Existem problemas nos dentes que não são detectados facilmente pelas pessoas. Muitos procuram atendimento especializado somente quando pensam que apresentam alguma doença.

Ou ainda pior.

Em grande parte dos casos, somente procuramos o profissional de saúde, quando a doença já esta em processo avançado e a dor acontece.

Nesse caso o problema no dente pode ser mais complicado e de mais difícil solução. Além disso, a dor de dente é algo extremamente desconfortável.

Portanto, mesmo que talvez você não sinta nenhum problema na região bucal, sempre é importante realizar consultas de revisão.

Afinal, quais são os principais problemas nos dentes ?

problemas nos dentes

Os dois principais são os já conhecidos problemas periodontais e a cárie. Porém, existem outras doenças que são de difícil diagnóstico e somente um dentista pode detectar e corrigir o problema antes que ele se torne algo mais complexo.

Os problemas periodontais e a cárie já foram bastante discutidos em outros textos e você pode ler eles aqui ou aqui.

Alguns outros problemas são :

-Problemas de oclusão 

Cada dente tem um posicionamento correto para a mastigação eficaz.  Quando a harmonia dos contatos dos dentes (oclusão) não ocorre de forma equilibrada temos um problema nos dentes.

Nesse caso, podemos ter dores na articulação, perda óssea nos elementos dentários e uma mastigação ruim.

O tratamento pode ser feito de diversas formas, podemos realizar o tratamento ortodôntico ou um tratamento com prótese.

-Pericoronarite

Muito comum em jovens quando os sisos estão em processo de erupção. Se a higiene da região não for feita de maneira correta, a gengiva em cima do siso pode inflamar ocasionando dor aguda.

Nesse caso, a orientação do dentista sobre a higienização da região é importante. Além disso, pode ser que o siso tenha indicação para a extração.

-Dentes mau alinhados

Apesar desse fator não ser um problema por si só, ele pode ser um fator agravante para outras doenças.

Quando os dentes estão tortos, a higienização se torna mais complicada e o acúmulo de alimento é facilitado, ocasionando a inflamação na gengiva.

Além disso, os dentes desalinhados podem ocasionar problemas de oclusão.

-Restauração quebrada

Em algumas ocasiões, restaurações antigas podem fraturar.

As vezes não notamos essa falha, porém ao logo do tempo pela dificuldade de limpar a região, podemos ter um inicio de cárie entre o dente e a restauração.

Outras

Além desses problemas nos dentes, podemos ter outros diversos problemas na região da cavidade bucal.

Podemos ter doenças mais graves como câncer . Também, a cavidade bucal pode indicar outros problemas de ordem sistêmica que podem ter sintomas na boca, é o caso da Aids.

Portanto, fique atento com problemas bucais.



Portanto, como evitar problemas no dente ?

problemas nos dentes resolvido

Primeiro você deve ter em mente que a ausência de dor na cavidade bucal, não é o único fator a ser levado em conta para apontar que não existe problema com os dentes.

A dor não é o único fator para ir ao dentista.

Existem outros fatores que somente através da consulta de um especialista podem indicar problemas “silenciosos”.

Em segundo lugar, é preciso de ano em ano realizar consultas de revisão com o dentista, para verificar se existe algum problema oculto nos dentes, antes que a doença se torne algo mais grave e de difícil tratamento.

Vídeo problemas nos dentes 

 

Att, Davi Frossard