O site da MD Frossard Odontologia tem cada vez mais visitantes em busca de conhecimento sobre escovação, estética e saúde.

Perguntas como: “qual a melhor escova recomendada pelos dentistas”; “quais alimentos previnem cáries”; “por que devo usar o fio dental”; “como saber se tenho cárie e como tratar”; entre outras.

Portanto, neste texto abordaremos um tema bastante discutido e que atrai muitas curiosidades e dúvidas, que são os 5 alimentos que previnem cáries. 

Será verdade que certos alimentos ajudam no cuidado com os dentes? É possível ter alimentos que causam mais cáries. É sobre isso que vamos discutir hoje.

Prevenção de cáries

alimentos e a cárie

A cárie é a principal doença que atinge os nossos dentes. Em nosso blog existem várias informações sobre a cárie mostrando a melhor maneira de evitá-la e também sobre o seu tratamento. Para mais informações, basta ver aqui.

A prevenção da cárie acontece pela correta técnica de escovação e o uso do fio dental. Os alimentos são coadjuvantes na ajuda a prevenção da cárie, ou seja, de nada adianta usar esses alimentos e não realizar nenhuma higiene dental.

Alimentos Ruins na prevenção da cárie

A nossa alimentação é importante para a saúde dos nossos dentes, já que a nossa dieta exerce um papel central no desenvolvimento da doença cárie.

Como exemplo de alimentação danosa para os nossos dentes, temos os açúcares. O consumo frequente e em grande quantidade, sem a devida higienização, é extremamente prejudicial.

Os carboidratos fermentáveis servem de substrato para as bactérias da cárie. Esses microorganismos em um ambiente onde há açúcar em abundância, geram ácidos que baixam o pH do meio bucal para valores abaixo de 5,5.

Nesse quadro, ocorre a desmineralização do dente, ocasionando o início da doença cárie. Se isto não for revertido rapidamente, ou seja, se o pH não for elevado novamente, a doença irá evoluir, ocasionando cavidades nos dentes.

Alimentos como o pão branco, bolos, bolachas e doces são ricos em carboidratos fermentáveis. Além disso, também devemos ficar atentos a alimentos  que se aderem aos dentes, como as balas e os biscoitos recheados.

5 alimentos que previnem cáries 

5 alimentos que previnem cáries

Por outro lado existem grupos de alimentos que são os benéficos para os dentes por razões diferentes, veja os 5 alimentos que previnem cáries.

São eles :

1 ) Fibras 

As fibras são benéficas para os nossos dentes, pois elas estimulam o fluxo salivar. A saliva é um importante aliado contra a cárie. Já que ela além de reequilibrar o PH da boca também ajuda na limpeza dos dentes. Alimentos nessa categoria são as frutas secas, passas, figos, tâmaras .

2 ) Cereais 

Os cereais também têm a mesma características das fibras, ajudam na produção da saliva. Porém, esta categoria de alimentos apresenta vantagem por ser rica em vitamina B. Essa substância ajuda a manter a gengiva com saúde. Por isso, devemos nos alimentar com farelo de trigo, arroz integral, massas de grão inteiro e etc.

3 ) Leite e derivados

A alta presença de cálcio é a vantagem destes alimentos . O cálcio ajuda a reforçar a estrutura dos dentes, sendo ainda mais benéfico em crianças. Outras opções de alimentos com cálcio são os vegetais verdes como brócolis e o repolho chinês, amêndoas e grãos secos.

4 ) Maçãs e outras frutas “duras” 

Por terem consistência mais dura, são benéficas pois ajudam a eliminar a placa dental através da fricção com os dentes. Além disso, também apresentam vitamina A que ajuda na formação dos ossos.

5 ) Nozes

Esse alimento tem o mesmo principio da maçã, ou seja, ajuda a eliminar a placa. Porém, ele têm como vantagem a presença do magnésio, substância que ajuda a fortificar os dentes.