Check up digital preventivo na odontologia, você sabe o que é isso? Então leia esse texto para saber como praticamente eliminar problemas nos dentes.

Prevenção , prevenção e prevenção 

Essa é a palavra que todo ser humano deve ter em mente quando se pensa em saúde. Se não fosse a prevenção, quantas pessoas já teriam morrido de câncer de mama ou de próstata.( no caso desse tipo de doença, o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de sobre vida)

O cuidado anual ou semestral com a saúde é essencial para todos e deve ser uma obrigação, nós temos que parar com a preguiça e realizar o check up seguindo as orientações dos médicos.

avaliação dor de dente

Agora, voltando para o universo da odontologia, será que isso é feito pelos pacientes? O que eu vejo no nosso dia a dia é não.

Isso é fruto, em parte, culpa de nós profissionais dentistas, falo isso, por ver o a quantidade de pacientes chegarem até nós sem nunca ninguém ter explicado a eles o valor do check up periódico. Ou seja, o cliente termina o tratamento odontológico, o dentista não explica que ele tem que voltar para a manutenção do mesmo, e também nunca liga para avisar que esta na hora do retorno para o atendimento.

Em outra parte, a culpa é do paciente, que apesar do dentista avisar da revisão, ligar para poder marcar, o paciente nunca retorna para a consulta de prevenção.

Porque prevenir é melhor do que tratar ( 3 fatores básicos )

A prevenção é melhor por 3 fatores básicos e fácil de entender –

1 – É mais barato

2 – Causa menos desconforto

3 – O tratamento é bem menor

Esse questionamento é de fácil entendimento. Quando você realiza consultas de manutenção ou revisão nos espaços de tempo definidos pelo dentista, podemos detectar uma cárie inicial que se não fosse pela prevenção, iria aumentar de tamanho com o tempo.

Com isso, ao invés de tratar uma cárie grande, com possibilidade de fazer canal, iremos tratar uma cárie pequena ou até insipiente. Portanto, ficaria mais barato ( não teríamos o tratamento endodôntico), seria feito em menos tempo ( uma consulta apenas ) e a dor e o desconforto seria bem menor.

Check up Digital preventivo na odontologia

Para evitar esse problemas, temos usado o check up digital preventivo. Esse tipo de tratamento visa mantermos um controle dental através de revisões semestrais ou anuais .

Mas, o que é esse check up?

Na verdade o check up digital é um exame que onde usamos uma máquina fotográfica intra oral para obter imagens com alta definição onde podemos analisar os dentes e mostrar para os pacientes os problemas que precisamos ajustar e melhorar.

Com as imagens processadas, obtemos um exame impresso ( podendo também ser enviadas por e-mail ), onde temos todas as imagens com os problemas relatados. Com esse exame o paciente pode visualizar melhor o estado que se encontra. É importante relatar, que para um diagnóstico completo normalmente necessitamos de exames complementares, como o raio-x e a tomografia.

Além disso, sempre que realizamos a revisão e tiramos fotos intra orais, essas imagens são guardadas no HD com a data em que foi realizado o exame, assim, temos todo o histórico do paciente, onde podemos comparar as imagens e sabermos a evolução do caso.

Check up digital preventivo

Como ele é feito

Primeiramente realizamos um exame clínico minucioso  de toda a cavidade oral a procura de qualquer problema. Após isso, onde foi detectado algum problema realizamos fotos intra orais para a melhor visualização do paciente, assim podemos explicar de forma detalhada o problema presente.

Como esse é um exame de imagem, podemos imprimir um “laudo” com todas as anotações feitas durante a consulta e portanto imprimir ou enviar por e-mail. Além disso, geralmente pedimos exames complementares ( caso haja algum problema ) para o melhor diagnóstico final.

Porque ele deve ser feito sempre ?

Simplesmente porque a revisão diminui a chance de ter problemas maiores no futuro.

Além disso, as imagens são guardadas no HD e podem ser usadas em comparação com novas imagens, facilitando saber a evolução do caso.

Vantagens e desvantagens

Como explicado durante todo o texto, temos diversas vantagens, principalmente o menor tempo e custo do tratamento, já que, em caso de alguma doença iremos trata-la na fase inicial.

A grande desvantagem é não realizar as consultas de prevenção, que no futuro provavelmente o problema com os dentes será bem maior.

 

Att ,

MD Frossard Odontologia

 

_________________________________________________