Todos sabem que o cuidado com o corpo é importante para termos uma boa qualidade de vida. Por isso, buscamos realizar atividades físicas, procuramos médicos de qualidade, tentamos evitar comidas calóricas e nos alimentamos de comidas mais saudáveis. ( sim eu sei, nem sempre fazemos isso, mas tentamos ! 😉 ) .

De uma maneira geral, todos nós queremos viver bem e bastante tempo. Assim, além da saúde do corpo e da mente necessitamos ter saúde dos dentes. O tratamento dentário é essencial para se conseguir ter uma correta alimentação.

Antes uma pequena história

Historia tratamento dentário

Para exemplificar isso, vamos contar o caso de um paciente recente nosso. Vou colocar o nome fictício dela de Ana.

Ela sempre foi uma pessoa atlético, ia rigorosamente todos os dias na academia, além da musculação nunca deixava de fazer sua corrida matinal.

Possuía uma alimentação ótima, porém como todo ser humano dava suas escapadinhas nos doces.

Entretanto, devido a pavor de dentista, nunca fazia uma visita regular no dentista, alias não realizava um tratamento dentário, apesar de intimamente saber que precisava.

Sua vida, sempre foi boa e com saúde, até o dia que sentiu dor de dente ! Seus dentes já apresentavam uma ligeira mobilidade e sua gengiva sempre estava sangrando.

Depois desse episódio, ela nunca mais teve sossego, já não conseguia mais se alimentar da maneira correta, devido a insegurança com os dentes, seu sorriso já não era mais o mesmo pela falta de estética.

Assim, ela teve que superar seu trauma, e com a indicação de um grande amigo, veio realizar um tratamento dentário conosco. Somente dessa maneira ela conseguiu reaver sua saúde novamente.

O tratamento dentário e sua saúde 

Tratamento dentário e saúde

A saúde bucal do brasileiro é ruim, aliás eu já comentei isso em um post recente baseado na reportagem da revista Veja.  Na época a pesquisa apontou alguns dados importantes que indicam o pouco cuidado com os dentes.

Vimos que 48% não consideram importante ir ao dentista regulamente, 38% raramente usam o fio dental e 29% acham normal perder o dente na velhice !

Entretanto temos que ter o discernimento que a falta de tratamento dos dentes, tem relação com uma série de problemas de saúde importantes, como a gastrite, problemas cardíacos, diabetes e problemas respiratórios.

Algumas bactérias presentes na doença periodontal , tem relação com doenças do coração, ou seja, pode aumentar a chance de ter um problema de saúde mais grave.

Portanto a falta de tratamento dentário não causa somente um problema  local no dentes, mas sim um problema para o corpo todo.



Falta de tratamento dos dentes e sua vida social 

Outro fator importante relacionado a falta de tratamento dental esta relacionado com a sua vida social, incluindo sua amizades, relacionamentos e o seu trabalho.

Com um tratamento dentário ruim ou ineficaz, você não terá um sorriso bonito ou harmônico, pelo simples fato que você poderá ter perdido um dente, ou ter sangramento gengival.

Estou sendo um pouco dramático, talvez sim.

Mas, o descuido em relação aos dentes, poderá gerar problemas que irão dificultar a sua relação social com outras pessoas, afinal , ninguém quer sorrir e apresentar uma falha no dente.

Quais os tipos de tratamento dentários existem ?

tipos tratamento dentário

Existem diversos tipos de tratamentos dentários, cada um tem uma indicação específica e você necessariamente não precisa realizar todos os tipos. Existe uma página em nosso site que explica cada tipo de tratamento que pode ser realizado, aqui eu vou resumir os principais.

1) Prótese dentária – Tratamento que consiste na reabilitação de dentes perdidos ou cariados através da colocação de coroas, pontes ou próteses removíveis.

2) Endodontia – Visa o tratamento dos tecidos da polpa e peri-radiculares, ou seja, trata o canal de dentes com grande destruição devido a cáries ou traumas.

3) Periodontia – Trata os processos inflamatórios da gengiva. Evitando sangramento gengival e eliminando a placa dental.

4) Ortodontia – Corrige a posição do dente através da colocação de aparelhos ortodônticos.

5) Implantodontia – Área que visa a substuição de dentes/raízes perdidos, através da instalação de um parafuso de titânio (implante dentário) dentro do osso, abaixo da gengiva do paciente.

Portanto, existe uma gama de tratamentos dentários para serem realizados e evitar maiores problemas futuros. Existem casos, onde você pode necessitar de mais de um tipo de tratamento para o correto planejamento.

Outros diagnósticos temos que realmente realizar uma reabilitação bucal, onde teremos que tratar praticamente todos os dentes, e o paciente irá ser atendido pelas diversas especialidades odontológicas.

Você já marcou seu tratamento dentário?

 

Att,

Davi Frossard