Gengiva Sangrando - As 7 principais causas. Acabe com esse problema.

Gengiva sangrando – Isto pode ser um problema sério.

Por Davi Heringer Frossard

A Gengiva sangrando é um dos principais problemas que podemos ter na boca. Junto com a cárie dental eles são as doenças mais comuns associadas aos dentes.

Diferentemente da cárie, onde o dente é a estrutura dental acometida, o sangramento da gengiva ocorre nos tecidos periodontais ao redor do dente.

Porém, ambas tem uma causa comum bem definida, a inadequada escovação dos dentes. Essa é a principal causa da sua gengiva estar sangrando. Portanto saber como escovar os dentes da forma correta se torna essencial.

Continue a ler o texto para saber :

  • 7 fatores da gengiva sangrar
  • O tratamento da gengiva sangrando
  • 5 dicas para você aplicar no dia a dia.

O Que Significa ter a Gengiva Sangrando ?

O sangramento da gengiva geralmente está associado a sua inflamação. Em casos mais simples temos um quadro de gengivite, onde ocorre um sangramento na gengiva ao redor do dente. Em casos mais complexos podemos ter a periodontite, quando já se tem perda óssea.

Existe ainda a possibilidade do sangramento estar associado a uma desordem nutricional ou até a leucemia ( leia mais abaixo )

Outro fator que devemos estar atentos é o sangramento com o uso do fio dental. Muitos reclamam da gengiva sangrar ao usar o fio e por causa disso param de usa-lo.

Porém, isso é um grande erro.

O uso correto e constante do fio dental é essencial para evitar uma inflamação da gengiva. Veja agora e aprenda a usar o fio da maneira certa. 

Qual a principal causa desse problema ?

gengiva sangrando

Como falado anteriormente, a gengivite e a periodontite estão amplamente relacionadas ao sangramento gengival. Elas acontecem quando temos uma deficiência na escovação e a falta no uso do fio dental. Nesse caso, teremos acúmulo de placa que com o passar do tempo pode se calcificar formando o cálculo.

Em todo esse processo temos uma irritação e inflamação da gengiva que provocará seu sangramento. Nos casos mais graves, onde além do sangramento também temos perda de estrutura óssea ( estrutura de suporte) do dente, chamamos de periodontite.

7 fatores da gengiva sangrando: 

1 – Escovação com força exagerada

O segundo fator mais comum para a gengiva sangrar, perdendo somente para a gengivite.

A escovação inadequada além de causar retração da gengiva, pode lesionar a região ao redor do dente. Além do sangramento, uma sensibilidade dental muito forte pode ocorrer.

A limpeza do dente não esta associada a força aplicada e sim a técnica correta de higienização do dente.

 

2 – Uso do fio dental de forma incorreta

O uso inadequado do fio dental esta intimamente relacionado com a escovação exagerada.

Poucas pessoas fazem o uso constante do fio dental e quando o fazem reclamam que a gengiva esta sangrando muito.

Ao usar o fio dental todos os dias, esse sangramento deve parar.

 

3 – Leucemia

Problema mais grave, que pode ter manifestação na região oral.

Esta associado ao sangramento gengival espontâneo sem associação com a placa bacteriana. O uso de antibióticos pode ser indicado. Para saber mais sobre esse problema clique nesse link.

 

4 – Escorbuto

Antigamente esse problema era muito comum. Atualmente ele é associado a má nutrição, principalmente pela falta de vitamina C no organismo. A falta desse nutriente ocasiona a inflamação da gengiva e sangramento. Leia mais sobre esse problema agora.

O tratamento, além do controle da placa, é a correta alimentação.

 

5 – Deficiência de vitamina k

A vitamina K é extremamente importante para a nossa coagulação. Na falta ou deficiência dela o sangramento de qualquer parte do corpo que esteja machucado pode ser muito maior.

O texto do Wikipedia pode te passar mais informações.

 

6 – Alterações hormonais durante a gravidez

Durante a gravidez os hormônios das mulheres podem ficar alterados. Isso aumenta a prevalência a gengivite e sangramento.

Nessa fase o aumento de volume da gengiva é comum, assim como o sangramento durante a escovação. É aconselhável realizar consultas de revisão no dentista para melhor avaliação dos dentes.

 

7 – Próteses mal adaptadas

Quando se tem uma prótese antiga e que principalmente não esta corretamente adaptada ao dente, pode ocorrer a inflamação da gengiva e seu sangramento.

Nessa situação é preciso ir ao dentista para melhor avaliação da região e possível substituição da prótese por uma mais nova. Outra opção é realizar trabalhos fixos sobre implantes.



Qual o Tratamento Para a Gengiva Sangrando ?

gengiva sangrando e o fio dental

Primeiramente devemos ficar alertas com a gengiva sangrando pois isso é um sinal que algo não esta certo.

Em segundo lugar, devemos nos orientar sobre a forma certa de passar o fio dental, de como higienizar os dentes, ou seja, procurar um dentista.

Nos casos mais comuns de gengivite apenas uma correta escovação junto com o uso do fio dental é o suficiente para melhorar o sangramento.

Em casos onde já temos perda de estrutura dental como na periodontite, devemos procurar um profissional qualificado que irá realizar o correto tratamento para estabilizar essa doença.

Você deve ter em mente, que tanto na gengivite como na periodontite, o controle e a manutenção da correta escovação são essenciais para evitar a recidiva da doença, ou seja, o sangramento da gengiva voltar a acontecer.

Se o problema for algo mais grave, como uma leucemia ou uma deficiência de vitaminas, deve-se procurar um médico o quanto antes.

Leia agora sobre a forma correta de escovar os dentes.

Vídeo sobre o Sangramento Gengival

5 dicas fáceis:

1 ) Não use enxaguantes bucais com álcool, pois pode irritar mais as gengivas.

2 ) Evite uso de cigarro ou tabaco, pois alguns estudos mostram que o tabaco pode agravar o sangramento das gengivas.

3 ) O fio dental é de extrema importância , seu uso deve ser diário. Não devemos forçar o fio contra a gengiva  e sim passar delicadamente ao redor de cada dente.

4 ) Durante a escovação, sempre escove a língua ao final pois isso melhorar o hálito.

5) Não deixe de ser alimentar bem. Uma dieta equilibrada, com consumo de vitamina C, ácido fólico, cálcio e vitamina B ajudam a manter a gengiva saudável.

Att,

Davi Frossard

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

133 Comentários em “Gengiva sangrando – Isto pode ser um problema sério.

  1. Rosa Maria disse:

    Olá Dr.restaurei meu dente do lada presa desde o dia da restauração dói e sai sangue. E que pode ser por favor me ajuda.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosa,

      Infelizmente não posso saber, é preciso analisar clinicamente o dente.

  2. Davi Frossard disse:

    Olá Aline,

    O uso de aparelho dificulta muito a realização da higienizando dos dentes. Talvez seja preciso realizar uma correta profilaxia e tratamento periodontal para melhorar essa inflamação.

  3. Gisele de Gouvêa disse:

    Olá já efetuei a limpeza e raspagem, mas o ultimo dente esquerdo do siso persiste em sangrar a gengiva, como saber se estou a machucando, como sou canhota está muito dificil higienizar. O que posso fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gisele,

      A região do siso realmente é difícil de higienizar. Em muitos casos a gengiva pode inflamar causando desconforto. Talvez seja indicado a extração do siso.

  4. Eunice Gonçalves Capela disse:

    ótima informação adquiri neste artigo para não usar enxaguante pois pode irritar
    a gengiva muito obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado !

  5. Roberta Alves Atisano disse:

    Boa tarde! Há uns dias estou com parte da gengiva inchada e “esfolada”, mas não a machuquei com nenhum alimento. Ao pressionar levemente a região inchada, ocorre sangramento abundante, o que não ocorre com a simples escovação. Não sinto dor, mas estou ficando preocupada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Roberta,

      Me parece alguma inflamação na gengiva. Para saber o certo que seria, você deve ir ao dentista para melhor análise. Continue escovando e passando o fio dental na região.

  6. Angelina disse:

    Olá Davi!
    Antigamente tinha sangramento nas gengiva qnd passava o fio dental e usava escova com cera dura.
    Porém a dentista me ensinou o uso correto do fio dental.
    Sou q depois de um tempo td vez q eu passava o fio dental e escova sagrava de mais, fui ao dentista ela me disse q está td ok.
    Depois de uns tempo.
    Td vez q eu vou escova os dentes a gengive sagra mesmo sem passa fio dental.
    O que me deixa preocupada e que a minha gengiva não está inflamada, e ñ estou fazendo o uso d fio dental, e a cera da minha escova e mole.
    Queria alguma orientação p esse sangramento para.
    Por favor me ajudem.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angelina,

      Você precisa ir ao especialista em gengiva, que se chama periodontista. Ele vai analisar o que pode estar causando esse sangramento em abundância e realizar o correto tratamento.

  7. Jean santana disse:

    Olá, tenho um dente restaurado e ao redor dele minha gegiva tá enflamada e quando toco nela sinto uma leve dor, e todas vez que escovo e passo o fio dental e chega a sagrar o que pode ser????

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jean,

      Pelo seu relato parece que você tem gengivite. Entretanto é preciso que você vá ao dentista para o correto diagnóstico e tratamento.

  8. ANa Carolina Fontinelly disse:

    Ola entao sou Ana Carolina e estou sofrendo muito pois entre um dente meu tem um espaço enorme onde quando eu como o alimento entra todinha nessa parte do dente e da gengiva isso tera de arranca esse dente ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Carolina,

      Pelo seu relato parece que você esta com falta de ponto de contato entre um dente e outro. Por isso acontece esse acumulo de alimento. É preciso que você vá ao dentista para melhor avaliação e tratamento.

  9. Pingback: Anônimo
  10. Gabriele Silva disse:

    Oi Davi meus dentes de baixo está sangrando ao redor eu estava escovando com força pós vi que meu dente estava amarelando o que faço agora para melhor , sangra e doi muito

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriele,

      A primeira coisa a se fazer é parar de escovar com força. Não necessariamente a maior força de escovação irá proporcionar a melhor limpeza do dente. A segunda coisa é ir ao dentista para melhor análise da região.

  11. João Carlos disse:

    Ola

    Faz 3 dias que tenho percebido um sangramento entre os dentes, mas apenas nos do fundo da boca. Tenho 18 anos e meus sisos estão nascendo. Hoje acordei e senti que estava sangrando mais do que antes. Esse sangramento pode estar relacionado com o crescimento do siso? Pode ser um caso de gengivite, mesmo sendo apenas entre dois dentes? Qual o melhor a se fazer?

    Agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João Carlos,

      Eu não posso saber qual a causa do seu sangramento sem analisar o caso clinicamente. O melhor a se fazer é você procurar um dentista na sua região para melhor analise do dente.

  12. Carlos Renato disse:

    Bom dia…………..minhas gengivas sempre sangram com facilidade (o que é curioso………..tenho 39 anos e desde os meus 7, 8 anos….. sempre sangraram ao escovar os dentes)……….acho que não tenho jeito.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carlos,

      Sempre existe uma solução. É preciso que você vá a uma periodontista para melhor analise do seu problema.

  13. Yuri fonseca disse:

    Na minha gengiva ta sangrando um sangue tipo catarro só q e de sangue

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Yuri,

      É preciso que você vá ao dentista para avaliar esse problema.

      1. Yuri fonseca disse:

        Eu tinha feito limpeza esse dias, ai no dia seguinte saiu bastante sangue um sangue meio escuro, Depois disso nao ta mais saindo e agora eu escovo os dentes e nao sai mais sangue na gengiva. a espuma sai branquinha

  14. Bom dia disse:

    Uso o Water Pik para limpeza de implantes mas acabo direcionado o aparelho para os demais dentes. Por 2 semanas adicionei água oxigenada vol.10. Acredito que tenha sido isso que machucou a gengiva que agora está vermelha e sensível em apenas três dentes. Será que estou certa a respeito da causa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Sim, pode acontecer isso. Tome cuidado com a pressão da agua no dente para não machucar a gengiva.

  15. ISABELA disse:

    Dra. Davi, boa tarde!

    Gostaria de tirar uma duvida a gengivite ou periodontite e carie é transmissível pelo beijo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Isabela,

      Não conheço nenhum estudo que mostra essa transmissão pelo ato do beijo. Porém, existem outras doenças em que isso pode acontecer.

  16. Amanda disse:

    Olá, estou mais ou menos com 5 dias com uma afta na parte de baixo da minha boca, e junto veio (eu acho que também é afta) outra no céu da minha boca, sendo que no lado que está o machucado na frente minha gengiva está meio roxa e sangra quando escovo… E está muito difícil de comer , dói demais!!! Eu estava fazendo bochecho com água oxigenada volume.10 tem algum problema?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amanda,

      Você procurou algum dentista na sua cidade para avaliar o região ? O bochecho pode ajudar, mas não vai resolver caso seja algo que necessite de maior atenção.

  17. Ariana moraes disse:

    Uma amiga amanheceu sangrando as gengivas posta de sangue qualhado. Saio sangue do nariz tmb arrancou uma casquinha de uma ferida saio muito sangue sem para..foi ao médico ele pedi o os exames…e enternou ela pra tomar sangue ..

    Então pelo seu conhecimento o que vc acha que ela tem?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ariana,

      Não é possível eu saber o que seria esse problema. É preciso realizar exames e consultas clínicas para chegar a um correto diagnóstico.

  18. roseli disse:

    Olá boa tarde, em primeiro lugar quero agradecer pela atenção com todos aqui no site!!!!
    Há alguns dias estou sentindo um mau halito na minha filha, este mau halito fica o dia todo, ela faz a higiene bucal aparentemente direitinho, agora ela veio me falar que o dente do fundo está sangrando quando escova, e do nada sangra tbem, será que este mau halito que apareceu primeiro tem alguma coisa com este sangramento? ou o que pode ser?
    Desde já agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Roseli,

      Obrigado pelo elogio. Pode ser que tenha relação como também não. O ideal seria você levar a sua filha ao dentista na sua região para melhor diagnóstico do que possa estar acontecendo. Com isso, fica mais fácil chegar a um correto diagnóstico.

  19. olá boa tarde estou fazendo alguns tratamento dentario trocando resina etc . Mas minha gengiva começou a sangrar e cada ves que eu trato mas inflamada ela fica, passo fio dental sangra, escovação sangra fora que alguns dentes as resinas estão soltando quando a dentista mexe nos meus dentes é uma dor nas gengivas e sangra muito ela fala que é falta de vitamina mas tomei a vitamina e nada de sarar o que será me ajuda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Kézia,

      O sangramento da gengiva pode estar relacionado a vários fatores. O mais comum é a gengivite ou periodontite. Com o correto tratamento o sangramento tende a melhorar.

  20. Weverson disse:

    Olá Davi, em primeiro lugar, muito legal você dar essa atenção aqui no site, parabéns!
    Minha dúvida é a seguinte, tenho tido bastante retraçao na gengiva e sangramento. Fui ao dentista, realizei uma limpeza completa e tratamento com enxaguante específco, mas em pouco mais de um mês ja consigo ver o acúmulo de placa e sangramento novamente. Eu tenho passado fio dental 2 vezes ao dia e escovando com escova macia tentanto tomar cuidado mas o problema nao melhora. Esse problema pode estar relacionado a outro motivo, por exemplo, bruxismo? Como proceder nesse caso?
    Pode também ser o caso de a limpeza ter sido “mal feita”?
    Desde já agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Weverson,

      Obrigado pelo comentário. É preciso ver se a sua técnica de escovação é a mais eficaz e também procurar o usar o fio dental todo dia. Procure um especialista na parte de gengiva ( periodontista) para avaliar se existe algum outro problema.

  21. Otello disse:

    Minha gengiva tem sangrado a ponto de sentir o sangue escorrer na boca .
    Faço a escovação E passo fio dental ao passar o fio saem pequenos coágulos no fio dental e depois muito sangue .
    Poderia me ajudar a esclarecer
    os sintomas .

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Otello,

      Você pode ter um problema periodontal. O ideal seria você ir ao dentista para realizar um tratamento da gengiva. Se for algo mais grave o dentista poderá diagnosticar.

  22. Gabriel disse:

    Bom Dia, estou com gengivite e eu gostaria de saber se depois de ter uma boa escovação ela volta ao normal ou terei q fazer cirurgia. (esta inchada)

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriel,

      Em alguns casos somente a correta e constante escovação melhoram a situação. Em outros casos, é preciso tratamento periodontal. O ideal sempre é ir ao dentista para melhor avaliação do caso.

  23. Solange disse:

    Bom dia! Estou com os pes dos dentes sangrando j tem uns dois anos .e uma lesao localizada no pe do denti.fica avermelhada as veses amarelada como se fosse afta .ja fui a periodonto .ja tomei vitamina.fiz exame de sangue tudo normal.o q pode ser isso.eh n sara j nao sei mas o q fazer.obrigado aguardo a respost

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Solange,

      O ideal é você ir ao dentista para melhor avaliação. Não é possível eu saber o que pode ser.

  24. Rafaelle silva disse:

    Gengivite pode causar dor na face?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafaelle,

      Eu desconheço essa relação. Geralmente a dor é localizada.

  25. Otavio disse:

    Olá bom dia gostaria de saber o porquê de um sangramento no céu da boca,apaceceu um pequeno machucado no céu da boca que sangra atoa(começa sem motivos aparentes sangra e depois para)lembra um machucado de afita só que bem no meio do céu da boca e já tem uns 5dias isso mais não sangra o tempo todo!?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Otavio,

      Infelizmente eu não posso responder a sua pergunta, já que eu não estou analisando clinicamente o seu caso. É preciso que você vá ao dentista para uma melhor avaliação clinica.

  26. Iara disse:

    Olá Davi eu queria saber si tem como não ter dentes furados e podes???

    1. Davi Frossard disse:

      Lara,

      Sim é possível ter dentes saudáveis. O ideal seria você procurar um dentista para melhor avaliação.

  27. rayane pontes disse:

    olá D° Davi!
    a tres anos fiz uma coroa em um dente meu. porem em cima do dente onde fiz essa coroa esta muito vermelho e estou começando a sentir um pouco de incomodo. doi as vezes, o que poderia ser. me ajuda!!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rayane,

      Infelizmente não é possível eu saber o que seria sem realizar uma consulta clínica. Sugiro você procurar o dentista para melhor avaliação da região.

  28. Bruno Corrêa disse:

    Meus dentes das frente estão doendo e a gengiva roxa e tem uma bolha que parece sair uma massa branca o que poderia ser? Obs meus dentes sofreram um trauma na infância e todos são tortos

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruno,

      Pode ser varias coisas. O melhor seria você procurar o dentista para melhor diagnóstico da região.

  29. Henrick disse:

    Olá Doutor,
    Há três meses eu estava jogando bola, e um cara sem querer bateu o cotovelo no meu dente, no começo ficou como qualquer outra pancada, depois de um tempinho eu já tinha até esquecido do dente, tanto que voltei a morder normal, mas sentia ele meio dormente. Até que um dia eu fui escovar os dentes e esse dente sangrou, sangrou bem pouquinho a coroa, mas sangrou. Não senti até hoje nenhuma dor forte, nem nada demais, só o dente meio que dormente, ele meio torto pra dentro e esse pouquinho de sangue quando eu escovo. O que será que pode ser? Eu estou muito preocupado e com medo de ter que extrair o dente, não será preciso né? Por favor, me ajude! Sei que é bem difícil falar o que pode ter acontecido, mas tem como você me passar o que é mais provável que tenha acontecido? Só pra eu ter uma noção.
    Muito obrigado mesmo!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Henrick,

      Como você mesmo disse é muito difícil eu lhe orientar. Você já procurou o Dentista ? Pelo o que eu entendi você teve um trauma nesse dente, isso precisa ser investigado para saber se não houve nenhum outro comprometimento da região. Um trauma no dente, pode não acontecer nada ou pode gerar algum problema. Sugiro você ter um acompanhamento clínico.

      1. Henrick disse:

        Vou no dentista nesse fim de semana Doutor! Isso, tive um trauma, não dói, nem nada, o máximo que acontece é sangrar bem pouquinho a gengiva, bem no comecinho do dente sabe? Acho que o local que sangra se chama coroa. É normal continuar sangrando assim, ou significa que é algo grave? Eu acho engraçado que sangra bem pouquinho mesmo, alguns pontinhos de sangue apenas.

  30. Eduardo disse:

    Estou com muita dor no dente e sangramento já tem vários dias .. na verdade tudo começou apenas com o sangramento mais agora essa dor ficou insuportável e também .. ela se estendeu para o ouvido também .. o que pode ser ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eduardo,

      Pode ser várias coisas, infelizmente não posso dizer exatamente o que é sem avaliar clinicamente. Você deve procurar o quanto antes o Dentista para te atender e assim melhorar a sua dor.

  31. Estéfano Veleda Ely disse:

    Tenho sangramento gengival, com escova dental nova.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Estéfano,

      O mais importante é a técnica de escovação, uma escova nova sem a correta técnica não terá o resultado correto.

  32. Clayton disse:

    Doutor eu restaurei um dente da frente tem pouco mais de 1 ano, ele foi bem mexido (profundamente) e nunca incomodou, mas de uns dias pra cá ele sangra as vezes sozinho pela gengiva, o que pode ser isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Clayton,

      Pode ser várias coisas. É preciso analisar clinicamente junto com o Raio x para se ter o melhor diagnóstico.

  33. Clayton disse:

    eu tive esses mesmos sintomas há alguns anos atrás, e passei a usar fio dental todos os dias depois de todas as refeições e logo eu estava curado dessa inflamação e sangramento!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Clayton,

      Exatamente, quando se usa o fio dental corretamente o sangramento melhora ao longo do tempo.

  34. Fernanda disse:

    Olá !
    Adorei todas as explicações,porém estou com uma dúvida.
    Uma irritação que começa em um dente e vai passando para os demais ,pode ser gengivite?Tipo, em pouco tempo ,o último dente começou irritar (a gengiva),com o passar dos dias foi passando para os dentes próximos .A gengivite faz isso?Está sangrando bastante quando escovo .Que dor …

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fernanda,

      A gengivite pode estar presente em somente um dente ou localizada em vários dentes. A falta ou dificuldade de escovação leva a gengivite. Geralmente não existe esse fator de “passar” para outro dente. Escove a região com cuidado e use o fio dental. Procure também o dentista para melhor análise da região.

  35. Viviane disse:

    Olá, Dr. Boa tarde!

    Há um tempinho eu acordo com meus dentes da frente com sangue pisado e as vezes algo esverdeado, semelhante a pus velho. E minha boca extremamente seca, tanto que a secreção no dente também está seca. Sempre nos 2 da frente. Fiz um impante dentário cerca de um ano. Pode estar relacionado?
    No dia a dia sinto meus lábios mais secos do que o normal, mesmo em dias quentes. Era muito mais, como se eu tomasse algum remédio que nos deixa com a boca seca, tanto que a boca parece que amarra. De umas semana pra cá melhorou, mas não o suficiente. E acordar com a boca totalmente seca e com meus dentes da frente assim continuam. Minha língua as vezes fica com a marca dos dentes, talvez inchada.
    Devo procurar um dentista ou médico?
    Desde já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Viviane,

      Inicialmente procure o dentista. Caso seja mais grave, ele vai indicar o médico para você.

  36. disse:

    Olá, Dr.

    Há umas semanas estava com muito sangramento nas gengivas… fui ao dentista e foi diagnosticado gengivite… passei por duas limpezas para a retirada do tártaro e continuei com o tratamento em casa. Fazendo a escovação correta, uso de fio dental e tudo que foi passado pela dentista… isso já faz uns 20 dias e estava tudo ok, sangramento acabado.. só que nos últimos 3 dias minha gengiva voltou a sangrar muito novamente, o que pode ser? Devo procurar um médico agora?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jô,

      Não é possível eu opinar sobre o seu caso, sem conhecer clinicamente ele. Como o texto diz, o sangramento pode ter diversos fatores. Sendo a gengivite a mais comum. Converse novamente com o seu dentista e caso ainda tenha dúvida procure uma segunda opinião.

  37. Gabrielly pila disse:

    Olá o meuseu dentes estao sangrando a algumas semanas e entre eles está acumulando sujeira estou muito preocupada com isso

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabrielly,

      O ideal é você procurar um dentista para realizar o tratamento adequado.

  38. Boa tarde…em 2015 fiz um canal no dente da frente na parte de cima incisivio lateral superior por causa de uma queda que tive ele necrosou.So que de uns tempos pra ca esta saindo uma agua com cheiro ruin ai parou ai agora ta saindo um pouco de sangue agora nao sei se é da gengiva ou de dentro do dente…porem estou sem condiçoes de pagar um dentista e estou esperando sair o convenio domeu esposo …sera o que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raquel,

      Infelizmente não é possível eu te passar nenhum tratamento. O melhor caminho mesmo é procurar o dentista para analisar qual o problema e assim realizar o tratamento.

  39. Leila disse:

    Estou sentindo desconforto em todos os dentes e a maioria esta sangrando oque devo fazer pois estou ficando com mal alito

    1. Davi Frossard disse:

      Leila,

      O melhor caminho é procurar atendimento com o dentista.

  40. francisco andrade disse:

    boa tarde doutor davi frossard eu to com a gengiva com uma machucado abaixo dos dentes gostaria dw saber qual o melhor tratamento pra eu fazer

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Francisco,

      Não posso dizer qual o melhor tratamento sem realizar uma consulta clínica.

  41. Rafaela Teixeira disse:

    Olá Dr. Davi.

    Sou portadora de SAAF, e em processo de investigação para LES.

    Mas, minha gengiva nunca sangrou.

    Porém, de 1 mes e meio pra cá. O médico responsável pelo meu tratamento, teve de fazer uma viagem, e quando voltou, entrou de férias.

    Minha gengiva começou com esses sangramentos há umas 3 semanas, já troquei a escova de dentes. Mas, nada… estou meio preocupada. Se puder me ajudar, ou souber de alguém que possa, por favor, entre em contato

    Aguardo retorno.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafaela,

      O sangramento pode ocorrer por acúmulo de placa e deficiência no método de escovação. Veja esse texto sobre técnica de escovação. O uso do fio dental é essencial.

  42. Naomi disse:

    Bom dia!
    Meu namorado tem uma higiene bucal melhor que a minha, tem o hábito de passar fio dental, escova os dentes praticamente após todas as refeições, vai anualmente no dentista mas sempre está com a boca sangrando e a minha nunca sangrou. Moramos juntos e temos os mesmos​ hábitos alimentares. A dentista dele fica falando que é placa e faz a limpeza sempre que ele visita o consultório. Passa pouco tempo depois da consulta e volta a sangrar. Já está atrapalhando o nosso relacionamento porque com o meu senso de higiene mínima eu nunca beijo a boca dele. Não sei mais o que indicar para ele, cheguei a pensar num médico grastro…, mas penso que possa ter alguma especialidade na odontologia que trate disso com mais destreza. A que ele trata só indica para ele essa limpeza e a higienização normal (escovação e fio dental). Como proceguir?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Naomi,

      Eu não posso dar um diagnóstico sobre o caso dele, sem realizar uma consulta clínica. Mas, pelo o que você esta me relatando, seu namorado pode ter periodontite. Nesse caso, ele precisa ir ao especialista em gengiva ( Periodontista ).

  43. Monnique Machado disse:

    Olá, tenho 16 anos e sempre fui ao dentista, faz um tempo que não vou, mas sempre que escovo os dentes e passo o fio dental sai sangue da minha gengiva, e isso esta se tornando constante e fica muito dolorido, do nada começa a sair sangue dos meus dentes. O que devo fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Monnique,

      Realize a escovação da maneira correta e sem forçar a gengiva. Use o fio dental constantemente para realizar a limpeza entre os dentes. Talvez seja hora de você procurar um dentista para ver o que esta acontecendo.

  44. Elaíne disse:

    Parabéns Doutor, por sua atenção e dedicação em responder a cada comentário!!!
    Excelente matéria! ajudou muito a tirar algumas dúvidas, mais uma vez parabéns!!!

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo comentário Elaíne. Estamos sempre tentando realizar o melhor trabalho para os nossos clientes.

  45. Simone Oliveira disse:

    Olá Davi, minha gengiva costumava sangrar sempre que eu usava o fio dental, de umas 2 semanas pra ca, ela esta dolorida, e sangra na escovação também !!!
    Seria alguma doença ??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Simone,

      Não tenho como saber o que esta acontecendo com a sua gengiva sem uma avaliação clínica. Procure realizar a escovação devagar e sem forçar a gengiva. O uso do fio dental de forma constante é essencial para a limpeza correta dos dentes.

  46. Elias disse:

    Olá Doutor.
    Eu usei aparelho por 7 anos e acho que esse tempo todo contribuiu para formar muita sujeira mesmo eu escovando os dentes diariamente mas eu acho que a escova não alcançava as regiões de maior necessidade de escovação.
    Tirei o aparelho em 2014 e até hoje tenho uns 5 pontos da gengiva que sangram e já fui no dentista o ano passado e fiz a remoção de tártaro que eu tinha e mesmo assim ainda continuo com pequenos sangramentos e a gengiva não volta ao normal.
    Agora não sei se foi o muito tempo de aparelho acumulou sujeira ou as minhas escovações não estão dando resultado.
    Não creio que fio dental irá resolver pois se já foi removido os cálculos que eu tinha por que ainda continua o sangramento ?

    1. Davi Frossard disse:

      Elias,

      Seria interessante você procurar um especialista em gengiva, o chamado periodontista. Veja se você não possui cálculos sub gengivais.

  47. Beatriz disse:

    Olá apareci com uma manchinha avermelhada na gengiva bem acima de um dente que sangra sempre que uso fil dental.
    Pode ser algo grave?

    1. Davi Frossard disse:

      Beatriz,

      Não posso emitir opinião sobre o seu caso sem ter um diagnóstico clínico. Você precisa procurar o dentista para melhor prognóstico e tratamento.

  48. Rayane kelly disse:

    Olá meu marido tem esse problema de gengiva sangrando, qualquer esbarrão na boca ja comessa a sangra, e quando ele deita pra dormir, e no outro dia a boca dele está cheia DE sangue

    1. Davi Frossard disse:

      Rayane,

      Você deve procurar o dentista pra examinar o seu marido da melhor forma.

  49. william disse:

    Boa tarde Davi !!
    minha gengiva as vezes sangra do nada ou ate mesmo escovando e sinto umas dores nas gengiva e ate mesmo nos dentes as vezes.. o que devo fazer ?

    1. Davi Frossard disse:

      William,

      Você deve procurar o dentista para melhor diagnóstico.

  50. Sara disse:

    Boa noite! Adorei a matéria! Fiz mudanças bem radicais em minha alimentação, deixando de ingerir doces e refrigerante. Fiz reeducação alimentar e há 7 meses me alimentar muito bem, porém minha gengiva sangra bastante, uso anticoagulante, será que é por isso? Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sara,

      Obrigado pelo elogio ! A mudança alimentar, com diminuição de açúcar, é realmente bom para a saúde. Entretanto, isso não é indicativo para se ter saúde bucal ou da gengiva. Somente a correta higienização dos dentes pode melhorar o sangramento. O melhor seria você ter um atendimento com o dentista para uma completa análise da sua saúde bucal.

  51. Talvanes Parizio disse:

    Bom dia Davi.

    Gostei da forma que se expressa e expõe o conhecimento, além de sua disposição para dissemina-lo de forma ampla. Sou médico e minha esposa consultora de intercâmbios culturais. Ela está nesse momento em Londres, aonde as temperaturas estão em torno de 5°C a -5°C. Um de nossos alunos, previamente hígido ao que se conhece, apresentou sangramento gengival. Não conheço seus hábitos de escovação e à avaliação prévia não apresenta alterações nutricionais ou metabólicas. Como não estou os acompanhando não foi possível aferir a pressão arterial dele ainda. Pois bem, você teria algum conhecimento de alterações por “temperatura” que pudessem afetar a cavidade oral em particular a gengiva!?
    Obrigado, aguardo seu contato.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Talvanes,

      Obrigado pelo elogio. Quanto ao sangramento gengival, eu desconheço a relação entre alteração de temperatura e sangramento da gengiva.
      O mais provável seja a higienização deficiente da região. Procure orientar quanto ao uso do fio dental e da escova de dentes. Com a correta higienização da região o sangramento deve melhorar.
      O mais indicado seria ele procurar atendimento especializado. Assim , é possível saber de forma mais correta o que esta acontecendo.

  52. Suellen Talita disse:

    Oi tenho muito sangramento nas gengivas. Vi que a alimentação inadequada pode provocar o sangramento, mas e o pincing. Tambem pode causar sangramento?

    1. Davi Frossard disse:

      Suellen,

      O piercing é um artefato que pode causar trauma na gengiva, ocasionando o sangramento.

  53. Jean disse:

    complementando meu comentário. Esse sangramento começou após meu siso nascer e ficar incluso, isso também afeta a gengiva de alguma forma ? obrigado!

    1. Davi Frossard disse:

      Afeta e pode te causar outros problemas. A região do siso é difícil de ser higienizada e em muitos casos a sua remoção é necessária.

  54. Jean disse:

    Olá, estou com a gengiva sangrando a exatamente 1 mês e eu sei o motivo, má escovação e por não usar fio dental. ha 6 meses atrás eu fui ao dentista fazer limpeza e a doutora disse que eu estava com placas nos dentes, principalmente nos da frente, e que se eu não começasse a usar fio dental iria se tornar tártaro. Eu não mudei minha má escovação e acho que agora veio a consequência, toda hora sinto gosto de sangue na boca e quando vou cuspir sai sangue junto a saliva. No momento não estou podendo ir ao dentista e gostaria de saber, se eu melhorar minha escovação e começar a usar fio dental regularmente eu consigo melhor isso ?! , Porque só poderei ir ao dentista em março.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jean,

      Realizar a escovação correta e o uso do fio dental é o melhor caminho e deve ser feito constantemente. Porém, se existir a placa mineralizada ( cálculo ) aderido ao dente somente a escovação não irá conseguir remover. Nesse caso, você precisa ir ao dentista para realizar o tratamento periodontal.

  55. Luciano Araujo disse:

    Dr. Davi, bom dia

    A cerca de 07 meses coloquei uma ponte fixa de 01 dente de porcelana, porém cerca de 02 dias percebo minha gengiva acima do dente sangrando, o que pode ser e o que devo fazer, não dói.

    1. Davi Frossard disse:

      Luciano,

      Pode ser que a sua higienização não esteja boa e a sua gengiva esteja inflamada. Procure escovar e usar o fio dental de forma constante que isso deve melhorar. Porém, eu também recomendo que você procure o dentista para melhor analise.

  56. Eliana disse:

    Oi gostaria de saber se a gengiva volta ao normal depois de ser retraida?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eliana,

      A gengiva geralmente não volta ao normal. Em alguns casos é preciso realizar cirurgia para recompor a gengiva retraída.

  57. Paulo Dias disse:

    Tenho o último molar (quêro) nascendo e percebi que está empurrando e deslocando os dentes da frente com isso minha gengiva está tipo “inchada” mas isoladamente apenas onde os dentes da frente estão saindo do lugar, Isto tem alguma ligação com o sangramento, já que nesse local sangra muito quando escovo ou passo o fio dental.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Paulo,

      Esse dente em questão deve ser o siso. Ele nasce depois dos outros dentes e geralmente apresenta dificuldade na higienização. Você deve procurar um dentista para melhor avaliação e também ver se é indicado a remoção do siso.

  58. Marcela Hashimoto disse:

    Boa noite.

    Somente na parte da minha gengiva em que se localiza o dente canino esquerdo sangra, somente nessa área e não ultrapassa para outros dentes.
    Gostaria de saber se isso é sinal da gengivite ou apenas má escovação ? (por mais que eu não use força na escovação o sangramento continua a dias)

    Obrigado pelo post, esclareceu algumas dúvidas.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcela,

      Obrigado pelo elogio, estamos sempre tentando informar as pessoas. Quanto a sua pergunta, pode ser uma gengivite localizada. Mas não posso garantir isso, é preciso realizar uma consulta para melhor diagnóstico. Procure higienizar a região com cuidado e usar o fio dental.

  59. Bianca disse:

    Ola boa tarde, a alguns dias minha gengiva vem sangrando latejando discretamente, e esta branca.. o que será que pode ser? Faço a escovação regularmente depois das refeições e uso fio dental, mas creio que não seja o fio pois nunca aconteceu antes…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bianca,

      Não é possível saber sem realizar uma consulta. O planejamento e visualização da área é essencial para saber o diagnóstico.

  60. Sonara disse:

    Boa noite Dr. Davi!
    Depois que descobrir que sou diabética a um ano começou a poucos meses um sangramento na minha gengiva, começa do nada como se tivesse estourado un vasinho mas sae muito sangue e isso esta diariamente… Quase todos os dias tenho que ficar escovando direto por conta do gosto horrível na boca…. O que faço?

    1. Davi Frossard disse:

      Sonara,

      A diabetes é uma doença séria que deve ser acompanhada de perto. Pessoas diabéticas geralmente apresentam maiores problemas gengivas, como gengivites e periodontites. O melhor seria você ter um dentista para te acompanhar e te orientar da melhor maneira possível.

  61. Patricia disse:

    estou apenas com uma gengiva inchada e sangrando , a 1 semana mais ou menos , oque pode ser ?

    1. Davi Frossard disse:

      olá,

      O sangramento da gengiva pode ser gengivite. Procure ter uma melhor escovação com o uso do fio dental na região. Caso o sangramento persista deve procurar um dentista para melhor diagnóstico.

  62. May disse:

    Estou con minha gengiva sangrando ha mais ou menos 3 semanas sem causas aparentes , e não fiz mudança na alimentação ou forma de higienizaçao

    1. Davi Frossard disse:

      May, existem outros fatores que podem levar ao sangramento da gengiva. O melhor seria realizar uma consulta para melhor diagnóstico da gengiva e dos seus dentes.

  63. Fernanda disse:

    Olá, Davi.

    Sim, preciso, porém estou desempregada e, sabemos que tratamento de canal e odontológico são caros. Já me inscrevi em um local que faz tratamento de canal gratuito, só que a fila de espera demora meses.

  64. Gabriel Fernandes Losasso disse:

    Boa noite, fiz uma cirurgia hoje de manhã na gengiva para aumentar o dente só que não paro de sangrar até agora e pelo jeito não vai ser fácil dormir essa noite, pode haver algum problema se perder muito sangue ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gabriel,

      O sangramento constante na gengiva não é benéfico. Você pode usar uma gaze para fazer comprimir o sangramento. Porém, antes de tudo você deve contatar o dentista responsável pela cirurgia.

  65. Fernanda disse:

    Olá, Davi, boa tarde.

    Estou com a minha gengiva sangrando há um bom tempo, e um machucado que não sara no céu da boca e, toda vez que vou escovar os dentes ele fica pior o que dificulta a minha escovação.

    Estou com um canal aberto (por falta de dinheiro pra tratá-lo) e nessa região onde a gengiva sangra (nos dentes da frente na parte inferior) começaram a nascer caries entre os dentes, tenho problemas com a esmaltação dos dentes devido a um tratamento com antibióticos quando eles estavam em formação porém, só comecei a ter cáries depois que eu tirei o aparelho e, por ter o dente frágil já virou um canal.

    Gostaria de saber se há alguma relação nisso para que a minha gengiva sangre.

    Sou fumante e sei que isso agrava o problema e roo unhas o que pode piorar ainda mais.

    No aguardo.

    Att.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fernanda,

      Pelo o seu relato, você apresenta diversos problemas. E todos eles podem piorar o sangramento na gengiva. Eu te aconselho a realizar um tratamento dentário o quanto antes para você não vir a ter maiores problemas.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+