Atualmente percebemos uma grande demanda dos pacientes por estética. A procura por tratamento restauradores do tipo facetas dentárias é grande, porém o que devemos pensar é na longevidade desses tipos de trabalhos. A melhor resposta para esse questionamento é a correta higiene bucal.

Com pequenas dicas de higiene bucal podemos evitar que tratamentos estéticos causem problemas a curto prazo. Além disso, em dentes íntegros, sem nenhum tratamento, conservamos sua vitalidade e saúde com a implementação de simples técnicas de higiene dental.

Para facilitar você, vou explicar algumas dicas fáceis de serem implementadas.

7 Dicas fáceis para a sua higiene bucal

higiene bucal dicas

1) Escove os dentes sempre que possível 

Essa dica vem com a clássica frase, escove os dentes 3 vezes ao dia sempre depois das refeições. 

Essa afirmação esta correta, o problema que na nossa vida corrida nem sempre temos tempo de escovar os dentes após as refeições, as vezes, nem é possível sentar e almoçar com calma.

Por isso, sempre quando for possível, escove os dentes com qualidade, nesse LINK eu descrevo uma técnica correta e fácil de escovação dos dentes.

Uma regra de ouro no caso da frequência de escovação é sempre escovar os dentes antes de dormir. A noite a nossa salivação diminui e apresentamos maior risco de ter cáries.

Portanto, apesar de durante o dia não realizarmos uma escovação com atenção, sempre precisamos escovar os dentes antes de dormir.


2) Escove a língua 

Poucas pessoas sabem da importância da escovação da língua. Quando nos alimentamos os alimentos não entram em contato somente nos dentes, mas também na língua.

Portanto pequenas partículas ficam “aderidas” a língua e se não ocorrer a devida higiene pode ocasionar mau hálito.

A forma correta de realizar a higiene da língua é após a escovação de todos os dentes, usar a escova vindo da parte mais posterior da língua indo para anterior. Realizar pelo menos uma vez ao dia esse procedimento.


3) Use o fio dental

fio dental e higiene bucal

Aqui temos outro velho jargão na odontologia. “Além da escovação, também se deve usar o fio dental 3 vezes ao dia“.  A frase esta correta, mas se já é difícil realizar uma correta escovação dos dentes imagina usar o fio dental.

Porém, para a correta higiene bucal, o uso do fio dental é essencial. Devemos separar o momento antes de dormir para o uso consciente do fio dental

Um questionamento que ouvimos bastante é a respeito do sangramento na gengiva. Esse fato pode acontecer quando se realiza a higiene bucal com o fio dental de maneira incorreta.

O sangramento se deve a dois principais fatores, o primeiro se deve a falta de uso do fio dental, assim a gengiva fica inflamada ocasionando o sangramento. O segundo pode estar relacionado a força excessiva ao usar o fio dental, o que pode machucar a gengiva


4 ) Evitar a força excessiva

Precisamos compreender que a força excessiva durante a escovação não irá melhorar a sua higiene bucal.

O uso da força em excesso pode lesionar a gengiva ocasionando retração gengival. Essas áreas expostas são mais suscetíveis a cárie. A mesma situação ocorre ao realizar o uso do fio dental, não devemos forçar o fio com a gengiva.



5 ) Não se deve encher a escova de dente com pasta

Outro erro bastante comum é encher a escova com pasta de dente. Na verdade não é necessário muita pasta para realizar uma boa higiene bucal.

O mais importante nesse caso é a correta técnica de escovação.


6) A correta higiene bucal irá impedir que você tenha mau-hálito

o dentista e a higiene bucal

Além de evitar o sangramento na gengiva e a cárie, a correta higiene dental irá prevenir um problema muito desconfortável, o mau hálito !

O mau hálito pode ter diversas causas, sendo uma das mais relevantes a dificuldade na higiene dos dentes.

Isso acontece pois quando você não realiza a correta limpeza dos dentes, ficam resíduos entre os dentes que ao longo do tempo ocasiona o cheiro ruim.


 7) O uso do anti-séptico bucal é bom, mas não essencial 

Uma ponto relevante que os pacientes perguntam é em relação se deve ou não realizar bochecho durante a higiene bucal.

A resposta é não e também sim.

Quando realizamos uma boa técnica de escovação e o uso do fio dental, o bochecho se torna secundário.

Porém, durante o dia, com menos tempo para realizar uma boa higiene dental, o anti-séptico bucal ajuda a boa limpeza dos dentes, além de deixar o hálito melhor.

Vídeo sobre dicas de Higiene Bucal 

Tem outras dúvidas sobre os seus dentes ? Continue navegando em nosso site, onde temos diversos outros textos para você. Também deixe seu comentário abaixo.

Att,

Davi Frossard