A procura por tratamentos estéticos está cada vez maior em nossa população. Segundo reportagem recente, o Brasil se tornou o líder em cirurgias plásticas, passando a frente dos EUA.

Esse fenômeno também está presente nos consultórios odontológicos. Antigamente, grande parte dos pacientes procuravam atendimento devido a dor, atualmente a maior procura é para tratamentos estéticos.

Seja para melhorar a cor, o posicionamento e o formato do dente, a demanda pela estética tem aumentando.

Nesse quadro um tratamento se destaca é o uso da Faceta de Porcelana. Devido a maior divulgação desse trabalho ou pela rapidez na mudança do sorriso, muitos pacientes chegam ao consultório com a intenção de usar facetas de porcelana.

Antes, vamos ver quais as principais razões para o seu uso. Assim, você saberá se esse trabalho estético é o melhor para o seu caso.

5 razões para o uso de Faceta de Porcelana 

faceta de porcelana

A estética elevada da faceta dentária se deve ao fato dela ser feita em porcelana, o que possibilita mimetizar de forma bastante fiel a anatomia do dente, devolvendo sua correta cor e o formato ideal do sorriso.

Entretanto, em grande parte dos casos, temos que realizar desgastes pontuais no dente para o assentamento correto da faceta. Assim, a correta indicação de cada caso é importante.

1 ) Cor alterada do dente

Diversos pacientes apresentam a coloração alterada do dente. Na maioria dos casos conseguimos melhorar a cor com clareamento dentário, porém existem alterações onde são necessários tratamentos mais invasivos.

Alguns exemplos de alteração de cor indicados para faceta de porcelana são:

  • Cor alterada devido ao antibiótico tetraciclina.
  • Fluoroses mais severas.
  • Traumatismos dentários com mudança de cor.

Existem casos onde a alteração de cor é tão severa que precisamos realizar um grande desgate na estrutura dentária para conseguir a estética adequada. Assim, a melhor indicação seria o uso de coroas dentárias.

2) Formato alterado dos dentes

Existem algumas alterações na formação do elemento dentário, que podem acarretar o nascimento do dente com um formato alterado dos demais.

Esse fator ocorre com frequência com o lateral superior. Na sua erupção apresenta um formato cônico, que é chamado de dente conóide.

3 ) Espaços entre dentes

Quando temos dentes pequenos e arcadas com formato grande, podemos ter espaços entre os dentes também chamados de diastemas.

Os diastemas ocasionam um fator estético ruim. Nesse caso, os pacientes têm como maior queixa o aspecto “infantil” do seu sorriso.

Os espaços entre os dentes são uma das principais indicações para faceta, por propiciar uma alteração rápida no sorriso com quase nenhum desgaste.

4 ) Dentes fraturados ou com grande restaurações em resina

Quando temos fratura de dente ou restaurações antigas em resina, a faceta de porcelana pode ser uma ótima opção de tratamento.

Sempre temos que avaliar o tamanho da fratura e da restauração de resina. Em determinados casos, temos que mudar o planejamento para tratamentos maiores como a instalação de coroas dentárias.

5 ) Reabilitação dentária

As facetas de porcelana também podem fazer parte de um tratamento de reabilitação dentária.

Nesse caso, mudamos completamente o sorriso do paciente, já que temos que mexer em diversos dentes. Em um mesmo caso, podemos usar coroas, implantes e facetas. Tudo proporcionando buscar a melhor estética para o nosso paciente.



O sorriso com a faceta de porcelana fica artificial ?

Sinceramente, pode ficar artificial criando um aspecto ruim no sorriso.  É comum ver pessoas com dente muito branco ou com um formato do dente meio “estranho”. Portanto, o planejamento inicial é extremamente importante para evitar um aspecto ruim no sorriso.

E como realizar esse planejamento? A resposta está nas fotos!  O uso de câmeras com alta resolução possibilita mostrar para você os principais problemas presentes no seu dente, assim como demostrar uma prévia final do tratamento.

A questão da cor também é algo importante no sorriso com faceta de porcelana. O dente com a cor muito branca irá facilmente deixar a estética artificial, portanto seguir a cor presente nos demais dentes é muito importante.

E o preço da faceta em porcelana ?

Sim, eu sei, sua principal dúvida é qual valor será pago em um tratamento como esse. Entretanto, não devemos pensar somente no preço, mas também no ganho de auto-estima e no valor agregado que podemos ter com esse tratamento. 

Como dito acima, o planejamento nesse caso é fundamental para atingir uma estética memorável. Então é necessário saber antecipadamente alguns fatores básicos antes de formular o preço, tais como :

  • Quantos dentes devem ser envolvidos no tratamento, apenas 2, talvez 5 ou será 7?
  • Algum dente precisa de um desgaste maior, necessitando a realização de coroa?
  • É preciso fazer uma cirurgia para igualar o tamanho da gengiva?
  • Será que o dente está muito fora da posição, precisamos realizar um canal nele?

Essas e outras dúvidas só podem ser respondidas com a consulta de análise clínica, onde vamos saber o que precisa ser feito e assim realizar o correto planejamento. Consequentemente o preço somente pode ser dado após essa análise.

Antecipadamente posso adiantar que não é um tratamento barato, pois envolve uma série de procedimentos que, se negligenciados, podem afetar a qualidade e longevidade da faceta. O valor de um profissional para outro pode variar bastante, uma vez que a experiência e o material utilizado são fatores essenciais na construção do preço.

O suporte do profissional para o paciente é reflexo da confiança e investimento que ele pratica.

Infográfico sobre Faceta de porcelana 

Faceta de Porcelana

 

Att, Davi Frossard