Sensibilidade nos Dentes - Veja os 9 Principais Motivos .

Os 9 principais Motivos de Sensibilidade nos Dentes

Por Luciana Vieira Peroni

Você já teve Sensibilidade nos Dentes ?

Com essa pergunta começo o texto, pois a sensibilidade nos Dentes é mais comum do que se imagina e muitos pacientes chegam ao consultório dentário com essa queixa.

A carência de informações corretas sobre esse assunto é grande, uma vez que o conhecimento sobre o tratamento só está relacionada ao uso de pastas dentais como solução.

Porém, deve-se saber a origem do problema e não somente o tratamento. Pois, a abordagem pode ser totalmente diferente dependendo da causa.

Desta forma, o objetivo deste texto será definir o que é sensibilidade nos dentes, mapear suas possíveis causas e mostrar as soluções que o profissional pode utilizar no tratamento de seu paciente.

Ficou curioso? Então continue lendo esse artigo.

Hipersensibilidade dentinária, o que é?

Sensibilidade nos dentes

Hipersensibilidade dentinária é o nome correto para a sensibilidade nos dentes da qual falamos neste post. Ela ocorre quando há exposição gradual da dentina, que é parte mais interna do dente.

Na dentina, encontram-se pequenos canais (túbulos dentinários) que contém terminações nervosas e fluidos. 

Quando o dente está sobre ação de calor ou frio e estes túbulos estão expostos, ocorre a movimentação rápida do fluido contido neles. Esta movimentação faz com que as terminações nervosas reajam gerando a sensação de dor.  

E qual é a sensação que a sensibilidade causa em nossos dentes ? Ela é caracterizada pela dor aguda (“dor fina”, “pontada”) e de curta duração (que logo “passa”) percebida após a ingestão de alimentos frios ou quentes. Por vezes sentida até com a passagem de ar pela boca quando falamos.

Quais são as 9 principais causas da Sensibilidade nos dentes ?

sensibilidade dentária 

1) Escovação excessiva 

Ocorre desgaste do esmalte do dente quando o indivíduo faz uso de uma escovação agressiva, com muita força.

Este tipo de lesão pode ainda agravar se, associado a este hábito, ocorre a utilização de escovas de cerdas duras.

Além de prejudicar o dente, isso também pode levar a retração gengival, o que expõe ainda mais a dentina.  

 

2) Doença da gengiva (gengivite)

Quando há a inflamação na gengiva (gengivite), ela fica inchada, sangrante e dolorida.

Por vezes, podemos observar que a gengiva “descola” do dente, expondo partes que não tem esmalte e que antes estavam cobertas pela gengiva sadia.

Esta situação gera incômodo, dor, sendo então caracterizada como sensibilidade nos dentes causada pela inflamação gengival;

 

3) Ranger dos dentes 

Pacientes que rangem os dentes (apresentam bruxismo) geram um desgaste anormal do esmalte dentário, podendo assim apresentar dentes sensíveis;

 

4) Retração gengival

Como dito anteriormente, a retração gengival expõe regiões do dente que não possuem a proteção do esmalte, deixando a dentina mais exposta e causando a sensibilidade nos dentes;

 

5) Clareamento dental 

Durante este procedimento, os pacientes podem apresentar sensibilidade dental. Ela pode ser causada diretamente pelo clareador e seus derivados, ou indiretamente pela pressão que o gel aprisionado na moldeira de clareamento pode provocar no fluido dentinário ;

Deve-se ficar atento se já existe a hipersensibilidade dentária antes de realizar o clareamento dental. Se for esse o caso, a sensibilidade deve ser tratada para depois realizar o branqueamento do dente. Assim evitamos maiores desconfortos durante o tratamento.

 

6) Cremes dentais abrasivos (como os que prometem clarear os dentes) 

Existem cremes dentais com vários graus de abrasividade. A textura deles é diferente, como se fosse uma pasta “com areia”.

O material abrasivo, muito comum em pastas clareadoras, é o agente responsável pela microabrasão no esmalte gerando polimento dental. Ele limpa o dente pois desgasta o esmalte e assim consegue remover pigmentações aderidas, deixando os dentes mais claros.

Com o passar do tempo e com o uso freqüente, ele acaba promovendo um desgaste excessivo do esmalte, deixando-o mais fino e assim, a dentina fica menos protegida, gerando sensibilidade nos dentes.

 

7) Uso de piercing na boca e hábitos parafuncionais que possam denegrir a estrutura do esmalte do dente 

O piercing em contato com o dente, pode com o tempo provocar o desgaste ou a quebra do esmalte por ficar “raspando” nele  com freqüência , uma vez que muitos usuários do adereço ficam mordendo o objeto voluntariamente ou involuntariamente, quando mastigam ou falam.

Morder canetas, alfinetes ou ainda passar qualquer objeto duro nos dentes para remover resíduos de alimentos, com o tempo também podem provocar o desgaste dos dentes e assim gerar sensibilidade;

 

8) Restaurações quebradas, infiltradas ou mal adaptadas 

Muitas das vezes não conseguimos identificá-las e precisamos da ajuda do dentista para diagnosticá-las.

Quando as restaurações (obturações) quebram, se soltam ou estão em áreas com lesão cariosa nova, o dente afetado pode apresentar sensibilidade, pois tem a dentina mais exposta.

Assim, em casos onde a necessidade é apenas restaurar o dente, sem tratamento endodôntico, o paciente deve procurar ajuda especializada para colocar estas restaurações no lugar e assim a sensibilidade cessará.

 

9) Biocorrosão ácida 

A erosão ácida ocorre quando o esmalte sofre desgaste por meio de ácidos.

Eles podem ter duas origens:

1) Intrínseca – ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos como refluxo ácido, anorexia, bulimia.

2) Extrínseca – ácidos relacionados com a alimentação como consumo de açúcar, refrigerantes dietéticos, sucos de fruta, bebidas carbonatadas que contribuem para tornar a boca muito ácida.

Esse tipo de desgaste é extremamente maléfico ao paciente, pois usamos alimentos ácidos diariamente e o seu uso continuo causa amplo desgaste no dente.



Vídeo sobre 9 motivos de sensibilidade nos dentes 

Os cremes dentais utilizados para combater dentes sensíveis são eficazes?

sensibilidade dentinária

Claro que Sim!

Porém não são a única solução.

Em alguns casos na região de dentina exposta, o uso destas pastas não é suficiente pois o paciente também necessita reconstruir a parede de esmalte perdida (aquela que protege a dentina) por meio de restaurações. 

Além disso, devemos usar agentes dessensibilizantes que atuam protegendo a área de dentina exposta. Nesse caso, são realizadas pelo menos 4 consultas para diminuir a sensibilidade e somente após fazer a restauração da região.

Portanto, sempre um correto planejamento deve ser realizado, para que a origem da sensibilidade nos dentes possa ser identificada.

O que devo fazer para remover a sensibilidade dental?

tratamento sensibilidade dental

 

A ) Ir ao dentista. Só ele poderá avaliar qual a causa, para assim prover ao paciente o melhor plano de tratamento. Se você leu todo o post, percebeu que apenas uso de pasta de dente para sensibilidade nos dentes não é a solução para este problema ! ;

B) Fazer a correta higiene bucal com escova macia e uso de fio dental, com calma. Este passo irá prevenir tanto o desgaste precoce dos dentes quanto o surgimento de gengivite e outros problemas periodontais;

C) Interromper o uso de cremes dentais abrasivos que prometam clarear os dentes;

D) Interromper por um tempo o tratamento clareador. Porém, isso deve ser informado ao dentista;

E) Fazer uso de pastas para sensibilidade nos dentes e enxaguatórios sob orientação do dentista, que irá informar qual será o tratamento mais apropriado para o caso;

F) Colocação de restauração (obturação) em locais em que há indicação, pois houve perda de esmalte dentário;

G) Evitar alimentos ácidos;

H) Evitar ranger os dentes;

I) Remover piercings e hábitos parafuncionais.

Dica extra – 

Se você estiver com muita sensibilidade nos dentes ( geralmente após o clareamento ), pode-se colocar a pasta para sensibilidade dentária na moldeira de clareamento e deixar na boca por cerca de 5 a 10 minutos.

Isso provavelmente irá aliviar muito a sensação dolorosa.

Conclusão

conclusão sensibilidade dental

A sensibilidade nos dentes não é algo com o qual temos que nos acostumar a conviver.

Com pequenas correções em nossa rotina, conseguimos reverter o quadro de sensibilidade dentária. Nos casos mais complexos , devemos procurar orientação profissional para sabermos qual a causa do problema e assim eliminar este desconforto.

É importante que o paciente mantenha suas visitas regulares ao dentista, para que ele possa observar logo de inicio algum problema, prevenindo que se tenha o desconforto da sensibilidade nos dentes.

Além disso, a colaboração do paciente é muito importante, ele deve estar apto a exercer a correta higienização dos dentes para que o sucesso do tratamento seja alcançado. 

Tem alguma dúvida ? Não deixe de perguntar logo abaixo.

Sobre o autor

Luciana Vieira Peroni

Formou-se em Odontologia pela UERJ; especialização em Prótese Dentária; e, Mestrado Acadêmico pela FO-UERJ. Atua no atendimento adulto e infantil na clínica.

108 Comentários em “Os 9 principais Motivos de Sensibilidade nos Dentes

  1. Alessandra disse:

    Bom dia Dr., alguns dias atrás estava almoçando e ao morder o alimento quente senti uma forte dor no dente incisivo central superior. Fui ao dentista e ele verificou que meu dente dolorido não tinha cárie nem infiltração. Então realizou um teste de sensibilidade com um líquido gelado e nesse dente em específico não senti nada. Ao encostar nos outros, senti “gelar”. Ele então me disse que a raiz do dente havia morrido e seria necessário fazer canal nele.
    O problema é que é bem na frente, e as vezes o dente pode escurecer. Será que não haveria outra solução ? Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      Se o canal do dente estiver realmente “morto”, o único caminho é a realização do canal. Sim, com o tempo o dente pode escurecer, nesse caso é preciso realizar uma coroa dentária.

  2. Jailton Rodrigues disse:

    Boa tarde
    Dr. Eu coloquei facetas nos dentes superiores ( Frente) e duas peças em dentes do fundo , nunca tive sensibildade e agora tento todo dia ao comer , beber e até sem comer nada. O devo fazer uma vez que tenho certeza que meu tratamento provocou isso, uma dor chata e insuportável e olha que ainda não coloquei facetas na parte inferior.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jailton,

      Uma sensibilidade após a instalação de facetas pode acontecer, mas com o tempo esse problema melhora. O uso de pastas para sensibilidade ajuda muito a situação. Você também deve relatar essa sensibilidade ao dentista quer realizou esse tratamento.

  3. Valdecir Rodrigues disse:

    Bom dia Dr!
    Sinto dor só quando bebo algo quente, fui ao dentista e ele disse que é pode ser a gengiva, mais a dor persiste quando tomo sempre algo quente o que devo fazer???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Valdecir,

      É preciso analisar esse seu dente clinicamente junto com raio-x. Essa sua dor pode ser uma simples sensibilidade ou algo mais grave como um cárie profunda.

  4. Alinne Argentino disse:

    Ola! fui ao dentista há 1 mês atras e ele disse que minha boca estava saudavel,apenas com desgaste, o que provavelmente eu possa estar com bruxismo, mas acabei nao fazendo a plaquinha ainda.
    Semana passada praticamente todos os meus dentes de cima começaram a doer,estão mt sensiveis e a dor irradia para a cabeça.
    sera que é por conta do bruxismo? ou pode ser outra coisa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alinne,

      Pode estar relacionado com o bruxismo, principalmente se você estiver passando por algum momento de estresse. Entretanto não é tão comum acontecer isso de repente. Só vamos descobrir o que é realmente isso em uma consulta clinica com o dentista.

  5. Felipe disse:

    Olá Dr,boa noite.
    Há exatos 2 meses troquei as amalgamas do 45 e 46 e de lá pra cá só tive problemas relacionados à maldita sensibilidade que ñ passa, que incomoda principalmente ao falar com entrada e saída e ar da boca; passo a língua em cima e tbm sinto micro fisgadas. Cheguei à me aborrecer com o dentista que fez o procedimento, pois o msm no primeiro momento quis se eximir da responsa dizendo palavras dissimuladas que o procedimento foi feito na técnica e que tenho que aguardar que isso é normal. Poxa; queria tanto conhecer um bom dentista que fosse competente, honesto e acolhedor capaz de um diagnóstico preciso e tratamento tbm!
    Tenho vários RXs e neles nada consta. Hoje fico lendo o que pode ter ocorrido e só pode ter sido erro no procedimento, tais como no protocolo de preparo cavitario. Pior de tudo é que da última vez essa semana que voltei lá ele mudou a versão dizendo que vai ter de retirar essa é por massa de eugenol por uma semana e depois retornar para tirar um pouco desse produto e por resina por cima. Agora estou com medo e noto que ñ detens a sensibilidade nas mãos agregada à técnica do conhecimento e com isso fico pensando que ele precisará desgastar ainda mais meu dente para trocar e depois para retirar à massinha e por à resina fazendo como um sanduíche.
    Me sinto perdido pois alguns dos outros dentistas que visitei para ouvir opiniões notei certa ambição financeira dizendo que para resolver isso o melhor é fazer o canal (mais caro) – Ressalto que no RX a polpa se encontra bem distante!
    Sei que existem dentistas extraordinários porém ñ estou tendo sorte!
    Peço desde já sua ajuda e compaixão em tentar solucionar esse meu incômodo problema. Faça com que eu relate aqui que o sr.foi o responsável em resolver meu problema; esse desafio!
    Certo de vossa atenção agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Bom dia Felipe,
      A sensibilidade após a troca de uma restauração de amálgama por resina infelizmente pode acontecer. Realmente pode ser desconfortável, entretanto o tempo pode ser a melhor solução no seu caso, apesar de não ser a melhor resposta para você. Com o passar dos dias, essa sensibilidade deve diminuir. O uso de uma pasta de dente para sensibilidade também pode ajudar.
      O tratamento de canal é uma solução, apesar de ser a mais radical. Sem uma análise clinica, infelizmente é o máximo que posso te ajudar.

  6. Daniely disse:

    Dr. Nunca tive sensibilidade nos dentes, mas estava com retração gengival e fiz o preenchimento com resina em 10 dentes (6 inferiores)…e depois que eu fiz esse tratamento estou quase enlouquecendo de dor, ja voltei ao dentista e não tem nada, mas a dor é tão intensa que corre pelo maxilar e vai até o ouvido e reflete no rosto…não tenho problemas de DTM…o único momento que estou sem dor é qdo estou medicada…o que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniely,

      Não é possível eu saber o que seria. É preciso realizar exames de raio-x e principalmente um exame clínico detalhado para começar a entende o que pode estar acontecendo com você.

  7. Ana Claudia disse:

    Este dente tinha uma restauração super pequena qd a dor começou. Como já foi aberto pelo menos 3 vezes p tentar descobrir o q ele tem esta restauração aumentou um pouco. Mas segundo a última dentista q fui, ainda é pequena. Além disso teve aplicação de dessensiblizante. E não, nao tive trauma no dente. Vou conversar com o dentista sobre a possibilidade de fazermos uma tomografia. Obrigada!

  8. Ana Claudia disse:

    Bom dia Doutor. Sofro com dor em um dente já a algum tempo. No raio x nada aparece, já fiz tratamentos com dessensibilizantes, uso pasta p sensibilidade e escova com cerdas macias mas sinto 3 tipos de dores: não mastigo nada desse lado pq se algo tocar o dente a dor é insuportável; ao tomar água gelada é como se a água atravessasse o dente e a dor é extrema; o dente dói sem nada. Tenho um pouco de retração das gengivas tb. Já fui a periodontista, clínico geral e endodontista. Mas até agora nada resolveu e sempre escuto a mesma coisa: não há nada! O q devo fazer? Que especialidade devo procurar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Claudia,

      É preciso analisar algumas coisas, o dente possui algum tipo de tratamento ou ele é hígido? Você já teve algum trauma nele ? Em último caso, talvez pedir para o seu dentista um exame de tomografia para ver se existe algum outro comprometimento no dente.

  9. thiago cabral disse:

    Doutor , eu tenho um dente que tava inflamado pra fazer canal , mas tinha q tomar o antiflamatorio e marca a consulta , como n tinha o dinhero pra fazer naquela semana , eu remarquei 2 semanas depois , mas ai q comecou o pesadelo , agora a boca todo doi simplesmente com o vento gelado , sera q fazendo o canal dos dentes inflamados a sensibilidade para?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thiago,

      Você deve procurar o seu dentista para realizar o canal que foi indicado. Entretanto, eu não tenho como saber se a sensibilidade irá sumir. É preciso analisar os seus dentes para saber se existe algum outro problema a ser tratado.

  10. Milena disse:

    Começo a sentir a sensibilidade depois que escovo os dente,ai começa a entrar o ar fresco ai fica aquela dozinha chata sempre que entra ar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Milena,

      Isso que você relatou me parece exatamente a sensibilidade. Procure um dentista para analisar seus dentes e ver o que pode estar ocasionando isso.

  11. Milena da Silva Gonçalves disse:

    Fiz uma Restauração hoje, e meu dente doi quando entrar ar na boca,quando eu respiro e entrar o ar ele doi um pouco, será que é sensibilidade que sinto?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Milena,

      Pode ser sensibilidade. Aguarde um pouco, caso não melhore, entre em contato com o seu dentista para uma melhor análise.

  12. Drica disse:

    PS: A ortodontista que me atendeu dessa vez achou estranho, pois foi tb ao pressionar o dente pra cima e mandou chamar a dona da clínica qu3 é mais experiente. Essa disse que é por causa da movimentação e mandou a outra afinar o fio. Isso foi ontem, mas hoje ainda dói. Se houvesse alguma retração gengival eu veria, não é? Obrigada.

  13. Drica disse:

    Olá drColoquei aparelho ha 2 meses, e perto de fazer a segunda manutenção senti os dentes da frente ( os mais tortinhos) muito doloridos ao ingerir quente e frio e até mesmo qdo exponho ao vento. Percebi que estão um pouco moles. Vi que é normal ficar mole com o uso do aparelho. O fato de ficarem moles pode causar sensibilidade? Não percebo nenhuma diferença na aparência da minha gengiva. Obrigada, desde já.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Drica,

      Em alguns casos pode acontecer uma pequena sensibilidade. O mais importante é você relatar essa questão ao seu dentista.

  14. Dejanira Moreira Dos Santos disse:

    Adorei, os comentários, estou passando com este problema de sensibilidade, vou voltar ao dentista de novo.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado pelo comentário Dejanira.

  15. Renan Rocha disse:

    Olá! Fiz duas restaurações em dentes que estão um acima do outro do lado esquerdo mas ainda sinto alguns ”choques” quando estou mastigando desse lado ou quando um raspa no outro e afins. O que pode ser isso e qual procedimento eu deveria fazer? Desde já agradeço!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Renan,

      É preciso analisar clinicamente o dente para saber qual a causa disso. Essas restaurações já foram feitas a muito tempo? Quando a restauração é muito recente, pode acontecer alguma sensibilidade no dente. Entre em contato com o seu dentista para melhor diagnóstico.

  16. Marcela disse:

    Olá Dr Davi,

    Às vezes tenho sensibilidade nos dentes e com o uso da pasta dental Sensodyne, vejo melhoras.
    Porém, recentemente, estava sentindo muita sensibilidade em três dentes e fui ao dentista. Ela identificou e tratou as cáries e, no outro dente havia um buraquinho, que já foi coberto. Mas, quase três semanas após, sinto um pouco de sensibilidade nesse dente que tinha o buraquinho.
    O que pode ser? Há algo que possa ser feito? Já marquei a consulta para retornar a dentista.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcela,

      O melhor caminho é esse que você fez, voltar ao dentista que fez a restauração. Pode acontecer de existir uma pequena sensibilidade no dente restaurado, mas ao longo do tempo isso passa.

  17. Noemi disse:

    Olá, Dr. Davi. Nunca tive sensibilidade em nenhum dos meus dentes, só quando bebia algo muito gelado e em todos os dentes anteriores, porém estou sentindo uma hipersensibilidade no 1º pré-molar superior direito, não sei o que possa está ocasionando, pois após analisar por esse artigo, percebi possa que esteja relacionado com o meu problema de refluxo gastroesofágico, talvez isso ocasionou uma maior sensibilidade. O que devo fazer, e será que nesse caso ele pode ser revertido? Usando apenas os cremes dentais para dentes sensiveis pode melhorar?? O quadro pode se repetir após algum tempo??
    Agradeço . E agardo o feed back

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Noemi,

      É preciso que você realize uma consulta no dentista para avaliar qual a origem do problema e qual o tratamento apropriado. Existem vários tratamentos para isso. As pastas de sensibilidade podem ajudar a aliviar o problema.

  18. Victor disse:

    Fui no dentista do posto de saúde (SUS) e ele me indicou como última solução o uso de esmalte artificial nos lugares onde há sensibilidade. Vou conversar melhor com ele sobre o que se pode fazer a respeito. Obrigado!

    1. Davi Frossard disse:

      Victor,

      Exatamente, converse com ele e veja qual a melhor opção para o seu caso.

  19. Victor Luiz disse:

    Olá, sempre tive sensibilidade pois nunca tive o hábito de usar fio dental e sempre escovei os dentes de forma ‘agressiva’… Só agora aprendi o jeito certo de usar fio dental e estou escovando com mais delicadeza, usando escova com cerdas macias e fazendo bochecho com flúor todas as noites. Mesmo assim eu tenho sequelas da minha má escovação… Alguns dos meus dentes estão com a gengiva retraída, e mesmo com a gengivite controlada, sinto uma dor muito aguda até pra tomar água em temperatura ambiente… Minha pergunta é: No meu caso é recomendado fazer a mineralização dos dentes onde está exposta a dentina? Não aguento mais sentir dor na hora de comer e beber, e até quando respiro ar frio …

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Victor,

      Existem alguns tratamentos para amenizar o seu problema. Você já foi em algum dentista para avaliar clinicamente a melhor solução? Pode ser somente o controle com pasta para sensibilidade, restauração, enxerto de gengiva, tratamento de canal. Enfim, existem várias possibilidades para isso.

  20. Divino Alves disse:

    O uso de antibióticos pode causar sensibilidade nos dentes?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Divino,

      Desconheço essa associação.

  21. Ana Paula disse:

    Boa noite, no último mês, tenho sentido muita dor nos dentes posteriores esquerdos após restauração em ambos,. De acordo com o dentista que fez o tratamento, isso é normal e trata-se de sensibilidade pós restauração. Porém, a dor é muito aguda a ponto de doer o ouvido. Já haviam sido feitas restaurações ano passado nesses mesmos dentes e recentemente apareceram caries em outras áreas, por isso, tenho dúvidas se as dores são apenas decorrentes da sensibilidades ou pode haver outro fator causador.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana Paula,

      Pode acontecer alguma sensibilidade após a restauração. Mas, em grande parte do casos, não chega a ser uma dor tão forte. Converse com o seu dentista sobre isso para ver qual a melhor solução.

  22. Boa tarde tenho sensibilidade nos dentes estava pensando em colocar facetas de porcelanas ou jaquetas para resolver o problema da sensibilidade e unindo a estética!
    Mas lendo alguns artigos parece que este tratamento pode piorar a sensibilidade isso é Verdade?
    Teria algum tratamento para reduzir a sensibilidade e também melhorar a estética?
    Muito obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anderson,

      Primeiramente é preciso analisar qual a origem dessa sua sensibilidade. Tentar melhorar esse seu desconforto para depois ver a parte estética.
      Para realizar facetas as vezes é necessário desgastar o dente. Isso pode gerar uma sensibilidade inicial.

  23. Sabrina disse:

    Olá!! Fiz um canal pois meu dente era muito sensível ao comer qualquer coisa quente, mesmo depois que fiz o canal ainda contínuo sentindo essa sensibilidade, minha dentista bateu um raio x e disse q o canal tava bem selado. Mas contínuo sem entender essa sensibilidade.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sabrina,

      É preciso analisar se é esse dente a razão da sensibilidade. O canal foi feito a muito tempo ? O dente está “alto”? É preciso avaliar vários pontos para diagnosticar o que esta acontecendo.

  24. Bianca disse:

    Olá eestou sentindo dores só nos dentes de baixo faz meses já mas da e depois passa e volta de novo o que pode ser.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bianca,

      Não é possível eu saber o que seja em uma consulta clínica. Você deve ir ao dentista para melhor diagnóstico.

  25. Silvânia disse:

    Oi Dr, comecei um clareamento, no segundo dia senti muita dor nos dentes dá frente, fui em outro dentista, ele passou pra eu tomar nimesulida só tomei um, e passou creme pra sensibilidade, após uma semana retornei com o clareamento fiquei só uma hora com a moldeira, três horas depois veio a dor, o q faço, tenho muita vontade de clarear meus dentes? Observei q a moldeira é um pouco folgada q retiro até com a língua, tem algo haver?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Silvânia,

      Antes de tudo é preciso conversar com o seu dentista para ver o que pode esta causando essa sensibilidade tão alta. Talvez mudar a concentração do gel ? diminuir o tempo de uso da moldeira ? Usar pasta pra sensibilidade ? Todos esses fatores influenciam na sensibilidade do dente.

  26. Aline disse:

    estou gravida e comecei fazer um tratamento dentário, fiz algumas abituracoes, e agora estou sentindo dor de dente muita dor mesmo! quando escovo os dentes,quando cai alimentos quentes e frios… o q pode ser..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline,

      Não é possível eu saber o que esta acontecendo com o seu dente. O ideal seria você ir ao dentista que realizou o seu caso para melhor análise.

  27. DANIELA disse:

    Olá…

    Estou fazendo um canal, faz cinco dias que venho sentido uma forte dor que não consigo explicar…não é no dente do canal, é como um choque nos dentes proximo a esse que estou tratando…passei pelo meu dentista que me pediu uma panoramica, mais não apresentou nenhum problema, pelo contrário, disse que os meus dentes estava perfeito e não apresentava nenhuam carié.
    Só que ao colocar um pouco de creme dental em cima dos dentes, observei uma melhora…será que estou com sensibilidade?
    Além da pasta de dente, tem algo para restaurar o esmalte…qual seria?
    Me ajude…

    Grata,

    Daniela

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daniela,

      Existem alguns tratamentos para sensibilidade. Pode-se restaurar o dente, pode realizar enxerto, usar pasta de sensibilidade. Enfim, é preciso analisar o caso clinicamente para ver qual a melhor indicação.

  28. Boa tarde, Doutor!!! disse:

    Por favor Dr, fiz uma restauração pequena em um dente do lado direito, foi tão pequena que nem precisou de anestesia. Após uns dois dias começou a ficar sensível com alimentos quentes e frios.
    Voltei ao dentista, ele está passando um verniz acho que é isso.. e estou usando pasta para dente sensível. Porém ainda sinto dor. Quantas aplicação de verniz será necessário para acabar com a sensibilidade?!! Já estou preocupada.
    Muito obrigada por sua atenção.

    Att,
    Miriam

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Miriam,

      As vezes é normal sentir um desconforto no dente após realizar uma restauração. Em grande parte dos casos isso melhora ao longo do tempo. Sobre quantas vezes se deve aplicar o verniz, isso eu não posso responder, já que não estou a frente do caso.

  29. Marcele disse:

    Bom dia Dra. Dei início ao tratamento dentário com algumas obturações do lado esquerdo e após i procedimento comecei a sentir uma dor fina e constante do lado esquerdo sem conseguir destinguir qual o dente que dói. A dor nao e de sensibilidade pois ao beber gelado ou quente nao faz diferença. Falri com meu dentista e ele nao soube me explicar apenad disse ,se continuar deveria procurar um bulbomaxilo. So que antes das obturacoes nao tinha dores…Obrigado Dra.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcele,

      É muito difícil para eu dar alguma opinião sobre o seu caso. Sempre é preciso realizar uma consulta clínica para avaliar o que esta acontecendo. O ideal seria você ir em outro dentista para ter uma segunda opinião.

  30. Jorge disse:

    Muito legal esse post! Parabéns, mesmo, pelas informações. Estou passando por um momento de sensibilidade e não sabia muito o que fazer, pois tinha ido à dentista e ela apenas me indicou uso de creme dental para sensibilidade e é justamente quando escovo os dentes que dói, mesmo com a pasta indicada… Vlw, mesmo! Bom trabalho pra vcs e td de bom!

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado Jorge,

      Estamos sempre tentando passar o melhor conteúdo para vocês. Sempre colocamos textos novos, volte sempre.

  31. Alex Reis disse:

    Olá! SE algum(a) dentista puder responder, agradeço de coração.

    Bem… eu comecei a sentir uma dor (fraca, é verdade, mas que incomoda bastante) em na região inferior esquerda da minha boca, sem saber especificar exatamente em ‘qual’ dente seria essa dor.

    Pois bem, fui ao dentista, e ela realizou uma obturação em um dente nessa área, o que eu achei que fosse resolver o problema, mas pra minha surpresa não resolveu. Achei que a dor fosse proveniente daquela pequena cárie na qual foi feita a restauração.
    Mas a dor persistia. E ainda persiste!
    Voltei ao dentista nos dias seguintes, e relatei que continuava sentindo aquela ‘dorzinha chata’ de vez em quando.

    Foi veirifcado se havia alguma outra cárie pela área, mas não foi encontrado nada. Estava tudo ok. Então solicitaram um Raio-X da área, e segundo a dentista o que ocorre é o seguinte:

    Na região foi extraído no passado um dente, e os demais foram se moldando ao novo formato da boca, e um em específico (não me recordo agora o número do dente, mas é o penlutimo da região inferior esquerda), inclinou-se um pouco mais, chegando a quase esbarrar no proximo. E segundo a dentista, esse seria o motivo dessa “hipersensibilidade” na área. Ela me recomendou apenas uma PASTA PARA SENSIBILIDADE (qualquer uma…), pra ver se diminuia a dor.

    Estou usando a alguns dias, mas confesso que não senti nenhuma melhora. 😛

    E pra quem já passou por isso, sabe que dor é um saco!!

    Não dói o tempo todo. Tem horas em que realmente não dói nada. Mas ‘do nada’ volta a doer . Uma dor fina e fraca, mas que incomoda sim.

    Gostaria de saber se isso (o diagnóstico da dentista) procede, ou se devo procurar um outro profissional???

    Agradeço a quem puder responder.

    Abraço.
    ALEX

    1. Davi Frossard disse:

      Bom dia Alex,

      Infelizmente eu não posso opinar sobre o diagnóstico. Eu não conheço o caso clinicamente nem examinei exames de raio-x. O mais correto seria você procurar outro profissional para você ter uma segunda opinião.

  32. Militino disse:

    Olá boa noite Dr. Davi:

    Gostaria de saber, a para hipersensibilidade devido a causa do bruxismo , por que ele gera retração da gengiva fazendo com que a dentina fica exposta?? E qual seria o tratamento recomendado ??

    No caso de a gengiva já está retraída até na linha de sulco onde forma uma canaleta entre pró-esmalte e dentina na região de cemento, há algum possibilidade de voltar ou restaurar a gengiva cobrir proteger dentina novamente ??

    Existe algum tipo de restauração de cemento para voltar a proteger a dentina a fim de sanar a hipersesibilidade ??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Militino,

      A sensibilidade, como lida no texto, tem vários aspectos. Quando temos retração da gengiva, com exposição do esmalte podemos ter vários tipos de tratamento. Para cada tratamento temos corretas indicações que somente com a consulta clínica e exames radiográficos poderemos averiguar qual o correto tratamento para você.
      – Podemos realizar somente uma tratamento para melhorar a sensibilidade.
      – Podemos realizar enxertos de gengiva para cobrir a dentina novamente.
      – Realizar restaurações ou coroas para cobrir totalmente o dente.

  33. marcelo disse:

    qual é o especialista que cuida da hipersensibilidade dentária

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcelo,

      Não existe uma especialista para tratar a Hipersensibilidade dentária.

  34. Liliane disse:

    Olá Dr. Estou realizando clareamento é isso está causando muita sensibilidade nos dentes inferiores da frente. A dica de colocar a pasta para sensibilidade na moldeira me ajudou bastante​. Porém quantas vezes posso fazer isso no dia?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Liliane,

      Você pode fazer isso sempre que precisar. Você também pode diminuir o tempo de uso do gel clareador.

  35. Wladimyr Loureiro disse:

    Dr.fiz um aumento de coroa e depois fiquei com sensibilidade no dente…
    Isso é normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Wladimyr, isso pode acontecer. Geralmente, melhora depois de um tempo. De qualquer maneira, converse com o seu dentista sobre esse problema.

  36. Liza disse:

    Ola doutor .. Gostaria de saber se é normal sentir arrepio no dente como por exemplo : mexer com lã de aço , cortar as unhas , escrever com giz..Ou isso pode ser porque a restauração ficou alta ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Liza,

      Eu desconheço esse seu problema. A relação entre a restauração alta e “arrepios” não existe.

  37. Barbara disse:

    Boa noite Dro.
    Sinto sensibilidade somente em um dente fiz o raioX panoramico é a dentista me informou que o dente esta perfeito. Dro o q pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Barbara,

      Não é possível eu opinar sobre o seu caso sem saber o estado do seu dente.

  38. ROSANGELA ALVES DE SOUSA disse:

    Oi Dr.tenho apenas um dente que tem sensibilidade, gostaria de saber se o tratamento de canal pode ser a solução?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosangela,

      O tratamento de canal pode resolver. Porém, ele não é indicado para o caso de sensibilidade, já que ele é mais invasivo. Existem outros tratamentos que podem ser feitos antes do canal.

  39. Joelma disse:

    fiz uma colocação de coroa dentária em um dente que já em tratamento de canal, mas estou sentindo muita dor de sensibilidade no local quando bebo quente ou frio. minha dentista não está sabendo a causa da sensibilidade justamente pelo fato de o dente já haver o canal e não deveria estar respondendo a quente ou a frio, muito menos estar sensível. esse canal foi feito a 10 anos atrás e realmente eu nunca senti ele, só agora na troca da coroa de porcelana que comecei a sentir, e não consigo beber água normalmente de forma alguma, o que pode ter acontecido?

    1. Davi Frossard disse:

      Joelma,

      Esse problema pode ter várias causas. Sem uma correta análise clínica é radiológica eu não posso te passar um diagnóstico.

  40. Maria disse:

    Bom dia Dr. Estou com sensibilidade há alguns dias em alguns dentes. Será que tem a ver com o tratamento com o roacutan(isotretinoína)? Penso que seja esse o motivo. Será que demora passar esse incÔmodo? Fui ao dentista e ela disse que tenho que esperar um tempo agora que parei de tomar roacutan.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Não tenho como te responder sobre essa pergunta. Siga o que o seu dentista te recomendou.

  41. Ana disse:

    Post muito esclarecedor.
    Parabéns

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado Ana,

      Para isso fazemos esses textos. Para ajudar pessoas.

  42. Bruna disse:

    Bom há dois dias eu comecei a sentir pontadas nos dentes que só passava quando tomava remédio, dois dias depois comecei a sentir como se tivessem sensiveis quando toco um no outro e há alguns meses atrás fiz limpeza, tem algum remédio caseiro que pare a dor ou necessito ir ao dentista?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruna,

      O melhor caminho é ir ao dentista para saber o que esta acontecendo.

  43. Edines Rodrigues disse:

    Estou fazendo clareamento com orientação do dentista mais não estou aguentando a sensibilidade nem consigo toma água sem canudinho não pode raspa nada perto de mim chego arrepia meu dentista mandou continua mais tá muito sofrido quero saber se isso não vai prejudicar futuramente? Nunca senti isso é orrivel.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Edines,

      Caso o desconforto seja muito grande o ideal seja interromper o tratamento. Converse e explique para o seu dentista o que esta acontecendo.

  44. Dalci disse:

    Após realizar uma ressonância magnética da coluna lombar comecei a sentir sensibilidade em alguns dentes já restaurados. Tem alguma associação a sensibilidade nos dentes com a ressonância magnética?

    1. Davi Frossard disse:

      Dalci,

      Eu não conheço essa associação entre a ressonância e a sensibilidade.

  45. Eliana disse:

    Boa tarde eu estava com afastamento de gengiva em seis dentes e meu dentista preencheu com resina só que ja tem 25 dias que venho sofrendo com intensa sensibilidade que parece doer tds os dentes.Ele deu banho de flúor 2 vezes e disse que vai passar .Isso é normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eliana,
      Pode acontecer de inicialmente o dente apresentar alguma sensibilidade. Se a dor persistir converse com o seu dentista.

  46. Nana disse:

    Fui ao dentista fazer umas abturaçoes, to com quase um mes e meu dente dou demais, esta muito sensível. Ja troquei de creme dental e nada.. Voltei la e ele me receitou amoxilina, mas estou com 4 dias e ainda doi.. O que faço mais?

    1. Davi Frossard disse:

      Nana, o mais indicado é você realizar um uma consulta pra realizar um raio-x do dente. Assim, você poderá saber se a restauração esta perto da polpa.

      Converse com o dentista que realizou a restauração para ele examinar e se precisar te prescrever um analgésico.

  47. Rose disse:

    Eu tenho muita sensibilidade nos dentes quando estou muito preoculpada e a gengiva estar se afastando do dente e doe muito,o que fevo fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Rose,

      A primeira coisa a se fazer é procurar o Dentista para melhor diagnóstico da sua situação e ver o que esta acontecendo.

  48. Jaqueline disse:

    Olá!

    Estou fazendo clareamento dental e estou com muita sensibilidade, chego a sentir os dentes sensíveis com o simples fato de abrir uma geladeira.
    Isso é normal ou meus dentes estão sentindo muito o tratamento?

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jaqueline,

      A sensibilidade é um dos fatores negativos que podem acontecer durante o clareamento. Você deve conversar com o dentista que esta acompanhando o seu caso. Ele pode trocar o tipo de gel e te orientar da melhor maneira para você ter uma menor sensibilidade.

  49. Simone disse:

    Olá, uso aparelho ortodôntico e minha dentista lixou meus dentes, mas dois deles estão muito sensíveis, não sinto dor qdo bebo ou como algo frio ou quente, mas as vezes de falar e por exemplo, lavar o rosto com as mãos, sinto muito esse dois dentes, já falei pra dentista e estou usando o creme dental específico, mas tem.hora que não suporto, o que fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Simone, as vezes quando se faz tratamento ortodôntico é preciso realizar pequenos desgastes nos dentes.Infelizmente essa sensibilidade pode acontecer, continue usando pasta para sensibilidade e relate isso ao seu dentista. Com o tempo a sensibilidade pode diminuir bastante.

  50. angelo roberto disse:

    estou há poucos dias com uma prótese fixa de porcelana na parte superior…O problema é que estou sentindo muita dor ( como se fosse sensibilidade) que não passa, os dentes que serviram de apoio!!
    O que faço?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angelo,

      A primeira solução seria procurar o dentista que realizou esse trabalho no senhor e conversar com ele sobre essa dor. Veja se é preciso realizar o tratamento endodôntico em algum elemento dentário.

  51. Odayr disse:

    Ola Dr. Frossard, boa tarde,

    Tenho 69 anos e sofro com uma sensibilidade em três dentes específicos da parte inferior direita: os dois premolares e o primeiro molar. Já foi tratado o canal do molar. Todos já sofreram restaurações, o 2º pré tem até uma coroa.
    A radiografia panorâmica indica uma pequena lesão apenas no molar mas é bem profunda. Este dente dói quando mastigo com ele.
    Os outros dois dentes não tem sinais de cárie, mas doem um pouquinho com as batidinhas (percussão) e também quando recebem algo frio ou quente.
    O problema é que meu dentista começar “fazendo canal” dos dois pré e depois refazer o canal do molar.
    Eu queria começar pelo molar e esperar para ver se os pre doem por reflexo.
    Posso pedir isto ele ?
    Grato
    Odayr

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Odayr,

      Dúvidas sobre o tratamento sempre devem ser conversadas com o seu dentista. Converse, tire suas dúvidas, somente assim você ficará confiante com o planejamento.

      Att, Davi Frossard

  52. Kizy disse:

    Após passar quase um mês da extração do dente siso em que precisou cortar a gengiva e deu muito trabalho para sair, comecei a sentir sensibilidade nos dentes ao ingerir frio e quente. Notei anteriomente a cirurgia alguns dentes já estavam com o esmalte mais claro, entretanto, não sentia sensibilidade. A extração pode também ter alguma ligação? O que pode ser isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      A sensibilidade pode acontecer devido a diversos motivos. Não posso posso saber se tem ligação com a extração do siso, seria interessante você ir ao dentista que realizou a sua extração para ele avaliar a região da cirurgia.

      A segunda opção seria aguardar para ver se essa sensibilidade diminui ao longo do tempo.

      1. Kizy disse:

        Tudo bem. Obrigada pela resposta.

  53. Luiz Coelho disse:

    Foi muito informativo e esclarecedor, show de bola.

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado Luiz,

      A nossa intenção é essa !

      abs !

  54. Luiz Coelho disse:

    A hipersensibilidade dentária pode ser causada por tártaros?
    obrigado.

    1. Davi Frossard disse:

      Luiz,

      Geralmente não. Porém os tártaros ou também chamado de cálculos, são um problema que podem causar doenças como a gengivite e periodontite. É importante sempre esta removendo eles.

      abs !

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+