Infelizmente existem situações que podem levar a perda de um dente. Nesse caso é preciso realizar sua reposição para evitar problemas de mastigação e estética. 

Atualmente, na odontologia, a instalação de uma prótese sobre implante dentário talvez seja a melhor opção para repor o dente perdido. Entretanto, ainda existem diversas dúvidas sobre esse tipo de tratamento. 

Portanto continue lendo para saber sobre :

  • A diferença entre prótese e implantes.
  • Os tipos de prótese sobre implante.
  • Estética e durabilidade desse trabalho.

Prótese e implantes – Tratamentos diferentes

Talvez a principal dúvida sobre esse tema seja a confusão que existe entre a prótese e o implante dental.

Apesar de um tratamento depender do outro, eles ainda continuam sendo procedimentos diferentes. Ou seja, primeiro se faz a cirugia para a instalação do implante dental e depois se coloca a prótese. 

Além disso, a prótese ( mesmo que provisória ) sobre o implante pode ser colocada no mesmo dia da cirugia ou até 6 meses depois. 

No Brasil, ainda existem duas especialidades diferentes, uma chamada de Implantodontia e outra de Prótese Dental. Por isso, consideramos o tratamento com implante e próteses, procedimentos diferentes. 

Tipos de prótese sobre implante

Após ser feito essa explicação, precisamos saber quais os tipos de prótese podem ser realizadas sobre um implante. 

Apesar de existirem trabalhos removíveis sobre implante, eles atualmente são pouco realizados. Portanto, nesse texto irei somente explicar sobre as próteses fixas. Afinal, sempre quando pensamos em implantes dentais, queremos ter um trabalho com mais estabilidade. 

Existem basicamente 3 tipos de prótese sobre implante. 

  1. Coroa Unitária sobre Implante – Quando realizamos somente um dente sobre um Implante.
  2. Ponte sobre implante – Quando precisamos substituir mais de um dente. Nesse caso o número de implantes pode ser menor do que o número de dentes. 
  3. Protocolo sobre implante – Quando se substitui todos os dentes ou superior ou inferior. Nesse caso se usa uma prótese completa ( todos os dentes unidos ) fixada em implantes. 

E sua estética, é boa ?

A prótese sobre implante apresenta uma ótima estética podendo se assemelhar ao dente natural. 

Todo o resultado final é planejado para devolver a beleza dos dentes e do sorriso. Para isso, cada trabalho é único, ou seja, para cada pessoa é feito um dente com o formato e cor segundo sua característica. 



A prótese sobre implante dura muito tempo ?

Assim como no dente, a durabilidade desse tratamento irá depender de uma boa higienização da região e a ida as consultas de revisão no dentista. 

Além disso, a prótese sobre implante apresenta uma ótima resistência na mordida.

Seguindo esses critérios o tratamento tem tudo para durar um longo tempo, preservando sua harmonia com a gengiva e mastigação.