Dor de dente , essas 3 palavras literalmente tiram o sono de muita gente .
O desconforto no dente ou na boca ainda acomete grande parte da população, sendo a principal causa de emergência no consultório dentário.
Nesse texto irei abordar sobre as causas que levam a dor de dente ou na boca e seu tratamento.
Afinal, por que a dor de dente é tão ruim?
Primeiramente devemos entender um pouco sobre a estrutura ( anatomia dental ) do dente. Na parte mais externa em contato com o meio bucal temos o esmalte, internamente temos a dentina e finalmente temos a parte vascularizada onde se encontra o nervo do dente, a polpa.
Quando um estímulo chega à polpa e temos uma injúria ao nervo do dente, ele responde com uma inflamação caracterizada por um aumento de volume pulpar.
Assim, por estar em uma localização com pequeno espaço e por não ter para onde se expandir, sentimos uma grande dor.
Essa dor inicialmente pode ser de pequena intensidade, o que indica um problema . Com a progressão do problema, a dor se intensifica podendo causar dores agudas e constantes.
O uso de analgésicos e antibióticos ajudam no controle da dor ?
Quando se tem a dor de dente, muitos acham que com o uso de algum tipo de analgésico será suficiente para a dor melhorar.
Antes de mais nada, temos que saber o que esta ocasionando a dor no dente, até porque pode ser algo mais grave do que somente uma cárie.
O uso do analgésico e do antibiótico, faz parte do controle inicial da dor. Quando a emergência acontece, o uso de algum fármaco ajuda a aliviar temporariamente a dor.
*Isso mesmo, temporariamente ! *
Deve-se saber que o remédio só irá aliviar a dor por algumas horas, até seu efeito acabar.
Para o controle total da dor, a causa do problema deve ser eliminada, ou seja, devemos ir ao dentista para detectar a origem do desconforto.
As 3 principais causas de Dor de Dente
A dor no dente tem uma causa principal bem definida, que é a cárie dental.
Porém, também podemos ter dor na cavidade bucal por outros motivos, não relacionado ao dente e sim a sua estrutura circundante.
1 - Cárie dentária
Sem sombra de dúvida é a causa principal para a dor de dente.
Nesse blog já foi discutido sobre essa doença. Para mais informações, clique aqui.
A destruição do dente pela cárie começa geralmente na região do esmalte de forma pequena e localizada. À medida que a doença avança para as partes mais internas do dente, na dentina e na polpa, a probabilidade de sentir mais dor de dente é comum.
Inicialmente podemos ter uma pequena sensibilidade a ingerir líquidos mais gelados, porém se a doença cárie não for controlada, a sensação dolorosa irá aumentar causando grande desconforto.
Além disso, a cárie se for tratada logo no início não teremos que realizar o tratamento endodôntico, o que irá diminuir o custo e também o desconforto do tratamento.
Tratamento-
Antes de pensar em tratamento, temos que pensar em prevenção. Para evitar qualquer tipo de problema ou dor, temos que realizar a higienização de forma correta e também as visitas regulares ao dentista.
Quanto ao tratamento, é preciso analisar cada caso com raio-x e também com a análise clínica do caso, para assim dar o melhor diagnóstico.
Inicialmente quando a dor é de pequena intensidade adotamos um tratamento que consiste na remoção da cárie e de posterior restauração da cavidade.
Se pelo exame de raio x detectarmos uma cárie de grande porte, muito próximo do nervo do dente, com o paciente sentindo grande desconforto, teremos que realizar o tratamento endodôntico ou em casos mais graves até a extração do dente.
2 - Doença periodontal
A segunda causa para dor de dente é a doença periodontal.
Este problema não está relacionado diretamente com o dente, mas sim com os tecidos circundantes.
Quando temos a gengiva sangrante temos um indicativo de que existe uma inflamação localizada.
À medida que essa doença progride, podemos ter uma inflamação/infecção da região, ocasionando dor.
Tratamento-
O principal tratamento para isso é a higiene diária, evitando o acúmulo de placa e, por consequência, a inflamação gengival.
Quando temos a doença instalada, precisamos de acompanhamento profissional para remover o cálculo/ tártaro e assim restabelecer a harmonia bucal novamente.
Video sobre Dor de Dente
3 - Pericoronarite
O terceiro grande fator que pode causar dor na cavidade oral é a .
Geralmente ela esta relacionada a pessoas jovens, quando os sisos estão “nascendo”.
Esse problema acontece por uma inflamação nos tecidos circundantes do siso.
Também esta relacionado com a falta de higienização apropriada na região, provocada pelo mau posicionamento de siso e/ ou tecido moles.
Tratamento-
Para o alívio da dor nessa região, geralmente é indicada a
Outros fatores
Vale ressaltar que aqui listei as causas mais comuns de dor.
Porém, existem outras situações que devem igualmente receber cuidados imediatos como:
- Fraturas dentárias;
- Mobilidade dentária;
- Presença de feridas;
- Regiões inchadas.
Quando estas situações ocorrerem, procure imediatamente o dentista para que seja realizado um tratamento precoce e efetivo.
Att,
Davi Frossard