O uso de dentaduras em nossa população ainda é grande. Mesmo com a melhora na conscientização da higienização, muitos chegam a velhice usando uma prótese removível.
Hoje gostaria de falar sobre a o cuidado com a Dentadura.
A prótese removível total ou mais conhecida como dentadura, em diversos casos é uma solução para repor a perda dos dentes, devolvendo a estética e a mastigação.
Nesse texto além de conversar sobre:
A perda dos dentes, infelizmente ainda é comum em nossa população.
Apesar da melhora em relação a prevenção, da maior conscientização sobre a importância da escovação, ainda temos muitos problemas dentários a serem resolvidos.
O maior deles concerteza é a perda dentária.
A perda do dente é o último estágio de um processo malicioso, sendo os dois principais, a cárie e a doença periodontal.
Essas duas doenças podem ser interrompidas ou evitadas pelo simples processo da prevenção e da escovação dos dentes.
Porém, não é o que ocorre, o que leva a população a perder os dentes. Em muitos casos todos eles, o que ocasiona o uso de uma dentadura.
A dentadura, é uma prótese total removível que tem a função de restabelecer a mastigação e a estética de quem perdeu todos os dentes, seja superior ou inferior.
Essa opção é mais viável para grande parte da população, por ser barato, de confecção fácil e rápida.
Além disso, uma dentadura bem feita pode apresentar uma ótima estética, além de devolver novamente a capacidade de mastigação.
Infelizmente, a prótese total tem muitas desvantagens, sendo a principal ser removível. Quando realizamos a mastigação ela não apresenta a mesma segurança que os dentes ou trabalhos fixos.
Outra desvantagem é na fase inicial. Quando todos os dentes foram removidos e estão iniciando uso da prótese total. A adaptação é difícil, já que a prótese é desconfortável e pode machucar.
Essas dicas podem ser baixadas no site na parte de .
Quando manusear sua prótese coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.
Não deixe sua prótese secar.
Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.
Escove sua prótese diariamente, pelo menos 2 vezes ao dia, para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana evitando que fique manchada.
Não faça uso excessivo de pasta de dente, que por conterem abrasivos, poderão promover riscos na superfície da resina acrílica, tirando seu polimento e permitindo uma maior aderência de placa bacteriana na sua superfície.
Pode-se utilizar sabão neutro para este procedimento. Não utilizar produtos de limpeza que sejam muito abrasivos, como bicarbonato de sódio, esponjas de aço, etc.
Uma solução química que pode ser facilmente feita pelo usuário e bastante econômica para desinfetar as próteses totais é obtida com a diluição de 15 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio com concentração de 2 a 3% em um copo (300 ml) de água.
O paciente pode deixar a prótese durante toda a noite nessa solução e escovar pela manhã. Entretanto, não pode ser usada em próteses com metal na sua estrutura (ponte móveis), pois o hipoclorito pode corroê-lo.
Visite o dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentando ajustá-la sozinho, pois poderá danifica-lá mais ainda. Essa é uma dica super importante no cuidado com a dentadura.
É claro que sim, a melhor alternativa a prótese total são os implantes dentais.
A dentadura apesar de ser uma boa opção para muitos, ainda apresenta muitas desvantagens.
Portanto você que procura por opções mais confortáveis, a melhor solução é realizar uma prótese fixa sobre implantes.
Podemos transformar uma dentadura removível em fixa com a instalação de implantes em um trabalho chamado de protocolo de Branemark.
Nesse caso, instalamos 6 a 8 implantes e em cima deles colocamos uma prótese total fixa. Assim, temos inúmeras vantagens, sendo a principal o fato de ela ser fixa.
Esse tipo de trabalho tem sido feito com sucesso ao longo dos anos, devolvendo a melhor mastigação e segurança a muitos pacientes.
Portanto, a dentadura ou prótese total removível é uma solução boa que apresenta alguns pontos negativos.
Porém, ela pode devolver a estética e a mastigação.
Mas, se você procura por um trabalho com mais segurança, sem dúvida, os implantes dentais são a melhor escolha.
Ainda tem dúvidas sobre o cuidado com a dentadura? Deixe seu comentário ou pergunta logo abaixo.
Att,
Davi Frossard