Implante Dentário com Segurança
Área que visa a substuição de dentes/raízes perdidos, através da instalação de um parafuso de titânio (implante dentário) dentro do osso, abaixo da gengiva do paciente.
Em cima deste, o dentista irá realizar o trabalho protético, ou seja, a colocação do dente.
Assim, os implantes dentários geram uma grande satisfação ao paciente, por substituir o dente perdido e não ser preciso realizar desgaste ou comprometimento dos dentes vizinhos.
Além disso, as famosas dentaduras e próteses parciais com grampo podem ser substituídas por próteses fixas sobre implantes, melhorando a retenção, mastigação e a estética do paciente.
Perguntas Freqüentes (Dúvidas):
1 – A falta de dentes pode ser prejudicial?
Sim, a falta de um ou vários dentes gera um desequilíbrio da oclusão (mordida) causando perda da estética, dentes desalinhados e problemas/dores articulares.
2 – O tratamento com implantes dentais é superior a próteses convencionais?
É superior na maioria dos casos de perda dentária, pois não há desgaste em dentes adjacentes. Porém, cada caso deve ser estudado e analisado por um profissional capacitado.
Leia mais sobre próteses fixas aqui.
3 – Quais exames são necessários?
Exames radiográficos, tomográfico, sanguíneos e outros complementares conforme julgamento do profissional que irá executar o caso.
4 – Instalar implantes dói?
O procedimento é feito sob anestesia local. Por se tratar de uma cirurgia e quando o paciente segue as orientações pós operatórias dadas pelo profissional, há possibilidade de uma pequena dor e inchaço no local que é tratado a base de medicamentos prescritos pelo dentista.
Temos um texto completo sobre esse tema, basta clicar aqui.
5 – Posso sofrer rejeição?
Não. O implante é feito em titânio, um material que é biocompatível com o nosso organismo. O que pode acontecer é a falta de ancoragem entre o osso e o implante ou algum tipo de infecção que pode acarretar na perda do implante. Leia mais aqui.
6 – Quais os cuidados de mastigação e limpeza devo ter com os implantes dentários?
Os mesmos de um dente normal:
- Escovação;
- Uso do fio dental.
7 – Para quais pessoas são indicados os implantes?
Pessoas que por algum motivo:
- Perderam um ou mais elementos dentários;
- Sentem insegurança com a prótese removível;
- Com dificuldade para mastigação;
- Quando querem melhorar de alguma forma a estética.
8 – Qual o tempo de tratamento?
Depende da individualidade de cada caso. Após a instalação do implante dentário, este poderá receber uma dente provisório (carga imediata) dependendo do torque de inserção (retenção) do implante no osso.
A prótese definitiva, de uma maneira geral, só poderá ser instalada após a cicatrização óssea ao redor do implante e este tempo varia de 2 a 6 meses.
Vantagem dos implantes dentários na substituição dos dentes perdidos
Quando se perde o dente e sua raiz, o osso que o sustenta pode se reabsorver. Em casos totais o osso maxilar inteiro pode reabsorver (“encolher”), dando um aspecto no rosto mais velho.
O implante dental mantém o estímulo no osso diminuindo esta reabsorção, com uma prótese convencional (dentadura), isso não é possível.
Dois pontos aqui são importantes destacar:
1- Conservação dos dentes naturais: Com as pontes dentárias convencionais, os dentes adjacentes aos dentes perdidos precisam ser desgastados para serem usados como pilares desta ponte. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de modificar os dentes saudáveis
2- Alternativa para próteses removíveis: Antes dos implantes dentais a única alternativa para oferecer dentes ao um paciente com grandes perdas dentárias era a instalação de próteses removíveis (dentaduras ou aparelhos parciais removíveis). Estas próteses removíveis possuem mobilidade o que pode gerar insegurança ao paciente. Os implantes dentários podem servir de pilares de sustentação para próteses totais fixas. O paciente com próteses bem presas se sentem mais seguros e autoconfiantes.
Consequência da ausência dos dentes
Por diversos motivos, vários pacientes chegam ao consultório dentário com dentes extraídos ou condenados. As razões mais comuns que levam a perda do dente são a doença periodontal avançada e a cárie.
A substituição dos dentes perdidos por implantes dentários se faz necessária visto que a ausência de um ou mais dentes pode ter como consequência:
Problema 1- A movimentação dos dentes vizinhos e o antagonista para a área do dente perdido para preencher o espaço vazio (pois temos um desequilíbrio das forças oclusais);
Problema 2- Quando se perde o dente o osso que o sustenta pode se reabsorver. O implante mantém o estímulo no osso diminuindo esta reabsorção;
Problema 3- Um dente perdido na parte frontal da boca pode afetar sua autoestima e sorriso.
Em várias situações, um implante dentário é a solução estética mais agradável para substituir o dente perdido. Uma coroa ou ponte fixa sobre este implante fornece uma solução completa e estética para recuperação do equilíbrio da mastigação e sorriso.
O implante ocupa o lugar da raiz do dente perdido e ajuda a prevenir as consequências citadas.
Técnica Cirúrgica Guiada (conhecido popularmente como “implante sem corte”)
Atualmente, as técnicas de cirúrgicas guiadas são alternativa conveniente para a instalação de implantes dentários.
A principal vantagem desta técnica é a quantidade mínima de manipulação de tecido mole (gengiva) em razão da cirurgia ser sem abertura de retalho, isto reduz significativamente o tempo de cicatrização e o desconforto.
Esta técnica necessita do planejamento virtual da cirurgia, a partir de uma tomografia computadorizada e guias cirúrgicos construídos especificamente para cada caso.
Alternativa para Próteses Removíveis
Milhões de pessoas no mundo perderam muitos ou todos os seus dentes e utilizam próteses removíveis chamadas dentaduras.
Muitas vezes essas próteses removíveis deixam os pacientes inseguros e podem causar dor.
Para substituição dessas próteses removíveis podemos utilizar:
- Implantes dentários (4 ou mais) que servirão de suporte para uma ponte fixa.
- Próteses Fixas implanto Suportadas.
Tipos de prótese sobre Implante dentário (classificação):
As próteses sobre implante dental podem ser classificadas em: