Clareamento Dental Caseiro e a Laser - O Guia completo

Clareamento Dental – O Guia Completo

Por Davi Heringer Frossard

O clareamento dental é um tratamento estético muito realizado nos consultórios dentários. A razão principal disso é o fato de ele ser um tratamento rápido e fácil para mudar os dentes.

Mas será que todos estão aptos a realizar este procedimento?

Em grande parte dos casos, o clareamento irá melhorar a cor do seu dente. Portanto, você que deseja remover a cor amarelada e mudar sua estética sem grandes dificuldades, esse tratamento é o ideal.

Deve-se porém ressaltar que próteses e restaurações dentárias já presentes na boca não clareiam. A solução para estes casos é realizar o clareamento dental e posteriormente trocar estas próteses e restaurações.

Leia esse guia completo para saber tudo sobre o Clareamento Dental e ver como esse tratamento pode melhorar seus sorriso. Caso você ainda tenha alguma dúvida, é só deixar seu comentário após o texto.

Nesse texto você irá ler : 

  • As alterações de cor que podemos ter.
  • As 3 formas de clarear os dentes.
  • 4 cuidados que devemos ter durante o clareamento.
  • O que fazer em caso de sensibilidade nos dentes.

Quais tipos de alterações de cor podemos ter 

Podemos ter diversas alterações de cores, algumas são fáceis de serem removidas outras são complicadas, necessitando de tratamentos mais invasivos.

O primeiro grupo com alteração de cor são as mais comuns em nossa população. Elas são chamadas de manchas extrínsecas e são resultados do consumo abusivo de Chá, Café, Vinho, Açaí, Cigarro e bebidas/alimentos com corantes artificiais.

Para a remoção dessas alterações de cor, somente uma profilaxia ( “limpeza dos dentes no consultório” ) pode ser o suficiente. Posteriormente, a realização do clareamento dental é o ideal. 

O segundo tipo de alterações de cor são chamadas de manchas intrínsecas. Elas não são comuns e são mais difíceis de serem tratadas. São elas as fluoroses, manchas por tetraciclinas, traumatismos e a dentinogênese imperfeita.

Para saber mais sobre elas é so clicar nesse link – Saiba mais sobre as manchas nos dentes.

As 3 diferentes maneiras de se realizar o clareamento dental 

Antes de realizar um clareamento dental, realizamos uma seqüência de fotos intra e extra oral do sorriso do paciente, além de anotar a cor inicial do dente. Isso nos possibilita comparar o resultado inicial e final da cor atingida.

Outro tratamento importante é a profilaxia e o tratamento periodontal. Devemos remover o tártaro e as manchas superficiais para que não sejam barreiras que impeçam o contato do gel clareador com os dentes. 

Existem muitas dúvidas sobre o clareamento, a que mais se destaca é a relacionada aos tipos de clareamento dental. Dúvidas comuns são :

  • Qual o melhor tipo a ser feito ?
  • Posso fazer o clareamento dental caseiro junto com o de consultório ?
  • Realmente se usa o “laser” durante o clareamento ?

Portanto, nesse tópico, vamos explicar com detalhes quais são os diferentes tipos de clareamento.

1 ) Clareamento dental caseiro

clareamento dental caseiro

O primeiro tipo é chamado de clareamento dental caseiro. Nele, o paciente usa uma moldeira contendo o gel clareador em sua casa, sob supervisão do dentista. Esse método é mais econômico e menos agressivo para o dente, porém os resultados podem demorar mais a aparecer. 

  • Moldeira para o clareamento 

A primeira etapa do tratamento é a confecção da moldeira individual. Esse molde é personalizado para a sua dentição e apresenta a vantagem da melhor adaptação aos dentes.

Assim, além de diminuir o desconforto para o cliente, melhora a eficácia do clareamento dental, pois mantém o gel o mais próximo dos dentes.

  • Posso utilizar uma moldeira pré fabricada, dessas que se compra na farmácia? 

Nós acreditamos que essas moldeiras não são fiéis a dentição do paciente, já que não são personalizadas e individualizadas.

Assim, ao utilizar este tipo de moldeira, o paciente pode sofrer com desadaptações. Elas acarretam injúrias à gengiva, além de permitir a existência de áreas onde o gel clareador não fica próximo aos dentes, diminuindo sua eficácia do tratamento.

  • Afinal, como devemos colocar o gel clareador na moldeira? 

Na verdade, não precisamos encher a moldeira com o gel, apenas aplicar uma gota na região anterior dos dentes (parte da frente, onde bochechas e lábios tocam). Após isto é importante retirar o material que extravasa para a gengiva.

  • Como limpar a moldeira de clareamento após o uso ?

Após o uso da moldeira, a mesma deve ser limpa com uma escova macia. Todo o resíduo de material deve ser removido e ela deve ser guardada em local limpo e arejado.

Vale lembrar que, além da higienização da moldeira, todos os dentes devem ser igualmente limpos.

No clareamento dental caseiro o paciente pode levar mais tempo para perceber os efeitos do tratamento, já que o gel tem uma concentração de ativo menor.

 

2 ) Clareamento de consultório

clareamento dental laser

O segundo tipo é o clareamento de consultório. Este é um procedimento feito diretamente pelo dentista e apresenta resultados mais rápido e custo mais elevado.

Ao iniciar o clareamento de consultório devemos “isolar os dentes”, ou seja, aplicar uma camada protetora na gengiva e também afastarmos a bochecha. Todo esse cuidado é necessário pois o gel usado no consultório é mais concentrado e pode machucar os tecidos moles.

Depois, com cuidado, devemos aplicar o produto sobre os dentes. O gel pode ser reaplicado a cada 10 a 15 minutos, e a consulta pode demorar em torno de 60 min. Neste caso, é utilizado gel com concentração maior de ácido, uma vez que o tempo de uso e isolamento dos dentes são controlados pelo dentista.

 

3) Clareamento caseiro aliado ao de consultório

clareamento dental caseiro aliado com o de consultório

Uma terceira forma de realizar o clareamento é o uso do método caseiro aliado ao de consultório. Nossa clínica utiliza essa forma de tratamento com freqüência, pois apresenta maior vantagem e conforto para o paciente, trazendo resultados melhores e mais rápidos.

Geralmente realizamos três consultas de clareamento de consultório semanalmente e nos intervalos indicamos o uso da moldeira em casa. Porém é importante ressaltar que essa quantidade de consultas pode variar dependendo do caso de cada paciente.



Sensibilidade dental no clareamento

mulher-dor-de-dente

A questão que ocasiona muitas dúvidas é sobre sensibilidade nos dentes durante o clareamento dental. 

Antes de começar é importante saber que isso varia muito de pessoa para pessoa. Alguns por diversas razões apresentam uma sensibilidade muito maior que outras. Por isso um planejamento prévio é muito importante.

Na nossa clínica temos o cuidado de explicar e realizar os diversos procedimentos para diminuir a sensibilidade após o clareamento. Para isso, indicamos uma pasta de sensibilidade para ser usada durante o tratamento. 

Para pacientes com maior sensibilidade após as consultas de branqueamento, podemos realizar aplicação de flúor.

O mais importante é que a sensibilidade deve ser relatada ao dentista, assim ele pode avaliar, junto ao paciente, a melhor maneira de suportar ou reverter a situação.

Veja mais sobre Sensibilidade nos Dentes ( Link ). 

Vídeo sobre Clareamento Dental

4 Cuidados durante e após o clareamento dental 

1) Quais alimentos devo evitar 

alimentos a evitar no clareamento dental

Para evitar o escurecimento dos dentes clareados, o paciente deve evitar ingestão excessiva de alimentos como café, sucos escuros, açaí, vinho e etc.

Vale ressaltar que durante o tratamento você não está proibido de ingeri-los, apenas deve existir bom senso na rotina de alimentação para que o tratamento não seja prejudicado.

 

2) Higienização

Durante e após o tratamento, o paciente deve desenvolver uma rotina de higienização primorosa, com uma escovação correta. Tal recomendação também é importante para que se evite o escurecimento dos dentes.

Também devemos realizar o uso correto do fio dental. Já reparou que ocorre um maior escurecimento do dentes nas laterais dos dentes? A falta de uso do fio dental origina o acumulo de placa dental nessa região causando sua pigmentação.

 

3) Observação importante 

Em todo tratamento é necessário um planejamento prévio, pois as restaurações e tratamentos protéticos antigos não são clareados. Portanto, se for realizar um tratamento de clareamento é interessante mudar as resinas antigas.

 

4) Posso usar pastas para clareamento compradas em farmácia na hora da escovação dos dentes?

Em algumas situações os clientes usam as pastas de dente que prometem o branqueamento dos dentes (as chamadas “whitening”). Elas não devem ser usadas durante o clareamento dental, pois possuem um mecanismo de ação diferente dos géis clareadores, sendo mais abrasivas e causando uma maior sensibilidade.

 

Orientação do dentista 

medo de dentista e os adutos

Todo procedimento de clareamento deve ter a orientação do dentista. O gel clareador é agressivo para a gengiva e pode causar algumas lesões, além da possibilidade de gerar sensibilidade nos dentes.

Por isso, o dentista é a pessoa que vai orientar o paciente da melhor maneira, evitando que esses problemas ocorram.

Att ,

Davi Frossard 

 

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

162 Comentários em “Clareamento Dental – O Guia Completo

  1. Nestor Henzel disse:

    Gostaria de saber quanto tempo após o término do clareamento posso voltar a comer normalmente:

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nestor,

      Entre 1:30 a 2 horas.

  2. daniela disse:

    boa noite dr Davi ,estou muito preocupada e triste comprei um clareador no mercado livre e 22 % e outro de 44% ,mas mi arrependi muito,usei os dois um eu usei por 1 semana e o outra por mais uma semana,como depois de 2 semanas nao vi resultado resolvi deixar de usar ,mas um dia depois descobri o porque de nao ter resultado ,eu estava ingerindo o produtos essas moldeiras nao sao confiaveis ,como moro na italia e aqui eles nao conhecem esse produto ,esta dificil achar ajuda,sinto queimacao na garganta esofago e estomago devido a grande ingestao desses produto de clareamento,por favor DR Davi mi ajude o que devo fazer,liguei para uma amiga dentista e ela disse que depois de alguns dias essa dor passa,mas e normal? posso projudicar meus orgaos mais para frente devido a essa quande quantidade ingerida ou nao sei no futuro aparecer alguma doenca indesejavel?preciso fazer algum exame ou preciso tomar alguma medicina? muito obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniela,

      O clareamento sempre deve ser feito com a supervisão de um dentista, justamente para evitar esses problemas. Pode ser que melhore, entretanto, recomendo você a procurar um dentista para melhor avaliação clinica já que foi ingerido grande quantidade do produto.

      1. Daniela disse:

        Bom dia Dr ,a queimacao passou gracas a Deus !consultei uma dentista ela mi aconselhou a tomar muito liquido . Acredito que nao mi traga problemas futuras nè?muito obrigada Dr quando eu for ao Brasil farei uma clareamento como si deve o barato quase custou minha saude!obrigada

  3. Márcia Duarte disse:

    Boa tarde Dr! Eu comprei um tratamento chamado Home Kit Whitening Gel com 44% Peróxido de Carbamida tem algum problema usar? Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Márcia,

      Todo clareamento deve ser acompanhado por um dentista. Existem alguns problemas, como a sensibilidade nos dentes, que podem ocorrer.

  4. Jamile disse:

    Fiz o clareamento dental caseiro por dois dias,sentir muita dores nos dentes, principalmente o nr21 da parte superior,a doutora mim aconselhou um canal,devido as dores e os lábios terem inchado,e o rosto tbm.o clareamento chega a ter toda essa reação?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jamile,

      Eu nunca vi uma reação tão grande ao clareamento dental. Entretanto, eu não conheço o seu caso clinicamente para opinar sobre o porque dessa situação.

  5. Flavia Regina disse:

    Ola Dr. Boa noite.
    Faz4 dias que estou usando o clareador, porem ontem o clareador encostou na minha gengiva, machucou e até sangrou um pouco. Isso pode me trazer algum risco? O que devo fazer de imediato para aliviar isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Flavia,

      Não tem problema encostar o gel na sua gengiva, mas procure evitar isso. Siga o que o seu dentista te recomendou para aliviar o desconforto.

  6. Lucca disse:

    Oi Dr me tira uma dúvida o clareamento em consultório só funciona enquanto estou no consultório do dentista ou depois ele continua agindo e clareando os dentes por alguns dias ? Tenho outra dúvida quanto demora para concluir o clareamento ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lucca,

      O clareamento de consultório só tem efeito no momento da aplicação do material no dente. Ele não continua clareando os dentes após.

  7. bruno disse:

    Boa tarde!
    Vou começar a fazer o uso do gel 22% simple,eu fumo a bastante tempo, será que eu vou ter um pouco de sensibilidade nos dentes,meus dentes não são sensíveis,por ser uma concentração de 22% simple que não e tão forte quanto a outra de 22% perfect ,você acha que eu vou ter algum problema com esta concentração de 22% simple…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruno,

      O ideal é você conversar com o dentista que esta acompanhando o seu caso. Ele vai te explicar o que fazer caso ocorra uma maior sensibilidade nos seus dentes.

  8. Joao victor de castro disse:

    Olá Davi! Bom dia, curti muito sua página! Tbm faço clareamento caseiro a 1 semana percebi que as vezes por excesso de saliva entra um pouco dentro da moldeira durante Deglutição, isso afeta o desempenho do gel? Porquê ficam bolhas pequenas dentro da moldeira, mas somente na parte superior próximo a gengiva ! E eu tomo todo o cuidado de espalhar o gel por volta dos tentes e removo qualquer exesso

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Obrigado. A moldeira de clareamento precisa estar bem próximo ao dente. Caso isso não ocorra o clareamento não será tão eficiente. A saliva em grande parte dos casos não atrapalha o tratamento.

  9. Nilde disse:

    Estou usando a moldeira com o gel clareador..como deve ser a higienização diaria da moldeira após o uso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nilde,

      A moldeira deve limpa removendo a totalidade do gel clareador. Também deve ser guardada em ambiente arejado.

  10. Anita disse:

    Olá. Muito obg pela resposta.
    Outra pergunta. É normal, ao retirar a moldeira ter excesso de saliva?
    Altera a eficácia do gel clareador por isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anita,

      Sim, é normal ter uma maior salivação durante o uso da moldeira. Isso não afeta a eficácia do gel.

  11. Anita disse:

    Olá, bom dia. Faço uso com moldeira por 3 h diária durante a noite, mas esqueci de remover a moldeira após 3h e ficou por 6h na boca. Tem algum problema ter esquecido de remover no tempo certo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anita,

      Não existe problema. Pode ser que você tenha uma maior sensibilidade nos dentes.

  12. Camila disse:

    Gostaria de saber em em quantos dias o clareamento caseiro começa a dar resultado. Estou fazendo há 10 dias e não vi mta diferença.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Camila,

      Você conversou com o seu dentista sobre isso? É preciso verificar se você não apresenta restaurações, pois elas não clareiam com ele tratamento.

  13. Camila disse:

    Olá, bom dia! Fiz o uso da moldeira por 5 dias e já gostei do resultado, usava os moldes a noite e durante o dia o aparelho móvel. Tive sensibilidade, mas bem pouca. Dois dias depois que parei de usar, a sensibilidade diminuiu totalmente. O gel da seringa é de 22%.

    Estou a 4 dias sem usar a moldeira… mas gostaria de saber se posso fazer quantas vezes quiser. Por exemplo, uma vez ao mês, uma semana sim e a outra não… não afeta em nada o uso frequente? posso usar até eu achar que está bom???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Camila,

      É importante você conversar com o dentista que esta te acompanhando clinicamente. Ele vai saber quanto tempo você pode usar o clareamento e se o dente ainda vai clarear.

  14. Adriana disse:

    Boa noite, estou fazendo o tratamento a três dias, no primeiro dia minha gengiva bem no dente da frente cortou e saiu sangue, no terceiro dia quando tirei a molheira e fui lavar tava saindo sangue, estou sentindo muita dor em algumas partes da gengiva bem perto dos dentes, gostaria de saber se é normal? Também tenho outra dúvida depois de ultilizar o gel como devo fazer só lavo a boca com água ou escovo com pasta de dente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriana,

      Converse com o seu dentista a respeito da moldeira. Após o uso da moldeira você deve remover completamente o gel dos dentes e realizar a escovação normalmente.

  15. Carolina disse:

    Olá parabéns pelo trabalho
    Eu estou fazendo.o tratamento é o produto saiu um pouco da moldeiras e minha gengiva ficou com queimaduras. Brancas meu dentista falou q é normal e que eu tinha q tirar na mesma hora o excesso mais agora estão brancas oq devo fazer fica assim pra sempre brancas ou essa queimadura curA e volta a cor normal da gengiva ??
    Obrigada doutor mi ajuda por favor

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carolina,

      Durante o clareamento a gengiva pode ficar com esse aspecto branco. Porém, essa mancha branca some com o tempo. Sempre tente remover todo o excesso de gel .

      1. Carolina disse:

        Meu dentista disse q é uma queimadura pelo produto essa mancha sai ou e permanente? Oque posso passar pra ajuda a sair

        1. Davi Frossard disse:

          Olá Carolina,

          Não precisa fazer nada. Só esperar mesmo e manter a região bem higienizada.

          1. Carolina disse:

            Tenho mais uma pergunta doutor eu percebi uma pequena mancha branca no dente isso é normal volta ao normal a cor ou quanto mais eu passar mais vai manchar posso passe algo para tirar esse manchado pq essa mancha clareia mais q o dente e fica feio manchado

          2. Davi Frossard disse:

            Olá Carolina,

            Pode acontecer de uma pequena parte do dente clarear mais do que outras. É preciso você conversar com o seu dentista para analisar esse fator e ver com o melhor procedimento a se fazer .

  16. Amanda disse:

    Olá boa noite!
    Gostaria de saber se é verdade se os dentes tiverem com careas e tártaro não pode fazer clareamento em consultório?
    Desde de já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      O clareamento não irá fazer efeito em dentes que foram restaurados ou que tiveram o canal tratado.

  17. Gorete disse:

    Dr. quais danos a ingestão acidental de pequena quantidade do gel após a retirada da moldeira podem causar ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gorete,

      Uma pequena quantidade, provavelmente você não terá nenhum problema.

  18. Alice disse:

    Bom dia! Fiz o clareamento no dentista e um pouco do produto caiu no meu dedo e meu dedo agora tá branco, como eu faço pra tirar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alice,

      Isso pode acontecer, mas não se preocupe que essa coloração branca vai sumir. Procure lavar bem a região .

  19. Dalva Costa disse:

    Bom dia, Davi!!

    Estou fazendo o processo de clareamento com as moldeiras, gostaria de saber se além de usar durante a noite eu posso usar tbm durante o dia pra acelerar o processo?

    Desde já. obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Dalva,

      Não é o ideal, já que pode causar muita sensibilidade.

  20. Cleonice disse:

    Durante o clareamento o produto caiu no meu lábio,ficou um pouco ferido,isso é normal ou posso passar um remédio no local sim ou não.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cleonice,

      Você tem que limpar bem a região para remover o gel. Somente isso já é o suficiente.

  21. FERNANDA disse:

    Olá! Acabei de tirar o aparelho fixo, tenho de usar o móvel, e estou fazendo o clareamento caseiro durante a noite, porque trabalho durante o dia. Uso o aparelho móvel o dia todo só tiro quando vou dormir. Mesmo fazendo assim tem algum risco dos dentes se movimentarem?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fernanda,

      Eu não posso afirmar que sim nem que não. O ideal seria você conversar com o seu ortodontista.

  22. Larissa disse:

    Boa noite
    Irei começar um tratamento caseiro + laser. Mas irei precisar fazer uma pequena restauração no dente da frente. Pelo o que li, deve-se fazer a restauração após o clareamento.
    Mas, e se após um certo tempo quiser aplicar uma bisnaga na moldeira, a restauração não ficará da cor do dente. Ficará de cor diferente. Qual sua recomendação para esse caso?
    Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Larissa,

      Esse caso sempre é complicado. Com o tempo pode acontecer uma pequena alteração de cor entre o seu dente e a restauração. Portanto, com o tempo sempre será necessário realizar novas consultas de clareamento.

  23. DANIELLA disse:

    DR. APOS O CLAREAMENTO O DENTISTA TEM QUE FAZER ALGUM OUTRO PROCEDIMENTO PARA MANTER O CLAREAMENTO???????

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      O clareamento infelizmente não dura para sempre. Ao longo do tempo para manter sempre a cor mais branca é preciso realizar novas consultas de manutenção.

  24. joice disse:

    Olá, gostaria de saber se o clareamento caseiro tirar as macha q ficaram do aparelho. .obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joice,

      Para isso é preciso saber qual o tipo de mancha, se é resquício de resina. Na maioria dos casos o clareamento resolve .

  25. Eloa disse:

    Poda fiz 5 sessões de clareamento e ainda não resolveu.O que faco. acho que o Dr.não soube fazer.Pq no orçamento ele falou q 3 sessões resolveria.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eloa,

      Sempre é difícil opinar sobre um caso de outro colega. Não posso falar o que fazer, somente olhando clinicamente.

  26. Jane disse:

    Quanto tempo aproximado devo ficar com a moleira por dia?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jane,

      Depende do gel que você esta usando. Mas em média de 2 a 3 horas por dia.

  27. joamara disse:

    Olá bom dia
    Gostaria de saber sobre melhor horário para realizar o clareamento,já tentei durante o dia e a noite porém tenho receio de engolir a noite e o período de uso interrompe o sono para a remoção, já durante o dia a boca saliva demais e da vontade de engolir ou cuspir o tempo todo ,não sei o que fazer,aguardo seu retorno doutor !!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joamara,

      Isso é pessoal. Depende da sua rotina. Não existe uma forma melhor e sim o melhor horário que você se adapta.

  28. Marcos disse:

    Bom dia Doutor Davi..
    Vou fazer o clareamento dental e gostaria de algumas informações sobre Cremes Dentais.. o primeiro é o da Curaprox Enzycal 1450 ppm de fluor , o Também da Curaprox Black is White preto se ele é bom ou mesmo o Creme Dental Clinpro 5000 3m
    Ou mesmo outro efetivo para tirar a sensibilidade extrema caso tenha..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcos,

      Não conheço essas marcas de pasta de dente. O ideal seria você conversar com o seu dentista sobre qual melhor caminho caso ocorra sensibilidade. Geralmente eu indico ou a colgate sensitive ou a Sensodyne em casos de sensibilidade .

  29. Luma disse:

    Durante o uso da moldeira pode beber água?

    1. Davi Frossard disse:

      Luma,

      O ideal é que não seja realizado nenhum tipo de alimentação.

  30. Luma disse:

    Onde devo guardar a seringa com o gel clareador?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luma,

      O ideal seria guardar ela em lugar fresco e arejado. Evite deixar em lugar quente.

  31. João disse:

    Olá estou fazendo o clareamento dental com o gel 22% minha dentista falou que só posso usar durante 20 dias é já usei 14 não estou percebendo diferença nem senti sensibilidade será que o gel é ruim devo usar uma concentração más forte?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Antes de tudo você deve conversar com a sua dentista sobre o tratamento. As vezes não notamos a mudança de cor, por isso sempre é interessante fotografar o caso antes de iniciar o clareamento.

  32. Carlos disse:

    Caro Davi,

    Parabéns pelo site, possui muitas informações esclarecedoras. Estou com uma dúvida, iniciei o meu tratamento com gel 22% e começou a apresentar sensibilidade nos dentes. Posso utilizar a pasta colgate sensitive pro-alívio para ajudar na sensibilidade? O uso da pasta atrapalha o clareamento? Ou seria melhor usar um gel dessensibilizante KF 2%?
    Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carlos,

      Antes de tudo você deve conversar com o seu dentista pra saber qual a causa da sensibilidade. A pasta sensitive é uma ótima solução e não atrapalha o clareamento.

  33. Tatiane disse:

    Meu dentista disse para guardar na geladeira depois de aberto, isso procede?

    1. Davi Frossard disse:

      Você quis dizer, guardar o gel ? Sim , o ideal seria na geladeira.

  34. Tatiane disse:

    Bom dia Dr. Davi!
    Estou fazendo clareamento caseiro com as moldeiras e gel 20%, meus dentes estão bastante sensíveis, flúor ajuda nesse caso da sensibilidade? Mancha? Ou qual produto seria indicado?
    Obs.: Fui ao dentista e relatei do desconforto, ele passou um gel que ajudou, mas não me disse o que era e me cobrou a mais para isso… não queria gastar novamente rsrsrs.
    Desde já agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Tatiane,

      A sensibilidade acontece durante o clareamento. Use uma pasta específica para sensibilidade. Caso você tenha muito desconforto, use o clareamento caseiro dia sim, dia não. Não esqueça de relatar esse sensibilidade ao seu dentista.

  35. sandra disse:

    Boa tarde dr Davi, eu já tenho facetas de resina e gostaria de saber se a pasta de dente da pharmakin ( kin branqueador) funciona também em resinas.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sandra,

      Geralmente o clareamento não funciona em resinas nem em restaurações. Somente em dentes vitais.

  36. Alessandra disse:

    Olá dr,boa tarde.comecei ontem o meu clareamento caseiro…mais acabei esquecendo de utilizar a ponteira que auxilia na aplicação do gel na moldeira,então acabou vazando um pouco de produto para fora.hoje quando retirei a moldeira notei uma ferida na gengiva entre o canino e o dente da frente o maior.o que eu posso fazer?posso utilizar uma pomada?descontinuo o uso do gel até melhorar?agradeco desde de já

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      Todo clareamento deve ser supervisionado por um dentista. Sempre quando o gel extravasar da moldeira, ele deve ser limpo, evitando o contato prolongado com o gengiva. O ideal é você parar o uso do clareamento até a ferida melhorar.

  37. Thais lim disse:

    Oi,bom dia, gostaria de saber qual lugar correto devo guardar o gel clareador .

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thais,

      Você deve guardar em lugar fresco e arejado.

  38. Denise disse:

    Boa noite!
    Sempre que coloco a moldera minha boca fica salivando, tenho medo de engolir… tem algum problema se eu engolir a saliva e ingerir um pouquinho do gel e fazer mal à saúde?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Denise,

      Sempre quando você colocar a moldeira na boca, você deve limpar o excesso do gel clareador com uma gaze. Nunca é ideal você engolir o gel.

  39. Lara disse:

    Boa noite.
    Comecei um clareamento depois de ter feito uma limpeza, já usei duas seringas com gel 22% e até agora os resultados foram minímos. Há alguma possibilidade de esse clareamento não ser eficaz em algumas pessoas? Vou voltar ao dentista essa semana e pegar mais uma seringa mas confesso que estou desapontada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lara,
      A vezes o resultado pode demorar um pouco mais para ocorrer. Sempre é bom realizar uma foto antes e depois do tratamento para ver a evolução do caso.

  40. Alice disse:

    Olá Dr. Davi

    Estou fazendo o clareamento caseiro há um mês e estava agora na última semana, meus dentes estavam já bem branquinhos, mas por descuido ontem acabei tomando Olina e meus dentes escureceram todos novamente, mais até que antes. Estou em desespero! O que devo fazer? Continuar com o tratamento por mais tempo? Será que eles voltam a branquear? Ou estraguei meus dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alice,

      Antes de tudo você deve comunicar isso ao dentista que esta acompanhando o seu caso. Não conheço essa sua medicação, mas desconheço um caso onde o dente ficou escuro tão rapidamente.

  41. andreyw disse:

    Minhas seringas venceram em novembro de 2016 se usar la agora terá efeito?

    1. Davi Frossard disse:

      Andreyw,

      Não é recomendado usar as seringas vencidas. Peça para o seu dentista seringas com a data de validade correta.

  42. Amanda disse:

    Olá Dr., bom dia !
    Por sorte encontrei seu blog pois estou muito preocupada. Iniciei ontem um clareamento de consultório, com gel e aquela luz azul. Foi muito sofrido. Senti muita dor e hoje ainda, sinto fisgadas em todos os dentes. Estou usando Sensodine para tentar aliviar mas, o que realmente me deixou muito preocupada foram o surgimento de vários riscos brancos (verticais, parecem fissuras) em vários dentes, tanto na arcada de cima como na de baixo ! Antes da sessão estou certa de que eles não existiam ! Estou apavorada e penso ou em interromper o tratamento ou migrar para o tratamento caseiro até por conta da dor que sofri. O Dr poderia me adiantar o que podem ser esses “riscos” ?? Eles desaparecem com o avanço do clareamento ? Achei meus dentes bem manchados após esta sessão também.
    Muito obrigada, minha próxima sessão é semana que vem e ler uma outra opinião ajuda muito.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      Antes de tudo você deve conversar com o seu dentista sobre o que esta acontecendo com você. A sensibilidade durante o clareamento é comum e esperada. Existem vários caminhos a seguir quando ela acontece. Pode-se diminuir a quantidade de tempo do clareamento, realizar somente o caseiro, usar pastas para sensibilidade, etc. Enfim, cada caso é um caso.
      Durante o clareamento, pode-se ter diferentes tons de branco no dente, mas geralmente no final a cor fica igual. Novamente, converse com o seu dentista, que é a pessoa que vai poder te orientar da melhor maneira.

  43. FABIO disse:

    Parabéns pelo pelo post.
    tudo bem explicado.
    Dr. estou iniciando o clareamento caseiro com o gel de 16%, fiz uma limpeza tem uns 2 meses, terá a necessidade de fazer novamente antes de usar o gel clareador?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fabio,

      Obrigado pelo elogio, sempre tento passar as melhores informações. Geralmente o clareamento é iniciado após a profilaxia e raspagem. Como eu não sei como esta o seu estado de higiene, eu não posso te afirmar se é necessário uma nova profilaxia (limpeza). Somente com uma consulta prévia é possível realizar essa análise.

  44. Ana carolina chagas disse:

    Bom dia Dr, estou fazendo o clareamento caseiro a algumas semanas. E percebi hoje que a minha moldeira inferior está com um “buraquinho” no dente canino. Isso poderia levar a algo grave se eu continuar usando ela? Ou posso apenas diminuir a quantiatde de gel nesse dente pra nao vazar tanto?
    Fico no aguardo e obrigada desde de já!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Geralmente não há problema. A questão é saber se o gel esta saindo por esse buraco e não ficando em contato com o dente. Se for o caso, o clareamento não será efetivo na região.

  45. Gilvana disse:

    Oi Dr bom dia estou fazendo clareamento a mais ou menos dez dias,o clareador que estava usando é a 22℅ porém acabou,fui comprar uma nova seringa só tinha a 16℅,gostaria de saber tem algum problema,e qual que faz efeito mais rápido? Gostaria de saber a diferença de um para o outro.obrigada pelas dicas e parabéns pelo Site.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gilvana,

      Converse com o dentista que esta acompanhando o seu caso. Ele vai poder te informar qual o melhor produto para o clareamento do seus dentes.

  46. Mateus disse:

    Bom dia Doutor..Pode me dizer uma coisa.. meu dentista falou que tenho direito a 4 seringas e eu já estou na segunda seringa .. mais a primeira era de 22% e a segunda que ele me deu ainda é 22℅ será que ele me deu errado ? .. ou é normal mesmo porque a seringa de 22% clareia só 22% ou não tem nada a ver. … ..meu dente não tá branco ainda .. i ele disse que só tenho direito a 4 seringas e muitas vezes não uso as 4 … Pagando 600 reais

    1. Davi Frossard disse:

      Mateus,

      O 22% se refere a concentração do produto e não a clarear somente 22% do dente. Fique calmo e converse com o seu dentista sobre o tratamento.

  47. Jorginete Silva disse:

    Ola,quem tem problema de coração pode fazer clareamento?tem alguma contra indicaçao?.desde ja agradesço a atençao.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jorginete,

      Eu desconheço qualquer relação entre o clareamento e problema de coração. Não vejo nenhuma contra indicação.

  48. Mário Sergio disse:

    Olá. Meus dentes da frente foram pincelados com resina ( como se tivesse feito uma faceta de resina). Preciso remover antes a resina para que o gel entre em contato com o dente ou o gel penetra a resina? Fiz a pergunta porque vi nas suas orientações que o tártaro impede o contato do gel com o dente. Queria saber se a resina sobre o dente também impede.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mario Sergio,

      Os dentes que apresentam resina não podem ser clareados. O gel clareador não consegue penetrar na resina e clarear o dente. O que pode ser feito é clarear os dentes normalmente e depois, caso seja necessário, trocar a resina por outra mais clara.

  49. Larissa disse:

    Olá Dr. Pode escovar os dentes logo após a sessão de claramente caseiro a 22por cento??

    1. Davi Frossard disse:

      Larissa,

      É interessante esperar pelo menos 30 hora.

  50. FERNANDA disse:

    Olá, gostaria de saber se quem possui prótese total ou implante dentário pode usar esse clareamento caseiro?

    1. Davi Frossard disse:

      Fernanda,

      O clareamento dentário, seja caseiro ou de consultório, só é feito em dentes naturais.

  51. Ivan disse:

    Olá! Gostei bastante do texto, sanei várias dúvidas. Estou em tratamento dentário, pretendo fazer clareamento e a dentista fez hoje a troca de 3 restaurações de almágama por estética, pequenas, nos dentes 33, 34, 35. Perguntei se isso não deveria ser feito tsomente após o clareamento e ela disse que não pois o clareamento não chega nesses dentes, só pega na frente. Isso procede?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ivan,

      Obrigado pelo elogio.
      Sim, nesse caso não há problema de trocar o amalgama por resina. Se fosse na região dos dentes anteriores, as resinas poderiam ser trocadas depois do clareamento.

  52. amanda disse:

    Boa noite, estou fazendo o clareamento com moldeiras, o gel que estou utilizando vence no próximo mês.
    Ficará menos branco em função disso?
    Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      Veja com o seu dentista se ele pode te providenciar o gel com validade mais longa. Não é aconselhável usar produtos vencidos.

  53. Karina disse:

    Oi Dr.
    Primeiramente lhe parabenizo pelo site!! Fiz muitas buscas e o seu de fato é completo!
    Estou fazendo clareamento caseiro (uso aquele com 16%), inicialmente não sentia nenhum incomodo, após 10 dias meus dentes estão extremamente sensíveis! A dor é insuportável, usava durante a noite toda, conforme orientação da minha dentista, dia sim outro não.
    Comecei a usar pastas de dente para sensibilidade, não resolveu 100% mas diminuiu consideravelmente e a tomar analgésicos. Li que posso diminuir o tempo do processo ficando por apenas 1hora por dia isso atrasaria o resultado?
    Soube a respeito do gel desensibilizante a ser utilizado na moldeira por um período anterior ao gel clareador realmente funciona?
    Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá karina,

      Obrigado pelo elogio. Tentamos passar as melhores informações para o nosso público.

      Sobre a sua dúvida, antes de tudo você deve conversar com o dentista responsável pelo seu clareamento. Existem géis de clareamento que são mais “fracos” que outros e que podem ser indicados para pacientes como você que apresentam muita sensibilidade. A pasta para sensibilidade é ótima nesses casos.

      Você pode ou diminuir o tempo do clareamento ou diminuir a freqüência. Enfim, existem diversas possibilidades para diminuir a sensibilidade pós clareamento.

  54. Wenndy disse:

    O clareamento caseiro posso fazer pelo menos 2 vezes ao dia ( durante o sono da tarde e o sono da noite )? Meus dentes não estão sensíveis

    1. Davi Frossard disse:

      Wendy,

      O recomendado é fazer apenas uma vez ao dia.

  55. Hugo disse:

    O paciente, claramente, está se referindo a queimaduras na gengiva. Eles costumam pensar que são manchas na parte superior do dente porque a queimadura costuma ocorrer justamente na área limítrofe entre gengiva e dente.

  56. Adryelle Tayrine disse:

    Olá,
    Fiz um clareamento ano passado no mês de março, posso fazer o clareamento novamente após um ano?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Na maioria dos casos é possível. Porém converse com o dentista responsável pelo caso para melhor diagnóstico clínico.

  57. suellen disse:

    Bom Dia gostaria de saber quantas seções é feita?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá suellen,

      Depende da coloração do dente. Mas geralmente são feitas em 3 consultas.

  58. Elenilda disse:

    Boa tarde

    Fiz clareamento primeira sessão, e um pouco do produto bateu em meu lábio interno, parece-me que queimou. pois ficou branco e arde.
    Voltei a dentista e ela colocou um produto que não sei qual foi pra aliviar o ardor, e prescreveu Oncilon pomada pra aplicar.
    Poderia dizer se corro o risco de ficar com uma lesão grave já que é um ácido o produto de clareamento.
    Passei por vários procedimentos dentários enxerto ósseo, implantes e fiquei traumatizada, frisei tanto o cuidado no momento do clareamento mais infelizmente tocou um pouco o produto, e um outro detalhe após a sessão estou sentindo meus olhos um pouco secos será que foi efeito do laser, apesar que usei os óculos de proteção.

    grata

    Elenilda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elenilda,

      Provavelmente você não terá maiores problemas com essa “lesão”. Somente acompanhe a evolução do caso. Quanto aos olhos secos, eu acredito que não tem relação com o clareamento.

  59. milton bastos disse:

    Solito informações sobre a cobertura da Goldental para o clareamento. Att

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Milton,

      Não atendemos nenhum convênio, somente particular.

      Att, Davi Frossard

  60. Malu disse:

    Bom dia!

    Fiz clareamento caseiro a uns 3 anos atrás, posso reutilizar as moldeiras? Se sim, elas possuem pequenas machas de “bolhas” como posso fazer a higienização correta? Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Malu,

      Para reutilizar as moldeiras elas tem que estar estáveis e bem adaptadas aos seus dentes. Se isso não acontecer pode lesionar sua gengiva.

  61. Juliana disse:

    Estou fazendo clareamento e percebi q minha moldeira dos dentes de baixo não fica do tamanho dos meus dentes, ela fica um pouco alta, gostaria de saber se isso vai atrapalhar no processo? Também gostaria de saber como se lava a moldeira

    1. Davi Frossard disse:

      Juliana,

      É preciso que a moldeira acompanhe o comprimento total do dente. Quanto a higiene, sempre quando você terminar o clareamento é preciso retirar totalmente o gel usando uma escova macia.

  62. Hemilly disse:

    Olá Dr, estou fazendo clareamento há 4 dias e noto que toda vez que tiro a moldeira os meus dentes estão manchados, partes mais brancas na parte superior e nas laterais, o que pode ser? Faço tudo direito, já coloquei pouco e muito gel pra não correr risco e sempre fica manchado.

    1. Davi Frossard disse:

      Hemilly,
      Durante o clareamento pode acontecer de se ter regiões mais claras que em outras. Fique calma e avise isso o dentista que esta acompanhando o seu caso.

  63. João Victor disse:

    Olá Dr Davi os meus dentes tem manchas a dentista disse que era porque quando era novo usava muita pasta no dente,gostaria de saber que tratamento devo fazer para os dentes ficarem brancos

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Existem diversos tratamentos para melhorar e estética do dente. Para branquear os dentes o clareamento dental pode ser uma opção. Procure o dentista para uma melhor avaliação do caso.

      Att, Davi Frossard

  64. Fabiana Pereira disse:

    Ola Dr!
    Estou fazendo clareamento e por um deslize acabei tomando coca-cola , e os dentes deram uma leve escurecida. O que devo fazer, sigo o tratamento?

    1. Davi Frossard disse:

      Fabiana,

      Consulte o seu dentista quanto ao escurecimento do dente. Mas, provavelmente você pode continuar o tratamento sem maiores problemas.

  65. Paola disse:

    Gostaria de saber quantas vezes ao dia podemos usar a moldeira com o gel ! E que horas do dia é melhor para usar

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Paola,

      Geralmente usamos apenas uma vez ao dia, o tempo vai variar da concentração e do tipo de gel que você usa. Você pode usar o gel clareador durante o dia ou a noite. Converse com o seu dentista o melhor tempo para otimizar o seu clareamento.

  66. LiA Lucas Gomes Nogueira disse:

    Olà, Bom dia!

    Estou com manchas brancas na parte superior dos dentes,Gostaria de saber o que posso fazer para removê-las …pois estou preocupada.

    Desde já… Mto obrigada!!

    1. Davi Frossard disse:

      Lia , essas manchas podem ter diversos tratamentos dependendo de sua origem. É preciso realizar uma consulta para melhor avaliação.

      Att, Davi Frossard

  67. josi disse:

    Olá,Davi. Tudo bem? Olha estou fazendo clareamento caseiro e cometi o deslize de comer um salgado com ketchup,. Este descuido comprometerá o tratamento? Os dentes voltarão a ficar com o tom de antes tratamento? Foi um refeição. Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Josi, não fique preocupada , isso não atrapalhar o seu clareamento.

  68. jeová disse:

    Oi estou usando o gel 16% a um mes mais so usei uma seringa,ja senti e ja clareou bem. Posso continuar por 3 meses direto?

    1. Davi Frossard disse:

      Jeová,
      Converse com o seu dentista sobre o tempo de clareamento. Ele vai poder te orientar da melhor maneira.

  69. Rosi disse:

    Olá, tenho 26 anos e vou iniciar um tratamento de pele com tetraciclina, porém pretendo daqui uns dias efetuar um clareamento dental.
    Os dois tratamentos vão conflitar, será que posso ter meus dentes manchados por ingerir tetraciclina durante o clareamento?
    Se puder me responder isso, pois estou preocupada. Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosi, provavelmente não. A mancha do dente por tetraciclina acontece durante a fase de desenvolvimento dos dentes. De qualquer maneira relate isso ao seu dentista.

  70. Paula napoleao disse:

    Quantos dias é recomendado usar o gel em casa p dar resultado ?

    1. Davi Frossard disse:

      Depende do gel e da sua concentração. Converse com o seu dentista para melhor orientação.

  71. Paula napoleao disse:

    Tenho uma emenda no dente feito tipo restauração posso fazer clareamento?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Paula,

      Pode fazer o clareamento, porém a restauração não irá clarear. Ao término do clareamento provavelmente você terá que trocar a restauração por uma mais clara.

  72. camila disse:

    Boa tarde!

    Comecei hoje o clareamento com as moldeiras, porém observei algumas manchas brancas no meu dente depois da retirada do gel, isso é normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Isso pode acontecer dependendo da situação inicial dos seus dentes. Converse com o seu dentista sobre essa dúvida para o melhor resultado estético final.

  73. Raphael disse:

    Olá! Gostaria de saber se quando eu acordar e retirar o molde devo escovar os dentes imediatamente ou espero um pouco?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raphael,

      Sim, deve fazer sua escovação e o uso do fio dental e remover completamente o gel clareador.

      Att, Davi Frossard

  74. Tiago disse:

    Olá, boa tarde.
    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Eu possuo um dente, no qual preciso fazer canal.
    Tem problema de fazer este clareamento estando assim? Obrigado e aguardo ansiosamente esclarecer esta dúvida.
    Abraço!

    1. Davi Frossard disse:

      Boa noite Thiago , tudo certo?

      Tiago, o procedimento de clareamento é um tratamento eletivo, ou seja, é um procedimento estético que pode ser feito posteriormente sem grandes problemas.

      Porém , o tratamento de canal é um procedimento deve ser feito o quanto antes, pois o não cuidado com o dente pode gerar maiores problemas, incluindo dor e inchaço.

      Posteriormente, você realiza o tratamento de clareamento. Lembrando que em dentes com canal, devemos realizar o clareamento interno, que é outra forma de branquear o dente.

      Att, Davi Frossard

  75. Clara disse:

    Olá, boa noite…
    Estou com um risquinho reto na área lateral externa de um canino. Eu posso fazer clareamento ou é ago mais sério?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Clara,
      Não posso dar um diagnóstico do que seja esse “risco” apenas com essa descrição. Mas, na maioria das vezes, esse “risco” não causa problema para o clareamento.

      Porém, antes de começar um procedimento de branqueamento, deve-se avaliar esse dente, e visualizar o que causou isto.

      Qualquer outra dúvida, fique a vontade.

      Att, Davi Frossard

  76. rita brito disse:

    Boa Noite!!

    Gostaria de saber qual o melhor horário para usar as moldeiras.

    Agradecida pela atenção.

    Rita Brito

    1. Davi Frossard disse:

      Ola Rita,

      Obrigado pelo contato. Depende do gel clareador e de sua concentração. Mas o melhor horário para usar o gel seria a noite.

      att, Davi Frossard

  77. Augusto disse:

    Onde eu posso comprar essas moldeiras pré-fabricadas?

    Obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Augusto,

      Obrigado pelo comentário. Você vai conseguir comprar moldeiras pré fabricadas em farmácias. O grande problema desse tipo de moldeira é que elas não são feitas personalizadas para os seus dentes, podendo incomodar.

      Att, Davi Frossard

  78. Sarah disse:

    Gostaria de saber qual seria o valor clareamento caseiro, e o clareamento no consultório ? Grata !

    1. Frossard disse:

      Olá Sarah ,

      Muito Obrigado pelo seu contato.
      O clareamento dental é um tratamento individualizado assim como qualquer outro. Desta forma precisamos avaliá-la clinicamente para vermos sua necessidade. Isto inclusive é bom para você pois assim temos a oportunidade de verificar se você está apta para receber este tratamento, uma vez que existam algumas condições que o contra-indicam. Assim, sem examina-la não temos condições de lhe fornecer um plano de tratamento e seu valor.
      Caso queira, teremos prazer em atende-la e sanar todas as suas dúvidas!

      Att, Davi Frossard

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+