A procura por tratamentos estéticos esta cada vez maior em nossa população. Segundo reportagem recente, o Brasil se tornou o líder em cirurgias plásticas, passando a frente dos EUA.

Esse fenômeno também esta presente nos consultórios odontológicos. Antigamente grande parte dos pacientes procuravam atendimento devido a dor, atualmente a maior procura é para tratamentos estéticos.

Seja para melhorar a cor, o posicionamento e o formato do dente, a demanda pela estética tem aumentando.

Nesse quadro um tratamento se destaca, o uso da Faceta de Porcelana ou também conhecidas como lentes de contato dentais.

Provavelmente devido a maior divulgação desse tipo de trabalho ou pela sua facilidade, muitos pacientes chegam ao consultório com a intenção de usar faceta de porcelana.

Antes de tudo, vamos ver quais as principais razões para o seu uso. Assim, você saberá se esse trabalho estético é o melhor para o seu caso.

5 razões para o uso de Faceta de Porcelana 

faceta de porcelana

A estética elevada da faceta dentária se deve ao fato dela ser feita em porcelana, o que possibilita mimetizar de forma bastante fiel a anatomia do dente, devolvendo sua correta cor e o formato ideal do sorriso.

Entretanto, em grande parte dos casos, temos que realizar desgastes pontuais no dente para o assentamento correto da faceta. Assim, a correta indicação de cada caso é importante.

1 ) Cor alterada do dente

Diversos pacientes apresentam a coloração alterada do dente. Na maioria dos casos, conseguimos melhorar a cor com clareamento dentário, porém existem alterações que são necessários tratamentos mais efetivos.

Alguns exemplos de alteração de cor indicados para faceta de porcelana são:

  • Cor alterada devido ao antibiótico tetraciclina.
  • Fluoroses mais severas.
  • Traumatismos dentários com mudança de cor.

Existem casos onde a alteração de cor é tão severa que precisamos realizar um desgate maior na estrutura dentária para conseguir a estética adequada. Assim, a melhor indicação seria o uso de coroas dentárias.

2) Formato alterado dos dentes

Existem algumas alterações na formação do elemento dentário, que podem acarretar o nascimento do dente com um formato alterado dos demais.

Esse fator ocorre com frequência com o lateral superior. Na sua erupção apresenta um formato cônico, que é chamado de dente conóide.

3 ) Espaços entre dentes

Quando temos dentes pequenos e arcadas com formato grande, podemos ter espaços entre os dentes também chamados de diastemas.

Os diastemas ocasionam um fator estético ruim. Nesse caso os pacientes tem como maior queixa o aspecto “infantil” do seu sorriso.

Os espaços entre dentes são uma das principais indicações para faceta, por propiciar uma alteração rápida no sorriso com quase nenhum desgaste.

4 ) Dentes fraturados ou com grande restaurações em resina

Quando temos fraturas de dentes ou restaurações antigas em resina, a faceta de porcelana pode ser uma ótima opção de tratamento.

Sempre temos que avaliar o tamanho da fratura e da restauração de resina. Em determinados casos, temos que mudar o planejamento para tratamentos maiores como a instalação de coroas dentárias.

5 ) Reabilitação dentária

As facetas de porcelana também podem fazer parte de um tratamento de reabilitação dentária.

Nesse caso, mudamos completamente o sorriso do paciente, já que temos que mexer em diversos dentes.

Podemos por exemplo realizar coroas dentária e implantes na região posterior e na região entre caninos usar a facetas de porcelana.



 

Infográfico sobre Faceta de porcelana 

Faceta de porcelana.

 

Att, Davi Frossard