Implante Dentário com Segurança

Área que visa a substuição de dentes/raízes perdidos, através da instalação de um parafuso de titânio (implante dentário) dentro do osso, abaixo da gengiva do paciente.

Em cima deste, o dentista irá realizar o trabalho protético, ou seja, a colocação do dente.

Assim, os implantes dentários geram uma grande satisfação ao paciente, por substituir o dente perdido e não ser preciso realizar desgaste ou comprometimento dos dentes vizinhos.

Além disso, as famosas dentaduras e próteses parciais com grampo podem ser substituídas por próteses fixas sobre implantes, melhorando a retenção, mastigação e a estética do paciente.

Perguntas Freqüentes (Dúvidas):

1 – A falta de dentes pode ser prejudicial?

Sim, a falta de um ou vários dentes gera um desequilíbrio da oclusão (mordida) causando perda da estética, dentes desalinhados e problemas/dores articulares.

2 – O tratamento com implantes dentais é superior a próteses convencionais?

É superior na maioria dos casos de perda dentária, pois não há desgaste em dentes adjacentes. Porém, cada caso deve ser estudado e analisado por um profissional capacitado.

Leia mais sobre próteses fixas aqui.

3 – Quais exames são necessários?

Exames radiográficos, tomográfico, sanguíneos e outros complementares conforme julgamento do profissional que irá executar o caso.

4 – Instalar implantes dói?

O procedimento é feito sob anestesia local. Por se tratar de uma cirurgia e quando o paciente segue as orientações pós operatórias dadas pelo profissional, há possibilidade de uma pequena dor e inchaço no local que é tratado a base de medicamentos prescritos pelo dentista.

Temos um texto completo sobre esse tema, basta clicar aqui.

5 – Posso sofrer rejeição?

Não. O implante é feito em titânio, um material que é biocompatível com o nosso organismo. O que pode acontecer é a falta de ancoragem entre o osso e o implante ou algum tipo de infecção que pode acarretar na perda do implante. Leia mais aqui.

6 – Quais os cuidados de mastigação e limpeza devo ter com os implantes dentários?

Os mesmos de um dente normal:

  • Escovação;
  • Uso do fio dental.

7 – Para quais pessoas são indicados os implantes?

Pessoas que por algum motivo:

  • Perderam um ou mais elementos dentários;
  • Sentem insegurança com a prótese removível;
  • Com dificuldade para mastigação;
  • Quando querem melhorar de alguma forma a estética.

8 – Qual o tempo de tratamento?

Depende da individualidade de cada caso. Após a instalação do implante dentário, este poderá receber uma dente provisório (carga imediata) dependendo do torque de inserção (retenção) do implante no osso.

A prótese definitiva, de uma maneira geral, só poderá ser instalada após a cicatrização óssea ao redor do implante e este tempo varia de 2 a 6 meses.

Vantagem dos implantes dentários na substituição dos dentes perdidos

Implante dental

Quando se perde o dente e sua raiz, o osso que o sustenta pode se reabsorver. Em casos totais o osso maxilar inteiro pode reabsorver (“encolher”), dando um aspecto no rosto mais velho.

O implante dental mantém o estímulo no osso diminuindo esta reabsorção, com uma prótese convencional (dentadura), isso não é possível.

Dois pontos aqui são importantes destacar:

  • 1- Conservação dos dentes naturais: Com as pontes dentárias convencionais, os dentes adjacentes aos dentes perdidos precisam ser desgastados para serem usados como pilares desta ponte. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de modificar os dentes saudáveis

  • 2- Alternativa para próteses removíveis: Antes dos implantes dentais a única alternativa para oferecer dentes ao um paciente com grandes perdas dentárias era a instalação de próteses removíveis (dentaduras ou aparelhos parciais removíveis). Estas próteses removíveis possuem mobilidade o que pode gerar insegurança ao paciente. Os implantes dentários podem servir de pilares de sustentação para próteses totais fixas. O paciente com próteses bem presas se sentem mais seguros e autoconfiantes.

Consequência da ausência dos dentes

Consequência da ausencia do dente

Por diversos motivos, vários pacientes chegam ao consultório dentário com dentes extraídos ou condenados. As razões mais comuns que levam a perda do dente são a doença periodontal avançada e a cárie.

A substituição dos dentes perdidos por implantes dentários se faz necessária visto que a ausência de um ou mais dentes pode ter como consequência:

  • Problema 1- A movimentação dos dentes vizinhos e o antagonista para a área do dente perdido para preencher o espaço vazio (pois temos um desequilíbrio das forças oclusais);

  • Problema 2- Quando se perde o dente o osso que o sustenta pode se reabsorver. O implante mantém o estímulo no osso diminuindo esta reabsorção;

  • Problema 3- Um dente perdido na parte frontal da boca pode afetar sua autoestima e sorriso.

Em várias situações, um implante dentário é a solução estética mais agradável para substituir o dente perdido. Uma coroa ou ponte fixa sobre este implante fornece uma solução completa e estética para recuperação do equilíbrio da mastigação e sorriso.

O implante ocupa o lugar da raiz do dente perdido e ajuda a prevenir as consequências citadas.

Técnica Cirúrgica Guiada (conhecido popularmente como “implante sem corte”)

Implante dentário

Atualmente, as técnicas de cirúrgicas guiadas são alternativa conveniente para a instalação de implantes dentários.

A principal vantagem desta técnica é a quantidade mínima de manipulação de tecido mole (gengiva) em razão da cirurgia ser sem abertura de retalho, isto reduz significativamente o tempo de cicatrização e o desconforto.

Esta técnica necessita do planejamento virtual da cirurgia, a partir de uma tomografia computadorizada e guias cirúrgicos construídos especificamente para cada caso.

Alternativa para Próteses Removíveis

Milhões de pessoas no mundo perderam muitos ou todos os seus dentes e utilizam próteses removíveis chamadas dentaduras.

Muitas vezes essas próteses removíveis deixam os pacientes inseguros e podem causar dor.

Para substituição dessas próteses removíveis podemos utilizar:

  • Implantes dentários (4 ou mais) que servirão de suporte para uma ponte fixa.
  • Próteses Fixas implanto Suportadas.

Tipos de prótese sobre Implante dentário (classificação):

As próteses sobre implante dental podem ser classificadas em:


1) Prótese Unitária


Implante Dentário Unitário


2) Prótese Múltipla Parcial


Implante Dentário Múltiplo


3) Prótese Múltipla total (protocolo)


Implante dental - Protocolo


4) Prótese Removível Implanto Suportada (Overdenture)


Ovedenture