A Gengiva sangrando é um dos principais problemas que podemos ter na boca. Junto com a cárie dental eles são as doenças mais comuns associadas aos dentes.

Diferentemente da cárie, onde o dente é a estrutura dental acometida, o sangramento da gengiva ocorre nos tecidos periodontais ao redor do dente.

Porém, ambas tem uma causa comum bem definida, a inadequada escovação dos dentes. Essa é a principal causa da sua gengiva estar sangrando. Portanto saber como escovar os dentes da forma correta se torna essencial.

Continue a ler o texto para saber :

  • 7 fatores da gengiva sangrar
  • O tratamento da gengiva sangrando
  • 5 dicas para você aplicar no dia a dia.

O Que Significa ter a Gengiva Sangrando ?

O sangramento da gengiva geralmente está associado a sua inflamação. Em casos mais simples temos um quadro de gengivite, onde ocorre um sangramento na gengiva ao redor do dente. Em casos mais complexos podemos ter a periodontite, quando já se tem perda óssea.

Existe ainda a possibilidade do sangramento estar associado a uma desordem nutricional ou até a leucemia ( leia mais abaixo )

Outro fator que devemos estar atentos é o sangramento com o uso do fio dental. Muitos reclamam da gengiva sangrar ao usar o fio e por causa disso param de usa-lo.

Porém, isso é um grande erro.

O uso correto e constante do fio dental é essencial para evitar uma inflamação da gengiva. Veja agora e aprenda a usar o fio da maneira certa. 

Qual a principal causa desse problema ?

gengiva sangrando

Como falado anteriormente, a gengivite e a periodontite estão amplamente relacionadas ao sangramento gengival. Elas acontecem quando temos uma deficiência na escovação e a falta no uso do fio dental. Nesse caso, teremos acúmulo de placa que com o passar do tempo pode se calcificar formando o cálculo.

Em todo esse processo temos uma irritação e inflamação da gengiva que provocará seu sangramento. Nos casos mais graves, onde além do sangramento também temos perda de estrutura óssea ( estrutura de suporte) do dente, chamamos de periodontite.

7 fatores da gengiva sangrando: 

1 – Escovação com força exagerada

O segundo fator mais comum para a gengiva sangrar, perdendo somente para a gengivite.

A escovação inadequada além de causar retração da gengiva, pode lesionar a região ao redor do dente. Além do sangramento, uma sensibilidade dental muito forte pode ocorrer.

A limpeza do dente não esta associada a força aplicada e sim a técnica correta de higienização do dente.

 

2 – Uso do fio dental de forma incorreta

O uso inadequado do fio dental esta intimamente relacionado com a escovação exagerada.

Poucas pessoas fazem o uso constante do fio dental e quando o fazem reclamam que a gengiva esta sangrando muito.

Ao usar o fio dental todos os dias, esse sangramento deve parar.

 

3 – Leucemia

Problema mais grave, que pode ter manifestação na região oral.

Esta associado ao sangramento gengival espontâneo sem associação com a placa bacteriana. O uso de antibióticos pode ser indicado. Para saber mais sobre esse problema clique nesse link.

 

4 – Escorbuto

Antigamente esse problema era muito comum. Atualmente ele é associado a má nutrição, principalmente pela falta de vitamina C no organismo. A falta desse nutriente ocasiona a inflamação da gengiva e sangramento. Leia mais sobre esse problema agora.

O tratamento, além do controle da placa, é a correta alimentação.

 

5 – Deficiência de vitamina k

A vitamina K é extremamente importante para a nossa coagulação. Na falta ou deficiência dela o sangramento de qualquer parte do corpo que esteja machucado pode ser muito maior.

O texto do Wikipedia pode te passar mais informações.

 

6 – Alterações hormonais durante a gravidez

Durante a gravidez os hormônios das mulheres podem ficar alterados. Isso aumenta a prevalência a gengivite e sangramento.

Nessa fase o aumento de volume da gengiva é comum, assim como o sangramento durante a escovação. É aconselhável realizar consultas de revisão no dentista para melhor avaliação dos dentes.

 

7 – Próteses mal adaptadas

Quando se tem uma prótese antiga e que principalmente não esta corretamente adaptada ao dente, pode ocorrer a inflamação da gengiva e seu sangramento.

Nessa situação é preciso ir ao dentista para melhor avaliação da região e possível substituição da prótese por uma mais nova. Outra opção é realizar trabalhos fixos sobre implantes.



Qual o Tratamento Para a Gengiva Sangrando ?

gengiva sangrando e o fio dental

Primeiramente devemos ficar alertas com a gengiva sangrando pois isso é um sinal que algo não esta certo.

Em segundo lugar, devemos nos orientar sobre a forma certa de passar o fio dental, de como higienizar os dentes, ou seja, procurar um dentista.

Nos casos mais comuns de gengivite apenas uma correta escovação junto com o uso do fio dental é o suficiente para melhorar o sangramento.

Em casos onde já temos perda de estrutura dental como na periodontite, devemos procurar um profissional qualificado que irá realizar o correto tratamento para estabilizar essa doença.

Você deve ter em mente, que tanto na gengivite como na periodontite, o controle e a manutenção da correta escovação são essenciais para evitar a recidiva da doença, ou seja, o sangramento da gengiva voltar a acontecer.

Se o problema for algo mais grave, como uma leucemia ou uma deficiência de vitaminas, deve-se procurar um médico o quanto antes.

Leia agora sobre a forma correta de escovar os dentes.

Vídeo sobre o Sangramento Gengival

5 dicas fáceis:

1 ) Não use enxaguantes bucais com álcool, pois pode irritar mais as gengivas.

2 ) Evite uso de cigarro ou tabaco, pois alguns estudos mostram que o tabaco pode agravar o sangramento das gengivas.

3 ) O fio dental é de extrema importância , seu uso deve ser diário. Não devemos forçar o fio contra a gengiva  e sim passar delicadamente ao redor de cada dente.

4 ) Durante a escovação, sempre escove a língua ao final pois isso melhorar o hálito.

5) Não deixe de ser alimentar bem. Uma dieta equilibrada, com consumo de vitamina C, ácido fólico, cálcio e vitamina B ajudam a manter a gengiva saudável.

Att,

Davi Frossard