Recebemos diversas perguntas em nosso site, porém um tópico se destaca: o implante dentário.

Talvez por ser um tratamento recente ou por precisar de uma cirurgia (o que em alguns gera medo), o implante gera bastante dúvidas.

Dentre elas, a que mais se destaca é: “posso perder um implante dentário?”

Por isso, resolvi escrever sobre este tema e tentar sanar todas as dúvidas.

Afinal, posso perder um implante dentário?

Perder um implante dentário

A resposta simples é sim.

Vamos pensar, se você perdeu o seu dente, seja por qualquer motivo, por que com o implante seria diferente?

Apesar de muitos pensarem que perdemos um implante dentário por rejeição, isso não ocorre, já que o implante é feito de titânio, um material biocompatível com o nosso organismo.

Existem outras explicações para este evento e as principais serão listadas a seguir.

1) Falta de higienização 

Neste caso, o implante se assemelha muito ao dente, porém, o elemento dentário tem maior proteção que o implante.

Quando não realizamos a correta higienização da nossa arcada dentária, ocorre acúmulo de resíduos alimentares em nossos dentes (naturais ou próteses). Com isso, temos inflamação na gengiva e perda óssea tanto em dentes como em implantes.

O detalhe é que em implantes essa perda ocorre de forma mais rápida, já que os dentes apresentam estruturas que conferem maior proteção, como o ligamento periodontal (algo que não está presente no implante). Além disso, o tratamento periodontal em dentes é mais favorável e tem melhor resposta do que em implantes.

2) Trauma no implante 

Quando temos uma mordida desfavorável e instável, o implante pode ter uma carga maior que os demais dentes. Isso ocasiona uma maior perda óssea ao redor, o que causa sua perda.

Além disso, existem casos onde temos os dois fatores atuando, tanto a inflamação da gengiva, como uma maior carga sobre o implante. Nesse caso, a perda do implante se dá muito mais rápida.

 

 

O que se faz quando ocorre a perda do implante ?

perda de implante dentário

A dor quando se mexe nos implantes é um dos sinais que mostram que podemos estar perdendo o implante. Entretanto, ele não é o único indicativo para isso, já que o sintoma de dor pode estar relacionado à gengiva. Sempre é preciso ter um raio x para confirmar o diagnóstico.

Quando se perde o implante, devemos primeiro analisar o que levou a sua perda. Após isto, devemos verificar se é possível instalar novamente o implante no mesmo dia da sua retirada. Se não for possível devemos esperar a cicatrização da região e fazer a cirurgia em um segundo momento.

Em grande parte dos casos é possível instalar um novo implante, porém, existem casos onde a perda óssea foi grande e não existe essa possibilidade. Dessa forma devemos pensar em uma nova estratégia, como a realização de enxerto ósseo para corrigir esta perda.

Vídeo sobre perder um implante dentário

Conclusão

O implante é o substituto artificial do elemento dentário que foi perdido e merece os mesmos cuidados de um dente natural.

Dessa forma, é importante realizar a correta higienização da cavidade oral evitando assim perder um implante dentário ou de qualquer outro dente. Parece simples, mas faz toda a diferença!