Perda Óssea Dentária - Veja as causas e como evitar.

Perda Óssea Dentária – Veja as causas e como evitar.

Por Davi Heringer Frossard

A perda óssea dentária é uma situação que pode acontecer independente da idade e varia conforme o caso.

Dessa forma, será que devemos nos preocupar com a perda óssea em nossa boca?

Antes, devemos ter em mente que a perda óssea dentária é mais comum quando ficamos mais velhos. Porém, quando alguma patologia está associada, esse processo pode ser mais rápido.

O mais importante é saber que existem maneiras de diminuir a evolução da perda óssea nos dentes.

Nesse texto você vai ler :

  • As causas da perda óssea.
  • Quais as dificuldades que a perda óssea causa.
  • O Tratamento da perda óssea.

Causas da Perda óssea dentária

Várias são as situações que contribuem para que ocorra a perda de osso de suporte dentário.

Existem algumas causas menos comuns, mas que podem gerar grande perda óssea, como a mordida (oclusão) não favorável, trauma dentário e até diabetes.

Porém, sem dúvida, a periodontite é a causa mais comum para perda óssea dentária.

O processo da doença periodontal se inicia com o acúmulo de alimento em regiões onde o paciente não conseguiu higienizar da forma correta o dente. Consequentemente tem-se o acúmulo de bactérias nessas regiões. Em resposta a este problema, nosso organismo produz substâncias para eliminar estes microorganismos, o que deixa a gengiva inflamada e sangrante. Entretanto essas substâncias agridem também osso, causando sua reabsorção e, assim, perda do suporte ao redor do dente.

Dependendo do grau de perda de osso, dificilmente conseguiremos ter a formação de um novo osso na região.

Leia mais sobre a periodontite agora ( Link ).

Dificuldades de pacientes com perda óssea

perda óssea dentária

                                        Evolução da doença periodontal e a perda óssea                                      

O grande problema da perda óssea dentária é a mobilidade dos dentes. Quando se perde o osso também se perde a sustentação do elemento dentário.

Quanto maior a quantidade de osso perdido, maior será a mobilidade e a dificuldade de alimentação com o elemento dentário. Assim, a função mastigatória fica muito deficiente.

Outro problema importante é a perda da estética dos dentes. A diminuição do osso ao redor do dente ocasiona a retração da gengiva, levando a exposição da raiz e também a perda da papila dentária.

Existem outros problemas secundários relacionados a perda de osso nos dentes: o mau hálito e a sensibilidade.

A sensibilidade dos dentes ocorre em função da retração da gengiva, já que a raiz fica exposta e é onde se tem mais sensibilidade.

Já o mau hálito é um fator característico da periodontite.



Tratamento da perda óssea dentária

perda óssea dentária - escovação

O melhor tratamento é a prevenção.

Como o principal fator da perda óssea é a periodontite e sua ocorrência se deve a falta de higienização, a correta escovação e uso de fio dental é a melhor opção de tratamento.

Também devemos procurar um dentista para diagnosticar se estamos realizando a correta escovação, ou seja, sem forçar a gengiva.

Uma vez perdido o osso, dificilmente ele será restaurado na posição inicial. Além disso, devemos sempre estar atentos para não ocorrer uma nova perda de osso nos dentes.

Vídeo sobre a perda óssea dental 

Qual a população mais acometida pela perda óssea?

Todos podem ter perda óssea, independente da idade. Alguns apresentam uma perda discreta não ocasionando maiores problemas, entretanto outros a perda óssea é severa.

Entretanto, se você estiver na quinta década de vida deve ficar atento. Já que a idade avançada é um fator negativo para a perda de osso. E se for mulher, mais atenção ainda, já que a menopausa pode gerar osteoporose.

Esse processo pode acontecer em pessoas jovens, caso a higiene não seja bem feita. Além disso, ainda existe a periodontite agressiva. Nesse caso a perda de osso pode ser muito rápida.

Relação da perda óssea dentária com a menopausa e a osteoporose

A menopausa é um evento fisiológico que ocorre com a interrupção da menstruação, o que provoca a diminuição de estrogênio no organismo e tem início por volta de 50 anos de idade nas mulheres. Durante esta fase, a mulher pode desenvolver osteoporose, que é a redução da massa óssea sistêmica.

A associação entre a periodontite e a osteoporose é controversa. Porém, alguns estudos indicam que fatores sistêmicos (osteoporose) podem interagir com os os fatores locais (doença periodontal) aumentando o padrão de perda óssea alveolar. Isso pode estar relacionado com a diminuição da produção de estrogênio.

Assim, nas mulheres é importante manter o controle da escovação para evitar a doença periodontal e por consequência não ter maior perda óssea dentária.

Para mais informações sobre esta associação leia este artigo.

Continue lendo nosso Blog para saber mais. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Att,

Davi Frossard  – MD Frossard Odontologia

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

192 Comentários em “Perda Óssea Dentária – Veja as causas e como evitar.

  1. Clecia conte viero disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se depois da perda ossea , realizar um tratamento de canal mesmo o dente estando bom existe a possibilidade do osso se refazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Clecia,

      Não, o tratamento de canal não faz o osso se refazer.

  2. Vasconcelos disse:

    Oi Dr. Estou com perda ossea e estou com muita dor no meu dente de traz, antes eu sentia mta dor so em um dente agora esta se espalhando a dor para os outros dentes. Tudo que ponho na boca sede o liquido ao solido doi de mais meus dentes, tanto faz quente, natural, gelado, doce doi de mais a dor é como se meu dente estivesse aberto sei la. É muita dor. Porque será que a dor ta passando para os outros dentes? Nao tem nem 6 meses que fiz uma limpeza. O que você acha que pode ser Dr essa dor passando para os outros dentes. Aguardo seu contato. Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vasconcelos,

      A dor não passa de dente para outro dente. Pelo seu relato, aparentemente, você pode ter uma cárie com comprometimento no canal. Vá ao dentista para uma analise clinica e radiográfica. Somente assim é possível realizar o correto tratamento.

  3. Laura Aline Rodrigues Feitosa da Silva disse:

    Olá doutor.. fiz uma panorâmica e meu dentista disse que estou com perda óssea aonde estou com muita dor, dente infeccionado rosto inchado descobriram que uma bactéria está causando isso e resolveram fazer canal pra ver se resolve o problema e gostaria de saber se isso é correto ou se estou gastando dinheiro com uma coisa que não terá solução…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Laura,

      Quando tem uma infecção e existe a possibilidade de salvar o dente, o canal deve ser feito. Somente assim é possível tratar o dente da maneira correta.

  4. Auana disse:

    Boa noite doutor eu uso aparelho a 1 anos
    E fiquei 2 meses sem fazer manutenção
    E agora meus 4 dentes da frente estão moles, balançandos
    Eles vai cair?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Auana,

      Não é normal seus dentes ficarem “moles”. Você deve o quanto antes procurar o dentista que instalou seu aparelho.

  5. Renata Neres disse:

    Dr o Senhor teria disponibilidade para que eu te envio um raio x preciso de uma opinião.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Renata,

      Não trabalhamos dessa maneira. É preciso realizar uma consulta clínica.

  6. Eunice Eires disse:

    Boa noite Dr.
    Há 15 anos verificaram que tinha o maxilar inferior muito descentrado. Este problema terá sido provocado pela ausência de crescimento de 6 dentes no maxilar superior, o que levou a que tivesse os dentes posicionados transversalmente.
    No seguimento, usei, durante 3 anos aparelho e há 12 anos coloquei 2 implantes. Fiquei com maxilar todo preenchido e sorriso lindo.
    Há 3 anos verificaram que tinha perda de massa óssea, mais acentuada em redor dos implantes dentários, pelo que fiz descontaminacao do local e enxerto massa óssea. O organismo rejeitou.
    O problema agora está mais agravado e como solução dizem-me que tem de passar por tirar os implantes, usar novamente aparelho para conseguir espaço noutro local e voltar a colocar implantes.
    É mesmo assim? Não há outra solução sem ter de arrancar os implantes que já tenho?
    Grata pela atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eunice,

      Existem sempre opções para resolver o problema. Se for viável, uma opção é manter os implantes por o tempo que for necessário. Caso seja preciso realizar a remoção dos implantes, temos que verificar se existe osso na região. Se não tiver é preciso realizar enxerto. A opção do uso da ortodontia também é boa.

  7. Elen disse:

    Boa noite. Fiz recentemente, menos de uma semana, um aumento de coroa para realização de um canal no dente 16. Senti que o dente 15 (que já tem um canal) está com uma leve mobilidade (muito leve mesmo, quase imperceptível, só percebi ao mexer no dente, pois senti uma leve pressão na gengiva ao passar o fio dental). Será que a instrumentação feita para o aumento de coroa no dente vizinho pode ter ocasionado esta mobilidade? Os dentes são muito próximos, inclusive o curativo esta junto deste dente 15.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elen,

      Não fique preocupada, nossos dentes podem apresentar uma leve mobilidade. Entretanto, relate essa desconforto ao seu dentista.

  8. henrique disse:

    Bom dia Dr.
    Onde fica localizada a sua clinica no Rio de janeiro?
    Eu já fiz a fiz foto panorâmica, Tomografia e não peguei o resultado ainda , eu só tenho o resultado do RX sem laudo.
    Somente com o RX eu temnho como saber se posso fazer um implante?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Henrique,

      Estamos localizados nos bairros de Botafogo e da Barra da Tijuca. O raio-x possibilita ter um planejamento inicial do caso. Posteriormente a tomografia será necessária.

  9. taianesil16@hotmail.com disse:

    oi.vou fazer um implante mas o doutor so me pediu raiox semana que vem já coloco ,é normal nao pedir tomografia?
    desde já agradeço

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Em nossa clínica seguimos uma filosofia de pedir exame de tomografia em todos os casos de cirurgia de implantes.

  10. Leila Belmonte disse:

    Dr. Boa tarde. Percebi que o sr. é uma pessoa humana pois se dispõe a responder a todos. Gostaria de saber em qual estado o sr. trabalha, moro na Bahia e estou perdendo todos os dentes do vão me sobrar 4 e o dentista disse que não posso implantar pois tive perda óssea severa. Estou muito triste com isso pq além de esta desempregada, o implante ser caro e eu está com essa perda é desanimador não ter um profissional do seu gabarito por perto. Será que teria algum colega para me indicar aqui em Salvador na Bahia?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leila,

      Infelizmente nossa clinica fica no Rio de Janeiro, longe da senhora. Não conheço nenhuma indicação boa em Salvador.

  11. Luciana disse:

    Olá,sobre perda óssea, depois que extrai o dente e preciso fazer uma cirurgia ou tratamento no osso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luciana,

      Não entendi muito bem a sua pergunta. Mas quando se faz uma extração de dente, não é necessário “tratar” no osso. A menos que você queria posteriormente realizar um implante, pode ser necessário fazer um enxerto ósseo.

  12. Sérgio da Silva Mota disse:

    Dr Davi Frossard… Gostaria de saber se existe impacto sobre hereditariedade sobre este assunto de descalcificação e perda de dentes.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sérgio.

      Existe esse fator sim. Na inflamação da gengiva, a hereditariedade pode ser um fator negativo .

  13. Marcelo disse:

    Obrigado pelo retorno e resposta!!!
    E sem ser indelicado ou inconveniente, irei só fazer mais algumas explanações, sobre, se assim me permitir para tirar dúvidas com vossa formação e experiência.
    Mas a cirurgia é a mesma? E no caso de já possuir os exames, se faz o planejamento correto? Mas é normal realizar a cirurgia e por não haver osso suficiente se fechar para abrir novamente para um futuro enxerto? Ou seja, tudo isso não é verificando antes de realizar a cirurgia e como bem colocou, um planejamento antecipado? Para que através disso minimize o estresse, cortes e dor ao paciente/cliente?
    Desde já agradeço mais uma vez pela resposta anterior e se possível mais estas, pois será de muita valia,
    Grato,

  14. Marcelo disse:

    Boa noite meu nobre,
    Será que poderia me tirar uma dúvida?
    Fiz algumas avaliações para realização de dois implantes. Dai cheguei a conclusão de um profissional. Foi me solicitado exames como fotos, moldura, raio x e tomografia. Começamos a fazer algumas limpezas, restaurações e extrações. Daí após dois meses de tratamento que o profissional foi se ater a realização do implante, que era o objetivo inicial. Entretanto, após marcar o dia da cirurgia para os implantes, dois meses depois, o mesmo abriu a gengiva, cortou, raspou e por fim disse que não havia osso suficiente para o implante. Costurou tudo, e marcando nova data para retirar os pontos, e daí verificar se haverá a necessidade de enxerto, pois não pode colocar os parafusos. Bom, estou um pouco indignado, mas isso é normal? Com o tempo que teve, os exames em mãos e já não deveria estar preparado para caso houvesse imprevistos que são previstos como esse? Agora fiquei com a boca cheia de pontos, e daqui uma semana terei que fazer nova reavaliação, me ajuda aí com uma luz, pois a indignação e a falta de confiança no profissional estão me martelando…

    Att,

    Marcelo

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcelo,

      Sempre é difícil comentar sobre um caso aonde eu não analisei clinicamente. Em nosso consultório, sempre são pedidos exames de raio-x e principalmente exames de tomografia. A partir deles conseguimos planejar antecipadamente o que iremos realizar durante a cirurgia. Em alguns casos colocamos os implantes em outros onde não exista osso suficiente realizamos um enxerto ósseo.

  15. Maria Eduarda da Silva Soares disse:

    Oi Dr. Tou com muita medo de perder meus dentes eu tirei o meu aparelho já faz meses e o doutor pois contenção fixa nos dentes inferiores e eles estão começando a fica mole na verdade três deles já estão um poucos mole tô com medo de perdelos n da pra passar fio dental eu escovo e foi muito a gengiva vou atrás de um dentista só semana que vem será q vó perder meus dentes tenho só 17 anos

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Eduarda,

      Primeiramente fique calma. A mobilidade nos seus dentes com a sua idade não é algo comum. Entretanto, você precisa ir ao dentista para avaliação clinica e radiografia dos seus dentes. Somente assim é possível saber o que pode estar acontecendo.

  16. ilson da silva luchetta disse:

    boa tarde dr davi, estou com um problema que gostaria muito de uma segunda opinião, tenho uma foto panorâmica da minha carga dentári( ou que resta ainda) no meu celular. Poderia,por gentileza,analisar através do anexo que enviaria para seu email ou whats,se realmente teria que extrair todos os dentes da arcada superior. Desde já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ilson,

      Obrigado pelo comentário, entretanto não trabalhamos dessa maneira. É preciso marcar uma consulta para realizar o exame completo da sua boca juntamente com o raio-x.

  17. Edmilton dos santos disse:

    Olá tudo bem?estou sofrendo muito com perda óssea, já estrair dois molares da arcada de cima e vou ter que estrair mais pois a raiz já está exposta e o dente muito sensível e não para de doer.

  18. maria josé marchezi disse:

    não tendo osso suficiente ,para fazer inxerto? o que faço! estou desesperada me ajude. quero fazer implante em 5 superior mas não tenho osso, só tenho segundo meu dentista só para 3.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Existem vários tipos de enxertos disponíveis para serem realizados. É preciso realizar uma análise clínica para melhor diagnóstico.

  19. João souza disse:

    Boa noite Dr fui ao dentista pq meu dente estava com mobilidade e doendo me encaminharam para periondontista ela disse que já perdi dois dentes e vou perder mais dois porque a perda óssea não para será que vou perder mesmo fazendo tratamento E será que era necessário extrair o dente que não estava com mobilidade

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Não é possível eu comentar um caso de um dente onde eu não analisei clinicamente. Quando existe uma perda óssea muito grande, a possibilidade de remover o dente é grande.

  20. Simone Oliveira disse:

    Dr., o senhor poderia me orientar sobre as relações entre diabetes e perda óssea? Como tratar a periodontite crônica em caso de diabetes não controlada?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Simone,

      O tratamento da periodontite também envolve o controle da diabetes, alias a sua saúde geral depende do controle da diabetes. O tratamento da periodontite é feito de forma constante com o profissional habilitado pra isso.

  21. Gregório Carneiro disse:

    Dr., bom dia, obrigado pelo artigo e pela disponibilidade das respostas.

    Fui diagnosticado certa vez com este problema e me informam que não havia tratamento e que eu perderia meus dentes. Ao que parece isso decorria da mobilidade dos dentes por causa do uso do aparelho. Isso faz algum sentido?

    Um abraço,
    Gregório

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gregório,

      A perda óssea causa a mobilidade dos dentes e em casos mais severos até a perda do mesmo. O tratamento consiste na estabilização da perda do osso, impedindo a mobilidade do dente. O ganho de osso novamente na região afetada é difícil.

  22. Alessandra disse:

    Dr., tenho 27 anos.
    Desde os 16 anos (2006), retirei o aparelho ortodôntico e nunca tive problemas. Uso contenção móvel nos superiores e fixa nos inferiores.
    Aos 25 anos (2015), tive que recolar a contenção inferior, pois estava um pouco solta, resultando em afastamento de um dos dentes. Casualmente foi visto que tinha uma leve gengivite nos incisivos. Voltei a fazer limpeza em 2016. Foi a primeira vez que verifiquei uma certa perda de papila gengival nos incisivos inferiores após limpeza no consultório.
    Segui vida normal. Infelizmente usava fio dental, mas não usava o super floss para a área da contenção.
    Fiquei um ano e meio sem fazer limpeza, e agora verifiquei ainda mais perda de papila na dentista. Contudo, quase não havia tártaro no local.
    Me senti extremamente culpada. Também lamento que a dentista não tenha me alertado sobre os perigos de uma gengivite quando não eliminada.
    Nunca tive cáries. Visitei a periodontista. Me disse que tive perda óssea, mas que não tenho periodontite.
    Minha gengiva está saudável. ,
    O fator genético e a proximidade dos 30 anos podem ter acarretado isso?
    Pois meus hábitos de escovação sempre foram os mesmos
    Ela disse que resina no meu caso não era aconselhável, pois sou jovem.
    Sugeriu aplicação de ácido hialurônico por caráter estético e preventivo.
    O que você acha?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      Infelizmente eu não posso opinar em um caso onde eu não realizei uma consulta prévia. Entretanto, a perda óssea juntamente com a gengiva é um caso de difícil resolução, já que é muito complicado a gengiva “crescer novamente” .

  23. priscilabella@outlook.com disse:

    Olá meu nome é Priscila, sofri um acidente de moto e perdi um dente completo e 4 coroas, ainda estou com as raizes desses 4 dentes.. o que é melhor fazer? a gengiva cobriu eles e disseram que eu preciso fazer uma gengivectomia, mas se eu fizer a gengivectomia posso deixar aberto por quanto tempo para depois fazer canais nas raízes? e depois colocar coroas e provisórios.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Priscila,

      Eu não posso planejar um caso sem ver ele clinicamente. O seu caso pode ter várias soluções diferentes, dependendo do estado dos dentes.

  24. Cristiane disse:

    Boa noite então doutor estou fazendo tratamento nos dentes pra colocar aparelho , só que estou com perca óssea , fiz tudo raspagens ,limpeza , restaurações , daí agora minha dentista colou um ferrinho do lado de dentro dos dentes disse que é pra mim usar por 40 dias para estabilizar eles porque estão moles, estou fazendo tudo pra controlar a doencaa, será que estabiliza meus dentes pra por aparelho, o senhor já atendeu casos assim obg

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cristiane,

      O tratamento da gengiva é essencial para se manter os dentes. Sobre o aparelho, é preciso que o seu dentista avalie eles para saber se existe a possibilidade de se realizar esse tratamento.

  25. Marisa Santos disse:

    Olá boa noite sofro a algum tempo de dor no dente 16 fiz endo e continuo a sentir dor fiz todos os testes possíveis e o dente ja está morto no rx acusou uma ligeira falta de osso entre o 16 e 17 sera isso que provoca dor Barra sensibilidade q sinto obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marisa,

      É difícil eu saber se a dor é ocasionada por essa perda óssea. Uma análise clínica é necessária.

  26. ADRIANA disse:

    Olá Tatiana sua mãe conseguiu o tratamento estou com o mesmo problema que ela… Poderia me falar qual foi a solução para o caso.

  27. maysa sotero disse:

    Olá Dr.
    Tenho 25 anos e meus dentes são muito tortos. Procurei uma orto e fizemos todos os procedimentos antes de por o aparelho. Na radiografia que eu tirei constatou perda óssea, e então ela me indicou um periodontista pra analisar o meu caso pois a mesma precisava de um laudo pra poder por meu aparelho. Fui com essa outra especialista e ela me disse que eu não tenho osso, que meus dentes estão praticamente seguros somente pela raiz, e que eu não posso colocar o aparelho. Ou seja, meus dentes ficarão tortos pra sempre? eu não tenho outra opção, tratamento sei lá que possa me ajudar a corrigir esse dentes??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maysa,

      Caso a perda óssea seja grande, realmente o aparelho não deve ser colocado. É importante você tratar o problema periodontal para evitar a perda de algum dente. Depois disso, é necessário analisar o seu caso para ver qual o melhor tratamento a se realizar.

  28. Edvin Pio Rigotti disse:

    Gostei muito das perguntas e respostas por parte do Dr Davi Frossard, porém não observei nem um caso como o meu. Fiz uma panorâmica de deu perda óssea horizontal no 35 e, também Redução do volume ósseo em sentido vestíbulo/lingual mais intensa e ínfero-superior na região edêntula. Pergunto, pode ser feito o implante desse dente, sem exerto. O Dentista já marcou a cirurgia para tal procedimento e, não me disse nada, vai fazer o implante. Fiquei desconfiado. Gostaria de um parecer urgente. Obrigado!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Edvin,

      Cada pessoa apresenta uma perda óssea diferente. Existem muitos casos onde pode se colocar implantes sem enxerto e outros onde é preciso realizar um enxerto prévio. Somente com o exame clínico e analise do raio-x é possível saber o que deve ser feito. Recomendo que você converse com o seu dentista sobre o procedimento.

  29. Joilson Nunes disse:

    Boa noite!
    Dr.tenho uma duvida:
    Constado perda ossea ,não pode ser feita limpeza de Tártaro?
    Porque?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joilson,

      Não vejo problema em realizar a limpeza de tártaro nessa condição.

  30. vanessa disse:

    ola!tenho 26 anos uso aparelho ha 5 anos,e a uns meses comecei a sentir dor nos dentes.so q os dentes nao estao furados e mesmo assim continua doendo .Porem nao e uma dor e sim umas agulhadas no dente tipo um choq nem eu mesma sei explicar.o meu dentista disse q tenho tendencia de familia ha ter perda ossea dentaria.so q mesmo ele obiturado os dnetes ae continua doendo. sera q vou ter q extrair todos os dentes? estou com medo

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanessa,

      É preciso analisar os dentes juntamente com exames de raio-x para saber qual o problema. A extração somente ocorre em último caso. Sempre que possível é melhor manter os dentes.

  31. luiz disse:

    boa tarde dr – fiz uma radiografia panorâmica recente e resultou em perda óssea . a ultima raspagem com ultrassom foi a seis meses ,e de lá para cá houve formação de tártaro . pergunto : um dos dentes inferiores frontais ( o que tem mais tártaro ) vai suportar uma nova raspagem , já que não tem suporte ósseo de apoio ? no caso é mais indicado qual tipo de raspagem ? os ligamentos periodontais se regeneram em alguns casos após 15 dias ? um suplemento de cálcio e magnésio pode colaborar com a vitalidade do osso periodontal , nos casos de perda óssea ? att. luiz

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luiz,

      A raspagem deve ser feita rotineiramente. Ela é essencial para manter o dente e evitar a perda óssea. É preciso analisar clinicamente o caso para saber qual o procedimento que será feito.

  32. Gessica disse:

    Bom dia , sofri um acidente de moto q resultou a realização de dois canais( realizados há qse 2 anos) , sendo q um tem um pino e a coroa, a gengiva começou a inchar . Fui ao dentista ele disse q estava c uma perda de massa óssea , e teria q retratar os dois canais pra combater está bactéria , o caminho é este?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gessica,

      Não é possível eu comentar sobre um tratamento em que eu não analisei clinicamente. O retratamento de canal acontece quando existe uma lesão ativa no dente.

  33. raphael disse:

    é possivel ter retração d agengiva sem perda ossea?? eu tive retaração, porem meu dente nao esta sangrando e nao tem mobilidade, minha periodontista nunca pediu uma radiografia..estou preocupado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raphael,

      Em grande parte dos casos quando existe uma retração também ocorreu perda óssea. A retração não ocorre somente pela doença periodontal, também pode acontecer por um trauma, como a escovação com muita força.

  34. Vilciele disse:

    Olá doutor há dois anos atrás com um bake perdi um dente na lateral .aí como eu estava com pressa de colocar um dente
    Foi indicado pelo dentista pra mim colocar aparelho e por um dente colado nele .enfim
    Isso já faz dois anos agora mudei de dentista e foi constatado q eu estou com perda óssea corro risco de perder mais quatro dentes .
    Ele disse pra começar tenho q volta no consultório antigo e retirar o aparelho .
    Estou com medo de cair mais dentes ??o q faço tem como arrumar de novo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vilciele,

      Você já procurou uma segunda opinião ? Eu não posso dar alguma opinião sem conhecer o caso clinicamente. Não existe medicamento para o seu caso e sim um correto tratamento.

  35. André Luis Caldas Pereira disse:

    Bom dia doutor, eu tenho uma perda óssea já vou a periodontista mais ela me falou que se eu vier a perder algum dente dificilmente eu consiga fazer uma implantação pois perdi osso, fiquei preocupado com isso, oque vc acha?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá André,

      É preciso avaliar o caso clinicamente para dar alguma opinião. Entretanto, o ideal é não perder nenhum dente. Em alguns casos, é possível usar enxerto ósseo para posteriormente realizar um implante

  36. chrys disse:

    ola..Gostaria de saber se perda óssea tem à ver com uma extração mal sucedida de um dente ao lado da perda óssea. .obg

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Chrys,

      Sempre que existe uma extração de dente, acontece uma remodelação do osso. Em grande parte dos casos ocorre perda óssea.

  37. Thays disse:

    Ola tenho 21 anos tenho dentes muitos separados , fuiz exames para colocar aparelho e no raio x disse que eu estou com perda ossea . Minha dentista falou que nao posso colocar aparelho , ela disse que tenho que faze negocio pra fecha eles so que acho que vai fica mt largos meus dentes ‘ O que devo faze ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thays,

      Eu não posso analisar um caso sem realizar uma consulta clinica.

  38. Tatiana disse:

    ola…estou com perda ossea e minha gengiva esta sempre inflamada….meu dentista disse que o tratamento é escovação certa, uso de fio dental, enfim higiene bucal correta. Gostaria de saber se existe algum outro tratamento, como uma medicação que ajude neste caso, ou é só a higiene correta mesmo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiana,

      Sim, a correta higienização da região é o melhor caminho, não existe uma medicação. Também é interessante você realizar consultas de revisão no dentista.

  39. Suelem disse:

    Depois q eu tirei o aparelho ja a 15 anos atras meus dentes ficaram com mobilidade moderada. Porem em todas panoramicas os dentistas falam q minha perda ossea foi mt pequena.nao tenha doença nenhuma. Eu queria saber se mesmo com essa mobilidade. Ja q ja fiz varias panoramicas e todas mostram q minha perda foi pequena. Pode parar por aki. E eu so ficar com essa mobilidade mesmo. Ou a tendencia eh td q balança cai e esses dentes vai balanças cada vez mais?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Suelem,

      Você mantendo uma ótima higienização da região é provável que não ocorra perda óssea. O ideal seria você realizar consultas sistemáticas de revisão no dentista para melhor avaliação e diagnóstico.

  40. Geovanny disse:

    Ola, estou com um dente amolecido, e sangrando, e a gengiva desse dente inflamada. dentista pediu raio x, pq pode ter perca ossea, ou ser preciso fazer canal. caso houver perca ossea, uma profilaxia resolveria o problema?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Geovanny,

      Não posso saber isso. O dentista que esta te atendendo vai te orientar da melhor maneira.

  41. Alexandre disse:

    Olá doutor.Sei que cada caso tem sua particularidade,mas não vi nenhum comentário parecido com o meu.Uma dentista da minha região avaliou que tenho perda óssea e preciso fazer 2 cirurgias onde ela disse que abre-se a gengiva e coloca algum medicamento,fiquei assustado,pois isso implica pós-cirurgia 2 vezes,esse tratamento pode ser eficaz ou uma segunda opinião seria bem-vinda?Agradeço a atenção

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alexandre,

      Eu não entendi direito como esse procedimento é feito. Essa cirurgia seria para realizar um enxerto ósseo previamente ? Sim, uma segunda opinião sempre é interessante.

  42. NILMA SOARES disse:

    Toda perca óssea é (Periodontite) ???
    A minha dúvida é porque eu estou com perda óssea razoável porém hjj eu fui EM 4 cirurgiã clínica geral e tdas disseram q eu nao tenho periodontite ?
    Por isso estou com dúvidas porque eu tenho perca óssea na panorâmica constou mais a dentista disse q nao tenho periodontite

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nilma,

      A periodontite é a mais comum. Mas pode existir outros fatores. É preciso avaliar o caso para saber o que ocasionou isso e principalmente se a perda óssea irá te causar problemas.

  43. Giovanna disse:

    Doutor , a uns 5 dias minha gengiva do lado direito em cima da parte da frente ao final começou a ficar machucada sozinha causando uma ardência , passando-se mais um dia ela começou a inchar muito e descer para o meio dos meus dentes , está bem roxa e muito dolorida , aí hj notei que o meu último dente em volta está inchando também , e está doendo muito , o que está refletindo a doer os demais também . Isso será periodontite grave ? Corro o risco de ficar sem eles ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Giovanna,

      Pode ser periodontite como algum outro problema. Infelizmente sem uma consulta clínica eu não posso saber o que seria. O melhor caminho é você procurar um dentista em sua região para realizar o correto diagnóstico clinico e tratamento.

  44. NILMA SOARES disse:

    Olá Dr boa tarde!! Coloquei aparelho fixo faz 1 semana mais a minha dentista disse q estou com perca ossea (Razoável) a minha pergunta é o seguinte: uq e perca ossea razoável. ?? E grave a razoável ?? Estou com medo ter mais perca ossea com uso aparelho sera q tenho tira aparelho ?? Ela nao me recomendou nada so disse q eu teria q fazer limpeza de 6 em 6 meses e ela ia avaliando pra ver se com o aparelho estava piorando ou nao e se tivesse piorando teria q tirar aparelho fixo. Razoável significa q nao e grave ?? Poor favor me responda!! Estou aflita nem durmo mais tanta preocupação Boa tarde!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nilma,

      Existem vários níveis de perda óssea. Ao longo do tempo podemos perder um pouco do osso. Em alguns casos mais graves, podemos perder maior quantidade óssea. Não fique preocupada, siga o que a dentista te recomendou. Faça o correto tratamento periodontal, que isso irá manter os seus dentes.

  45. Samia disse:

    Olá fiz uma avaliaçao
    Pra por aparelho so que a dentista se recusou a colocar por que tenho a raiz muito curta e falou que tenho perda óssea

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Samia,

      Existem casos onde realmente não é possível colocar o aparelho dental. Como você disse, procure outra opinião.

  46. Tatiane disse:

    Olá,

    Minha mãe foi diagnosticada com perda óssea, já perdeu um dente e tem alguns moles mas procurou ajuda profissional tarde demais e depois de uma consulta foi constado que o osso não suportaria nem os implantes e o dentista sugeriu a extração e então prótese móvel. No entanto, ela tem só 46 anos e está muito chateada com a situação. Não existiria alguma possibilidade de enxerto ósseo, não para implantes pois o dentista dela já assumiu ser inviável, mas ao menos para que ela pudesse usar uma prótese fixa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiane,

      A prótese fixa so pode ser feita ou quando se tem dentes estáveis ou quando instalamos implantes. No momento em que se perdem os dentes, a única solução é a prótese removível. O enxerto ósseo é muito usado para instalar implantes, existem vários tipos e cada um apresenta uma indicação diferente.

  47. Raphael disse:

    Olá doutor, em todos os casos de mobilidade nos dentes pela periodontite é necessário a extração? Ou às vezes dá para manter os dentes com essa mobilidade? Se você der com o tratamento eles podem voltar a se firmar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Raphael,

      Nem sempre é preciso realizar a extração do dente. Com um correto tratamento periodontal o dente pode ter saúde e voltar a ter alguma firmeza. Entretanto grande parte do osso perdido não será recuperado.

  48. Débora Regina mendes disse:

    Oi, tenho 32 anos e por 4 anos e meio usei aparelho, mais infelizmente os dentes de baixo voltarão a intortar, e terei que usar novamente, mais fui no dentista e no rx ele constatou que tenho perda óssea, seria perigoso cair os dentes se colocar novamente o aparelho? Desde já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Débora,

      Tudo depende de um correto planejamento. O aparelho dentário não necessariamente irá causar perda óssea ou perda do dente.

  49. Flaviana disse:

    Boa tarde!

    Dei incio a um tratamento ia colocar implante, mas deu perda óssea. A dentista me disse que minha carga óssea não é muito boa que mesmo com o enxerto poderia dar problema, e me indicou o aparelho para movimentar os dentes e corrigir a falha, minha duvida é se minha carga óssea não é muito boa, com o aparelho eu não corro risco de perder algum dente ? Pois o aparelho aperta e obriga a movimentação.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Flaviana,

      Tudo é questão de planejamento. A perda óssea para instalar implantes pode ser contornada com enxerto. O aparelho dental não necessariamente vai realizar perda de dente ou perda óssea, a movimentação no dente é muito pequena.

  50. Ravena disse:

    Boa noite, tenho 22 anos e minha dentista constatou que tenho uma leve perda óssea nos dentes da frente, sendo mais acentuada no meu dente incisivo lateral inferior esquerdo, pois ele apresentou certa mobilidade na hora de colocar o aparelho inferior. Os meus dentes da frente são bem separados e tenho má oclusão dentária classe 3, além de muita pressão lingual, de modo que tenho a mordida aberta. A minha dentista disse que o melhor tratamento era colocar aparelho para fechar a mordida e as falhas dentárias, além de ir num fonoaudiólogo para reeducar minha língua. Mas com base nos comentários, estou bem tensa, sei que você não me avaliou clinicamente, mas qual a sua opinião a respeito do tratamento? Você acha que isso vai retardar a perda óssea? Quando eu ficar mais velha, corro o risco de perder meus dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ravena,

      É praticamente impossível eu analisar um caso sem olhar clinicamente. Não tem como eu opinar sobre um tratamento proposto por outro colega. A perda óssea pode ser estabilizada com o correto tratamento e principalmente uma boa manutenção.

  51. Fco Assis Araújo disse:

    Dr. Só complementando disserem que não tinha mais osso para fazer o implantes.

  52. Fco Assis Araújo disse:

    Dr. Já fiz um radiografia panorâmica da minha boca para fazer implantes, mais como uso prótese a vários anos, foi desgastando o osso, existe outra forma de recuperar o osso das gengivas. Tenho sessenta anos,

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fco Assis,

      É preciso analisar o caso. Dependendo é possível realizar enxerto ósseo.

  53. Simone disse:

    Boa noite, eu fui na dentista ela falou que o meu dente estava descendo que era descarte nós ossos ,aí ela colocou uns ferrinho segurando só que eu tô sentindo ele doendo será que ele está saindo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Simone,

      Não posso saber o que pode estar acontecendo com o seu dente sem analisar ele clinicamente. É preciso você conversar com o seu dentista.

  54. Hudson disse:

    Dr.Boa noite ! Gostaria de tirar uma dúvida é referente a uma tomografia que fiz , no qual diz que tive uma reabsorção óssea alveolar vertical uniforme moderada,(de forma generalizada) e um espessamento mucoso vertical em seio maxilar. O que ambos significam e se ambos estão ligados a uma perda óssea que tenho devido a um acidente ,e se tem como reverter isso para não ter que usar implante pois tenho pavor em ter que arrancar dente !

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Hudson,

      Não é possível eu saber sem olhar a imagem do exame juntamente com uma analise clinica. Pode ser que essa perda óssea não signifique nada, como pode estar relacionado ao seu acidente.

  55. Eliane disse:

    Boa noite dr.! gostei muito de seus comentários, e gostaria que o sr. me orientasse a respeito de mini implantes, se é possível fazer para intrusão do dente quando se tem perda óssea. E se em alguns casos com perda òssea pode-se colocar aparelho, pois um dentista me fez um planejamento com aparelho e outro disse que não posso colocar. Deus te abençõe!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eliane,

      Obrigado pelo elogio. Tudo é questão de planejamento. Existem casos onde é possível realizar esse tratamento e outros não. É preciso realizar uma consulta clinica, juntamente com a analise de radiografias, para saber qual o correto tratamento a ser feito.

  56. Maria disse:

    Doutor bom dia,
    me tira uma duvida uso aparelho a 7 anos e minha dentista ainda não tirou, sempre fiz manutenção regular, só de um tempo para ca que fiquei com ela irregular, fui ontem e ela me pediu uma radiografia para ver o ciso e para ver se eu não estou tendo perda de massa óssea, ela disse que meus dentes podem cair e eu ficar banguela, fiquei bem assutada isto é verdade? perda de massa óssea pode causar perda dos dentes? meus dentes continuam durinhos normal.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Grande perda óssea pode ocasionar a perda do dente. Entretanto isso é um caso mais extremo.

  57. Jussara disse:

    Quem tem perda óssea pode usar aparelho odontológico?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jussara,

      Tudo depende de um correto planejamento. Existem casos que é possível e outro não.

  58. Gisele disse:

    Por favo fui no dentista ela falou que tou no começo de periodontiti eu queria saber se com tratamento eu não vou perde meus dentes
    Em seis em seis meses vou ao dentista e os anteriores nunca me falarão que eu tinha está doença
    Mas doutor com o tratamento eu não vou perde meus dentes

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gisele,

      Com o correto tratamento e correta higienização dos dentes é provável que você mantenha os dentes por um longo período.

  59. Alexandra disse:

    Bom dia! Doutor, estou lendo estes comentários e fiquei muito confusa: há poucos dias comecei um tratamento de rotina com uma dentista e ela pediu para fazer um raio X panorâmico, pois suspeitou que tenho perda óssea.
    Tenho 34 anos e a perda óssea foi confirmada. Só que a dentista quer que eu coloque aparelho nos dentes. E lendo os comentários aqui, notei que o “tratamento ” com aparelho para corrigir a perda óssea é bem contraditória ao que os demais profissionais indicam.
    O que eu faço?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alexandra,

      É importante ressaltar que cada profissional tem uma conduta clínica diferente. Geralmente a colocação do aparelho dentário não é para corrigir a perda óssea e sim para melhorar a posição dos dentes e da sua oclusão .

  60. Joelma disse:

    Boa tarde Doutor!!Fui a um dentista clinico,onde ela me informou q tenho perda óssea nos dentes da frente,na parte inferior. Ele me indicou a colocar aparelho,mas informou que pode continuar,ou estabelizar a perda óssea,sendo que se continuar posso perder 1 ou 2 dentes da frente,mas q esteticamente não irá aparecer muito pq meus dentes são separados,no decorrer do tratamento com o aparelho eles vão juntar,e por os 4 da frente serem parecidos possa ser que não precise haver implante no caso de perdas. Devo me preocupar com essa situação? Esse tratamento é o correto?? Obrigado!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joelma,

      Sempre é difícil analisar um planejamento de outro colega sem eu ter analisado clinicamente. Eu não posso dizer se esta correto ou não. Caso você esteja insegura, talvez seja o caso de você ir em um segundo dentista para melhor analise e planejamento.

  61. Oi tenho 37ano ,fiz tratamento de gengiva eram toda enframada ,eu tive um grande perda ósseas pela tratamento q eu fiz .
    Agora minha gengiva não tem nada graça deus ,
    Vou fazer uma cirurgia ortognatica para por aparelhos no dentes
    Eu estou com dúvida com isso
    Mas minha dentista q cuida do causo ,falou q eu posso por aparelho ordontontico ,mas não posso apertar muito aparelho se não posso perder os dentes
    A minha dúvida quem tem perda ósseo pode fazer a cirurgia ortognatica .muito obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosana,

      Desde que o planejamento esteja correto, não vejo problema ter a perda óssea e realizar esse tipo de cirurgia.

  62. Adriana Lima disse:

    Tenho 48 anos e periodontite
    Favor tratamento, mas meus dentes estão muito afastados. Além disso ao sorrir minha gengiva aparece mais meus dentes
    (São GD e não posso fazer aquela cirurgia de redução da gengiva)
    Ou seja, estou sem sorriso
    Será q a extração e implante seria indicado?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriana,

      A extração de dentes sempre deve ser a última escolha. Sua remoção só deve acontecer quando não existe um bom prognóstico. Para saber qual a correta indicação do seu caso, somente realizando uma consulta diagnóstica.

  63. Jessica santana disse:

    Preciso fazer dois implantes no dentes d frente superior, minha me pediu uma panorâmica mas eu fiz só q não deu p saber se eu tenho perda ossea .Aí ela me pediu uma tumografia odontologica vou mostrar p ela .será q tem a possibilidade d dá certo p eu fazer esse implante dentário?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jessica,

      Os implantes dentários são cirurgias seguras quando bem planejadas. A tomografia é um exame essencial para isso.

  64. Eu tenho 26 anos e tenho perca óssea avançada.gostaria de saber se não tem um tratamento para não continuar a perder mais osso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Samara,

      O melhor caminho é a prevenção. Realizar consultas de manutenção para estabilizar essa sua perda óssea.

  65. Vitória disse:

    Tenho 17 anos e fiz duas sessões de raspagem no começo do mês passado. Porém de uns dias pra cá comecei a sentir os meus dentes da frente meio moles, porém quando pressiono com os dedos, eles parecem estar normais. Eu posso estar correndo o risco de perder os meus dentes mesmo sem ter mais cálculo nas gengivas? Estou muito preocupada pois sou muito nova!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vitória,

      Não é normal com essa idade você ter mobilidade tão acentuada nos dentes. Caso você esteja preocupada, eu sugiro você procurar dentista para melhor avaliação.

  66. Claudia disse:

    Tenho peridontia severa ja perdi os dentes de baixo uso protese provisória e irei perder os de cima. Estou usando aparelho para segurar os de cima faz quase um ano que fui no dentista.w

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Claudia,

      Eu não posso te passar um diagnóstico sem realizar consulta clinica. O ideal seria você procurar o dentista para melhor avaliação.

  67. rose_carmona@hotmail.com disse:

    Boa tarde, gostaria de uma informação eu estava com mobilidade nós dentes e me recomendaram arrancar todos e colocar uma prótese com implantes de seis dentes, o mesmo foi aconselhado por outros dentistas aqui na Espanha onde vivo resolvi fazer aqui me arrancaram os dentes fax três meses e dia 03 fiz um tac e me constataram que os ossos dos dentes de baixo desapareceram a hora meu historial vai para Madri para ver o que fazer este é um tratamento caro e estou desesperada o que vc me aconselha….

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rose,

      Sempre é muito difícil dar algum conselho sem conhecer o caso clinicamente. Geralmente quando se extrai um dente, ocorre um remodelamento ósseo ( podendo ser maior ou menor, dependendo da pessoa).

  68. Meliza disse:

    Hoje fui dentista ela falou que estou com perda óssea não sei o que significa

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Meliza,

      A perda óssea tem vários fatores. O importante é realizar o correto tratamento para evitar maior perda óssea.

  69. Madalena disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber quanto tempo leva para a perda óssea ocasionar a perda do dente. É possível verificar a perda óssea no início através de RX. Perdi um dente, pois foi realizada uma restauração sem fazer o RX. Estou perdendo outro dente (mesmo dente do lado contrário) com o mesmo problema – cárie interna. Nunca foi pedido RX entre os dentes Bite Wing*.
    Fiz tratamento periodontal há 1 ano.
    Agradeço pela atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Madalena,

      A realização de raio x é um exame complementar importante para avaliação clinica do tratamento. Não é possível saber quanto tempo iremos perder um dente por perda óssea. O mais importante é saber como não perder o dente. A correta higienização é o caminho para evitar isso.

  70. Juliana disse:

    Olá estou preocupada,levei meu filho hoje para o dentista e foi constatado q ele está com perda óssea,e ele só tem sete anos a dentista falou q isso é um caso muito grave e raro na idade dele.o q posso fazer para ele não ter mais perda óssea? .e porque q ele teve ? obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      Infelizmente eu não posso te responder a essas questões, pois eu não examinei o caso do seu filho.

  71. Josimara disse:

    Dr eu tenho perca óssea. Existe algo que possa ser feito além de implante dentário?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Josimara,

      A perda óssea não esta relacionado com implantes. Você pode realizar próteses fixas ou removíveis.

  72. Pedro Ivan Marques disse:

    Dr. Davi, sou de Goiânia ( Goiás) e estou com esse problema de ter perdido massa óssea em um dos dentes .Entrei no Google para conhecer mais sobre o assunto e estou admirado com as suas respostas às pessoas com dúvidas. Muito legal da sua parte tentar ajudar a nós esclarecendo esse assunto. Deus te abençoe hoje e sempre em nome de Jesus.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado Pedro !

      Eu tento sempre passar a melhor informações para vocês.

  73. virginia barbosa disse:

    estou preocupada estou com perda ossea nos dentes superior da fente o dentista disse que tenho que extrair e colocar dentadura ,queria saber se não posso fazer implantes ,acho melhor que dentadura.
    tenho 55 anos e já estou na menopausa.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Virginia,

      Nem a idade nem a menopausa são fatores limitantes para a instalação de implantes. Com a requisição de exames radiográficos e correto planejamento é possível instalar implantes.

  74. Mariana disse:

    Boa tarde Dr.
    Fui em uma dentista e ela constatou que eu estava com um pouco de perda óssea nos dois dentes de baixo e na frente. Fiquei com muito medo, mas ela disse que o caso não era grave porque o tártaro não havia entrado efetivamente na gengiva, ou alguma coisa assim, mas eles estavam um pouquinho bambo.
    Hoje pela manhã mexi nos dois dentes da frente e vi que estão um pouco bambos. Mas depois daquela consulta fiz tudo o que ela disso (excelente escovação e fio dental)
    Minha dúvida é a seguinte: a perda óssea tem cura? Ou mesmo eu tomando esses cuidados ela progride?

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariana,

      Com os corretos cuidados ( escovação e uso do fio dental ), geralmente não ocorre a progressão da perda óssea. Seria interessante também você ter o hábito de ir constantemente ao dentista para avaliar essa região.

  75. Juliana disse:

    Olá,minhas gengivas estão retraídas e sinto elas formigarem e sinto meus dentes um pouco mole. Esse seria o estágio avançado da periodontite? Estou com medo de perder meus dentes.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      A periodontite se caracteriza pela perda óssea e sangramento da gengiva. O dente com mobilidade pode indicar um problema periodontal. O ideal seria você procurar o dentista (o quanto antes) para melhor diagnóstico da região.

  76. GEOVANIA disse:

    Dr. Davi meu pai tem 74 anos e começou a sentir dor ao mastigar com a dentadura. foi ao dentista e o diagnostico foi a perda óssea, a única solução é o implante?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Geovania,

      Não é a única solução, mas é uma das melhores opções para dar conforto ao seu pai.

  77. Julia disse:

    Olá sou Júlia a 2 meses extraí o segundo molar superior com uns dias começou a sair pedaço de ossos voltei no dentista ele fez a sutura mas não resolveu pela segunda vez ele fez a sutura mas agora não tenho mas gengiva suficiente para cobrir o osso e agora tá exposto o que faço. O dr tem culpa ou não.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Julia,

      Não posso avaliar o seu caso sem realizar uma consulta clínica. O ideal seria você procurar uma segunda avaliação clínica da região.

  78. Patrick disse:

    Ola dr, estou com perda óssea no dente 17. O resultado da tomografia fiz hipotenusa perirradicular sugestiva de lesão inflamatória endoperiodontal no dente 17. Comprometimento da região furca. Perda óssea alveolar acentuada na região do dente 17. Depois de uma raspagem a dor está a 1 semana e não passa. Me indicaram cirurgia campo aberto e tb tratamento do canal. No teste do canal deu negativo. Qual será a solução correta afinal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patrick,

      Não é possível eu dar uma solução sobre o seu caso sem analisar clinicamente. Somente com uma consulta eu posso avaliar o dente e o raio-x e chegar a um diagnóstico.

  79. Duda Sena disse:

    Olá boa noite eu só quero saber se a perca Ossa tem como tratar é um implante resolver alguma coisa ? é só o que eu preciso saber

    1. Davi Frossard disse:

      Duda,

      Implante dentário é colocado quando ocorre a perda de um dente. A instalação dele não tem relação com a perda óssea.

  80. Andre disse:

    Ola Dr meu nome é Andre tenho 26 anos e é o seguinte, eu tenho um problema grave que vem tirando meus sono a tempo, é uma perda ossea grave nos dentes da frente, mal hálito e sangramento na gengiva, o dentista já me disse q é extração na certa.
    É muito grave meu problema e gostaria de saber se tem como fazer algo? Tipo enxerto e colocar uma prótese fixa, pois isso tira muito meu sono e minha felicidade obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Andre,

      Concordo com você, só de imaginar perder o dente já é motivo para perder o sono. Eu não posso saber o quão grave é a sua situação, já que eu preciso avaliar clinicamente. Porém, talvez um caminho a se seguir seria realizar um tratamento periodontal correto. Nesse caso, podemos estabilizar a perda óssea e sangramento.

  81. Jéssica disse:

    Boa tarde Doutor, a em 2014 eu coloquei aparelho ortodôntico e fiquei 8 meses a dentista disse que eu estava com perda óssea e q não poderia continuar com o tratamento, e aí tirou o aparelho e disse que eu deveria continuar com o tratamento que eu já fazia com a periodontal que era de 6 em 6 meses uma limpeza.
    Daí pra frente a minha gengiva em cima do canino começou a retrair e os meus dentes estão mais tortos e mais pra frente do que era antes de eu colocar o aparelho.
    Já passei por vários cirurgiões e cada um dá uma desculpa, dizem que quando a perda óssea é nós dentes dá frente incisivos centrais não tem como fazer enxerto, outro disse que tem que colocar facetas de porcelana pra diminuir a movimentação mais que os dentes vão continuar pra frente, porém isso tem me afetado de uma forma devastadora não sei mais oq fazer já até pedi as contas do serviço não consigo sair de casa. Um “dentista” até disse que era frescura que tem gente em pior situação.?
    Tem alguma coisa que pode ser feito pra reverter a perda pra que eu possa colocar aparelho novamente? Me ajuda qq eu posso fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jessica,

      Realmente, quando aparecem problemas no dente, nossa rotina muda. O melhor caminho para eu te orientar é realizando uma consulta de avaliação. Mas, algumas coisas eu posso responder. Sobre ganhar novamente o osso perdido, isso é muito difícil. Você deve pensar agora em manter o osso remanescente com o correto tratamento periodontal. Sobre colocar aparelho ou fazer facetas, isso eu não posso saber com certeza. A gama de tratamentos é enorme.

  82. Luana disse:

    Olá, gostaria de saber quando há retração das papilas, se tem algum procedimento estético que possa fazer ?
    Pois um dentista disse q não tem nenhum jeito p renovação das papilas.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luana,

      Realmente, quando perdemos papila, dificilmente é possível restaurar elas. Procedimentos existem, mas variam muito para cada caso. O melhor caminho seria consultar o dentista, para avaliar melhor a sua situação.

  83. Amancia pinheiro disse:

    Tenho 47 anos,fui ao dentista hj. Fiz um Rx.descobri que tenho mta perda óssea. Alguns tentes estao moles,esses dentes ja nao tem mais como mante los na boca? O que devo fazer de imediato?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Amancia,

      De imediato você deve procurar o dentista. Se realmente os dentes estiverem perdidos, é preciso avaliar qual o melhor tratamento. Se vai realizar implante ou prótese.

  84. marcia disse:

    Fui fazer um implante onde antes tinha uma coroa que quebrou. Durante o procedimento o osso quebrou a não deu para fazer o implante. Tive que fazer enxerto, por quanto tempo tenho que esperar nesse enxerto para fazer o implante novamente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcia,

      Não posso saber o tempo exato, já que não fui eu quem fez o procedimento. O ideal seria você conversar com o seu dentista

  85. Rosi disse:

    meu caso é mais complexo, meu dente já muito mole, fiz alguns tratamento mas não resolveu…o que dá para se fazer agora?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosi,

      Caso o dente esteja com muita mobilidade, pode ser feito implantes dentários. Com uma consulta clínica adequada podemos planejar o melhor tratamento para o seu caso.

  86. Rosana disse:

    Olá dr, fiz um raio x e foi constatado perda óssea horizontal generalizada , o periodontista me indicou enxerto
    Quais os cuidados pós operatório e como é esse procedimento? Tem muitas restrições, é muito doloroso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosana,

      O ideal é você realizar essas perguntas ao dentista responsável pelo caso. Existem diferentes tipos de enxertos.

  87. Antonia Silva disse:

    Olá Dr tenho 32 anos, recetemente saiu uma bolinha pequena na minha gengiva fui ao dentista, que no raio x informou que eu estou com uma perda ossea muito grande horizontal e vertical, e que nao tem cura.Usei aparelho por muitos anos(o que pode ter piorado) já sinto mobilidade em dois dentes.A principio ela me indicou um periodontista e falou sobre implantes de todos os dentes.
    Existe tratamento eficaz pra isso?se puder indiciar um especialista nesses casos agradeço

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Antonia,

      Inicialmente você deve realmente procurar um periodontista. Ele vai tratar a sua gengiva e analisar sobre a perda óssea. Caso a perda óssea seja muito grande, o melhor caminho a seguir é a realização de um implante dentário.

  88. caroline disse:

    Tenho periondontite a 5 anos e nunca mais fui ao dentista saber com esta oque que vc acha? leva quanto tempo para a perda ossea começar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Caroline,

      A periodontite é uma doença séria e que pode levar a grande perda óssea. Sugiro você a procurar atendimento dentário o quanto antes.

  89. Luis Eduardo disse:

    Dr. Davi, eu vi que tem o tratamento preventivo, porém há outro tratamento para quem já tem perda óssea efetiva, teria indicação? O meu problema foi com a escova que usava, que agrediu por muito tempo até que um dia fui na dentista por causa da sensibilidade e ela constatou isso. Agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luis,

      Quando a perda óssea já esta presente, ganhar o osso novamente é muito difícil. O melhor caminho mesmo é a prevenção para evitar que a perda do osso continue.

  90. LEONARDO disse:

    Existe remédio pra perda óssea? qual seria essa medicação?

    1. Davi Frossard disse:

      Leonardo,

      Não existe remédio e sim tratamento. O correto tratamento irá estabilizar a perda óssea.

  91. leonardo de arruda alessandri disse:

    Boa tarde Dr., tenho 42 anos, uma perda óssea desde os 28 anos, mais precisamente nos incisivos, percebo que um deles tem um certo abalo, não está mais totalmente sustentado, tenho medo de aumentar a perda ossea e até a perda do dente, isso é possivel? Moro em são paulo capital, pode me indicar um bom profissional por aqui, muitissimo obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Leonardo,

      A perda óssea se não tratada de maneira correta pode se levar a perda do dente. Você deve procurar inicialmente um especialista, chamado de periodontista.

  92. Tiago disse:

    Olá Bom dia, visitei um dentista no intuito de colocar aparelho dentário, e ao fazer os exames para a documentação foi constatado perda óssea horizontal generalizada. Posso colocar aparelho nessa situação. Essa situação pode ser revertida?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tiago,

      Quando a perda óssea ocorre, é muito difícil reverter o caso. O tratamento consiste na manutenção do osso. Sobre a situação de colocar o aparelho, somente com uma consulta clínica é possível determinar qual seria o melhor tratamento.

  93. Thiago benigno de oliveira disse:

    Olá? Tenho 23 anos e estou fazendo um tratamento a um tempo para colocar aparelho. Fiz todas as abturacoes e limpeza eu sempre faço. Só que na hora do raio x ,a doutora constou que eu tinha perda óssea SÓ na parte da frente dos dentes. Ela disse que vai pedir outros raio x pra vez se continua evoluindo a perda óssea e se tiver,ela vai tirar o aparelho. Estou muito preocupado.
    Ela está fazendo o procedimento correto?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thiago,

      Não posso julgar o tratamento da colega sem conhecer o seu caso clinicamente. A perda óssea em algumas situações pode ocorrer. Existem casos onde não existe problema e outros onde é preciso se investigar melhor.

  94. rafael franco disse:

    oi Dr. eu tenho perda óssea, o motivo pode ser quando eu era mais novo não escovava os dentes direito, agora estou com 34 anos, fui no dentista tirei radiografia, ela falou estou com perda ossea

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafael,

      Muitas pessoas ao longo do tempo podem apresentar perda óssea. Em alguns casos não existe problema. Em outros é preciso investigar o problema e realizar o tratamento.

  95. Priscila disse:

    Olá, fui em uma dentista que me diagnosticou com perda óssea, só que meus dentes estão durinhos, não tenho sangramento na gengiva e nem mau hálito somente retração da gengiva. O que mais me deixou entrigada é o fato dela querer arrancar esses dentes para colocar implantes. Isso procede?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Priscila,

      A perda óssea pode ocorrer por diversas situações. Não seria interessante você ouvir uma segunda opinião sobre o seu caso ? Em situações extremas a extração do dente pode ser indicado em outras situações não.

  96. Michele disse:

    ola, estou fazendo canal pois estava com dores e no raio x constou perca ossea , segundo a dentista é bactéria, ela receitou amoxicilina .Sera que é suficiente ???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Michele,

      Não posso opinar sobre o seu caso pois não sei o que esta acontecendo. Converse com o dentista para sanar as suas dúvidas.

  97. Adriana disse:

    Estou no inicio de um tratamento,tenho retração gengival e dentes abalados ,o dentista disse quevestou com perda óssea,de acordo com um raio x que fiz os dentes inferiores nao tem osso nenhum,ja fiz a raspagem subgengival e agora o dentista sugeriu enxerto livre e enxerto conjuntivo,qual a finalidade desses enxertos ,eles ajudam a segurar esse dentes por mais tempo?Esses enxeryos pode adiar uma perda por muito mais tempo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriana,

      Esses enxertos não vão aumentar a quantidade osso. Mas, com a indicação correta podem ajudar a saúde gengival da região. Para evitar a maior perda óssea, você deve ter um acompanhamento periódico dos seus dentes e gengiva.

  98. TELMA disse:

    O dentista disse que tenho perda óssea dentária ele disse
    que preciso fazer enxerto está correto?

    é seguro fazer isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Telma, não posso saber se esta correto ou não sem ver o caso. Porém, existem casos ( principalmente para a instalação de implantes dentários) onde precisamos usar enxerto ósseo.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+