Os 5 principais tipos de Mancha nos Dentes - MD Frossard Odontologia

Os 5 principais tipos de Mancha nos dentes

Por Davi Heringer Frossard

Mancha nos dentes são muito mais comuns do que se imagina. Muitas delas são de tamanho pequeno e de fácil ajuste. Outras, porém, são mais complicadas e precisam ter um diagnóstico para um tratamento diferenciado.

Dessa forma, temos alterações de cor chamadas de extrínsecas (na parte de fora do dente), que são ocasionadas do uso em excesso de chá, café, cigarro, bebidas com corantes artificiais ou até acúmulo de placa. O tratamento dessas alterações é mais simples de ser realizado.

Temos também as chamadas manchas intrínsecas (na parte de dentro dos dentes) ocasionadas pelo uso de antibiótico tetraciclina e fluorose dental (uso e ingestão de flúor na infância, de forma inapropriada, que acaba manchando os dentes permanentes) ou até dentes que receberam um trauma.

Em nosso consultório realizamos diferentes tipos de tratamentos estéticos para melhorar e acabar com essas manchas nos dentes, como profilaxia e jateamento com bicarbonato de sódio, clareamento dental, restaurações diretas, coroas e facetas.

Assim, é importante que o paciente saiba quais tipos de manchas nos dentes ele possui e seu correto tratamento.

Continue lendo para saber :

  • Sobre os 5 tipos causas de alteração de cor.
  • Os principais tratamentos para manchas nos dentes.
  • O que poderia ser uma mancha preta no dente.

1) Mancha nos dentes causadas por alimentos e hábitos tabagistas

mancha nos dentes por cigarro

São causadas por uso contínuo e em excesso, sem que haja a devida higienização após seu consumo. Ocorre alteração de cor dos dentes com o passar do tempo devido ao acúmulo de pigmentos presentes em alimentos (como café, chás, refrigerantes e outros) na parte externa do esmalte dentário. Geralmente ocorrem de igual maneira em todos os dentes.

Além dos alimentos, o cigarro também contribui para esta mudança e é o que mais produz alteração de cor devido à nicotina presente.

Vale lembrar que muitas pessoas possuem o hábito de fumar e tomar um cafezinho simultaneamente e na maioria das vezes não escovam os dentes após este evento. Assim, além de prejudicar a coloração dos dentes, acabam desenvolvendo outros problemas como acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e lesões cariosas nos dentes.

O tratamento básico pra essas manchas é um polimento dos dentes, juntamente com o clareamento dental. Posteriormente o maior ou menor uso do café, cigarro e etc, vai determinar a volta da cor mais rapidamente.

Leia mais sobre Clareamento Dental (clique)

2) Necrose pulpar ( Traumatismo )

mancha dente

Após a ocorrência de um trauma no dente, pode-se ter um escurecimento deste. Isso ocorre devido ao extravasamento de sangue para os túmulos dentinários. Geralmente a alteração de cor ocorre em um ou dois dentes que foram acometidos pelo trauma.

Além de um contínuo acompanhamento radiográfico do dente injuriado, o tratamento para melhorar sua cor pode ser feito utilizando-se desde um clareamento interno a até o preparo deste dente para receber uma coroa de porcelana.

Leia mais sobre Coroa de Porcelana ( Link )

3) Manchas por Amálgama 

mancha nos dentes por amalgama

A restauração por amálgama é aquela famosa restauração escura muito utilizada em tempos onde não se podia utilizar resina, principalmente em dentes posteriores, por não terem confiabilidade.

Porém, com o passar do tempo, estas restaurações acabavam pigmentando o dente, deixando-o mais escuro e com mancha nos dentes, mesmo quando esta restauração era removida e substituída por outra mais clara.

Assim, o tratamento para esta pigmentação é a remoção destas restaurações escuras e a troca das mesmas por restaurações em resina ou porcelana. Em casos de restaurações extensas, pode ser necessária a confecção de coroas.

4) Mancha nos dentes por Fluorose Dental 

mancha nos dentes por fluorose

O que é –

A fluorose dentária é uma alteração de cor comum do esmalte dental derivada da exposição excessiva ao flúor na fase de formação dos dentes. São afetados grupos de dentes quer na dentição decídua ( de criança ), quer na dentição permanente. É caracterizada por ter o esmalte excessivamente opaco e com manchas que podem variar de branco ao marrom escuro.

Causa –

A principal causa da fluorose esta relacionada a ingestão em excesso de flúor nos primeiros anos de vida da pessoa. Nessa época ocorre a formação e maturação do esmalte ( a parte mais externa ) dos dentes. Assim, quanto maior a quantidade ingerida de flúor, maior o defeito no esmalte, pois o flúor em excesso irá atuar negativamente durante o processo de formação do esmalte.

Além disso, quando se ingere uma quantidade maior de flúor no primeiro ano de vida, as manchas vão ser maiores nos dentes anteriores, já se for por volta dos três anos, os dentes posteriores vão ser mais afetados.

Tratamento –

Quando o caso for mais simples com manchas menores provavelmente um clareamento já é o suficiente. Em casos mais complexos teremos que fazer um desgaste nos dentes para posteriormente fazer uma restauração. Vale ressaltar que o flúor é muito importante e que seu uso não deve ser descartado apenas supervisionado quando utilizado para crianças.



5) Mancha nos dentes por Tetraciclina 

mancha nos dentes - tetraciclina

O que é –

Alteração comum dos dentes por uso em excesso de um antibiótico chamado tetraciclina. São manchas que podem ser de cor amarela ou marrom acinzentada, normalmente atingindo um grupo de dentes.

Causas –

A causa está relacionada ao uso de tetraciclina durante o período de calcificação dos dentes. Isso significa que os dentes decíduos podem ser afetados do sexto mês (no útero) até o décimo ou oitavo ano de vida e os dentes permanentes do sétimo mês de vida até o sétimo ou oitavo ano de infância

Tratamento –

Casos mais simples, apenas um clareamento dental é o suficiente. Para casos mais complexos está indicado o uso de facetas.

Saiba Mais sobre Facetas de Porcelana (Clique)

Vídeo sobre Mancha no Dente

E seu eu possuir uma mancha preta nos dentes, devo me preocupar?

Como visto no texto acima temos diversos tipos de mancha nos dentes, algumas escuras, outras mais claras.

Porém, conversando com os nosso pacientes e também analisando as perguntas enviadas pelo site , podemos ver que muitos tem dúvida sobre mancha preta no dente

A maior parte das pessoas pensa que mancha preta significa que ela possui cárie.

Porém nem sempre isso é verdade

Nesse ponto, vamos parar e pensar . Quando olhamos nossos dentes, principalmente os posteriores, vemos que eles não são lisos mas apresentam irregularidades, os chamados sulcos dentários .

Com a nossa alimentação do dia a dia ( café , bebidas com corantes , doces , refrigerantes, a lista é grande ! ), os sulcos podem se pigmentar, ou seja, ficam mais escuros ou até pretos.

Porém, como eu vou saber se eu tenho cárie ou se é somente um sulco pigmentado ?

Nesse caso, é importante a avaliação do dentista. Ele vai poder te orientar qual o correto tratamento para o seu caso.

Uma outra região que pode apresentar manhas pretas ou escuras é próximo a gengiva. Quando não realizamos a correta higienização, podemos ter o chamado cálculo ( tártaro ).

Nesse caso ele não apresenta somente a coloração escura, mas também pode ser mais clara ou até amarela.

Portanto em ambos o casos a higienização é extremamente importante para que você não apresente manchas escuras nos dentes.

Um ponto importante a ser lembrado:

Apesar de nem todas as manchas pretas serem cárie, muitas vezes elas são e devem ser tratadas o quanto antes para não ter um maior prejuízo ao dente.

Conclusão

Mancha Preta denteCada tipo de mancha nos dentes tem um fator e uma causa associada, assim como, um tratamento diferente. Por isso, é super importante o correto diagnóstico da alteração de cor nos dentes para ter o correto tratamento.

Em nossa clínica realizamos os diversos procedimentos listados acima para melhorar a estética do seu sorriso. Ligue para nós para saber mais.

Abraços,

Davi Frossard


Saiba mais Sobre Mancha nos Dentes. 

Clique agora e baixe o nosso EBOOK !

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

330 Comentários em “Os 5 principais tipos de Mancha nos dentes

  1. luiky disse:

    boa noite doutor, estou com pontos pretos atras dos dentes oq pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luiky,

      Pode ser cálculo dental, cárie ou até pode ser que não seja nada. O importante é você ir ao dentista para melhor avaliação.

  2. Raquel disse:

    Boa noite.. Estou com uma mancha tipo essa da imagem “fluorose dental”, porém ela está um pouco mais escura. Fui fazer uma limpeza recentemente, a dentista raspou porém não saiu nada, só deu uma clareada de nada, ela disse q se tratava de uma mancha interna. Como posso remover essa mancha e evitar ela novamente ? Pois, vi que só raspando não vai adiantar.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raquel,

      Se realmente for a mancha tipo da imagem da “fluorose dental”, um caminho possível seria realizar facetas ou até coroas dentárias. É preciso analisar o dente. Um tratamento menos invasivo seria realizar um clareamento dental. Tudo depende do tipo de mancha que seu dente aparenta.

  3. Erison disse:

    Doutor no dente debaixo antes do canio no fim do dente antes de chegat a gengiva esta tipo uma bordinha preta . Seria carir?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Erison,

      Pode ser cárie ou pode ser apenas uma pigmentação. Somente com a consulta no dentista podemos ter o correto diagnóstico.

  4. Elidicresia Sinese de Oliveira disse:

    Tenho uns pontos preto no dente .Nunca tive problema nos dentes ,restauração… Tenho todos os dentes ,porém,Em alguns tenho uns pontos pretos e a médica disse que ñ tenho cárie!E ñ removeu essas manchas . Será que ela avaliou direito?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elidicresia,

      Muitas vezes esses pontos pretos não são cáries e não é preciso remover.

  5. Kerlia disse:

    Olá Dr… O meu dente estar com uma mancha preta no meio dos dentes na frente e no de baixo não sai por nada o que poderia ser ? Posso perder os dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá kerlia,

      Pode ser uma cárie. Inicialmente não fique preocupada com o fato de perder o dente. Entretanto, busque um profissional qualificado em sua região para realizar o tratamento.

  6. Geandra disse:

    Olá Dr… meu filho caiu faz umas 2 semanas bateu a boca no chão… e agora o dentinho da frente escureceu tá meio cinza oq pode ser ? O dentinho ta firme será q volta ao normal ?? Aguardo resposta .. obg

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Geandra,

      Quando acontece um trauma no dente, o mesmo pode ter uma alteração de cor. Geralmente a cor não volta a cor original. É preciso levar seu filho no dentista para ver se o dente não apresenta nenhum outro problema.

  7. Carla disse:

    Bom dia doutor. Tenho um filho de 7 anos e seus 2 dentes incisivos está amarelo pir trás,como se fosse abrir um furinho.Já levei ao dentista para criança e a doutora disse que é tártaro, fez uma limpeza mais não adiantou nada.Estou super preocupada pois seus dentes já são os permanentes. Perguntei a doutora se poderia estar assim devido a uma queda quando tinha 4 ou 5 anos.Me respondeu que não tem nada a ver.não sei mais o que fazer. Se possível me ajude.Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carla,

      Pelo seu relato, me parece que deve ser a presença de Cálculo dental ( tártaro ). Entretanto, sem uma consulta clínica não é possível saber ao certo o que seria isso.

  8. Veronica disse:

    Olá Doutor , minha mãe está reclamando de retração da gengiva e hoje os dentes da frente dela apareceram metade de cor cinza , ou seja , na parte de cima do dente está com cor normal e a outra parte de baixo está cinza , é algo grave ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Veronica,

      Quando acontece a retração, a região que estava protegida pela gengiva pode ter uma coloração diferente. Sobre a coloração cinza, eu não vou poder responder, já que isso não é algo normal. É preciso que você vá ao dentista para melhor análise clinica.

  9. Gabriel disse:

    Olá, tenho uma mancha causada por traumatismo. Quando eu era menor, cai e bati meu dente incisivo superior. Minha dentista disse que a única opção seria furá-lo. Quais são as demais soluções além das citadas no texto? Clareamento interno, como funciona?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriel,

      Praticamente todas as opções de tratamento estão presentes no texto. O clareamento interno pode ser uma opção sim. Apesar de eu não gosta de realizar esse procedimento.

  10. Ana disse:

    Olá Doutor, Então entre minha gengiva e meu dente bem na raiz do dente tem uma mancha preta o que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Infelizmente não é possível saber. Somente olhando clinicamente.

  11. Sandra Almeida disse:

    Boa noite doutor tem um ponto escuros entre um dente e outro porem o ponto escuros e perto da gengiva o que pode ser.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sandra,

      Não é possível saber. O ideal seria você ir ao dentista para melhor diagnóstico.

  12. DEBORA MORAIS disse:

    Ola doutor, tenho um ponto amarelo no dente com que da para sentir com os dedos o que pode ser ? E tanben toda vez que escovo os dentes e passo fio dental senpre a gengiva sangra.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Debora,

      Tente melhorar a escovação e usar o fio dental para melhorar o sangramento da gengiva. Além disso, somente indo ao dentista é possível analisar esse ponto amarelo.

  13. Otília disse:

    Boa noite.meu esposo tem tipo uma crosta amarela na parte de dentro .nos dentes inferiores assustador nos ajude doutor

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Otília,

      Não posso afirmar, mas pode ser que isso seja cálculo aderido ao dente. É preciso que seu marido vá ao dentista para realizar uma profilaxia e raspagem da região.

  14. Júnia disse:

    Olá Doutor!
    Fiz uma restauração a poucos dias e percebo que meu dente ainda ta com uma marca cinza clarinha,você acha isso normal? É e preciso recorrer ao meu dentista novamente?

    Obrigada….

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Júnia,

      Pode existir alguma mancha no dente devido a restauração antiga. Caso esteja com dúvida, entre em contato com o seu dentista.

  15. Thais disse:

    Olá doutor! Tudo bem?
    Eu tenho quase certeza de que tenho cárie pois estou com pequenos pontos pretos em vários dentes, eu quero tratar isso o quanto antes mas só consegui marcar horário com meu dentista daqui a 21 dias, como cuidar para que a cárie não se agrave até lá? To desesperada, pois eu sei que é muito tempo para esperar.
    Agradeço desde já pela atencão
    Thais

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thais,

      Obrigado pelo comentário. Primeiramente, fique calma, nem sempre um ponto preto significa cárie. O ideal seria você conseguir horário no seu dentista o quanto antes, até para você ficar mais calma. Procure escovar a região com cuidado e usar o fio dental.

  16. Maria disse:

    DR David
    QTodos os meus dentes tem resina inclusive facetas de canino a canino inferiores e superiores. Por o bicarbonato ser abrasivo, pode riscar e fazer o resina perder o brilho.? Ou pode usá-lo sem medo a cada 6 meses.
    Muito obrigada
    Maria

  17. Maria disse:

    Olá Doutor.
    Todos meus dentes são restaurados com resina.
    A minha dúvida é sobre a profilaxia, o Dentista que fez disse que pode ser feita com jato de bicarbonato.
    Agora mudei de dentistA e Ele disse que só usa pasta própria para polimento e que o bicarbonato tira brilho e o dente acaba ficando abrasivo.
    Por favor qual a melhor maneira de fazer profilaxia em sua opinião em quem tem todos dentes com resina composta?
    muito obrigada
    Maria

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Não estou vendo o seu caso clinicamente para ver sua condição clinica. Entretanto, na maioria dos casos podemos usar o jato de bicarbonato.

  18. Pingback: Anônimo
  19. patricia mendes disse:

    Olá Doutor. Minha filha tem 1 aninho e os 4 dente da frente estão com umas manchas branca na parte de cima perto da gengiva, isso pode ser cárie?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patricia,

      Uma mancha branca pode indicar um inicio de cárie. Entretanto, pode ser que não seja nada muito grave. O mais importante é levar a sua filha ao dentista para melhor análise do dente.

  20. Sara disse:

    Olá Doutor. Eu uso aparelho fixo a uns 2 anos e vejo que ao redor do aparelho tem umas manchas marrons de cárie. Eu gostaria de saber quais procedimentos eu posso tirar essas manchas depois que eu tirar o aparelho. obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sara,

      Se realmente for cárie é preciso remover-las e realizar uma restauração. Acontece em muitos casos de ser apenas uma mancha no dente. Nesse caso uma boa profilaxia e clareamento podem ser a solução.

  21. Michelle tavares disse:

    Olá doutor Davi! Tenho um dente manchado e dói. Fui ao dentista e o mesmo disse que não era cárie. Que poderia ser uma sensibilidade por isso eu sentia dor. Comecei a usar uma pasta para dentes sensíveis. Deu certo. Mas a dor voltou. Oq pode ser? Quando abaixo a cabeça e levanto meu dente doe.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Michelle,

      Eu não tenho como saber o que seria sem realizar uma consulta clínica. Você ainda continua usando a pasta de sensibilidade? Faz uso constante do fio dental na região ?

  22. Paulo disse:

    Dr . tenho manchas negras muito parecidas com a de tabagistas. me informaram que pode ser por conta do açaí que muito consumo . e também o açúcar isso procede? e o que fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Paulo,

      As manchas podem ter diversas origens. Para saber qual o melhor tratamento é preciso ir ao dentista para se ter o correto diagnóstico.

  23. Sara lima disse:

    Oi dr.o meu filho de 4 anos tem uma manchinha preta no dente da frente n parte de tras.Seria cárie?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sara,

      Não posso saber o que seria sem realizar uma analise clínica.

  24. Luciana Sena disse:

    Boa tarde Dr. Meus dentes estão com umas manchas presta em alguns dente há pesquisei não são tártaro porém Pensei eu fosse,as vezes elas soltam e são como pedra o que são ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luciana,

      Infelizmente não é possível saber o que seria esses pontos pretos sem analisar eles clinicamente.

  25. Corina Rosa disse:

    Olá Dr. Em novembro de 2016 coloquei aparelho odontológico e por questao financeira estou desde julho/2017 sem fazer manutenção, final de novembro/2017 começou aparecer umas manchas marrom nos meus dentes superiores e uma leve dor em um dos dentes, decidi remover o aperelho em casa (acredito nao ser aconselhável mas o valor para tirar é limpar estava fora da minha alçada) e notei que a mancha se concentrava em torno onde estava os brequet, tem como lnformar sobre o que se trata? Seria Cárie? Obs.nao bebo café,nem bebida alcoólica e nunca fumei.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Corina,

      Realmente não é aconselhável remover o aparelho em casa. Quando o aparelho não é removido da maneira correta, pode ficar resquício de resina no dente. Com o tempo a resina pode pigmentar e alterar a cor do dente. É preciso que você vá ao dentista para melhor análise.

  26. Eliete disse:

    Meu filho tem 8 Anos e tem uma mancha na ponta de um dente da frente vc sabe min dizer o que é

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eliete,

      Infelizmente eu não posso saber o que seria isso sem realizar uma consulta clínica.

  27. valdirene disse:

    Boa tarde Dr , os meus dentes estão ficando transparente ( os da frente), o que pode ser? obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Valdirene,

      Infelizmente eu não posso saber o que seria isso sem realizar uma consulta clínica.

  28. Leka disse:

    Dr. tenho canal nos dois dente da frente e sempre aparece um pontinho escuro neles, vou ao dentista e eles sempre tira toda a restauração e faz outra…. por que sempre aparece esses pontinhos no dente com canal e restauraçao? tem necessidade de refazer sempre que aparece, o dentista dissse q vai chegar uma hora que vou ter que arrancar e por inplante.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leka,

      Não vou poder te responder qual a razão desse pontinho escuro no dente, pois não vi o dente clinicamente.

  29. Maria Aparecida Lage disse:

    Olá Dr. Davi, minha irmã tem umas manchas nos dentes semelhante a mancha de fumantes, mas ela nunca fumou. O que pode estar provocando essas manchas?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      É preciso analisar clinicamente essas manchas para dar o correto diagnóstico. É preciso saber se ela ingeriu algum antibiótico na infância, quantidade de flúor, alimentação.

  30. Marcelo disse:

    Saudações dr. Davi!

    O uso de noripurum (Sacarato de hidróxido férrico) durante o crescimento de dentes permanentes pode causar amarelamento dos dentes nas crianças? minha filha tinha os dentes de leite bastante brancos, mas durante o crescimento dos incisivos centrais ela fez uso de noripurum gotas. Hoje ela tem 8 anos, e possui dentes de tonalidade levemente amarelados. É só uma coincidência? Possui tratamento na idade dela?

    Obrigado

    Marcelo

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcelo,

      Eu realmente desconheço a associação entre esse medicamento e o amarelamento do dente. O dente definitivo pode nascer levemente mais amarelo do que o decíduo ou pode ser apenas uma coincidência. O mais importante é você levar a sua filha ao dentista para uma melhor analise clinica.

  31. Juliana Barros disse:

    Boa tarde Dr!
    Tenho uma dúvida um dos meus dentes aparece uma mancha escura ao decorrer do dia qndo passo a unha sem muito esforço ela sai… Escovo os dentes normal e não tenho cárie… O que pode ser? Já q aparece com freqüência?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      Para melhor análise é preciso que você vá ao dentista. Entretanto, pode ser alguma retenção de alimento em uma região mais rugosa.

  32. Leticia disse:

    Ola doutor!! estou com um grande problema! tenho 3 dentes superiores com depressoes, sera que é muito dificil o tratamento?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leticia,

      É preciso analisar clinicamente para saber qual o correto tratamento e se o mesmo será complicado ou não.

  33. Laura Oliveira disse:

    Olá Dr Davi,

    Eu percebo ao me olhar no espelho, e apenas quando a luz está batendo neles, no meus dois dentes superiores centrais, duas riscas, linhas verticais, não parece rachadura, mas que fiquei preocupada de poderem ocorrer de se partir, quebrar. Uma vez perguntei a acadêmicos, eles disseram que era normal. Daí esqueci. Mas ontem a pontinha do meu dente, de um deles quebrou. Lembro-me que comi uma maçã. O que pode ser isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Laura,

      Esses “riscos” são normais. Sobre a pequena fratura no seu dente é preciso analisar clinicamente o que aconteceu.

  34. cida.pereira134@gmail.com disse:

    ola meu nome e cicera, tenho varias pinta preta nos dentes ,faço limpeza de 6 mês em 6 mês ,mais elas sempre volta,o dentista fala que e do cafe ,mais minha filha tem 9 anos e nunca tomou cafe e também tem essas pintas .o que sera?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cicera,

      Infelizmente eu não posso saber o que seria esse problema. É preciso fazer uma consulta clinica para melhor analise.

  35. Mary disse:

    Olá, estou com algumas manchas pretas na parte mais funda de alguns dentes. Já fui em mais de um dentista para saber o que era e alguns dizem que é cárie e alguns dizem que são somente sulcos.
    O caso é que mais dentistas disseram que é sulco do que cárie, mas me deixou com muitas duvidas. Poderia ser que quem diz que é cárie só quer me cobrar para tirar sulcos? Pois tirei uma “cárie” em um dentista em menos de 5 minutos (ele somente ligou um aparelho e raspou o dente, acho. Mais nada)

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mary,

      Existem muita divergencia em relação aos sulcos pigmentados. Existem muitos casos onde existe somente o pigmento do sulco e outros onde já existe cárie presente. A análise do dentista juntamente com o raio-x é essencial para avaliar isso.

  36. Marco disse:

    Olá, Dr. Davi. Tenho duas manchas bem pequenas de fluorose nos meus incisivos centrais. Já fiz abrasão, porém sem nenhum resultado. Agora terminei o clareamento com duas seringas de 22%, porém as manchas ficaram mais evidentes ainda.
    O que você recomendaria para tratar isso? Desgastar o dente e preencher com resina tem boa durabilidade ou é melhor fazer com porcelana?
    Agradeço a atenção

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marco,

      As duas possibilidades de tratamento são válidas. Eu não posso indicar um tratamento, já que não estou vendo o seu caso clinicamente. Cada uma apresenta vantagens e desvantagens. Na faceta é preciso desgastar mais o dente, porém, o ganho estético é bem interessante. A resina irá mexer somente na região afetada. Converse com o seu dentista e analise os prós e os contras de cada tratamento.

  37. Bruna Almeida disse:

    Olá dr. Uso aparelho a quase 3 anos e de uns dias pra cá percebi o aparecimento de uma manchina escura por cima da cola usada para colar o bracket e me preocupei bastante! O que devo fazer? Sera que isso e uma cárie?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruna,

      Pode ser uma cárie como também pode não ser nada. O melhor caminho é você conversar com o dentista que esta realizando o seu caso.

  38. Eduardo disse:

    Olá doutor, faz uns quatro dias atrás, eu fui escovar os dentes e percebi uma mancha preta do lado de dentro do dente da frente, pode ser cárie?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eduardo,

      Não é possível eu saber o que seja essa mancha sem analisar o seu caso clinicamente.

  39. Mara disse:

    Fui passar o fio dental nos meus dentes da frente e sentir como se tivesse algo errado aí quando fui notar o dente ficou com um espaço pequeno mas que incomoda um pouco por conta que entra comida etc… Será que quebrou? Fui na dentista e ela disse que não era cárie

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mara,

      Não posso saber o que aconteceu no seu dente, sem realizar uma consulta clinica.

  40. Lais disse:

    Doutor to com um dente com um pontinho preto bem pequeno e outro do lado com uma mancha branca e ambas doem ao comer . será cáries ou algo pior ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lais,

      Não é possível saber o que seria essa ponto preto no dente sem realizar uma consulta clínica.

  41. Olá doutor! A album tempo, tenho notado uma mancha amarela no meio do meu dente da frente. Ela fica Ben no meio, entre um denote e outro. O que pode ser??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alana,

      Não é possível saber o que seria essa mancha amarelada sem realizar uma consulta clínica.

  42. Leny disse:

    Doutor meu filho está com os dentes manchados por conta do antibiótico ou sei lá e são os da frente como faz para sair..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leny,

      O melhor caminho é você levar ele ao dentista para avaliar clinicamente essa mancha. Com isso ele pode te propor o melhor tratamento. Existem casos onde o clareamento dental é suficiente e outros onde tem que fazer facetas ou coroas.

  43. Ana Carolina disse:

    Olá, doutor! Há algum tempo, apareceram umas manchas escuras nos meus incisivos inferiores, e me preocupei, pois nunca tive esses problemas.
    Eu agradeceria muito se você pudesse me ajudar a descobrir o que ocasionou.
    Obs: São manchas escuras apenas perto da raiz dos dentes

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Carolina,

      Queria poder te ajudar, entretanto sem realizar uma analise clinica não posso saber o que seriam essas manchas. É precisou você ir ao dentista para melhor diagnóstico.

  44. Douglas disse:

    Olá doutor esses dias percebi que meus 4 dentes de baixo estao meio escuros na parte de tras somente. Isso é algo que devo me preocupar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Douglas,

      É preciso analisar clinicamente o dente para saber o que pode ser. Em grande parte dos casos é acúmulo de cálculo e placa dental. Isso deve ser removido para evitar problemas periodontais.

  45. Nicholas disse:

    Olá doutor tudo bem??
    Tenho 13 anos e atualmente uso aparelho.
    Infelizmente uma dessas peças do aparelho quebrou e já marquei consulta.
    Mas logo ao escovar meus dentes percebi uma mancha marrom ao redor da massa que segura essa peça. Você acha que pode ser cárie??
    Obs: minha dentista sempre disse que tenho uma ótima escovação.
    Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nicholas,

      Não posso saber ao certo o que seja. Pode ser cárie, porém existe uma grande chance de ser apenas uma pigmentação na resina que prende a peça do aparelho.

  46. Roberta disse:

    Olá doutor, meu Filho está com 7 meses e saiu os dois dentinhos de baixo dele e fui ver ele es está meio acinzentado eatras tem uma manchinha preta, é normal ou pode ser dele tomar o ferro?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Roberta,

      Não é possível associar essa mancha escura com o uso do ferro. Existem outros fatores que podem causar isso. Vá ao seu dentista para avaliar esses dentes do seu filho.

  47. Aline disse:

    Ola meu dente so é um na parte superior está ficando escuro e agora está doendo o que o pode esta havendo da a impressão que vai

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline?

      O ideal é sempre você ir ao dentista para avaliar esse dente. Existem muitas possibilidades de doenças e tratamentos.

  48. Bruno disse:

    Olá Dr. Davi, tudo bem?

    Meu problema é o seguinte, estou com problemas na limpeza dos meus dentes, descobri a algum tempo ser portador do vírus HIV.
    Desde então tenho dificuldades com a minha limpeza bucal, quanto mais escovo, passo fio dental e etc… eles continuam a manchar e ficarem amarelados, não fumo, não tenho hábitos que explique esse ocorrido.
    Gostaria de saber se por conta do vírus estar presente, minha saúde bucal está sendo prejudicada?
    Att: Bruno.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruno,

      Obrigado pelo comentário. Eu não conheço uma relação entre o vírus HIV e o amarelamento do dente. O HIV pode ser um fator de risco para as doenças periodontais. O que pode resultar em uma maior perda óssea e sangramento da gengiva. O ideal é sempre você ter um acompanhamento muito rigoroso com o seu dentista.

  49. Ana Paula disse:

    Bom Dr ,quando eu era pequena ,por conta de uma meningite ,tomei muito antibiótico e os meus dentes superiores são mais frágeis e claros , porém eu nunca tive cárie ,pois sempre cuidei bem deles . De aproximadamente 4 dias até agora eu tô sentindo incômodo nas entranhas do dentes (no cantinho da gengiva ) , é como se estivesse cortada e por isso causa uma sensação ruim ,mas também aparenta ter umas manchinhas (bem claras ) nessa parte .O que pode ser ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Paula,

      Eu não posso dar um diagnóstico sem visualizar o caso clinicamente. O ideal é se consultar com um dentista para avaliar o caso melhor.

      1. Ana Paula disse:

        Ah , muito obrigada !

        1. Davi Frossard disse:

          Disponha.

          Caso tenha outra dúvida, tentarei responder da melhor maneira.

  50. Phelipe disse:

    Ola Doutor, estou notando quem estão surgindo manchas alaranjadas na base de meus dentes, somente nos da frente, e esta sai com escovação ou auxílio de algo duro pra remover, porém, elas acabam por voltar, tirei o aparelho recentemente, isso começou depois de uma limpeza que minha dentista fez na remoção do aparelho, o que seriam essas manchas? Elas saem, mas voltam, ja tirei tudo de laranja da minha alimentação, estou com medo!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Phelipe

      É difícil eu dizer o que seriam essas manchas. Será que ainda não ficou algum resquício de resina do aparelho. O ideal seria uma consulta para melhor avaliação.

  51. Emanuela disse:

    Ola doutor.
    O meu filho ah uns 7 meses atras mais o menos ele caiu e bateu a boca no chão e quebrou um pedacinho hj em dia ele ta um amarelo clarinho e tipo trincado. Será q tem algum problema? No dia do acontecido eu levei ele no médico à dr. Falou q era p voltar se a raiz do dente escurece.
    Será necessário levar novamente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Emanuela,

      O ideal seria acompanhar esse dente junto com o dentista responsável pelo caso.

  52. ronan disse:

    e que eu notei que em meus dentes estão aparecendo manchas como se fosse sangue tento limpa mais n sai e meu dentes então saindo sangue quando escovo oque eu fasso

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ronan,

      Você deve procurar um dentista para realizar uma avaliação clínica da região.

  53. Berg Duarte disse:

    Olá, dr. Davi, tudo bem? Adoraria se pudesse tira1 minuto de seu tempo para me esclarecer uma dúvida. Minha dúvida é a seguinte: Em uma confusão na rua entre amigos, há 3 anos, eu levei um socor na boca e atingiu diretamente o dente central superior, o chamado “dente da frente da parte de cima”. Na hora ele ficou meio mole, mas endureceu com o tempo. Só que ele veio escurecendo. Posso perdê-lo? OBS: Ele escureceu pouco, e seu escurecimento se encontra sobretudo na base. Desde agradeço, obrigado! 🙂

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Berg,

      Quando ocorre um trauma no dente é muito comum ele escurecer com o tempo. Sobre perder o dente, somente avaliando clinicamente o caso para ver se existe alguma fratura.

  54. jusivania disse:

    Ola tenho uma bebe de1 ano e 5 messes com passar do tempo vi notado ums manchas amarelas no dentes dela o que faco posso usar creme dental com flúor.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jusivania,

      O ideal seria você procurar atendimento com o Dentista para avaliar o que esta acontecendo.

  55. Émerson disse:

    Olá Doutor Davi, tudo bem?

    Me chamo Émerson, meu problema é o seguinte, estou com manchas nos meus dentes, não são manchas de se assustar, mas elas existem, olhando as fotos acima me identifiquei com as ”MANCHAS NOS DENTES CAUSADAS POR ALIMENTOS E HÁBITOS TABAGISTAS”, não fumo e nem bebo, mas tomo muita cafeína juntamente com o chá principalmente. Minha dentista falou que era por má escovação, mas as minhas escovações seguem as regras de quem usa aparelho odontológico, uso escova adequada, interdental, e a cada refeição diariamente, mas mesmo assim meus dentes não clareiam, fico constrangido no consultório pois falo que sigo as regras de escovação mas sempre levo aquele famoso puxão de orelha, fiquei muito preocupado pois a mesma me disse também que não sai com o clareamento, e que terei que por lentes de contato se necessário, gostaria de saber algo mais detalhado sobre esse assunto. Fico grato desde já pela imensa ajuda que poderei receber.

    Atenciosamente.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Émerson,

      Pelo o que eu entendi você esta usando aparelho dentário. Nesse caso, é mais difícil mesmo realizar a higienização. É muito difícil para mim dar alguma opinião sobre o seu caso, já que não estou analisando clinicamente. Talvez, uma boa profilaxia e o uso do clareamento seja suficiente. Talvez só com o uso de faceta. Enfim, existem muitos tratamentos que podem melhorar a estética dos dentes.

  56. Rafaela disse:

    Ola meu dente tem algumas linhas q parecerem trincados e queria saber ok significa isso…eu jha usei aparelho mais tirei em casa e ainda tenho cola no dente…estou com medo do meu dente quebrar me ajuda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafaela,

      Não sei o que pode ser, já que não estou analisando o caso clinicamente. O ideal seria você procurar o dentista para melhor diagnóstico .

  57. Isabella Gomes disse:

    Olá doutor, fiz uso do aparelho fixo por 2 e meio e durante esse processo, percebi que o dente onde fica colada a banda,estava com uma mancha marrom e em sequência abriu uma pequena fenda, que doía muito, voltei ao dentista e ele fez um pequeno “reparo”, cobriu a fenda com resida. Em menos de 1 mês, a resida ficou amarelada e ao redor existe uma camada bem fina marrom. Já fui em outros dentistas, ninguém sabe explicar, eu até fiz clareamento a laser porém a mancha continua. Existe alguma solução ou mesmo uma recomendação, tenho medo de perder meu dente.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Isabella,

      É muito difícil para mim responder a essa pergunta. Não estou olhando clinicamente nem tenho nenhum exame de imagem para saber como esta esse dente. O ideal seria mesmo você conversar com os seu dentista.

  58. Flavia disse:

    Dr. boa tarde,
    No final de semana meu filho de 1 ano estava com uma colher de alumínio na boca, e a noite quando estávamos em casa percebi um risco cinza em um dos dentinhos debaixo, como se fosse um risco de lápis, acredito ter sido dele raspar a colher, visto que ele não tinha nada durante o dia.
    O que posso fazer para tirar? Já passei o dedo com água, mas não saiu, passei a escovinha dele e também não.
    Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Flavia,

      Isso deve sair com o tempo. Nunca vi acontecer uma mancha desse tipo.

  59. Ana Júlia disse:

    Ola doutor tenho 11 anos e desde os meus 7 anos assim que um dos meus dentes da frente começou a nascer ele nasceu com um bolinha amarela oque pode ser?
    Tem tratamento? E na minha idade ja posso fazer? Desde já obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Júlia,

      Infelizmente eu não consigo saber o que seria essa bolinha amarela sem realizar uma consulta clínica. .

  60. Janeffer disse:

    Olá boa tarde, eu uso aparelho e com falta de dinheiro não consegui ir ao dentista e em volta do meu aparelho tem uma mancha preta se eu remover eu mesmo o aparelho essa mancha sai ou continua? Como faço para tira essa mancha

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Janeffer,

      Eu recomendaria que você fosse ao dentista remover o aparelho. É muito provável que essa mancha não saia sem ajuda especializada.

  61. ALANA disse:

    Bom dia, estou com umas “manchas” nos dentes da frente, como se estivesse perdendo o brilho nessa regiao. É como se estive lixado o dente nessas partes…, está sem brilho. O que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alana,

      O melhor caminho seria realizar uma consulta clínica para melhor diagnóstico.

  62. Larissa disse:

    Olá doutor, surgiram manchas nos meus dentes, estou preocupada, será que você pode me passar seu Email, para que eu possa tirar dúvidas?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Larisa,

      O melhor caminho seria realizar uma consulta clínica para melhor diagnóstico.

  63. Estou com muitas manchas nos dentes tanto na frente com dentro e são muito amarelas como ferrugem e hoje retirei umas placas duras e grossa oque é isso
    E gostaria de saber qual o tratamento adequado pra isso.
    E inclusive meus dentes estão ficando moles.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Edilene,

      Não é possível eu saber o que seria sem realizar uma consulta clínica. Somente com ela é possível avaliar o seu caso.

  64. Claudia disse:

    Boa noite Dr Davi.tenho um bebe de 11 meses e estou muito preocupada com os dentes dele.tem uma semana que os dois dentes da frente dele tinha uma manchinha preta e hoje já esta ficando esbranqueçado.cuido muito bem da escovaçao dele.desde novinho uso aquela escovinha de dedo.nao tenho certeza mais acho que essas manchas possa ser por causa de medicamento ele pegou uma gripe forte de uns 20 dias agora que ta recuperando e precisou tomar muitos remédios.quero saber se os dentes vao voltar ao normal.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Claudia,

      É difícil eu saber qual o tipo de mancha e se vai voltar a cor normal. O ideal seria você procurar o Dentista para melhor avaliação clínica.

  65. Adria disse:

    Olá doutor!
    Estou com o começo de uma cárie, o que posso fazer para q ela não aumente? E qual a forma correta de escovar os dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adria,

      Você deve procurar o dentista para tratar dessa cárie. Sobre a forma correta de escovação dos dentes, você pode ler esse texto aqui em nosso blog.

  66. Vanderson disse:

    E começar a escovar os dentes ???

  67. Vanderson disse:

    Oii doutor oq eu faço para tirar minhas manchas meio amarelas do dente, é q qnd eu era criança eu n escovava meus dentes dai eu quero deixar ele limpo e é provavelmente se eu ir no dentista ele consegue limpar??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanderson,

      O melhor caminho seria mesmo procurar o dentista para avaliar qual seria a origem dessa mancha e qual o melhor tratamento a ser feito.

  68. Monica disse:

    Boa noite Dr, minha filha tem uma mancha amarela meia que profunda no dente da frente, passei em dois profissionais com opiniões diferentes, um disse que deveria fazer o microabrasao, o outro que deve ser feito um desgaste em cima desse dente e colocar uma rezina, o que o Dr sujere? Desgaste no dente fiquei meia assim, esse microabrasao pesquisei e tem informações que se for uma mancha profunda não ira sair que o caso da minha filha de 12 anos, obrigada se puder dar uma opinião.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Monica,

      É muito difícil eu dar opinião em um caso que não avaliei clinicamente. Como você disse, tem vantagens e desvantagens em cada caso. Quando ocorre o desgaste do dente, não tem mais volta. A microabrasão é uma solução mais conservadora, porém, nem todos os casos são resolvidos somente com esse tratamento.

  69. Mariane disse:

    A ser tratada. Aguardo resposta é agradeço desde já!

  70. Mariane disse:

    Olá Dr, apareceu a poucos meses uma manchinha marrom clara entre um dente e outro. Pode se suspeitar de uma cárie (em tão pouco tempo) ou apenas uma mancha a ser tratt

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariane,

      Infelizmente eu não posso falar o que seja. Para isso, somente realizando consulta clínica.

  71. erica disse:

    Dr meu dente esta com um furinho muito pequeno e não faz muito tempo que fiz uma limpeza de flúor mais não tem cor

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Erica,

      Eu sugiro você realizar uma consulta clínica para ver o que seria esse “furo”.

  72. Silvana Cardoso dos Santos disse:

    Olá doutor meu filho quebrou o dente com uns dois anos agora com 7 anos e meio o dente da frente dele cresceu mas veio com uma mancha branca o que pode Ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Silvana,

      Quando ocorre uma queda ou fratura com o dente em formação, pode acontecer de aparecer uma mancha branca no dente.

  73. mariana alves disse:

    doutor oque a pessoa faz para eliminar quando a pessoa esta com mancha branca no dente

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariana,

      O melhor caminho é ir ao dentista. Assim, será feito uma análise do da mancha e qual o melhor tratamento a ser feito.

  74. Suzy disse:

    Em uma restauraçao,todos os pontinhos pretos do dente devem ser removido?pois fiz uma restauraçao em um dente e ñ foi coberto os pontinhos das laterais do dente e vou precisar colocar aparelho,vc acha q devo falar com meu dentista?

    1. Davi Frossard disse:

      Suzy,

      Sim, converse com o seu dentista sobre a sua dúvida. Ele vai ser a melhor pessoa para sanar a sua dúvida.

  75. Beatriz paulo Nhambel disse:

    Boa tarde Doctor
    tenho um buraco no dente e dentro do buraco tem uma mancha preta..escovo tanto esse dente mas descobri qui escova não Chega lá..como tirar essa mancha??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Beatriz,

      Você deve procurar um dentista para melhor avaliação desse dente.

  76. Rejane Alexandre disse:

    Apareceu uma mancha escura na linha da minha gengiva e sinto sensibilidade quando escovo. Gostaria de saber o que poderia ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Rejane,

      Não posso falar o que é sem realizar uma consulta clínica.

  77. Suely disse:

    Dr. Desde que tirei o aparelho ortodôntico fixo eu passei a ter mau hálito e estou com dois dentes que são para extrair, e agora esta aparecendo umas manchinhas pretas entre os meus dentes, gostaria de saber como faço para retirar essas manchas e se tem como tirá-las, gostaria de saber tambem se tem como eu repor o aparelho pq meus dentes estao ficando afastados na frente e estao ficando horriveis…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Suely,

      O único caminho é marcando uma consulta para avaliação e diagnóstico. Só assim, poderemos saber qual o melhor planejamento do seu caso.

  78. Filipa Gomes disse:

    Bom dia,
    Levei a minha filha de 6 anos ao dentista porque tinha dor no último dente superior e estava com a zona superficial do dente amarela com uma pinta preta. Na consulta sopraram agua e ar e a minha filha reagiu com dor. Constataram assim que era uma cárie. Ao brocar o dente a dentista diz que ficou com a sensação que não era uma cárie. Contou que há pessoas que têm manchas nos dentes da frente e nos de tráz que também têm dor e que os dentes se desfazem mas que ainda estavam a estudar esses casos. Realmente tem os dentes manchados. Pode me explicar se é comum confundir uma cárie e o que terá a minha filha?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Filipa,

      Existem casos onde temos dentes com manchas que não são cáries. Com uma consulta clinica e uso de exames auxiliares é possível identificar o que o dente apresenta.

  79. Luciene freitas disse:

    Bom dia doutor Davi, meus dentes tem umas riscas amarelas bem no meio dos dentes por lado d de dentro e por fora mais eh so os dentes chatos, ja fui no dentista e fiz duas vezes o clareanento caseiro e n vi melhora nenhuma tem uns dois meses q fiz um clareamento a lesar mas nenhum resultado d melhora ,n sei mais o q fazer pois ja gastei muito e n consegui clarear meus dentes,o q devo fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luciene, o clareamento é a um tratamento ótimo, mas talvez não seja a indicação para você. Você já pensou em realizar facetas dentárias ou lente de contato, talvez seja um caminho. Veja esse texto em nosso site. Converse com o seu dentista e veja qual a melhor indicação.

  80. Marilia disse:

    Boa Tarde Doutor!

    Bom no meu caso é bem mais grave. tenho ausência de dentes na parte superior , neste caso seria possível colocar essa faceta?
    preciso saber , pois uso uma prótese removível e ouve desgastes dos outros dentes …hoje mesmo fui ao dentista fazer uma limpeza nos dentes. mas queria muito colocar dentes para poder sorrir .. tenho uma filhinha pequena de 7 meses a acredita q não tenho nenhuma foto com ela sorrindo.. fico muito triste com isso . será que no meu caso só mesmo o implante?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marilia,

      Sim, quando se perde os dentes e por consequência se usa uma prótese, o melhor caminho é a instalação de implantes. Não é possível colocar faceta em prótese.

  81. Mayra Meneses disse:

    Dr, eu fiz uma restauração há uma semana atrás. Hoje percebi que surgiu um pontinho preto no meu dente, mas estou fazendo a higienização direitinho. Como faço pra saber se é uma carie ou não?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mayra, não possível saber sem uma consulta clínica no dentista.

  82. Amanda disse:

    Boa Tarde Doutor Davi, gostaria de saber se é normal fazer uma restauração ( Resina ) e fica algumas “pintas” preta no local da restauração? E se sulcos pigmentados, as famosas manchas pretas podem sair com uma limpeza?

    1. Davi Frossard disse:

      Amanda,

      Os sulcos pigmentados não saem somente com uma limpeza. Sobre a restauração, geralmente elas não ficam com pigmentos pretos, porém é preciso avaliar o que aconteceu no seu caso.

  83. Bernardo disse:

    E se a tratamento sem arrancar o dente

  84. Bernardo disse:

    Olá doutor, estou com um pontinho no último dente, isso pode ser cárie? Há está um pouco furado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bernardo,

      Não posso confirmar o que é sem realizar uma consulta clínica. Mas manchas Pretas com cavidades é um grande indício de cárie. O tratamento pode ser feito sem maiores problemas.

  85. Daniele Teodoro disse:

    olà Dtr
    eu tenho algumas manchas amareladas
    dizem q è o tal esmalte dental
    vc poderia me dizer se pode ter algum remèdio,ou algo para que isso saia do meu dente, são apenas 5 dentes os outro são todos brancos e brilhantes,eu tambèm acho q isso ocorreu atravès d quando eu era criança tomar muitos amoxilinas
    vc poderia me esplicar pq isso ocorreu e se existe algum remèdio para isso.?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniele,

      Não existe um remédio para isso. Para clarear o dente é necessário realizar clareamento ou tratamento estético com facetas. Consulte um dentista para saber qual o melhor tratamento para você.

  86. Myrella disse:

    Olá, Davi!
    Tenho uma dúvida. Recentemente tenho notado algo diferente em um dos meus dentes posteriores. Em algumas vezes pude sentir um certo desconforto ao mastigar. Senti um pouco de sensibilidade ao comer uma comida levemente quente. E ao ingerir algo gelado, senti ainda mais.
    Achei que fosse apenas sensibilidade. Então resolvi dar uma olhadinha nos meus dentes (tenho por habito fazer) e acabei notando uma pequena mancha escura entre um dente e outro. Suspeito que seja carie.
    Bom, o que realmente quero saber é se é possível sentir esses sintomas no início de uma carie. Li em alguns artigos que é assintomático no início. Vou buscar a orientação de um dentista ainda esta semana.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Myrella,

      Obrigado pelo comentário. Sim, o inicio da cárie geralmente não tem sintomas. Porém, com o progresso dela é comum começar a sentir dor e desconforto.
      O melhor caminho, como você disse, é procurar o dentista para saber exatamente o que esta acontecendo.

  87. gaby disse:

    Dr tenho 17 anos desde de crianca tenho manchas brancas nos dois dentes de baixo queria sabe se tem alguma pasta ou clareamento que possa dar jeito ou nao tem mas o que fazer

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gaby, não conheço nenhuma pasta que faça esse efeito. Um dos tratamentos propostos é o clareamento. Mas, é preciso saber o grau de extensão dessa mancha para saber qual o melhor tipo de conduta.

  88. Erivaldo disse:

    Dr. Davi minha filha caiu e quebro o dente ai fikou uma manch cinza ja levei no dentista e eles falaram que eh angue preso dentro

    1. Davi Frossard disse:

      Erivaldo,

      Pode acontecer isso, nesse caso tem que acompanhar, se a mancha não sumir é preciso realizar um tratamento estético para diminuir essa cor cinza.

  89. suéli AParecida disse:

    Tenho manchs branca em um unico dente mas ja veio com o dente quando fiz a troca e normal isso? Como posso fazer para eliminala?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sueli,

      Não entendi muito a sua pergunta. Mas manchas nos dentes acontecem, como escrito no texto, existem várias maneira de remover. Somente com uma consulta diagnóstica podemos saber qual o melhor tratamento.

  90. Daniel disse:

    Olá Dr. Eu usei bicarbonato na escovação,e apareceu umas manchas brancas. será que tem como remover-las?

    1. Davi Frossard disse:

      Daniel,

      Procure um dentista pra saber o que aconteceu com você.

  91. Raissa Santos disse:

    Dr. Davi
    Saindo um pouco seu assunto sobre manchas,os dentes sisos são de “leite” ou são permanentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raissa,

      Os Sisos são dentes permanentes.

  92. Leia disse:

    Olá doutor fiz uma limpeza dentária , passou duas semanas apareceu próximo a gengiva umamancha a qual nuna tive sem contar q está sensível o q fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leia, você deve ir ao dentista para saber o que fazer. Eu não posso te orientar sem examinar o caso.

  93. Elenilda Oliveira disse:

    Boa tarde

    Dr.Davi

    Como vai?

    Passei por enxerto ósseo, implantes, e agora estou na reta final moldando os definitivos. No entanto após fazer a prova já em porcelana os dentes da frente ficaram inclinados em um dos lados o protético me pediu pra ficar de pé pra ter uma melhor visualização e desgastou estes dentes, porém percebeu que tenho um dos caninos do lado direito muito grande e pontudo o que compromete a estética, e sugeriu que fizéssemos um desgaste no mesmo ou então colocar uma faceta.
    O questionei quanto a sensibilidade que poderia ocasionar neste canino, isto é verdade posso ficar com uma sensibilidade ou sentir dor?
    Neste caso o dente fica mais propicio a carie.
    E no caso da faceta o dente também passa por um desgaste não é?
    Estou muito preocupada e indecisa, até porque não tenho mais dinheiro pra pôr faceta.

    Agradeço!

    Elenilda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elenilda,

      Faceta de porcelana, quando bem indicada, é um ótimo tratamento. Para a colocação da faceta pode ser preciso um pequeno desgaste. Converse com o seu dentista sobre esse tratamento.

  94. Bernadete disse:

    Bom dia! Tenho uma coroa no incisivo lateral que está acizentada e a gengiva escura. Fiz a troca do Pino d metal por um de fibra de vidro. Fui fazer a prova da nova coroa também de porcelana e o problema permanece. O dentista disse que a raiz do dente escureceu. Tem soluçao para isto? Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo elogio Bernadete.

      Essa questão estetica acontece e é de difícil solução. É preciso avaliar o caso clinicamente para saber qual o melhor caminho a seguir.

  95. laysa disse:

    Ola doutor EU estou com duas manchinhas no mesmo dente,MAs é pequna e EU nao sinto nenhuma dor sera que é carie?? Pfv me ajuda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Laysa,

      Pode ser cárie como também pode ser que não seja nada. O ideal é procurar um dentista para melhor diagnóstico.

  96. neia disse:

    Olá doutor, meu filho tem 5 anos e já caio os 2 primeiros dentes de baixo e estão nascendo os permamentes do fundo, só que eles estão nascendo com um cor amarronsada e o da frente também está nascendo do mesmo jeito. O que pode ser tem tratamento.

    1. Davi Frossard disse:

      Neia,

      Não posso te responder isso sem realizar uma consulta. É preciso levar sem filho para avaliação com um dentista.

  97. Dalva Toledo Grzybowski disse:

    Dr Davi!
    Tenho uma netinha de 13 meses, que todos os dentinhos que nasceram, até agora apenas cinco, são transparentes. Estamos bastantes preocupados, pois nunca tinha visto assim. É normal?!! ou significa algum problema?!! E se for algum problema, tem tratamento?!!
    Desde Já obrigada pela atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Dalva,

      Antes de tudo é necessário realizar uma consulta com um dentista, somente assim poderemos saber o correto diagnóstico e o tratamento.

  98. Aline disse:

    Olá dr. Davi, meu bebê tem 10meses e percebi uma mancha grande e preta atrás do dente frontal superior dele e a gengiva tbm está. oq será q pode ser? Será q está querendo cair?

    1. Davi Frossard disse:

      Aline,

      Não posso te responder isso sem realizar uma consulta. É preciso levar sem filho para avaliação com um dentista.

  99. Nathalie disse:

    Olá doutor, minha filha de 8 anos tem um dente, da frente, superior, permanente, com uma pequena mancha branca, parecendo um sinal, próximo ao serrilhado do dente. O dente do lado, frente, tem uma pequena linha branca, também na parte inferior do dente. Fui a dentista, me esqueci de perguntar, mas a profissional não me disse nada. O que pode ser? Posso mandar uma foto.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nathalie,

      Eu não posso dizer o que é sem analisar clinicamente. Porém, os nossos dentes podem apresentar pequenas manchas brancas, que na grande parte dos casos não causam problemas.

  100. Valéria disse:

    Olá, Doutor.
    Eu tenho manchas no sulco do dente- acho que é isso- até então pensava ser cárie… Minha dentista falou que não é bom remover e que é só para eu continuar fazendo limpeza a cada 6 meses. Na próxima consulta ela vai me pedir pra apontar as que me incomodam para ver se é recomendado remover ou não. Isso procede?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Valéria,

      Sim procede. Muitas pessoas tem os sulcos pigmentados. E isso não necessariamente são cáries. Você deve acompanhar as manchas constantemente com a sua dentista.

  101. Ednaldo disse:

    Olá doutor tenho 17 anos… meu caso é que eu fiz um canal no último dente de baixo ai fiz 2 sessões e nao terminei ai no último dia fui lá a doutora me disse que meu dente estava muito infeccionado e nao terminou e agora que ela mecheu no meu dente ele não para de doer ai fui olhar agora e encontrei minha gengiva inchada e faz ums 7 dias que está doendo e fui olhar tinha uma manchinha preta no lado do dente e o dente está meio e se eu encostar nele ele comeca a doer mas ….me ajude ai??

    1. Davi Frossard disse:

      Ednaldo,

      Não é possível eu te ajudar somente com essa informação. Você deve entrar em contato com o seu dentista para relatar o que esta acontecendo com o seu dente. Somente avaliando clinicamente a região podemos te orientar corretamente.

  102. Felipe disse:

    Olá doutor, passei no dentista hoje e tenho uma mancha amarela perto do dente canino, ele me disse que que era normal, que a alimentação causa isso com os dentes perto da raiz, mas existe a possibilidade de branqueamento?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Felipe, tenho indicação para isso, o clareamento pode ser usado e apresenta resultados interessantes.

  103. Nichole disse:

    Olá Dr. ,tudo bem? O que poderia ser mancha preta por cima se uma obturação? e ao redor?

    1. Davi Frossard disse:

      Nichole,

      Você deve procurar um dentista e realizar uma consulta. Para assim saber qual seria o correto diagnóstico. Pode ser que seja um início de cárie.

  104. Jessica disse:

    Oi doutor meus dentes siso estão com manchas preta (o desenho da mancha é tipo uma raiz ) em cima , você acha que pode causar mal hálito? O que eu devo fazer extrailos ? Obrigada .

    1. Davi Frossard disse:

      Jessica,

      A melhor solução é procurar um dentista para analisar o que seriam as manchas pretas. Também irá avaliar se é preciso extrair os sisos ou não.

  105. Samia disse:

    Ora doutor percebi umas manchas pretas nos meus dentes meus na área debaixoe isso está me preocupando muito ó que será que e

    1. Davi Frossard disse:

      Samia,

      Somente com uma consulta clínica, podemos avaliar o que esta acontecendo com os seus dentes.

  106. Daniela disse:

    Boa tarde doutor,

    Estou fazendo um tratamento na gengiva e estou usando enxaguante bucal todo dia.. Hoje notei que a parte interna dos dentes estão com um risco marrom proximo a gengiva… seria tártaro ou algo relacionado ao enxaguante bucal?

    Obg

  107. Edilene disse:

    Olá Davi eu nunca fui ao dentista nem para abiturar nem um dente e agora meu dente esta começando a ficar escuro mas não doi não so me encomoda mesmo sera que um clareamento ja seria o bastante?

    1. Davi Frossard disse:

      Edilene,

      Não é possível opinar sobre o seu caso sem ver a região afetada. O melhor seria você procurar atendimento para cuidar dos seus dentes e ver se existe algum problema para ser tratado.

  108. jardel disse:

    Olá Dr. Davi Frossard ?
    Eu estou com um problema nos meus dentes da frente é porque apareceu uma
    Pequena manchinha escura na lateral do meu dente! Porém meus dentes são muintos junos uns dos outros… Gostaria de saber o que devo fazer? Porém a escova não tem muito acesso ja comprei enchuaguantes bocais mais nao vi nada de resultado até agora sera se eu preciso fazer uma restauração?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jardel, faça uso do fio dental.

      O melhor seria procurar atendimento para melhor diagnóstico do que seria essa mancha escura.

  109. Eliane disse:

    Boa noite Davi,
    Por favor, estou com uma dúvida, tenho uma filha adolescente e a algum tempo atrás a levei em uma dentista por conta de uns pontinhos que tinha no dente de trás, mas ela me falou que não precisaria mexer, pois a filha dela já tinha 25 anos e tinha um mesmo pontinho que nunca aumentou. Me deu uma explicação que nunca tive de nenhum dentista: ” Esse pontinho não precisa mexer, só acompanhar pra ver se não aumenta, se obturar agora, vai tirar um pedaço do dente, osso não se refaz, então depois de alguns anos precisa refazer, por conta de infiltração, e tira mais do dente, dessa maneira, com 40 anos, ela tem que colocar um bloco, eu não mexo”. Se tivessem me falado isso antes não teria tanto problema como tenho hoje. Só que me mudei e perdi totalmente o contato com essa bênção, Agora vou levá-la em outro dentista que nem conheço, mas ela ainda está com os pontinhos, como devo fazer pra saber se deve ou não obturar?

    1. Davi Frossard disse:

      Eliane, primeiramente você deve passar essa história que você me contou para a nova dentista. Realmente, nem toda manchinha no dente significa que precisamos mexer.

      A única pessoa que pode saber se pode mexer ou não no dente é o dentista que esta atendendo sua filha. Fique tranquila que vai dar tudo certo.

  110. Marivalda disse:

    Doutor,
    Quebrei um pequeno pedaço na ponta do dente inciso central superior, e a minha dentista colocou resina no dente inteiro.
    Era realmente necessário? E a resina pode prejudicar o esmalte do meu dente?

    1. Davi Frossard disse:

      Marivalda, não tenho como avaliar se era necessária ou não. A resina é um ótimo substituto quando ocorre a fratura de um dente.

  111. Adelson Dias disse:

    Doutor tenho duas manchas nos dois dentes da frente aqueles dois frontais a mancha fica entrei meio os dois cada um tem uma o que pode ser issu carie?

    1. Davi Frossard disse:

      Adelson,

      Pode ser ou não cárie, não temo como responder ser avaliar clinicamente.

  112. Fagno disse:

    Boa noite doutor!

    Há um mês e meio sofri um acidente doméstico e fraturei dois incisivos, (os dentes de cima, centrais), no mesmo dia fiz a restauração deles num dentista e ficaram melhores do que eram, contudo com uma semana ambos começaram a ficar arroxeados e com muita sensibilidade a alimentos quentes e gelados, fui no dentista e segundo o mesmo vai fazer canal, só que adivinha só, de uma semana pra cá os dentes estão cada dia mais claros e a sensibilidade diminuindo, um deles está praticamente branco e o outro se continuar nesse ritmo ficará branco novamente, isso é normal? Achei que ficariam cada vez mais roxos!

    1. Davi Frossard disse:

      Fagno, quando temos um trauma o normal é dente escurecer com o tempo, por isso o canal é indicado.

  113. Patricia disse:

    Olá Dr uso aparelho a quatro anos,porem a uns três meses apareceu uma mancha branca nos últimos dentes inferior já mostrei ao meu dentista e ele disse que era normal porém essa mancha já deu a volta no dente e dói muito? tem dia q não consigo nem escovar de tanta dor, também foi com quente, gelado,e doces
    Me ajuda por favor pois já apareceu em mais um dente

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patrícia, é difícil saber o que seria sem realizar uma consulta. Porém, uma mancha branca pode ser um início de cárie.

  114. Flávia disse:

    Boa tarde Dr!
    Sempre fui diagnosticada com descalcificação, devido minha mãe ter feito tratamento com penicilina na minha gestação,e também por eu ter feito uso de muitos antibióticos para tratar de infecções quando era eu criança.
    Porém, recentemente troquei de dentista, e o mesmo me disse que eu tenho Fluorose, e que deveria fazer uma restauração.
    Gostaria de saber se Fluorose e Descalcificação é a mesma coisa, e se de fato a restauração pode resolver pois nunca haviam me indicado anteriormente.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Flávia,

      A fluorose esta relacionada com problemas no esmalte, geralmente apresentando manchas brancas opacas e em graus mais severos manchas acastanhadas. A restauração, quando bem indicada, pode melhorar esteticamente o dente em questão.

  115. Alana disse:

    Boa noite Doutor,

    Eu já fui em diversos dentistas e infelizmente não obtive diagnósticos para o meu caso. Os meus dentes permanentes nasceram com manchas brancas que mudam conforme o dia. Alteram de acordo com pasta de dente e se eu ficar sem tomar água, ou seja, ficar com a boca seca, as manchas ficam bem brancas e sinto uma pequena sensibilidade como se o meu dente estivesse fraco. Você já viu algo parecido ?! Tenho medo de fazer clareamento e ficar pior!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alana,

      Na infância você usou algum composto com muito flúor ? O clareamento pode ajudar, desde que o correto planejamento seja feito.

      Em último caso, pode pensar em realizar facetas nos dentes.

  116. Rosie Prado disse:

    Para corrigir acima, fiquei em choque, porque visivelmente os dentes nao tinham nada, a dentista falou que a escovaçao sempre estava boa, essa regiao que moramos a agua nao tem fluor, damos em gotas com prescriçao da dentist faz 1 ano pq Muda most aqui há 2 anos atras de outro Estad. Osdentes da minha menina eram bem juntos (eram, pq no dia da sedaçao Geral para colocar as coroas ela serrou os dentes bons para ficarem com bastante espaço entre eles…o caso é longo mas me ajudaria entender melhor tendo tua opiniao, pois vejo que tens boa formação Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosie,

      É muito difícil ou quase impossível falar sobre um tratamento feito sem conhecer os detalhes do caso e principalmente sem analisar clinicamente. Existem casos, onde é preciso realizar coroas nos dentes outros casos não. Enfim, não posso opinar sobre um casos sem saber mais sobre ele.

      1. Rosie Prado disse:

        Lamento não ter tido a sorte de achar teu site antes….
        Espero q minha menina nao passe mais por isso; quanto a mim estou escovando os dentes dela sempre após refeicoes, passar do fio dental até 2vezes por dia, fazendo ela enxaguar a boca em agua com NaHCO3, etc. Estou fazendo meu melhor pq a culpa que a gente sente pelo que aconteceu a ela é latente…
        Obrigada pelo tempo que se dedica a responder a nós Dr. Frossard, que teu Futuro seja tao bem sucedido quanto o presente.

  117. Rosie Prado disse:

    Olá,
    Minha filha de quase 4 anos tem ido há 1 ano ao dentista e specializado em crianças e no check up annual deu nos raioX manchas escuros internas e conclusao: 7 coroas no total…isso aconteceu aqui nos EUA, ela vai de 3 em 3m meses ao dentista e, viral isso um ano depois, tomou sedaçao Geral para ter o procedimento realizado….o que achas? Eu fiquei chocoda….

  118. Ingrid disse:

    Olá a minha filha tem 5 anos e ela está com os dentes da frente um pouco escuro e da para perceber que é na parte de dentro do dente ,tem algum tratamento para isso ?

    1. Davi Frossard disse:

      Ingrid,

      Existem diversos tratamentos estéticos, alguns são menos invasivos e outros mais. Temos o clareamento dental que é mais simples e também existem casos onde temos que realizar coroas dentárias, onde é preciso realizar desgaste dos dentes. Enfim, temos uma gama ampla de tratamentos.

  119. Luiz disse:

    Olá! Queria tirar uma dúvida… eu possuo uns risquinhos pretos nos cantos e perto da gengiva como se fosse um risco desenhado… oque é isso?? é possivel tirar? E também tenho outra dúvida… Eu comecei a sentir a ponta do meu dente na minha boca… oque não é comum já que só sinto os dois dentes do lado dos centrais da parte de cima… estou meio preocupado porque o incomodo é como se tivesse uma pipoca presa no dente… mas as vezes eu paro de sentir e volto a sentir… Oque eu faço?

    1. Davi Frossard disse:

      Luiz,

      Difícil saber o que seria sem ver o caso. O melhor é procurar atendimento especializado.

  120. Paulo disse:

    Não sei por que os dentistas recomendam fio dental. Tenho o maior cuidado possível, passando entre os dentes por mais de 15 minutos e estou com umas manchas marrons em alguns dentes frontais. Esse tipo de fio não limpa resíduos de alimentos que se aderem nos dentes. Fita dental até ajuda, mas fio, não percebo diferença. Não consegue tocar todas as áreas dos dentes.
    O pior é que algumas marcas vendem como fita dental, mas na verdade é um fio.

  121. marcieli nery disse:

    Olá tudo bem ?
    Dr:Davi hoje pela noite fiz minha higiene bucal e ao usar o fio dental percebi que tinha uma mancha pequena preta do no meu dente da frente a minha esquerda fiquei com medo o Sr: acha que pode ser grave posso perder meu dente eu sempre faço limpeza mais parei pois limpeza tira todo esmalte dos dentes, mas já comecei a higienização mais avançada em casa mesmo liste rins fio dental e escova também me indicaram a pasta PREVENT é boa mesmo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcieli,

      Essa mancha pode não ser nada ou uma cárie. Para saber exatamente do que se trata somente com uma consulta. Procure atendimento para melhor diagnóstico. Sobre a pasta de dente, ela é importante, mas o mais relevante é a correta técnica de higienização.

  122. Monica Romualdo disse:

    Dr. Boa noite, estou com uma pequena pinta no meu molar, porém ja fiz obturação nele e notei essa pinta agora, pois estou sentindo um encomodo muito chato, se puder enviar um email posso te mandar a foto para o sr. analisar, obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Monica,

      Essa pinta pode ter vários motivos. Para saber exatamente o que seria, somente com uma consulta clinica.

  123. Felipe disse:

    Dr Davi, bom dia… estou com vontade de fazer uma limpeza daquelas de rotina nos dentes, porém eu tenho uma faceta de porcelana bem no dente da frente…. tenho medo de o jato descolar ou comprometer enfim… desde que coloquei essa faceta não mastigo com ela de medo de cair, ou quebrar, algo do genero. Devo me preocupar ??? ou na hora só explicar para o dentista ter mais cuidado com esse dente em especifico?? Agradeço desde já

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Felipe,

      Você não deveria se preocupar com algum problema que possa vir a acontecer com a faceta dental. Problemas podem acontecer, como acontece em dentes sem nenhum tratamento. Caso você fique inseguro, converse com o seu dentista e explique para ele que você apresenta facetas de porcelana em determinados dentes.

  124. giovana disse:

    Dr. Davi meu filho tem 7anos e os dentes dele estao com a cor esverdeado e o dentista que eu fui disse que quando cair vai sair mais os dentes dele nao esta mole devo me preocupa.obg

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Pelo o seu relato, é preciso se preocupar sim e procurar atendimento especializado.

  125. isis disse:

    Estou com uma machinha amarelada perto da raiz do dente e parece ter um buraquinho, pode ser cárie ou tártaro?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,
      Não é possível determinar o que seria sem uma avaliação clínica.

  126. Cássia disse:

    Olá doutor! De uns tempos pra cá notei uma manchinha branca no dente, é uma manchinha bem pequena, e é só um pontinho. Uma bolinha bem pequena mesmo. Na frente do dente, o que pode ser? D

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cassia, é difícil saber o que é sem ver o caso. Pode ser somente uma mancha no esmalte do dente ou até um início de uma cárie.

      1. Gabrielle disse:

        Olá boa noite, minha filha vai fazer 2 anos e os quatros dentes dela da frente tem umas manchas marron na parte de trás, eu gostaria de saber oque pode ter causado isso e se tem algum tratamento adequado, observando:eu sempre escovei os dentes dela com a pasta sem flúor mas começou aparecer as manchas eu usei com flúor pra vê se saia, mas continua a mesma coisa

        1. Davi Frossard disse:

          Olá Gabriele.

          É muito difícil saber o que causou e qual o correto tratamento sem ver e analisar o caso clinicamente. Pode ser que não seja nada, ou seja, apenas um escurecimento do dente, pode ser uma hipoplasia de esmalte ou um início de cárie. O mais importante é você levar ela ao dentista para melhor avaliação.

  127. Julia disse:

    Olá doutor! A um tempo apareceram umas manchas pretas em partes irregulares dos meus dentes, com medo do que poderia ser comecei a reforçar a escovação porem as manchas nunca sairam. Como uso aparelho, vou ao dentista sempre e já mostrei as manchas para vários médicos por lá e mas eles nunca falam nada nem me respondem quando pergunto o que é. Já fui em um outro consultório e o dentista fez um teste com papel carbono pois, por causa do aparelho, o raio x não mostraria resultados e ele disse q pelo carbono, não é carie e se era, já “saiu”.
    Doutor, o que devo fazer nessa situação? Eu realmente estou com medo e preocupada quanto a saúde dos meus dentes.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Julia, eu não posso saber o que é sem ver o caso. Mas, como o seu relato indica, seu dentista já relatou que não é cárie. Caso ainda esteja insegura, procure uma segunda opinião.

  128. Tatiana disse:

    Bom dia doutor,
    Eu fiz clareamento pela 2 vez, e mesmo ingerindo os alimentos permitidos meus dentes mancharam. Tenho resina em dois dentes posteriores, e as manchas começaram envolta da resina. Tem alguma chance da resina manchar os meus dentes no processo de clareamento ? Será que tenho que retirar a resina logo após fazer o clareamento ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiana,

      O clareamento não clareia as resinas nem coroas, somente o dente. Portanto, a cor da resina e do dente podem ficar diferentes. Converse com o seu dentista sobre a possibilidade de trocar as resinas após o clareamento.

  129. Karlla Luanny disse:

    Doutor, meu bebê de 1 e 4 meses tá com umas manchinas claras nos dois dentes da frente porem um ta mais que o outro o que devo fazer?
    Além da escavação??
    “Manchas brancas e opacas”

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Karlla,
      O melhor caminho é procurar um dentista para melhor diagnóstico. Também realize a correta escovação para eliminar os restos alimentares.

  130. Gisely disse:

    Obrigada pela atenção dr.! Parabéns pelo trabalho pela preocupação em responde a todos !

  131. Henrique disse:

    Olá doutor, eu quebrei recentemente o dente do meio e eu pude perceber uma pequena pinta marrom, preciso me preocupar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Henrique,
      Você já procurou um dentista após essa fratura? Uma fratura de grande porte sempre tem que ficar atento para maiores problemas.

  132. Eduarda disse:

    Bom dia Dr., estou com um pequeno pontinho preto na lateral do meu dente de baixo, no lado da gengiva. O que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eduarda,
      Pode ser várias coisas, inclusive cárie. Procure o Dentista para melhor diagnóstico.

  133. Leandro disse:

    Boa noite, Dr minha filha de 4 anos tem manchas nos dentes desde os 2 anos, no início, diziam que ela tinha tomado muito ferro ( folifer ), após 2 meses de uma limpeza voltou tudo novamente, ela já está a mais de 2 anos sem tomar o ferro e evitamos todo tipo de corantes, constantemente pagamos pra fazer Limpeza e com pouco mais de 1 mês as manchas reaparecem. O que pode ser? O que devo fazer? Desde já agradeço…Muito obrigado, parabéns pelo blog.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leandro, obrigado pelo comentário.
      Sem analisar o caso é difícil saber o que pode ser. Mas quando a mancha aparece durante a formação do dente, ela não irá “sair” apenas com limpeza. As vezes é preciso realizar tratamentos maiores para ter bons resultados. Como ela é muito nova é preciso esperar ela crescer mais.

  134. Larissa disse:

    Olá doutor , meus dois últimos dentes estão com o pé preto meio roxo , minha gengiva está inchada e ao redor deles tem um pouco d pus , o que seria ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Larissa, não é possível dar um diagnóstico sem ver o caso. Mas, como esta com pus eu te aconselho a procurar um dentista o quanto antes, evitando problemas maiores.

  135. Gisely disse:

    Olá! Dr. boa noite! meu filho tem 2 anos e 6 meses, ele velou uma pancada e o dente frontal ficou escuro, como o dente e de leite eu gostaria de saber se a possibilidade de voltar a cor normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gisely,

      Primeiramente, você tem que procurar o atendimento de um dentista para melhor avaliar o dente do seu filho. Quando o dente fica escurecido, dificilmente ele voltará a cor normal sem nenhum tipo de tratamento.

  136. olá doutor! por traz dos meus dentes superior sempre aparece uns pontos que se juntam e ficam contornando só envolta da raiz dos dentes,meu dentista diz que não tem cura nem remédio e tudo que tenho que fazer é só a limpeza a cada seis meses.Preciso disse:

    Vejo muita honestidade em seus comentários. Isso nos deixa muito seguro sobre esse exemplo de profissional que é o doutor Davi.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo elogio.

  137. Liliane Borges disse:

    Boa tarde,

    Meu dentre um e outro tem uma mancha escura, todo vez que vou ao dentista me falam coisas diferentes, uns fala que falta de gengiva e outra falou que raiz exposta pela escovação forte… Mas acho que é carie, o devo fazer???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Liliane,

      A “falta de gengiva” e a raiz exposta no fundo podem ser a mesma coisa e ambas podem ser causadas pela escovação forte. Quando temos a raiz exposta, a cor pode ser ligeiramente mais escura que a cor do dente. Para saber se é realmente cárie, somente indo ao dentista para melhor avaliação.

      Att, Davi Frossard

  138. nanda disse:

    Olá Doutor.
    Bom, eu tinha muitas manchas amareladas nos dentes devido ao uso de antibióticos. Fui ao dentista e ele colocou resina branca nos dentes da frente, e nos dentes de baixo ele pediu que eu usasse um gel clareador. Meus dentes de baixo clarearam muito, e eu queria que o mesmo acontecesse com os de cima pois sei que a resina não “cura” o dente do amarelado, só disfarça, infelizmente… 🙁
    Queria perguntar ao senhor se caso eu tirasse a resina nos dentes de cima e usasse um gel clareador 22% neles, se teria resolução os amarelados… desde já agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nanda.

      Não é possível responder a sua pergunta sem olhar clinicamente o caso. Depende muito da quantidade de resina e da cor inicial do seu dente. Existem casos onde o clareamento não funciona de forma eficaz e portanto precisamos pensar em outro procedimento.

  139. Wirdja disse:

    Meu filho de 5 anos caiu e bateu a boca 2 dias depois dois dos dentes frontais mudaram de cor ficando acinzentado mas nao doi, sua dentista esta de férias. Quero saber se volta ao normal com o passar do tempo ou só com algum procedimento?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Wirdja,

      A cor do dente do seu filho pode ficar alterada quando acontece um trauma, e a cor pode não voltar ao normal. O interessante é acompanhar a criança para saber se não existe algum problema maior na boca. Assim que puder, marque uma consulta no seu dentista.

  140. Tiago disse:

    Olá boa noite, tenho umas manchinha amareladas na parte de baixo dos dentes inferior e a todo dia forma uma camada mais grossa e quando passo o fio diminui mais as manchas não sai, então o que fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Tiago,

      Talvez se você realizar uma profilaxia dos dentes essas manchas melhorem.

  141. Rayanne disse:

    Olá doutor,
    Observei há pouco tempo, que o cantinho/lateral de um pré molar meu está escuro. Minha gengiva costuma sangrar quando eu escovo muito em cima desse dente. Será que pode ser cárie? Há algo caseiro que eu possa fazer pra amenizar enquanto não vou ao dentista?

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      A única solução caseira é a correta escovação e o uso do fio dental. Assim que for possível é preciso marcar uma consulta com o dentista pra melhor diagnóstico.

      Att, Davi Frossard

  142. Fabricio_fa_13@hotmail.com disse:

    Ola doutor.
    Apareceu umas manchas bem brancas no meu dente mais bem pequenas queria sabe se é cárie

    1. Davi Frossard disse:

      Fabricio,

      Somente com uma consulta ao dentista podemos diagnosticar se existe a presença de cárie.

  143. Suelen disse:

    Olá doutor,
    Fiz um clareamento dentário caseiro com a moldeira. Porém meus dentes não ficaram totalmente brancos e apareceu varias manchas nele brancas, como se tivesse clareado apenas alguns pontos do meu dente. O tubo do gel ja esta quase acabando, tenho medo de que meus dentes fiquem manchados.
    Posso fazer alguma coisa?
    Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Suelen,
      Você deve entrar em contato com o dentista que te orientou durante o clareamento para ver a melhor solução para o seu caso.

  144. Pedro disse:

    Tenho restaurações nos dentes da frente mais claras que a cor natural dos dentes e é bem visível a diferença. O que devo fazer? clareamento resolve?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Pedro ,

      É preciso avaliar o caso , mas talvez seja melhor trocar as restaurações por novas.

  145. mayara disse:

    Boa tarde Dr. Meus dentes são bem certinhos, porém os dois da frente são um pouco tortos, gostaria de colocar aparelho, acha que compensa?

    Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mayara,

      A colocação de aparelho sempre é uma boa indicação para dentes desalinhados. Ligue para nós para marcar uma consulta e assim ter o melhor planejamento para o seu caso.

      Att, Davi Frossard

  146. Juliana disse:

    Olá Doutor!
    Meus dois dentes da frente superiores estão com umas manchas em formato retangular como se fossem duas listras .Essas manchas são transparentes tem a mesma tonalidade dos meus dentes mas ficam marcadas como se tivessem uma leve transparência.A região que elas se encontram são na parte inferior dos dentes superiores.
    Um clareamento seria suficiente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,
      Nossos dentes apresentam algumas irregularidades, o que o deixa com o aspecto natural. Para saber se o clareamento é o suficiente é necessário realizar uma consulta para saber o melhor planejamento para você.

      Att, Davi Frossard

  147. Daiane disse:

    Olá eu fui em um dentista de disse que eu tinha umas quatro cáries quando voltei era outro dentista que disse que eu só tinha uma pequenina e obturou essa. E disse que os outros dentes estavam ótimos que não tinham nem tártaro, mas tenho um dente com um buraquinho e ponto preto, tenho a anos e nunca muda ou aumenta mas será que não é cárie? Obrigada desde já.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daiane, Não é possível eu determinar se existe cárie ou não. Somente com exames complementares e a consulta clínica é possível determinar isso.

  148. Yasmin disse:

    Olá doutor, uso aparelho a 9 anos e hoje fui ao meu dentista para fazer a manutenção. Na hora que ele retirou um brequete notou uma mancha no meu dente devido a cola do aparelho. Ele disse que não tem como tira, não tem como mesmo? Vou ficar com essa mancha pra sempre?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Yasmin,

      Não sei qual a mancha você se refere. Mas geralmente o material que se usa para fixar o aparelho é retirado após o término do tratamento.

  149. Aline disse:

    Boa noite, Dr. Recentemente precisei fazer um raio x e notei uma mancha branca embaixo da raiz do dente.. Estou ansiosa para levar ao médico, mas gostaria de saber se pode ser câncer, desde já obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline,

      Essa região não é comum a incidência de câncer. De qualquer maneira a consulta junto ao dentista e médico é importante.

  150. Alessandra disse:

    Obs: ela é respiradora bucal e está usando medicamentos para ajudar o tratamento bucal.

  151. Alessandra disse:

    Olá doutor Davi! Quando minha minha filha tinha os dentes de leite eram todos perfeitinhos e alinhados, durante a troca eles alguns foram nascendo para trás por falta de espaço e ficando amarelados e os dois maiores da frente com pequenas manchas brancas. Ela já está usando um aparelho móvel para melhorar a questão do espaçamento. Quanto a mancha, qual procedimento a se fazer? Existe a possibilidade de alinhar os dentes? Quanto de chance ela terá para ficar com um sorriso bonito? Ela tem 8 anos.
    Agradeço desde já.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      Sua filha esta muito nova e pelo o que entendi já esta em tratamento dentário. É muito difícil eu falar qualquer coisa sobre o caso sem realizar uma avaliação. Converse com o dentista dela para esclarecer qualquer dúvida. Mas, com tratamento correto ela irá ter um belo sorriso.

      att, Davi Frossard

  152. juliana disse:

    Olá Drº,

    minha irmã tem a cor dos dentes diferente do padão, desde de seus primeiros dentes que é assim, isso é um problema geneticos pois temos outros casos na familia.

    os dentes dela não são brancos e sim uma cor tipo café com leite, morrom clarinho sabe. todos são perfeitos. cairam os de leite e nasceram novamente da mesma cor. estive tentando achar casos como este na internet, mas nunca encontrei nada, quando levamos ela no dentista nos disseram que nunca tinham visto dentes assim.

    precisamos saber se tem tratamento, ou teremos que arrancar tudo e colocar implante.

    att,

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      O tratamento de extração dos elementos dentários para a colocação de implantes é muito agressivo e deve ser a última opção. Eu não posso indicar um tratamento sem avaliar o caso, mas talvez o tratamento com coroas ou clareamento seja opções. De qualquer maneira uma consulta com o dentista é a melhor caminho para avaliar o caso.

      Att, Davi Frossard

  153. amauri silva disse:

    Meu dente esta escuro mais não sinto dor , oque devo fazer tratamento de canal ou uma restauração ?
    Mais ele esta com curativo, mais ele não dói…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amauri,

      Não é possível saber qual o tratamento correto sem um exame clínico. O atendimento com um dentista é essencial no seu caso.

      Att, Davi Frossard

  154. liliane disse:

    Olá boa tarde Fiz um raio X e entre as raízes dos dentes da frente tem uma mancha o que pode ser por favor uma resposta estou preocupada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Essa mancha pode ter diversas causas. Para ter um correto diagnóstico, você precisa procurar um dentista.

  155. Alexandra disse:

    Olá Doutor Davi,
    Meu filho quando tinha uns 2 anos sofreu um trauma em 1 dente superior.Hoje ele está com 6 anos e 6 meses,caiu o dente do trauma e está vindo o permanente,ainda esta em processo de crescimento mas já pude perceber que quase no meio do dente tem uma mancha amarronzada, ainda não da para ver extensão da mancha.Qual o procedimento ideal para esse caso?já que é uma mancha proveniente de trauma.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alexandra,

      No momento é preciso esperar o nascimento completo do dente para verificar a extensão da mancha. Depois deve-se procurar um dentista para melhor avaliação do dente.

  156. glaucia danieli begnossi disse:

    Ola!
    Dr gostaria de saber o que tenho em meus dentes, pois direto aparece manchas escuras nele , tipo de tabaco, mas eu não fumo e não bebo cafe, gostaria de saber o que é? pois tenho que fazer sempre limpeza de 3 em 3 meses no máximo para tirar as manchas,e não estou aguentando mais. Desde já agradeço a resposta.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Não é possível determinar a causa dessa mancha somente com um relato. Para ter um correto diagnóstico e tratamento, você deve procurar um dentista.

  157. Guilherme disse:

    Olá Doutor Davi,
    Ontem pela manhã, ao escovar os dentes, notei um pequeno ponto preto na lateral do segundo molar inferior.
    Fiquei preocupado achando que poderia ser uma cárie, mas não sinto nenhum tipo de desconforto ou dor.
    Devo me preocupar ou melhores escovações e enxaguantes bucais podem resolver?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Guilherme,

      A escovação é essencial para a sua higienização. Porém, apesar de você não sentir nenhum desconforto na região é interessante você procurar o dentista para melhor avaliação do dente.

      att, Davi Frossard

  158. Maria disse:

    Doutor mais ou menos um mês estou fazendo um tratamento meu dentista falou tudo que tenho que fazer. a uns dias tava olhando meus dentes da frente por trás e vi umas pequenas manchas no meio dos dente não e entre eles, são muito pequenas só da pra ver com uma luz, mostrei ao meu dentista ele me falou que não era nada. Mesmo assim fiquei preocupada. Tomo muito cafe sera que e o café que ta fazendo isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      O café pode escurecer o dente ao longo do tempo. Porém, dizer o que podem ser esses pontos escuros nos dentes sem um exame clínico é muito difícil. Converse novamente com o seu dentista.

      att, Davi Frossard

  159. dayanne disse:

    mancha preta no dente nos dois lados pode ser o que

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Dayanne,
      Não posso falar o que é apenas com esse relato, é preciso você ir ao dentista para uma análise melhor.

  160. Ana Paula disse:

    Olá,eu gostaria de lhe fazer uma pergunta… Quando eu era mais nova,eu descuidei dos meus dentes,e por conta disso,as consequências apareceram agora… Meus dentes da frente,os debaixo estão escuros, está visível demais, eu tenho vergonha que alguém perceba. Essa mancha está entre os dentes e sobre eles, tipo, perto da raiz… Um deles está com um “quadradinho” no dente e as gengivas são enchadas, uma delas é solta… O que eu devo fazer? Tem solução? Eu vou perder meus dentes antes da idade certa? Por favor,me ajuda. Estou preocupada,porque eu escovo,mas não some 🙁

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Paula,

      É muito difícil dar um diagnóstico sem ver o caso, mas provavelmente você está com gengivite/periodontite. Você deve procurar um dentista para a realização de um tratamento.

      Att, Davi Frossard

  161. Isabela Miranda disse:

    Olá doutor Davi, então tenho uma dúvida, meu dente superior da frente do lado do canino ja nasceu menor por perdi ele muito novinha então ele teve um dificuldade ao crescer (ja nasceu com uma pequena mancha) mas ao decorrer dos anos a manchinha marrom entre ele é o do lado foi começando a aparecer e agora ela já é bem visivel, você sabe me dizer o q pode ser?
    Obrigada desde já!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Isabela,
      É muito difícil falar o que pode ser somente com a sua explicação. É necessário olhar a região, realizar um raio-x para assim realizarmos o correto planejamento.

      Att, Davi Frossard

  162. Luciana Morais disse:

    Boa noite! Meus dentes possuem uma leve diferença no tom, meio amarelado. Isso porque minha mãe usou tetraciclina durante a gravidez. Posso fazer um claramente a laser? Você já realizou em alguém? Como ficou? Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Luciana, é necessário verificar o comprometimento de cor do dente. Existem casos aonde somente o clareamento não é suficiente e precisamos realizar outros tratamentos estéticos como resinas ou facetas.
      Sim, já fiz clareamento em diversos casos com resultados ótimos.

      Att, Davi Frossard

  163. Alynne Siqueira disse:

    Olá, Prezado colega, Dr. Frossard! Venho aqui parabenizá-lo pelo site, que coincidentemente, estava pesquisando a respeito de hipoplasia do esmalte e manchamento por antibióticos, pois tenho um bebê de 10 meses que iniciou o processo de erupção dos seus decíduos e perc ebo discreto manchamento na face vestibular do 71. Acredito que tenha sido ocasionado pelo uso da azitromicina quando ele tinha apenas 1 mês de vida. Como até então ele só tem os elememtos 51,71 e 81 erupcionados, tenho receio que os demais tenham alguma mancha a nível de esmalte . Att, Alynne Siqueira.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alynne, obrigado pelo elogio, a intenção é sempre passar informação de qualidade. Quanto a mancha no dente do seu filho, não sei se é devido a azitromicina, geralmente esse antibiótico não causa mancha nos dentes.

      Att, Davi Frossard

  164. Maria Eduarda disse:

    Olá boa tarde Davi , hoje eu acordei e vi uma mancha branca concentrada em um dente o que isso significa?
    Agradeço desde já !

    1. Davi Frossard disse:

      Maria Eduarda, pode significar muitas coisas. É preciso realizar uma consulta para o melhor diagnóstico.

      Att, Davi Frossard

  165. neila disse:

    Quebrei meu dente da frente há mais de 20 anos e fui ao dentista e ele fez o tratamento adequado na época… porém a cada dia que passa ele fica mais escuro e tem uma emenda imensa amarelada e escura… faço clareamento e ele continua do mesmo jeito…. meu sorriso está comprometido pois tenho vergonha em sorrir… o dente está totalmente amarelo e preto, porém sadio. O que devo fazer? os outros dentes são todos sadios e brancos… grata!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Neila,

      Pelo o que você me relata, parece que é necessário realizar uma coroa dentária ou até uma faceta para igualar a cor dos dentes. Em nosso blog temos textos explicando cada tratamento. Precisando ligue para nós.

      att, Davi Frossard

  166. estefania disse:

    boa tarde dr david,minha filha tem 12 anos e desde pequenna os dentes sao manchados.como nao temos dinheiro vamos sempre em postos de saude .que falam que e normal que nao tem o que fazer.que foi muita pasta de dente que ela ingeriu.mais como diz. ditado so nao tem jeito e pra morte.ela pode fazer branqueamento? existe algum lugar no rio de janeiro q faz gratuito ou com preços mais em conta.obrigada boa semana

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Estefania,

      Casos como o da sua filha são difíceis, dependendo do caso até é possível fazer algum tipo de clareamento, mas um planejamento deve ser feito para avaliar se é preciso fazer algum outros tipos de tratamentos. Um lugar que você pode procurar são as faculdades, como a Uerj, Ufrj , uff ou as particulares, que podem te dar um tratamento bom e com preço acessível.

      Att, Davi Frossard

  167. Gabriela disse:

    Olá Doutor, boa noite !! Fui ao dentista fazer limpeza e eu havia mostrado ele que havia um minisculo pontinho preto no meu dente inferior que é o primeiro molar, e os meus dentes são bem irregulares encima, e esse pontinho está bem no meio desse rachadinho do dente, quase impossível de conseguir escovar e atingir aquele ponto. Mas ele me disse que não precisava de mexer pois era apenas um princípio de cárie. Isso está certo ou eu devo realmente ver se é cárie e depois em seguida fazer o tratamento ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriela,

      Não posso dar um diagnóstico sobre essa mancha preta. Porém, na maioria das vezes, realmente não é preciso realizar nenhum tipo de tratamento. Apenas mantenha uma boa escovação na região e provavelmente você não terá mais problemas. Visite seu dentista regularmente para ele sempre estar visualizando essa manha preta.

      Att, Davi Frossard

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+