Quero conversar com você sobre a Coroa dentária. Por isso, além de realizar um texto completo sobre o tema, fiz um infográfico com informação e desenhos detalhados.

A coroa protética dentária é o tratamento de escolha para reabilitar o dente comprometido pela cárie ou por grandes fraturas. Além disso, é possível obter uma estética similar aos dentes naturais. Na grande maioria dos casos, usamos cerâmica para fazer a anatomia do dente, o que ocasiona um aspecto natural.

Esse tipo de prótese proporciona um dente fixo e versátil, podendo ser realizada sobre dentes e também sobre implantes dentários.

No infográfico abaixo esta resumido as principais características das coroas dentárias.

Nesse texto você irá ver –

  • Os tipos de coroa dentária;
  • Qual a correta indicação para esse tratamento;
  • Um vídeo explicando a confecção da coroa ;
  • Infográfico completo sobre esse tratamento.

O que é coroa dentária ?

Essa é a dúvida principal sobre esse tratamento. Vou explicar com cuidado, mas caso ainda exista dúvidas, deixe seu comentário abaixo. 

A coroa dentária é um tipo de prótese onde vamos “cobrir” o dente por completo. O dente irá ser preparado para servir de base para a futura coroa. 

Esse tratamento tem como função reabilitar o dente, devolvendo sua estética e função. É extremamente usada na odontologia e pode ser confeccionada com diversos tipos de materiais.

Tipos de coroas dentárias

Existem diversos tipos de coroas dentárias, vou comentar com você sobre as 3 principais .

1) Coroa dentária totalmente em metal

Pouco usada atualmente devido ao fator estético desfavorável. Ainda possui algumas indicações, principalmente quando o espaço entre dentes é pequeno.

Dentro desse subtipo de tratamento, possuímos a coroa em ouro. Alguns ainda chegam com a intenção de usar esse tipo de prótese, entretanto o preço pode inviabilizar.

 

2) Coroa dentária do tipo metalocerâmica

É o tipo de Coroa dentária mais usada. Apresenta uma infra estrutura de metal e por cima é aplicada a cerâmica.

Esse tratamento possibilita um ótimo suporte e uma boa estética, principalmente em dentes posteriores.

 

3) Coroa dentária “metal free”( sem metal ) 

Sua indicação aumentou muito nos últimos anos pelo aumento da resistência. Possibilita uma excelente estética, principalmente em dentes anteriores.

Como exemplo de infra-estrutura temos a coroa de zircônia que apresenta a cor branca ao invés da cor escura do metal.

Além das coroas, também podemos usar as facetas de porcelana para mudar o seu sorriso. Clique aqui e veja mais sobre esse tratamento.

Quando usamos coroas dentárias ?

Devido a sua facilidade de confecção, sua grande durabilidade e estética superior, as coroas dentárias são o tipo de trabalho de prótese mais usado na odontologia.

A indicação para o uso de coroas são diversas. Mas a principal é quando temos uma grande destruição do dente inviabilizando trabalhos mais conservadores, como os blocos.

Quando vamos realizar uma reabilitação oral, é preciso usar esse tipo de tratamento. Em nossa clínica, sempre buscamos realizar coroas no dente sem metal. Entretanto, quando detectamos problemas de bruxismo, temos como protocolo usar coroa de metal-cerâmica em dentes posteriores.

Vídeo sobre as coroas dentárias



Infográfico sobre Coroa Dentária 

Coroa dentária

Att,

Davi Frossard – MD Frossard Odontologia