Escovar os dentes é um hábito que adquirimos desde pequenos, sendo transmitidos pelos nossos pais. Porém, ao se tornar um hábito, muitas vezes fazemos sem prestar atenção aos detalhes, o que pode comprometer a correta escovação.

Portanto, quero conversar com vocês sobre 7 erros comuns que cometemos ao escovar os dentes.

7 erros na hora de escovar os dentes 

1 – Escovar os dentes realizando outra atividade

Durante o ato de escovar os dentes é necessário que estejamos focados na tarefa, ou seja, sem estar assistindo televisão ou pensando nos problemas da vida.

Digo isso, pois precisamos estar cientes na forma correta de escovar e do tempo gasto na limpeza de cada quadrante. Fazendo isso, estaremos realizando uma escovação muito mais eficiente.

2 – Escovar os dentes com muita força

Esse é um dos erros mais comuns que presenciamos. O dente não irá ficar mais limpo se colocarmos mais força durante a escovação.

Pelo contrário, a força excessiva na escovação dos dentes poderá levar a lesão na gengiva com consequentemente retração gengival. Isso, poderá causar sensibilidade e perda da estética dos dentes.

3 – Não usar o fio dental ou usá-lo com muita frequência

O uso do fio dental é essencial para completa limpeza dos dentes. As áreas entre os dentes não são completamente limpas somente com a correta técnica de escovação, essa área deve ser higienizada com o fio dental.

Por isso o fio dental faz parte da rotina de escovar os dentes.

Porém, existem casos onde a grande freqüência de uso do fio pode lesionar a gengiva. Aliado a isso, o uso de força excessiva do fio dental pode ocasionar dor e retração.

Portanto, usando o fio uma vez ao dia e antes de dormir já é um grande feito para a correta escovação dos dentes.



4 – Escovar somente a parte que se enxerga

Outro erro muito comum ao escovar os dentes.

Você não deve somente escovar a parte da frente dos dentes, ou seja, a parte que se enxerga.Devemos e precisamos escovar a parte “atrás” dos dentes que esta mais próxima da língua.

Não esquecendo que a língua precisa e deve ser escovada de forma regular, eliminando a saburra lingual.

5 – Usar pasta de dente muito abrasiva

No desejo de ter os dentes mais claros, muitos usam pastas branqueadores. Porém, esses tipos de cremes dentais são geralmente mais abrasivos, ocasionando o desgaste mais rápido do esmalte dental.

6 – Usar o líquido para bochecho em demasia 

O uso do líquido de bochecho ( colutório ) é auxiliar a técnica de escovação. Isso significa que ele ajuda muito a higienização da cavidade oral, porém não é essencial.

Além disso, ele não substitui a escovação do dentes. Não adianta pensar que ao usar o bochecho podemos evitar escovar os dentes ou que estaremos com os dentes mais limpos.

7 – Usar a mesma escova de dente por muito tempo para escovar os dentes

A escova dental deve ser trocada de tempos em tempos. Quando a escova fica esgarçada ela perde a função correta de higienizar os dentes, podendo ainda prejudicar a gengiva.

O tempo para trocar a escova é difícil determinar, pois vai depender da força usada durante a escovação e também do tipo de cerda usada, mais macia ou dura.

Então afinal, qual a maneira correta de escovar os dentes 

escovar os dentes

Eu já escrevi alguns textos sobre dicas de higiene bucal e sobre a técnica de escovação. Porém, vou resumir aqui a correta técnica para escovar os dentes.

A técnica é essa :

“Esteja você usando uma escova de dentes normal ou uma escova de dentes elétrica, você deve escovar cada seção de sua boca no mínimo 30 segundos (superior direita e esquerda, inferior direita e esquerda). Além disso, é importante o uso da pasta dental.

Para a parte da frente e a parte de trás dos dentes , manter a escova com angulo de 45 graus realizando movimentos suaves e curtos, de cima para baixo. Não se esqueça de escovar a língua, o que ajudará a ter um hálito fresco.”

Continue navegando em nosso site e veja outras informações interessantes sobre os nossos dentes.