Dor. Essas 3 letras me causam dor de cabeça só de imaginar. Eu detesto sentir dor seja a mais leve possível. Com toda certeza eu posso afirmar que você também odeia essa palavra.

Porém, pensando de outra maneira, apesar de ser contraditório, a dor pode nos avisar que algo esta errado e precisamos procurar orientação.

Porém, nesse texto, eu não quero abordar esse tipo de dor e sim o desconforto que pode acontecer após uma cirurgia dentária, sendo mais específico, após a instalação de um implante dentário.

Escutamos muito em nossa rotina clínica a seguinte pergunta , “instalar implante dentário dói? ”. Apesar de termos um índice de sucesso alto com implantes dentários, a dor ainda pode acontecer.

Sobre isto que conversaremos a seguir.

Afinal, implante dentário dói ou não ?

implante implante dor

Antes de mais nada a dor é uma sensação subjetiva, não é possível mensurar o nível de dor. O que para um dói muito para você, pode não doer tanto para outro.

Dito isso, devemos ter em mente que a instalação de um implante é um procedimento cirúrgico. Por consequência criamos um “trauma” na região para podermos posteriormente melhorar algo que antes não estava bom. Que no nosso caso é devolver a correta mastigação para o paciente.

Portanto durante o pós operatório, pode ocorrer alguma sensação de desconforto. E a dor pode, obviamente, variar dependendo do tipo e tamanho da cirurgia. Entretanto, isso vai ser controlado com medicação e um correto roteiro pós operatório explicado previamente a cirurgia.

Outro ponto que devemos abordar é a dor durante o procedimento de instalação do implante dentário. Independente do tipo de cirurgia, iremos usar anestesia local para evitar o desconforto. Porém, ainda assim, poderemos sentir alguma “pressão” durante o ato cirúrgico. Isso tudo deve ser bem explicado pelo dentista para o paciente, evitando confusão entre a dor de fato ou alguma sensibilidade cirúrgica.



O que fazer para sentir menos dor ?

medico-vetorial

Em primeiro lugar devemos ficar calmos. O medo e o nervosismo apesar de comuns em um procedimento de cirurgia de instalação de implantes, não irão ajudar em nada.

Em segundo lugar, conversar com o dentista a respeito de suas dúvidas e sobre o pós operatório irá te ajudar a compreender sobre o que você irá passar, melhorando a dor e o desconforto.

Em nosso blog, temos diversos temas relacionados a implantes dentários que podem te fazer entender melhor sobre esse tema, basta clicar aqui ou aqui.

Em último lugar, devemos seguir a correta orientação do dentista a respeito do pós operatório. Usando os medicamentos de forma adequada e evitando exercícios. Realizar o que o dentista orientou é o caminho para não ter dor após a instalação do implante.

Vídeo sobre dor com implantes dentais 

Conclusão 

implante dentario doi

Portanto para responder a questão se colocar implante dentário dói, devemos saber que iremos passar por um procedimento cirúrgico. Para contornar a dor oriundo da cirurgia, o dentista irá administrar o correto medicamento.

Além disso, devemos comunicar com o dentista responsável sobre qualquer eventualidade durante o procedimento ou após ele. Assim, a dor poderá não ser um incomodo.

A comunicação entre dentista e paciente é a melhor solução, tanto no pré operatório quanto no pós para evitar problemas.

Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.