Na odontologia procuramos sempre atender o paciente da melhor forma, onde a principal meta é tratar e cuidar da cavidade bucal .

Entretanto, caso você não realize as consulta de prevenção com a freqüência necessária, os dentes podem apresentar problemas. Nesse caso, devemos tratar e restaurar o dente afetado.

Quando a destruição do dente é grande, devemos realizar tratamentos maiores, como uma prótese dentária fixa. Esse diagnóstico gera uma série de dúvidas no paciente e logo surge a pergunta clássica, mas o que é uma prótese dentária fixa ?

E é esse tema que que vou discutir com vocês nesse texto.

O que é uma prótese dentária fixa ?

prótese dentária fixa

Essa pergunta é fruto de várias dúvidas de nossos clientes, muitos confundem os tipos de tratamentos, mas o resumo da resposta, seria:

A prótese dentária fixa é um substituto quando o dente apresenta uma grande destruição ou fratura. Ela vai devolver o formato correto ao dente, proporcionando saúde e longevidade.

A confusão acontece devido aos vários tipos de próteses fixas. Sim, existem várias maneiras de restaurar um dente. E a indicação vai variar para o estado de destruição do dente e também da ausência ou presença de dentes adjacentes.

Portanto, voltando a pergunta sobre o que é uma prótese dentária fixa, os tipos e classificação delas são: coroas, blocos, pontes um próteses fixas sobre implante.

Note que nesse texto estou somente citando as próteses fixas, já que também existem as removíveis.



Tipos de próteses dentárias fixas :

o que é uma prótese dentária fixa

A) Coroas –

Essa é o tipo de prótese fixa mais comum e muito realizada nos consultórios dentários. Nesse caso, “prepara” totalmente o dente para receber uma “capa” ao redor dele.

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser usados para confeccionar esse trabalho.

Em nosso blog, temos um infográfico bem interessante e de fácil entendimento sobre as coroas dentárias.

B) Blocos-

Nesse caso, a destruição é menor. Portanto, se preserva uma parte maior do dente, ocasionando menos desgaste. O bloco vai restaurar uma parte do elemento dentário.

C) Ponte Fixa –

Semelhante a coroas, onde se prepara totalmente o dente. Porém, nesse caso, existe uma perda de um elemento dentário. Portanto, para substituir o elemento ausente, os dentes adjacentes são preparados para servir de suporte para o elemento dentário perdido. Por isso, se tem o nome de ponte fixa.

D) Prótese fixa sobre implante –

Igual a coroa ou ponte fixa, porém, a prótese é feita sobre um implante dentário e não sobre um dente.

Continue navegando em nosso site e blog, possuímos diversos textos que podem responder a sua dúvida.

 

Até a próxima.