Cuidado com a Dentadura - 6 Dicas Simples para serem aplicadas.

Cuidado com a Dentadura – 6 Dicas Fáceis

Por Davi Heringer Frossard

O uso de dentaduras em nossa população ainda é grande. Mesmo com a melhora na conscientização da higienização, muitos chegam a velhice usando uma prótese removível.

Hoje gostaria de falar sobre a o cuidado com a Dentadura.

A prótese removível total ou mais conhecida como dentadura, em diversos casos é uma solução para repor a perda dos dentes, devolvendo a estética e a mastigação.

Nesse texto além de conversar sobre o cuidado com a dentadura, vamos citar suas vantagens e desvantagens, também iremos explicar como podemos passar de uma prótese removível para uma fixa usando implantes dentários.

A perda dos dentes ainda acontece em nossa população

A perda dos dentes, infelizmente ainda é comum em nossa população. Apesar de termos melhorado muito a prevenção , com maior conscientização da nossa população sobre a importância da escovação, ainda temos grande problemas dentários a serem resolvidos.

O maior deles concerteza é a perda dentária.

A perda do dente é o último estágio de algum processo malicioso, sendo os dois principais, a cárie e a doença periodontal .

Essas duas doenças podem ser interrompidas ou evitadas pelo simples processo da prevenção e da escovação dos dentes.

Porém, não é o que ocorre, o que leva a população a perder os dentes, em casos mais graves todos eles e portanto levando a o uso de uma dentadura.

Mas afinal, o que é uma dentadura ?

cuidado com a dentadura

A dentadura, é uma prótese total removível que tem a função de restabelecer a mastigação e a estética da pessoa que perdeu todos os dentes, sejam superiores ou inferiores.

Essa opção é mais viável para grande parte da população, por ser mais barata e de confecção fácil e rápida. Além disso, uma dentadura bem feita, pode apresentar uma boa estética além de devolver novamente a capacidade de mastigação.

Infelizmente, a prótese total tem muitas desvantagens, sendo a principal delas ser removível. Quando realizamos a mastigação ela não apresenta a mesma segurança que os dentes ou trabalhos fixos.

Além disso, em pessoas que estão passando a fase inicial de remoção dos dentes e colocação da dentadura, a adaptação é difícil e a prótese inicialmente é desconfortável e pode machucar.

 

6 Dicas Fáceis para o Cuidado com a Dentadura

dentadura

Essas dicas podem ser baixadas no site na parte de informativos.

Dica 1-

Quando manusear sua prótese coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.

Dica 2-

Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.

Dica 3-

Escove sua prótese diariamente, pelo menos 2 vezes ao dia, para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada.

Evitando o uso excessivo de pasta de dente, que por conterem abrasivos, poderão promover riscos na superfície da resina acrílica, tirando seu polimento e permitindo uma maior aderência de placa bacteriana na sua superfície, dificultando a sua higienização. Pode-se utilizar sabão neutro para este procedimento. Não utilizar produtos de limpeza que sejam muito abrasivos, como bicarbonato de sódio, esponjas de aço, etc.

Dica 4-

Uma solução química que pode ser facilmente feita pelo usuário e bastante econômica para desinfetar as próteses totais é obtida com a diluição de 15 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio com concentração de 2 a 3% em um copo (300 ml) de água.

O paciente pode deixar a prótese durante toda a noite nessa solução e escovar pela manhã. Entretanto, não pode ser usada em próteses com metal na sua estrutura (ponte móveis), pois o hipoclorito pode corroê-lo.

Dica 5-

Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.

Dica 6-

Visite o dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentando ajustá-la sozinho, pois poderá danifica-lá mais ainda. Essa é uma dica super importante no cuidado com a dentadura.

Existem outras opções quando se perde os dentes  ?

dentista-sorriso

É claro que sim, a melhor alternativa a prótese total são os implantes dentais.

A dentadura apesar de ser uma boa opção para muitos, ainda apresenta muitas desvantagens. Portanto as pessoas procuram por opções mais confortáveis, e a melhor solução é realizar uma prótese fixa sobre implantes

Podemos transformar uma dentadura removível em fixa com a instalação de implantes em um trabalho chamado de protocolo de Branemark. Nesse caso, instalamos 6 a 8 implantes e em cima deles colocamos uma prótese total fixa.

Nesse caso temos inúmeras vantagens, sendo a principal o fato de ela ser fixa. Esse tipo de trabalho já tem sido feito com sucesso ao longo dos anos, e tem devolvido a melhor mastigação e segurança a muitos pacientes.

Portanto, a dentadura ou prótese total removível, é uma solução boa que apresenta alguns pontos negativos, porém, ela pode devolver a estética e a mastigação.

Mas, se você procura por um trabalho com mais segurança, sem dúvida, os implantes dentais são a melhor escolha.

Dúvidas ?

Ainda tem dúvidas sobre o cuidado com a dentadura? Deixe seu comentário ou pergunta logo abaixo.

Att,

Davi Frossard


Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

19 Comentários em “Cuidado com a Dentadura – 6 Dicas Fáceis

  1. Maria Aparecida Ramos disse:

    Boa noite, Dr. Davi! Tenho uma grande frustração por ter sido obrigada a usar uma prótese parcial móvel, quando perdi alguns elementos num acidente automobilístico. Morando no interior, com situação financeira desfavorável, os implantes dentários nem existiam nas cidades do interior… enfim, tive que optar pela colocação da prótese móvel, superior, com 6 elementos. Ficou até bem feita, na época, mas já faz muitos anos, motivo pelo qual os dentes estão ficando gastos e o que é pior: existe uma porosidade no material da prótese e ela está ficando com pontos escuros, com aparência de suja, embora eu tenha muito cuidado com a higienização. Pretendo fazer uma nova, mas enquanto isso não acontece, existe uma maneira de clarear esses pontos escuros? Obrigado pela atenção!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Não existe uma maneira de clarear a prótese. O ideal seria realizar a troca por uma nova.

  2. Tatiana disse:

    Oi minha mãe esta internada e não pode usar a dentadura dela estou deixando direto no recipiente com água; mas me disseram que não pode, por favor me ajude não sei como cuidar.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tatiane,

      Você pode deixar em um recipiente com agua. Mas de tempos em tempos é necessário retirar da agua para realizar a limpeza.

  3. Lourdes disse:

    Amigo não sei o que fazer com duas dentadura q uso, já fez mais de 2 anos, e ela sempre me machuca depois q botei ela sempre q encomodava eu voltava no protético, ficava bem depois voltava a machucar a gengiva, muito folgada sempre uso corega nas infelizmente nunca fica por horas, o que vc me aconselha.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lourdes,

      As próteses totais podem apresentar o problema de serem mais instáveis. Talvez um caminho no seu caso seja a instalação de implantes dentais. Leia esse texto em nosso blog para saber mais.

  4. MARILENE disse:

    OLÁ EU VI NA INTERNET Q PODE DEIXAR AS DENTADURAS DE MOLHO A NOITE TODA NA SOLUÇÃO DE ÁGUA CORRENTE E ÁGUA SANITÁRIA ISSO É CORETO? E TBM NÃO PODE DORMI COM AS DENTADURAS ISSO TBM É CORRETO? MUITO OBRIGADO E AGUARDO A RESPOSTA.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marilene,

      Existe um produto específico para a limpeza da prótese e que pode ser encontrado facilmente na farmácia. O ideal seria dormir sem a prótese.

  5. Rose disse:

    A prótese superior, aquela que tem tipo um botao de pressão é indicado pra quem NÃO tem condições financeiras pra colocar implantes??? Recebi opiniões diferentes e contínuo na duvida

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rose,

      Geralmente não se usa prótese com esse “botão de pressão”. Se for o que eu estou imaginando, a prótese com câmara de vácuo não é mais indicada para nenhum caso.

  6. Maria Valéria Gomes disse:

    Boa noite, Dr. Davi! Estou em processo de colocação de implantes para prótese tipo protocolo superior. Há 10 dias fiz uma extração total e minha gengiva ainda está cicatrizando. Preciso de um fixador para a prótese removível que terei que usar assim que o processo de cicatrização for completo, mas sou muito alérgica, tenho problemas com parabenos, conservantes. Li que o senhor não indica produtos, mas gostaria de saber, em sua experiência clínica, se há algum com maior tolerabilidade que outro. Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Valéria,

      Não conheço um que tenha mais tolerabilidade que outro. Geralmente esses produtos tem o mesmo principio ativo. Essa fase de uso de uma prótese removível realmente é muitos desconfortável.

  7. Arnaldo disse:

    Dr. Davi, boa noite! Gostaria de sua opinião sobre qual seria a melhor marca de fixador de dentadura? Qual seria a mais adequada quanto à duração de poder de fixação? Ah, estou usando uma prótese completa superior e não estou gostando muito do Corega. O Dr., por sua experiencia no assunto com seus clientes, recomenda alguma melhor? Desde já, muito obrigado pela atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Arnaldo, obrigado pelo seu comentário.
      Eu não costumo passar nome de produtos. O corega é a marca mais conhecida, porém as demais marcas também são boas. Infelizmente, próteses removíveis tem esse problema, principalmente se for inferior. Talvez, uma solução melhor seria a colocação de implantes dentários, para você usar uma prótese fixa.

  8. Valeria disse:

    gostaria de saber se tem como clarear a dentadura, pois com o tempo e alimentos vão ficando amareladas.

    1. Davi Frossard disse:

      Valeria,

      Com o tempo os dentes da dentadura escurecem. Para clarear é necessário realizar a troca dela.

  9. Vera Aparecida Dorsa Periotto disse:

    Tenho uma dentadura superior, já fazem 40 anos.
    Nunca precisei usar fixador, só que vi a necessidade de fazer outra pois já estava muito gasta.
    Em 2 anos mais ou menos já fiz 4, e não deu certo.
    Já estou desanimada, pois já gastei muito e continuo com a dentadura antiga que apesar de não sair do lugar não mastigo direito porque os dentes estão gastos.
    Gostei dicas de cuidados com a dentadura…
    Vera

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo elogio Vera.
      Sempre quando se usa uma prótese total nova a adaptação é difícil. Persista e converse com o dentista sobre onde esta incomodando.
      Caso precise de algo, ligue para nós.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+