa ser uma boa opção.

  105. Deyse disse:

    Boa tarde,
    A quase 3 anos atraz, eu tinha realizado um canal no meu dente 14, e antes da restauracao sofri um acidente e o dente quebrou apenas na parte de traz, so tem a parte da frente. Nao sei se devo fazr um implante, ou se é possivel colocar uma coroa na parte que sobrou. O que você me diria a esse respeito? Se caso for necessario um implante, é melhor refazer o canal, ou extrair o dente? Desde ja agradeco e parabens por sua pagina ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Deyse,

      Muito obrigado pelo elogio. Entretanto infelizmente eu não posso te indicar qual o melhor tratamento a ser feito. Eu preciso analisar clinicamente o dente junto com exames de raio-x. Sempre quando possível é melhor manter o dente.

  106. Helena disse:

    Ola Dr.
    Fui ao dentista na espectativa de fazer coroa em 2 dentes inferiores sem precisar de canal, pois NUNCA SENTI dor nos mesmos. Porém o dentista me indicou tmb coroa nos dentes adjacentes devido o tamanho das restaurações. Ou seja, irei fazer 4 coroas e 4 tratamento de canais.

    Sempre deve-se fazer canal quando se vai fazer coroa?

    Antes do canal o dentista faz raio-x?

    Vou sofrer muito com o canal e a coroa?

    Obrigafa

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Helena,

      Quando se realiza uma coroa dentária, nem sempre é preciso realizar o tratamento de canal. Para realizar um tratamento de canal é essencial fazer um exame de Raio-x. O tratamento é feito com anestesia para promover maior conforto para você.

  107. TATIANE disse:

    OLÁ DOUTOR ! O DENTISTA COLOCOU COROA PROVISÓRIA NOS DOIS DENTES DA FRENTE DA MINHA FILHA DE DEZ ANOS. SENDO QUE TEM 2 SEMANAS E CAIU UMA DAS COROAS, ELA MESMA ENCAIXOU NOVAMENTE. MAS ESTOU MUITO PREOCUPADA, POIS NÃO GOSTARIA QUE MINHA FILHA PASSASSE POR CONSTRANGIMENTO. O SENHOR SUGERIA UM OUTRO MÉTODO MAIS SEGURO?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiane,

      Eu não posso sugerir outro tratamento para a sua filha. Eu não estou acompanhando o caso dela clinicamente. O melhor seria você conversar com o seu dentista e expor as suas dúvidas.

  108. Natália Alves disse:

    Bom dia!
    Há 5 anos atrás eu quebrei um dente da frente e foi realizado um canal e colocado a coroa. Agora sinto muitas dores, fui ao dentista e ele disse que meu canal não foi curado completamente e está aberto. Terei que remover a coroa e restaurar o canal. Nesse caso você acha que teria como realizar um implante fixo? Pois tenho medo de ter que sempre trocar a coroa, pois não é algo definitivo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Natália,

      Sempre quando puder é interessante manter o dente. A coroa dentária é um tratamento definitivo, não é preciso realizar a troca dela de tempos em tempos.

  109. TATIANE disse:

    OLÁ DR.
    MINHA FILHA QUEBROU O DENTE DA FRENTE QUANDO TINHA SETE ANOS , FOI FEITO CANAL E COLOCADO RESINA PARA RESTAURAR. AGORA COM 10 ANOS QUEBROU NOVAMENTE NUM TOMBO DE BICICLETA, MAS QUEBROU O QUE ESTAVA RESTAURADO E O OUTRO, O DENTISTA ACONSELHOU COLOCAR COROA PROVISÓRIA ATÉ ELA FAZER 19 ANOS PARA COLOCAR A DEFINITIVA. ESTOU DESESPERADA, POIS NÃO SEI SE ISSO VAI SEGURAR VÁRIOS ANOS. ESSE FOI O RPOCEDIMENTO CORRETO?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiane,

      Não posso saber se o procedimento foi correto já que não analisei o caso da sua filha clinicamente. Caso você esteja insegura faça uma avaliação em um segundo dentista para ter outro diagnóstico.
      O tratamento de um dente pode ser feito com restauração de resina ou coroas dentárias. Tudo depende do tamanho da fratura. Um fator que dificulta o tratamento é a idade dela.

  110. jhuliana disse:

    Depois de um canal meu dente durou da td o que eu posso faze ? Posso colocar uma coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jhuliana,

      Quando se faz um canal é preciso que ele seja restaurado. Existem algumas possibilidades, como realizar uma coroa, um bloco ou até uma resina. Tudo depende do planejamento.

  111. Leonardo disse:

    Dr. Davi,

    Eu coloquei uma coroa de resina na parte superior (se não me engano dente número 26) há cerca de 1 mês, porém sinto com frequência naúseas. Gostaria de saber se isso é comum. Aliás voltei várias no consultório odontológico em que realizei o procedimento para desgastar o dente e também pedi a opinião de outros profissionais, mas não tive um resultado satisfatório. Percebi que o dente fica pegando. Isso é normal? Qual é o tipo de coroa mais recomendada? Obrigado!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leonardo,

      Eu não conheço nenhum relato relacionado a náuseas com a instalação de coroa de resina. Veja se o dente não esta alto a mastigação e peça ao seu dentista para verificar isso.

  112. Gabriela disse:

    Dá para substituir a coroa por outro procedimento???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriela,

      Em grande parte dos casos não.

  113. Karen Celina Diniz Lima Prado disse:

    olá boa tarde, estou com um problema e queria tirar minhas duvidas, eu tenho dois dentes inferiores posteriores que foram realizados canal, e colocado o bloco, porem a um tempo o bloco caiu e com isso quebrou todo o dente, mas ainda tem uns cacos que são quase imperceptíveis, pois estão praticamente dentro da gengiva, o que seria mais indicado para mim, a retirada dos cacos e da raiz dos dentes para fazer um implante ou seria possível uma coroa ou algo assim?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Karen,

      Eu não posso indicar qual o melhor tratamento para você. Eu preciso analisar clinicamente e com exames de raio x. Esses dois tipos de tratamentos citados por você são possíveis de serem feitos, desde que o correto planejamento seja realizado.

  114. Carolina disse:

    Dr. Bom dia. Tenho dois dentes da frente escuros por causa da realização de canal há uns anos atrás. No começo do ano tirei meu aparelho, realizei um clareamento a laser, mas os dentes da frente, além de terem resinas e serem mais escuros por causa do canal, não clarearam quase nada. Por causa do custo, decidi fazer facetas de resinas de canino a canino, mas os dois dentes da frente continuaram escuros e consigo ver perfeitamente onde tem resina e onde é meu dente. Não gostei do resultado, achei q a dentista iria cobrir meu dente todo com a cor da faceta de resina e a cor iria ficar uniforme. Já me disseram para fazer coroa de porcelana. Gostaria da sua opinião sobre o caso.

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carolina,

      Realmente o seu caso é de uma dificuldade estética alta, por envolver os dois dentes da frente. Eu não posso afirmar qual o correto tratamento para você, já que não estou analisando o seu caso clinicamente. Porém, talvez facetas ou mesmo coroas dentárias sejam um caminho interessante. É importante ressaltar que esses tratamentos precisam realizar desgaste nos dentes. Converse com o seu dentista para planejar o caso com calma.

  115. Lilian disse:

    Dr. meu marido precisou fazer um canal no dente da frente. E depois seria necessário uma prótese. Hoje ele foi.colocar a protese a dentista quebrou o dente dele e ele.falou que o dente inteiro ficou com a dentista. Ela colocou algo.provisório. O que vai ser feito caso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lilian,

      Existem inúmero tipos de tratamentos. Pode-se realizar uma coroa, realizar implante, etc. Tudo depende do correto planejamento.

  116. Adriano disse:

    Bom dia, Dr!
    Recentemente coloquei uma coroa cerâmica em um dente em que já havia feito tratamento de canal. Após alguns dias notei um odor desagradável e leve gosto de sangue. Voltei ao dentista em uma semana e fui informado que deveria retirar a coroa apenas para olhar se há algum problema. Temo perder o dente caso ocorra algum problema na retirada da coroa. Há possibilidade de cárie em uma semana? A remoção da coroa é um método seguro?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriano,

      E uma semana é incomum ser ter uma cárie que cause tanto desconforto. No procedimento de retirada da coroa é preciso ter cuidado para não prejudicar o dente.

  117. Alessandra disse:

    Esse procedimento é caro assim mesmo,uma dentista me cobrou o valor de 1300,ele quebrou no meio e tenho outros dentes que estão um pouco amarelado,como faço pra tirar esse amarelado?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      É preciso analisar esse seu dente para saber qual o melhor tratamento. Porém, talvez um clareamento dental seja o suficiente para clarear esse dente.

  118. ana disse:

    Dr. Davi, boa noite!
    Fiz um tratamento de canal no dente superior da frente quando há uns 15 anos atras. Há 5 meses mordi um chocolate e este dente quebrou na gengiva, porém ele quebrou lascando uma pequeno pedaço na parte da frente da parte óssea. A indicação foi fazer uma coroa com pino de metal para que não houvesse atrito na gengiva e não acumulasse alimentos no mesmo causando mais perda óssea. Queria fazer o implante porém o dentista falou que seria melhor a coroa por ter perdido na fratura uma perda óssea. E que por ser de metal minha gengiva ficaria escura. Gostaria de saber se é correto este procedimento? Se haveria um outro material para que minha gengiva não ficasse escura, comprometendo meu sorriso. Qual melhor tratamento? Qual melhor coroa porcelana ou ceramica? Para caso de perda óssea existe alguma solução para implante ou coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Muitas das suas perguntas eu só consigo responder olhando clinicamente. Como mostrado no texto, existem coroas com infra estrutura de metal e outras com zircônia. Para se ter uma estética melhor, o ideal não seria usar uma coroa com infra estrutura com metal. Em casos ideais nunca é bom perder um dente. Porém, quando os dentes estão muito abalados, talvez o uso dos implantes seja interessante.
      De qualquer maneira, sempre o correto planejamento é o melhor caminho para o sucesso do caso.

  119. REBECA disse:

    Entendi… mas se esse desgaste/preparação já foi realizado não há mais o que ser feito, não é? A única saída é a colocação da coroa ou há possibilidade de uma restauração comum? O que deixaria o que restou desses dentes mais protegidos de cáries e outros danos? Muito obrigada,

    1. Davi Frossard disse:

      Rebeca ,

      O melhor seria realizar uma coroa. Ela tem um bom prognóstico se bem cuidada. Como eu disse antes, o melhor é o bom planejamento.

  120. Rebeca disse:

    Boa noite, Doutor!
    Gostaria de tirar uma dúvida. É inducado preparar um dente saudável, sem cárie ou restauração para colocação de coroa somente por estética? Supondo que dois outros receberão a coroa por terem canal tratado. obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rebeca,

      O mais importante é o planejamento e a conversa com o seu dentista. Entretanto, se for possível, é bom evitar mexer em um dente saudável.

  121. Everton M silva disse:

    Boa noite Dr.

    Estou com uma dúvida; fui ao dentista e ele enxergou a necessidade de fazer uma coroa em um dente meu. Porém ele disse que não enviaria para um protético e que ele mesmo moldaria o dente e que isso tudo seria feito em uma única seção de no máximo 2 horas. Gostaria de saber se esse tipo de procedimento é possível ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Everton,

      Isso não é o procedimento normal. Em grande parte dos casos ocorre necessidade de enviar para o protético. Entretanto, existem novos equipamentos de moldagem e fresagem em que a coroa pode ser feita no mesmo lugar. Tudo depende do bom planejamento.

  122. maria disse:

    olá!fiz um canal,e com 7 dias retornei para terminar.
    a dentista disse que eu teria que restaurar e daqui uns 6 meses colocar uma coroa,quais os danos para mim caso eu não queira colocar a coroa.
    obs:o dente foi o molar inferior

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Se o dente estiver muito fragilizado, o pior caso que pode acontecer é a fratura dele.

  123. Bernadete Teixeira Neves disse:

    Bom dia, Gostaria de saber se todos os dentes que van por a coroa necessitam de fazer canal

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bernadete,

      Não é necessário sempre fazer o canal para instalar uma coroa.

  124. ROSSANA disse:

    gostaria saber se é possível e seguro fazer coroa sem antes fazer o canal.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rossana,

      Quando bem indicado é possível realizar uma coroa dentária sem realizar o canal.

  125. Sonia barreto disse:

    Boa noite Dr.
    Gostaria de saber se as coroas tem validade e garantia? E se é normal ela ficar com espaço da gengiva? E se pode ser mal cheiro?
    Obs: a minha caiu várias vezes e o dentista diz que é pq meu dente é curto e são 2 coroas uma do lado da outra atrás
    Obg

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sonia,

      Não é comum uma coroa dentária ficar caindo após ser colocada. A questão de garantia é uma questão que deve ser discutida com o seu dentista.

  126. Ana Carolina disse:

    Boa noite Doutor, estou feliz por ter achado esse site… é possível que haja rejeição ao bloco/coroa? Ou seria uma questão de mau ajuste? Coloquei novamente recentemente e tão logo minha gengiva começa a dar aquelas pequenas bolsas… obrigada desde já pela atenção!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Obrigado Ana, tentamos reponder as perguntas da melhor maneira.
      Eu nunca vi acontecer alguma rejeição bloco ou coroa. Na maioria das vezes é uma má adaptação do trabalho.

  127. Vivian disse:

    Bom dia , gostaria de saber se uma coroa , pode ser acima da gengiva , sem que haja problemas de placas bacterianas , ou o correto é encaixada na gengiva ? Existem coroas mais curta na parte interna do dente , ou é erro de laboratório?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vivian,

      O mais importante para uma coroa dentária é ser bem adaptada ao dente. A coroa pode ser instalada “acima” da gengiva ou mais a baixo.

  128. Carla disse:

    Doutor , preciso de sua ajuda !
    Atualmente estou com os 3 dentes da frente quebrados , 2 está somente com um pedacinho de dente e 1 no meio apenas me deixando muito mal .
    Gostaria de saber se eu teria a chance de colocar a coroa dentária, porque preciso urgente ir ao dentista .
    Mas fico com receio e vergonha de estar passando por essa situação. ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carla,

      A odontologia apresenta uma série de tratamentos que podem melhorar o seu sorriso. Somente realizando uma consulta de diagnóstico é possível saber qual o melhor caminho para o seu caso.

  129. JUSCELINA disse:

    BOM DIA, POSSO USAR APARELHO ORTODÔNTICO SE TIVER COROA NOS DENTES.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juscelina,

      Não vejo problema em colocar aparelho nesse caso.

  130. Lizane disse:

    Boa noite. Gostaria de sabê que eu tenho dentes extraído e se posso colocar a coroa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lizane,

      Uma coroa dentária é colocada diretamente sobre um dente. Quando se perde um dente o ideal seria realizar um implante ou uma ponte sobre dente.

  131. Marco Tulio disse:

    Olá. Há cerca de um ano, coloquei uma coroa de porcelana no molar. Porém, após mastigar um alimento duro, notei q um pequeno pedacinho se partiu. Na verdade, foi um quebradinho na parte mais superficial da porcelana, e, por isso, gostaria de saber se há possibilidade de reparo na porcelana sem q haja necessidade de fazer novo trabalho.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marco,

      Se a fratura não comprometer a adaptação da coroa ou sua função mastigatória ela pode permanecer. Do contrário é preciso fazer uma nova.

  132. Daiane disse:

    Boa tarde!
    Fiz duas coroas em 2014 e depois de algum tempo quando passava fio dental sentia um odor não muito forte. Achei que fosse normal, por ser uma capa pra proteger os dentes entendia que a coroa não fixava totalmente na genviva, por isso não procurei o mesmo dentista. Quando fui numa clínina geral, ela fez raio X e disse que as coroas estão desabilitadas. Existe uma garantia nesse caso? Pois paguei caro na época, agora não terei condições de fazer se for preciso refazer. É arriscado perder os dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daiane,

      Quando a coroa esta desadaptada é preciso refazer ela. Na junção entre o dente e a coroa é possível ocorrer a cárie e se não tratada, pode ocorrer maiores problemas.

  133. Fabiola Barbosa disse:

    Gostaria de receber notificações.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá fabiola,

      Para isso, basta você cadastrar o seu email na barra logo acima do site. Com isso você irá receber alguns emails com informações importantes.

  134. Maria disse:

    Olá, tive uma queda quando criança, fraturei uma parte do dente e foi colocado resina. Desde então, isso eu tinha 7, 8 anos, descobri q tinha que fazer um canal. Ai fiz com 16 anos e coloquei aparelho fixo. Removi o mesmo e fiz restauracao de resina com um pequeno desgaste. Coloquei aparelho de novo para resolver a estética. Tirei a um mês e meio e uso contencao móvel. Procurei um dentista que me indicou colocar coroa nesse dente da frente, pra isso foi feito um grande desgaste. Estou com um provisório no momento e quarta coloco o de porcelana pura metal free cerec. Esse é um Bom resolução para meu caso? Qual a resistência dessas coroas de porcelana metal free? To me arrependendo pois tenho so um tiquinho de dente agora depois do desgaste, e tenho medo de pôr o definitivo e ficar caíndo sempre, ainda mais que é o dente da frente. Me diz quanto tempo em média duram essas coroas de porcelana? Há chance dela se soltar? Lembrando que no meu caso ele disse não ser necessário pino pois minha raiz é boa e tem um diâmetro grande que proporciona estabilidade pra coroa. Será que o aparelho de contencao que uso depois do fixo pode fazer mal pra coroa? Tipo empurrar fazendo cair, tenho q usar ela por um ano. Por favor me diga que fiz certo em ter desgastado o dente pra por coroa, me diz q não vou me arrepender disso. Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      O tratamento com coroas dentais é um ótimo tratamento quando bem indicadas. Sua durabilidade é alta e não são para ficar soltando. Para sua realização é necessário o desgaste do dente.

  135. Kezia disse:

    Olá Dr Davi, meu dente o primeiro pré molar superior quebrou ao meio,fui ao dentista ele falou que tinha que fazer um canal para depois colocar um pino e a coroa de porcelana , no meu caso o que vc recomendaria a coroa ou um implante?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Kezia,

      Infelizmente não é possível eu indicar qual o correto tratamento. Existem muitas variáveis e é preciso realizar uma consulta clínica para o correto diagnóstico.

  136. Lucianaa disse:

    Boa noite Dr Davi.
    Tinha um bloco no dente inferior que já tinha sido feito uma cirurgia nessa raiz. Caiu e coloquei uma coroa a 2 meses onde só vive inflamada e sexta percebi que estava mole e com halitose, a dentista disse que perdi o dente.
    Não posso perder esse dente, existe solução sem ser extração e implante?
    Obgda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luciana,

      Se o dente realmente estiver perdido é preciso realizar a extração. Para repor esse dente, podemos realizar uma prótese ou colocar um implante dentário.

  137. Vanilza disse:

    Boa tarde!
    É possível realizar ajuste nas coroas de porcelanas depois de colocados definitivos??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanilza,

      É possível realizar pequenos ajustes.

  138. Priscila silva disse:

    Boa tarde Dr. Davi!
    A minha duvida é que coloquei uma coroa de porcelana no dente da frente, e ele ficou diferente do outro (maior)… O que devo fazer? Tem o que fazer na vdd?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Priscila,

      Nesse caso, é preciso realizar ou um ajuste nesse coroa ou fazer o trabalho novamente.

  139. Diana Lima disse:

    Boa tarde Dr Davi!
    Irei fazer um canal no dente molar, porém ele quebrou quase todo, ficou só um pedaço na parte de trás, mesmo assim consigo por uma coroa? Ou seria melhor uma prótese?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Diana,

      Eu não posso diagnosticar qual com o melhor tratamento para o seu dente sem uma avaliação clínica. Existem casos onde é possível realizar uma coroa com pouca estrutura dentária e outros casos não.

  140. Sibele disse:

    Por favor preciso de uma opinião.
    Coloquei a coroa no dente da frente em dezembro 2016, está fazendo 6 meses. Tinha canal nesse dente e ele estava com muito remendo, até que veio a quebrar de uma forma que não tive outra alternativa a não ser fazer a coroa.
    Porém desde então sinto muito desconforto e não consigo morder absolutamente nada. até para escovar eu percebo que ele está mole e já retornei no dentista por várias vezes para comentar novamente e não resolve nada. o que devo fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sibele,

      É muito difícil eu opinar sobre um caso onde eu não analisei clinicamente. Você chegou a procurar uma segunda opinião ? Talvez com uma segunda análise clínica do dente, possa se identificar o que esta acontecendo.

  141. Emílio strey disse:

    Ola doutor eu fiz um canal no incisivo lateral mas esta ficando com uma cor diferente e ta me incomodando ,o dentista falou que ele ta fragil e pode quebrar , a coroa serve pra esse caso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Emílio,

      Sim, a coroa é uma ótima indicação para o seu caso. Iria melhorar sua estética e dar mais resistência ao seu dente.

  142. Sibele disse:

    Fiz uma coroa em dezembro do ano passado e até então não tive sossego com esse dente. Ele não afirma, vive amolecendo. Já fui no dentista umas 8 vezes colar e não afirma. O que devo fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sibele,

      É difícil eu orientar você, já que eu não estou acompanhando o caso. Talvez, seja o caso de você ir em um segundo dentista para ter uma nova opinião sobre o seu caso.

  143. Amanda disse:

    Olá
    Coloquei a coroa tem 3 dias, mas estou sentindo dor ao precionar, nao consigo mastigar pois sinto muita dor. A coroa foi feita encima de um canal e como é retirado os nervos, não seria normal essa dor que estou sentindo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      Apesar de o canal ter sido realizado, o dente ainda pode apresentar algum incomodo. O ideal seria você procurar o dentista que realizou o seu caso para melhor diagnóstico.

  144. JEAN CHAVES disse:

    OLÁ DR DAVI,

    QUAIS SÃO OS SINTOMAS APÓS 7 DIAS DE COLOCADA A COROA DENTÁRIA? É NORMAL SENTIR ALGO DEPOIS DE COLOCADA? COLOQUEI NO MOLAR INFERIOR DIREITO. PQ ESTOU SENTINDO ALGUNS INCÔMODOS. NÃO SEI SE ISSO É NORMAL.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jean,

      Geralmente a coroa não incomoda após ser colocada. Procure o seu dentista para melhor avaliação.

  145. Renata disse:

    Olá doutor. Fiz um canal há uns 3 anos e tive perda parcial do dente, já coloquei coroa por 3 vezes e todas elas quebraram. Hoje estou só com a metade do dente, pois não sei mais o que fazer. Por que isso está acontecendo? Existe algum material mais resistente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Renata,

      Geralmente quando é instalada uma coroa ela não fratura facilmente. Sendo realizada da maneira correta, ela pode durar por muitos anos.

  146. Daniel disse:

    Olá, Doutor Davi! Como vai?
    Eu tenho um pré-molar com canal e, recentemente, tive que restaurar ambos os lados desse mesmo pré-molar.
    Ficou desconfortável para passar o fio dental.
    Além disso, tenho dois molares inferiores que precisaram ser restaurados entre os dentes, e foram restaurações profundas.
    Eu acho interessante a coroa de porcelana com zircônia, porque parece ser resistente e bonita esteticamente.
    Eu gostaria que o Doutor tirasse algumas dúvidas:
    1) A coroa pode cobrir completamente o dente, impossibilitando cáries?
    2) Se cobrir completamente o dente, a coroa ficaria sobre a gengiva?
    3) Se eu cuidar direitinho, boa higiene e não comer alimentos muito duros, minhas coroas podem durar por toda a vida?
    4) Se eu comer algo muito duro, minha coroa pode fraturar o dente por baixo, sendo necessário extraí-lo?
    5) Qual seria o melhor material de coroa para o meu caso?
    Observação: eu não tenho hábito de comer alimentos muito duros, como nozes, cenouras, maças e afins.
    Desde já, agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniel,

      As coroas quando bem indicadas tem podem ter longa durabilidade. Mesmo realizando coroas, o dente ainda pode apresentar cáries. A realização de coroas não impede a mastigação de alimentos duros. O ideal seria você realizar uma consulta de diagnóstico para saber qual a correta indicação para o seu caso.

  147. Rosy disse:

    Na minha parte inferior me faltam 3 dentes de ambos lados, tem como fazer uma ponte, implantado um dente para apoio e e usando meus dentes naturais???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosy,

      Não é interessante realizar ponte entre implante e dente.

  148. Cris disse:

    Muito obrigada doutor Davi. Percebi que vc responde a todas as perguntas. Sempre com melhor opção para o bem estar das pessoas. Que Deus te abençoe grandemente!
    Vc conhece alguma clínica aqui em curitiba que possa me indicar e que seja mais em conta pra que eu possa fazer a coroa de cerâmica?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cris,

      Obrigado, sempre tentamos passar informações de relevância.
      Infelizmente não conheço nenhum clínica em curitiba.

  149. Cris disse:

    Olá doutor. Preciso colocar uma coroa. Um dentista disse que iria por coroa de mero cerâmica.em um dente inferior.
    Outra dentista disse que faria de ceromero.e cobrou mais barato.
    Qual é a melhor coroa? E qual a diferença das duas coroas?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cris,

      Sim, existe diferença entre os dois tipos de coroas. A coroa com cerâmica apresenta uma estética superior a de ceromero. O ceromero é basicamente uma resina reforçada. Eu particularmente, tirando o fator financeiro, escolheria colocar uma coroa de cerâmica.

  150. lana disse:

    ola Dr. Davi, gostaria de um esclarecimento se possivel, tive fratura total do dente superior frontal, o mesmo ja se tratava de ser um canal, porem a fratura por impacto comprometeu todo o dente e foi necessario remove_lo, recebi indicaçao para fazer uma coroa, mas desejaria fazer logo implante, mais sem condicoes para o momento, entao, neste caso, qual tipo de coroa seria melhor, me ajude pois estou bem aflita, pois trabalho com oratoria.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lana,

      Vamos por partes. Pelo o seu relato você perdeu completamente o dente, ou seja, foi extraído. Nesse caso não é possível fazer uma coroa no lugar.
      Portanto temos duas opções :
      – Realizar uma ponte sobre dentes. Em que precisa usar os dentes ao lado como apoio para o dente perdido.
      – Realizar um implante dentário que vai suportar uma nova coroa .

      Todos caso tem que ser avaliado clinicamente. As opções que te passei são baseadas no seu relato.

  151. Fernanda disse:

    Olá doutor! Coloquei recentemente um coroa, para substituir uma outra que deu problema, tenho coroa desde o 17 anos qdo quebrei o dente, ja faz 18 anos que uso, mas agora na troca, a cor desta outra porcelana ficou bem diferente, e é do dente da frente, nao gostei do resultado, foi utilizado a cor A1 da tabela que eles tinham, será que posso refazer, existe cor mais clara? Detalhe que eles msms disseram que as nuances dos meus dentes são muito claras.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fernanda,

      Quando realizamos trabalho de prótese nos dentes anteriores, sempre é um desafio estético. Sempre tentamos chegar o mais próximo da cor dos dentes adjacentes. É possível sim trocar a coroa novamente por uma de cor mais igual.

  152. Francine disse:

    Dr, bom dia. Tenho indicação para colocar uma coroa no dente da frente, mas tenho receio de ela cair. É muito fácil ela cair ao morder? É o dente ao lado dos 2 do meio, morro de medo de esse negócio cair facilmente. Existe uma super cola q segura ela grudada no dente? Por quanto tempo?
    Obrigada!!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Francine,

      Quando colocamos coroa dentárias no dente ela é cimentada para não cair. Em poucos casos, acontece a queda da coroa.

  153. liliane disse:

    Gotaria de sabe se o dente de porcelanato quando pagamos ja e incluso a coroa

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Liliane,

      Sim, a porcelana é somente o material para a coroa.

  154. tereza disse:

    Bom dia
    É possível fazer coroas dentarias para correção estética sem ter que fazer tratamento de canal para esses dentes? Tive informação de que devemos fazer o tratamento de canal para essa correção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tereza,

      Depende de cada caso, quando é preciso maior desgaste do dente, precisamos realizar o tratamento de canal. Em outros casos não é necessário.

  155. Ivoneide disse:

    Bom dia Dr.
    Preciso saber por favor: Coroa de Porcelana pode ser feito escolha dá cor após o retorno do laboratório? E a coroa já é feita sobre o pilar do implante?
    E É normal o laboratório demorar 1 mês ou mais para faze-la?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ivoneide,

      Sim, quando é preciso alterar a cor do dente para se assemelhar ao dente natural, se escolhe uma nova cor. A escolha da cor é uma fase difícil e critica no processo de confecção da coroa dentária. Quanto ao demora de retorno do laboratório, isso vai depender do tipo de trabalho a ser feito.

  156. vi disse:

    coloquei 4 coroas dentarias de metal nos dentes de traz , vem me incomodando muito tenho muita vergonha de conversas de ser alegre como eu era antes , tem como colocar uma massinha ou pintar pelo menos tentar disfarçar ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vi,

      Não é possível realizar isso. A única maneira é realizar a troca da coroa por novas coroas com cerâmica, para se igualar com a cor dos dentes adjacentes.

  157. Daniela disse:

    Olá é pq a um ano atrás eu no dentista e ele me falou que dava para fazer a coroa so que eu ñ fiz por questão financeira, aí qnd eu fui agora a medica disse que ñ da q vai ser preciso extrair. O que senhor me diz eu extraio ou procuro outra opinião?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniela,

      Sem analisar o caso clinicamente eu não posso te responder qual a melhor conduta clínica. Mas quando o dente não é tratado da maneira correta no momento adequado, pode acontecer de se perder o dente.

  158. Janaina disse:

    Anos atrás fiz uma restauração que ficou muito profunda, eu mastigo e sinto uma sensibilidade. ( não foi feito canal) Este mesmo dente já quebrou um pedacinho também. Estou realizando alguns orçamentos e a indicação foi limpar tudo e colocar uma coroa. Mas estou em duvida pois mesmo que tenha quebrado um pouco e tenha a resina, ainda assim tenho praticamente o dente todo. Nesse caso qual tipo de coroa seria ? Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Janaina,

      Existem alguns tipos de coroas ( conforme o texto mostra ), a indicação da coroa vai depender conforme o desejo estético. Agora, sobre procedimento da troca por coroa eu não posso opinar sobre o caso sem ver clinicamente.

  159. Cleiciane disse:

    Ola Dr, td bem, meus 2 dentes superiores frente sao feito canal, e ja está bem comprometido devido obturação cair e o dente vai desgastando. Entao! Bem n fundinho d gengiva tem 2 carocinhos cm se fosse de pus(n sei se se escreve assim?)rs, e hj está doendo, cm pode? se a raiz foi morta? Será melhor fazer um raio-x? A Dr. outra coisinha, dizem q so 2 dentes fica feio, tipo: dar de perceber q e dentes colocados, ja m indicaram fazer os 4 superiores q fica mais natural, isso e vdd? No meu caso sou fumante, e gostaria de fazer clareamento e so depoiss colocar, mas ahi vao escurecer devido ao tabaco, meus dentes sao de tom medio d amarelo, vc e especialista e poderia m dar alguma dica, ou so m resta colocar da cor dos dentes msm. Amarelos?? Dede j obgd, e tenha otima semana n paz de Deus?

  160. Rosana disse:

    Ola!! Boa noite!! Sou de Araruama é gostaria de saber se esse procedimento da coroa e feita somente após canal ou na falta dentaria tbm quero saber pois tenho um dente em falta é queo entender pois ñ tenho condições de fazer um inplante dentário obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Rosana,

      Uma coroa dentária, pode ser feita diretamente sobre o dente, podendo ter o canal feito ou não. Quando não existe o dente, o implante dentário é um caminho interessante. Nesse caso a coroa é feita diretamente sobre o implante.

  161. Bruna Jaqueline disse:

    Olá, doutor.

    Tenho uma dúvida… Quando há perda óssea qual procedimento é o mais indicado, coroa, implante?

    Att.

    Bruna Jaqueline

    1. Davi Frossard disse:

      Bruna,

      Não posso te responder essa pergunta sem ter uma avaliação clínica. Existem inúmero fatores que podem levar a indicação de um tratamento ou outro. A perda óssea é somente um dos fatores que levamos em consideração na escolha do tratamento.

  162. Jéssica disse:

    Olá, após um canal, foi indicado para colocar uma coroa de porcelana, como saberemos se ela é de porcelana mesmo e não de cerâmica?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jéssica,

      A primeira coisa é confiar no seu dentista. Essa é a melhor opção. Se foi combinado a entrega de uma coroa em cerâmica, a coroa deve ser colocada.

  163. Ana disse:

    Olá doutor. Gostaria de saber de quantos dias um odontologista precisa para fazer uma coroa em um dente da frente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      É sempre difícil estipular tempo para um caso. É somente para realizar a coroa ? É preciso realizar o canal ? O processo de finalização da coroa pode demorar dependendo de quanto o dente esta comprometido. No caso de ser somente a coroa, geralmente duas semanas. Sabendo que um dente anterior é um trabalho mais difícil esteticamente.

  164. naildaribeiro disse:

    Fiz uma coroa e agora apareceu uma inflamação acima do dente na gengiva.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Naildaribeiro,

      Entre em contato com o dentista que realizou essa coroa.

  165. Brian disse:

    Olá, Dr. Davi
    Minha dentista colocou uma coroa sobre um dente danificado por cárie há uma semana. Não sinto dor e o encaixe parece perfeito. Porém ao mastigar, mesmo alimentos macios, sinto uma pressão na gengiva, às vezes chega a doer. A dentista recomendou que eu usasse o lado oposto pra mastigar. Fiquei um pouco decepcionado pois gostaria de ter a capacidade de mastigação restabelecida. Será que esse incômodo será aliviado com o tempo? A fixação ainda é recente.
    Obrigado pelo texto!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Brian,

      É muito difícil comentar sobre um caso feito com outro dentista sem avaliar clinicamente. Um desconforto inicial pode acontecer, porém, ele para depois de alguns dias. O correto é sempre você mastigar com os dois lados. Procure uma segunda opinião sobre o seu caso.

  166. Nadilma disse:

    Dr.gostaria de saber se existe coroa feita na hora?, ou essa coroa é provisória ? Pois fiz uma coroa e a dentista moldou na hora e disse que era a minha definitiva isso é certo ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nadilma,

      Geralmente as coroas não são finalizadas na mesma consulta. Na grande maioria dos casos é preciso enviar para o laboratório.

  167. Danilo Cabral disse:

    Parabéns pela forma e didática com que tratou o tema.

    1. Davi Frossard disse:

      Muito obrigado Danilo.

  168. JOSÉ CARLOS DA CRUZ disse:

    Dr. boa tarde!
    Fiz o tratamento e paguei por quatro coroas metalo-cerâmica, a minha dúvida e quanto as coroas.
    Elas são de porcelana por fora e o núcleo tem uma película de metal e um material parecido com gesso complementando a coroa.
    Nao deveria o núcleo ser totalmente de metal?
    Aguardo sua resposta,
    Muito obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá José carlos,

      Não entendi muito bem a sua explicação. Mas um núcleo pode ser feito totalmente de metal como também de outros materiais. Isso vai depender da indicação de cada caso. Converse com o seu dentista sobre essa sua dúvida.

  169. Amanda disse:

    Dr. Fiz o tratamento e estou arrasada com resultado.
    Fiz coroa em 7 dentes e todos eles estão com mal cheiro absurdo.
    Gastei muito dinheiro nisso , esteticamente falando, esta perfeito mas o incomodo é enorme, ao passar o fio mais ainda, mas ao falar, sinto gosto ruim.
    O que pode ter acontecido, não conseguimos saber ainda..se tiver uma clinica em Campinas, gostaria de uma avaliação .
    tenho tido bom suporte do meu dentista mas ele nao conseguiu resolver o problema ainda..estou muito chateada..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      Além da estética, a adaptação da coroa ao dente e a gengiva é importante. Use o fio dental com freqüência e converse com o seu dentista a respeito disso. Infelizmente não conhecemos ninguém pra indicar em campinas e a nossa clínica esta localizada no Rio de Janeiro.

  170. Deidiane disse:

    boa noite Doutor,

    Qual a melhor coroa para usar no dente superior da frente? coloquei uma de ceromero, mas ficou escuro… qual você me indicaria?

    1. Davi Frossard disse:

      Deidiane,

      Uma coroa de zircônia com cerâmica tem um aspecto estético interessante. Porém, é preciso planejar o caso para saber qual é a melhor indicação para você.

  171. Ana disse:

    Olá, boa noite.
    Dr, paguei bem caro em quatro coroas, não gostei… o maior problema é que desconfio que está me causando mau hálito pois quando passo o fio dental, (todas as refeições), sinto mau cheiro. Estão mal ajustadas? Ou está totalmente errada mesmo?
    Desde já agradeço.

    Ana

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Não posso comentar sobre o seu caso sem examinar as coroas. O melhor seria você conversar com o dentista que realizou essas coroas em você.

  172. Angelica Galvao disse:

    Olá, boa tarde!!
    Eu necessito saber se o procedimento para arrumar coroa doí muito se o rosto fica inchado e se depois do procedimento eu posso viajar??
    Desde já obrigada!!!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angelica,

      A realização de uma coroa dentária pode ser feito com anestesia local. O procedimento não é feito em apenas um dia. Geralmente não ocorre inchaço na região e não vejo problema em viajar após o procedimento. Porém, isso tudo deve ser conversado com o dentista que irá realizar o procedimento.

  173. Excelente. disse:

    Gostaria muito de continuar recebendo notícias.
    Atualmente além de Periodontista. Estou realizando especialização em Dentistica na UPE.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo comentário, sempre procuramos colocar novas notícias em nosso site.

  174. regina disse:

    Gostaria de sabe se funciona com quem tem perda óssea e como faço para chegar se é aqui no rio

    1. Davi Frossard disse:

      Regina, o tratamento para a realização de coroas dentárias pode ser feito em dentes com perda óssea. Porém, volto a falar, o planejamento de cada caso é essencial. Possuímos duas clínicas no Rio de Janeiro, uma em Botafogo e outra na Barra da Tijuca, você pode ver como chegar na parte de localização em nosso site.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+