Tratamento de canal - Quando precisamos realizar esse tratamento ?!

[infográfico] Tratamento de canal – Tudo o que você precisa saber

Por Davi Heringer Frossard

Você já sentiu aquela dor de dente muito forte, que você não sabe o que fazer ?

Se a resposta for positiva, você sabe que essa sensação é uma das piores que existem. Também pode ser indicativo de que você precisa realizar o tratamento de canal.

Tudo pode começar com uma pequena cárie dental, que se não tratada progride de pouco em pouco até comprometer o dente por completo. Quando a cárie chega perto da polpa dentária (onde fica o nervo do dente), começamos a sentir um desconforto, como ao ingerir água gelada.

Após esse primeiro sinal e se não procurarmos atendimento adequado, podemos sentir uma dor aguda. Quando isso acontece é preciso realizar o tratamento de canal do dente para eliminando o desconforto.

Nesse texto, quero conversar com vocês sobre como é realizado o tratamento de canal.

O que é tratamento de canal ?

A explicação simples e direta seria : O tratamento endodôntico, consiste no tratamento da polpa do dente. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento.

Talvez tenha ficado complicado o entendimento, portanto vamos explicar com mais detalhes. Todos os nossos dentes possuem uma polpa dental. Ela tem a função de “nutrição” mantendo o dente saudável na boca. Entretanto, devido a algum fator externo ( a cárie por exemplo ) a polpa é atingida, causando sua “morte”( necrose ).

Para manter o dente viável em nossa boca, temos que tratar essa polpa, colocando um material sintético. Assim, podemos manter o dente por muito mais tempo em nossa boca.

Como eu sei que preciso de tratamento de canal ?

Apesar da dor dentária ser um grande indicativo para o tratamento de canal, ele não é a única razão para tal.

Algumas razões são :

  • Trauma Dental
  • Recorrente abscesso na gengiva
  • Sensibilidade prolongada do dente
  • Cor alterada do dente
  • Necessidade de tratamento protético
  • Cárie profunda

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

Portanto, apesar de não sentirmos dor nos dentes, podemos ter sérios problemas, onde somente o dentista poderá realizar o melhor diagnóstico tratamento.

O tratamento de canal é doloroso ?

O tratamento do canal sempre foi temido pelos pacientes. Já que além de ser demorado era doloroso, porém isso mudou.

Todo o procedimento é feito sob anestesia local, portanto a sensação de dor diminui bastante e praticamente some.

Após o tratamento ser finalizado, pode acontecer um pequeno desconforto pelo trauma criado. Entretanto uma medicação é receitada para o paciente, evitando essa dor.

Em quantas consultas é feito o tratamento de canal ?

tratamento endodontico

Antigamente, era necessário várias consultas para finalizar o tratamento de canal. Isso causava muito medo nos pacientes e alguns ainda pensam que o canal é demorado para ser feito.

Atualmente, em grande parte dos casos, apenas uma consulta é necessária para o completo tratamento. Isso se deve ao avanço no material e na técnica.

Em outros casos, quando se tem uma infecção maior e a com presença de pus é necessário mais de uma consulta para realizar a completa descontaminação do dente.

 

 

Qual a alternativa para o tratamento endodôntico ?

A única alternativa seria a remoção do dente. Porém isso, pode gerar problemas graves para a correta mastigação e oclusão, você pode saber mais sobre isso aqui.

Se o tratamento correto não for feito pode se ter infecção aguda, com presença de pus e reabsorção óssea ao redor do dente.

Infográfico sobre as etapas do tratamento de canal 

Para melhor visualização e entendimento sobre as etapas do tratamento endodôntico, preparei esse infográfico para você.

Infografico tratamento de canal

Até a próxima.

 

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

100 Comentários em “[infográfico] Tratamento de canal – Tudo o que você precisa saber

  1. Milena disse:

    Fiz uma restauração há dez dias, porém não consigo mastigar nada (sinto dor). Devo retornar ao dentista?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Milena,

      Você deve retornar sim. 10 dias é bastante tempo.

  2. Débora disse:

    Olá , me chamo Débora , fiz um tratamento de canal , faltava só restaurar o dente e colocar coroa , porém meu dente quebrou uma parte , então a dentista retirou a parte quebrada fez uma cirurgia , colocou curativo sobre os pontos e o curativo soltou , e a gengiva está muito feia . Como é a recuperação e normal soltar ? É normal estar assim ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Débora,

      O importante é sabe há quanto tempo você fez a cirurgia. Nos primeiros dias a gengiva realmente tem um aspecto ruim, já que esta em fase de cicatrização. O curativo pode soltar. Ligue para o seu dentista e relate a situação.

  3. bibiana gil vargas da silveira disse:

    Olá. Fiz um tratamento de canal há mais de 30 dias. Desde lá sinto dores que se alastram até o ouvido e pelo maxilar superior. Já tomei antinflamatorios, amoxilina, azitromicina e a dor não vai embora, ainda não consegui finalizar o tratamento. Quando mastigo com o lado do tratamento, um dia depois a dor vem mais forte. Só alivia com uso de Deocil. O que pode ser? Obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bibiana,

      Não é comum sentir essa dor após 30 dias do procedimento de canal. Converse com o seu dentista para uma melhor análise e tente finalizar esse canal o quanto antes.

  4. RENATA BRANCO disse:

    tenho muito medo dee anestesia , muito , é perigoso

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Renata,

      Desde que se faça uma correta anamnese o uso de analgésicos é bem seguro.

  5. Joseli Maria disse:

    Faz uma semana que fiz um canal e está doendo muito quando tomo algum gelado ou quente e não estou conseguindo morder em cima porque dói muito o que será!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Joseli,

      O dente em que foi realizado um canal pode ficar dolorido nos primeiros dias. Converse com o dentista responsável pelo seu caso para um melhor diagnóstico.

  6. Orlando disse:

    Preciso de uma luz eu queria retirar todas as amalgamas dos dentes e retirar fora os canais quais as opçoes mais seguras e saber se o implante de porcelana com o tempo se contamina com bacterias

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Orlando,

      O amálgama pode ser substituído por restaurações de resina ou blocos de porcelana. Os implantes devem ter os mesmos cuidados que um dente quanto a sua higienização. Caso isso não ocorra o mesmo pode ser perdido.

  7. RUBIA BARBOSA DA SILVA disse:

    Assim que termina o Canal devo tomar os remédios , analgésicos e sobre o fio dental ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rubia,

      Sobre medicação, cada dentista tem uma forma de trabalhar. Converse com o dentista que realizou o seu canal para melhor informação.

  8. Joao disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se consigo fazer a endo em uma sessão visto que troquei a amálgama por resina e a cavidade estava funda mas não expondo a polpa e sinto pequenas sensibilidade voluntárias, sem dor ao quente ou frio e a mastigação… Tenho que esperar criar dentina para proteger a polpa ou posso fazer a endo logo para acabar com essa sensibilidade? O que vc recomendaria ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Quanto ao tempo para realizar o canal, atualmente grande parte dos canais são feitos em sessão única. Sobre realizar o canal ou não, talvez seja melhor tentar esperar para ver se a sensibilidade melhore. O ideal seria você conversar com o dentista que fez a sua restauração.

  9. Angélica disse:

    Olá doutor tive uma carie no dente 24..Fiz rx e 3 dentistas me disseram que é canal mas fui em um que fez a limpeza do dente e colocou um remédio..Ele disse que tenho 70% de chance de não precisar de canal já que a carie não foi tão profunda e não chegou a atingir a polpa..Mas msm assim sinto dores que irradiam pra cabeça e ouvido..O que faço? Ele disse que vai fazer o recapeamento do dente e fechar com curativo.. Se tudo estiver bem em 30 dias não preciso do canal..Mas tenho medo de não faze-lo e ter sérios problemas futuros..Me dê seu parecer

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angélica,

      Os dois tratamentos propostos são válidos e podem ser feitos. Tudo depende da proximidade da cárie com o nervo ( polpa ) do dente, algo que deve ser avaliado junto ao raio-x do dente.

  10. Chefferson disse:

    Olá doutor, já fui a algumas seções do canal e a doutora ainda não conseguiu avançar no tratamento, ela não conseguiu ainda fazer o acesso ao canal porque quando retira o curativo que começa o procedimento sinto muita dor, mesmo depois de anestesia, mesmo após tomar analgésicos e antibiótico ainda doi muito quando retira o curativo que inicia o procedimento, porque acontece isso? Será que apenas comigo que isso ocorre?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Chefferson,

      Isso pode acontecer, mas não é comum. É preciso analisar junto com exames de imagem para ver o que esta acontecendo.

  11. Larissa disse:

    Oiii Doutor começei um canal fiz 2 sessao e nao continuei mais era pra mim ir a ultima vez queria saber oq acontece se nao terminar um canal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Larissa,

      Se você não terminar o canal você pode até perder o dente. É muito importante que você termine o tratamento.

  12. Chefferson disse:

    Olá doutor, após eu sentir muita dor em um dente fui a um dentista e por meio de um raio-x foi observado que uma cárie havia chegado na polpa, foi feito uma limpeza e depois foi feito um curativo, só que quem vai tratar de fazer o canal é uma outra dentista, o problema é que nesse meio tempo estou sentindo uma sensibilidade bem incômoda nesse dente ao mastigar, o que pode estar acontecendo? Seria um probleminha com o curativo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Chefferson,

      Enquanto o canal não for finalizado é possível você sentir algum desconforto no dente. Procure terminar o canal o quanto antes, caso precise fale com o seu dentista para ele lhe indicar um analgésico.

  13. Cláudia disse:

    Bom dia! fazem 3 dias que iniciei o tratamento de canal em dois dentes debaixo, os do fundo, um dos dentes não dói nada, mas o outro sinto dor quando pressiono na mastigação. É normal esse desconforto? Quantos dias demora para cicatrizar os canais do dente? é normal esse desconforto por quantos dias? ou pode ter dado algo errado no procedimento?Grata pela atenção.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cláudia,

      Pode acontecer de você sentir algum desconforto após o tratamento de canal, que geralmente passa após alguns dias. Sugiro você entrar em contato com o dentista que realizou o seu procedimento para melhor diagnóstico.

  14. Sandra disse:

    Ola fui ao dentista que estava com muita dor, e a dentista fez os exames e constatou tratamento de canal , receitou antibioticos, e tambem ibupufrem pra dor. Fiquei de fazer o tratamento em seguida apos o termino do antibioticos , mas infelizmente por motivos financeiros nao fiz ainda .. Qual o risco de ficar esse tempo todo sem tratar.. Ja tem uns 25 dias ..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sandra,

      Se realmente o diagnóstico for de tratamento de canal, você pode apresentar dor aguda ou até uma fístula na região com presença de pus. Em casos mais graves você até pode perder o dente. O ideal seria você tratar esse dente o quanto antes.

  15. Claudia disse:

    Olá fiz uma restauração de um dente q já estava dolorido,ele quebrou um pedaço e caiu a restauração antiga,na hora senti uma fisgada muito forte,e dele que passou o efeito da anestesia a dor que senti na hora veio muito pior,entrou tomando antibiótico mas quase não melhorou o que fazer,será que isso é um canal,a própria doutora me disse que colocaria primeiro cimento para que futuramente não tivesse um canal,estou com dor constante por favor me ajude.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Claudia,

      Isso pode ser indicativo de canal. Entretanto, é preciso que você vá ao dentista para melhor análise do dente.

  16. Lucia mix disse:

    Olá doutor a 4 anos atrás comecei uma tratamento de canal e fiz 3 vezes corativo no terceiro não voltei mas estou a 4 anos com esse corativo ainda não sinto dor nem nada mas o corativo tem baixado devido o tempo qro terminar agora esse canal mas devidos tantos relatos não sei mas o q fazer se termino ou Faço logo uma istracao mim ajude por favor ??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lucia,

      É preciso analisar o dente clinicamente para saber qual o melhor caminho a se tomar.

  17. Lorrayne disse:

    Hoje fiz um canal, mais a medica não pediu raio X, e ta doendo um pouco. É normal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lorrayne,

      Você deve entrar em contato com o dentista que realizou o seu tratamento para melhor informação.

  18. Mayara disse:

    Fiz um retratamento de canal em duas etapas com a dentista ela retirou o tratamento anterior que estava com lesão passou medicamento depois na outra consulta ela obturou e colocou corativo porém ainda sinto um encomodo na região do dente onde ela mexeu isso é normal ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mayara,

      Pode acontecer de você sentir um desconforto na região. Entretanto, seria interessante você entrar em contato com o dentista que realizou o seu tratamento de canal.

  19. Camila disse:

    Oi…
    Doutor sinto muita dor de dente sou de brasilia após eu ter tido filha meus dentes parece que ficou muito fracos na gravidez 3 dentes meus quebraram um quebrou e ficou so a raiz dentro nao tem dente pra fora o outro quebrou e aos poucos foi terminando de quebrar ate que ficou um buraco mas com um pouco de carne por cima nao sei se fala carne ou gengiva rsrs..
    Doe muito ja tomei varios remedios mas nao resolve logo depois Volta a doer queroo muito arrumar ele mas por falta de dinheiro nao comsigo arrumar.. Mas creio que Deus vai me ajudar!! Pois nao suporto mas sentir tanta dor
    O meu outro dente ele foi tirado a cárie mas nao sei o que aconteceu ele caiu e ficou so o buraco e doe tbm
    Quando um dente começa a doer os outros doe ao MSM tempo e isso torna a dor insuportável
    Queria saber qual melhor maneira eu tratar arrancar ou fazer canal?? E se for canal qaunto mas o menos isso me custarar…
    Obrigado….

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Camila,

      Obrigado pelo contato. Entretanto, eu não tenho como te responder nenhuma das suas perguntas. É preciso realizar uma analise clinica para saber qual o melhor tratamento e também te passar o valor dos procedimentos.

  20. Juliana Duarte disse:

    É normal depois de um mês de canal dente ainda está sensível.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Juliana,

      Pode ocorrer um desconforto. Entre em contato com o seu dentista.

  21. miguelladjastefano@hotmail.co. disse:

    Fiz a limpeza hj para tratar canal mais depois que colocou o curativo e passou o efeito da anestesia estou sentindo mais dor que antes esta doendo muito. O que pode esta acontecendo. Estou gestante

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      É preciso que você entre em contato com o seu dentista para ver o que esta ocasionando essa dor.

  22. Felipe Santos disse:

    Boa noite Doutor, fiz um canal na última segunda-feira creio que tudo ocorreu bem, estava sentindo dor de dente aleatórias antes do canal porem hoje é o 3 dia após feito o canal e está sendo meu pior dia estou sentindo meu dente ou no caso oq restou tudo muito dolorido mesmo estou com curativo ainda tomando Nimesulida de 12/12h e dipironas de 4 em 4 mas a dor caso toque no dente é alta.
    Será que pode ter dado algo errado ou é comum sentir dor moderada msm após 3 dias?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Felipe,

      Pode existir um desconforto após a realização do canal. Eu recomendo você entrar em contato com o seu dentista para melhor diagnóstico.

  23. Gra disse:

    Olá Doutor,
    Já faz 2 anos fiquei com o dente com curativo, só na semana passada inicie o tratamento de canal, mas não consegui na primeira vez não pegou anestesia só de de encostar no dente já doia l, comecei a tomar flotac e agora depois de 6 dia começou a doer muito o dente e estou com a bochecha inchada.
    Amanhã tenho uma consulta pra da continuidade, preciso da sua resposta pois to apreensiva!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gra,

      Pelo seu relato, é preciso você tratar esse canal o quanto antes para melhorar esse seu desconforto.

  24. THIAGO disse:

    BOA TARDE!
    Gostaria de saber se tem como um dentista dizer que o paciente precisa de canal sem pedir um RAIO X para analisar? pois eu tenho 1 obturação que caiu um pedacinho e o dentista usou o motorzinho para remover o restante e desgastou um pouco o dente e bem no meio do dente senti um pouco de dor daí ele disse que se tratava de um canal e não mais uma obturação.
    Minha duvidada é se ele pode dar esse diagnóstico antes de analizar um RAIO X?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Thiago,

      O diagnóstico clinico é o principal meio para detecção de algum problema. O raio x é um exame complementar que ajuda muito no diagnóstico.

  25. Regiane disse:

    Olá
    Fiz um procedimento de canal tudo num só dia, voltaria somente fazer a restauração. A dentista receitou antibiótico, porém ficou com receio de tomar, primeiro porque fazia um mês que tinha tomado o mesmo medicamento, segundo porque não inchou e nem tive dores.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Regiane,

      Eu aconselho você a seguir o que o dentista te recomendou.

  26. Diego disse:

    Olá doutor, tenho uma dúvida também, rsrs…

    Estou na terceira consulta para o tratamento de canal, agora fui informado que o tratamento está finalizado e na próxima consulta será realizado a restauração do dente.
    Qual o motivo de tantas consultas, não fiz RAIO-X em nenhuma das consultas.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Diego,

      Em grande parte dos casos o tratamento de canal pode ser feito em uma mesma consulta. Em alguns outros casos é preciso mais de um atendimento. Depende do grau de infecção do dente.

  27. jane disse:

    Boa tarde. Doutor eu fiz um canal por causa de uma sensibilidade recorrente, no entanto entre idas e vindas da dentista eu continuo com a mesma. Ja foi medicado três vezes, e inclusive retratado. Mas, infelizmente a sensibilidade nao cessa. Agora irei retornar para restaurar o dente. Será que essa sensibilidade pode parar após a restauraçõa. Pois, ja faz três semanas que ela retratou.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jane,

      Pode ser que pare. É preciso investigar com exames de imagem para ver se existe algum outro tipo de problema nesse dente.

  28. Olá boa tarde faz um três meses que iniciei um tratamento de canal até aí tudo bem tive que voltar várias vezes para fazer curativo e tal, acontece que que meu dente inflamou muito voltei no dentista e ele deixou o canal aberto e mais nada. A infecção so esta aumentando e as dores são terríveis, é normal acontecer isso? Demorar tanto tempo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tânia,

      É preciso analisar clinicamente esse dente. Não é normal o dente com canal feito ficar tão dolorido e inchado depois desse tempo.

  29. Daiane disse:

    Olá boa tarde, eu estou com um abcesso e já estou na terceira sessão do canal, o abcesso diminuiu bastante, só que ainda não sumiu 100% corre algum risco de dar errado e eu perder o dente?? Ou com mais algumas sessões consiga acabar com esse abcesso???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daiane,

      É provável que o abscesso suma quando o tratamento de canal terminar.

  30. Lucimar disse:

    O meu caso é o mesmo, já fiz o raio-x uma panorâmica é não mostra nada.o dentista voltou a retratar o dente, só que a bolinha foi mais para dentro da boca.E
    estou com vergonha de falar com meu médico por que só eu cinto???

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lucimar,

      Não fique com vergonha. O melhor caminho é conversar com o seu dentista para ele avaliar a região.

  31. Joice disse:

    Boa tarde Dr, ontem fui fazer uma avaliação com um dentista para tratamento de canal e ele avaliou e colocou um remédio com algodão e fez um curativo, no entanto meu dente não estava doendo e agora estou com uma dor insuportável e ele pediu para que eu retornasse somente daqui uma semana, será que é normal essa dor após ele fazer o curativo?

    1. Davi Frossard disse:

      Ola Joice,

      Eu não conheço o seu caso. Então não posso avaliar se é normal ou não. O ideal é você entrar e contato com o dentista que realizou o procedimento.

  32. Rosane disse:

    Eu fiz dois canais na emergência pois estavam inflamados, bem depois de quase um mês trocando a medicação, ambos foram finalizados em sessões diferentes, porém o primeiro dente que foi fechado (e após 3 semanas) começou a inchar a gengiva em cima da raíz. Criou uma bolha tipo um cisto e acabou virando um abcesso. É normal acontecer isso após tanto tempo? O dente em si não dói, a única coisa que doia era a bolha que formou entre a raiz do dente e a parte de cima da gengiva (o dente é um pré molar superior)

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Roseane,

      É preciso investigar com calma para se diagnosticar qual foi o problema. É preciso realizar raio x da região e ver se o tratamento de canal foi realizado da forma correta. Converse com o dentista que realizou o tratamento do seu canal.

  33. Rosileia disse:

    Dr.Davi fui fazer um tratamento de canal e uma semana depois voltei ao dentista falando que meu dente estava balançando, ele me disse que era normal, voltei pra casa inconformada, passando uns três meses votei novamente pois o dente ficava cada dia mais solto, o dente me sentou na cadeira e extraiu meu dente??? Por favor me responda ele fez um procedimento errado? Obrigado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rosileia,

      Infelizmente eu não posso saber qual o correto procedimento. Eu não analisei o caso clinicamente nem fiz o diagnóstico do dente.

  34. Rose andrade disse:

    Fiz um canal no dente 24, há uma semana, e gostaria de saber o q pode acontecer se deixar o dente somente c esse canal sem a restauração, e qto tempo caso faça a restauração posso esperar?? obrigado adorei as respostas acima! Ótimo trabalho!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rose,

      Obrigado, sempre tentamos responder as questões da melhor maneira. Você deve restaurar esse dente o quanto antes. Se não fizer isso, o dente pode fraturar ou ter uma infecção.

  35. Josuelen disse:

    Olá,

    Acabei quebrando um dente, foi indicado o tratamento de canal e logo em seguida colocar o núcleo e a coroa do mesmo.

    Fiz o canal já tem um mês, já tentei retornar duas vezes para moldar o núcleo, mas, ainda continuo com dor e hoje quando o Dr. abriu, disse que havia sangramento e que não poderia continuar com o tratamento.

    Foi aconselhado somente que eu tome ibuprofeno e aguarde mais uns dias. Isso é normal? Pode ter ocorrido algo mais grave?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Josuelen,

      É difícil saber se existe algo mais grave sem analisar clinicamente e com raio-x. Geralmente não ocorre sangramento quando se mexe no canal.

  36. Lucas disse:

    Qual a diferença de sensibilidade e tratamento de canal?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lucas,

      O tratamento de canal é um tratamento. Quando, por algum motivo, precisamos remover a polpa ( “nervo”) do dente para evitar que o paciente tenha algum problema futuro. A sensibilidade é um desconforto que você pode apresentar quando ingerimos agua gelada (exemplo).

  37. Marina disse:

    Olá fiz uma restauração e comecei a sentir dor, fui a outro dentista e ela comentou q a restauração estava solta e ainda havia cárie no dente que estava quase no nervo, ela restaurou mas disse q poderia dar canal caso continuasse doendo, já faz mais de uma semana e estou sentindo muita sensibilidade no dente com água gelada ou quando respeito pela boca, as vezes lateja mas bem pouco, eh normal? Será q esses sintomas eh canal mesmo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marina,

      O ideal seria você voltar ao seu dentista para ele fazer essa análise. Pelo seu relato é provável que tenha que realizar o tratamento de canal.

  38. Ana disse:

    Olá
    Eu tive uma carie no meio de dois dentes do fundo. Fiz obturação bem no meio. 2 anos depois caiu esta obturação. O dente não doia, apenas quando entrava algum alimento, mas depois de passar o fio dental aliviava. Fui no dentista, ele me garantiu que não era canal, apenas uma carie. Fez a restauração, só que depois de fechado nunca mais parou de doer. Dói com liquido quente, gelado, e as vezes acordo com dor. Voltei no dentista ele disse que deve ser canal no ultimo dente. Quando eu tomo Ibuprofeno alivia totalmente. Acho estranho pois é bem no meio dos dois dentes, onde foi restaurado, e antes não doia, e bem ali no meio entre os dois dentes ficou preto. O que pode estar acontecendo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      É difícil eu dar uma opinião sobre um caso onde não estou analisando clinicamente. Esse tipo de dor que você esta me relatando é compatível algum problema próximo do nervo. É preciso verificar clinicamente para saber se é caso de canal.

  39. Kati disse:

    Olá, eu estou com um buraco no dente, já fui consultar e sim é tratamento de canal, porém não pude ir em seguida no dentista por condições financeiras, deixei um tempinho e agora estou com a bochecha esquerda inchada com um bolinha de pus, eu creio, vai doer muito se for tratar? Por já marquei a consulta, só tô aguardando.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Kati,

      Você irá sentir dor se NÃO tratar. Somente tratando esse dente da forma correta você não irá sentir desconforto.

  40. Felipe disse:

    Ontem o dentista fechou o canal porém hoje estou com um desconforto danado não posso nem mastigar em cima do dente. O que pode ter dado errado?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Felipe,

      Pode acontecer de você sentir um pequeno desconforto no seu dente. Relate isso ao seu dentista para ele medicar e orientar você.

  41. Priscila disse:

    Olá execelente trabalho.
    O meu dente tem um furo aparentemente profundo, mas nunca senti dor, nem sensibilidade. Será necessário fazer canal ? Desde já obrigada

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Priscila,

      Obrigado pelo comentário. Eu não posso saber se é necessário tratar o canal sem analisar o dente clinicamente. O ideal seria você tratar esse dente com o dentista o quanto antes. Olhando o dente clinicamente ele vai saber qual o melhor tratamento a ser feito.

  42. Glaciele disse:

    Já estou na 4 sessão de canal, ela só usou anestesia uma única vez, que foi na remoção da polpa, mas continuo Sentindo uma dorzinha, e ela não fechou o canal. O que pode estar errado??? Obs: Estou fazendo esse tratamento pelo SUS.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Glaciele,

      É possível sentir um ligeiro desconforto no dente. É provável que só melhore quando você terminar o tratamento de canal.

  43. Carla disse:

    Boa noite doutor, comecei um canal e neste a dentista fraturou o dente e não me informou do ocorrido simplesmente sai do consultório com a boca inchada, ao relatar a dentista sobre se era normal inchar ela me relatou q eu poderia ter tido reação ao anestesia ou hipoclorito …me pediu q tomasse dipirona devido a dor q estava sentindo, logo após me receitou dexametasona e pediu q fizesse compressa água gelada, mais isto não resolveu e ao contrário só inchou mais e mais, até q voltei ao consultório e fui informada q deveria tomar antibióticos …após passar esses medicamentos sempre perguntava a mesmo pelo zap até quando permaneceria aquele inchaço é a mesma nem mais me respondeu…até q decidi proucurar outro profissional q me pediu RX e onde relatei o ocorrido, o.mesmo pediu q eu retornasse consultório para q pegasse meu RX a mesma nem exitou ao saber q não faria mais o tratamento lá com ela e perguntou vendo em meu rosto q ainda se encontrava inchado e relatando q poderia ser sinusite, ao falar q não q estava assim ainda por causa do dente a mesma disse q havia feito um relatório q estava junto ao RX… somente ao chegar em casa me atentei em ler o relatório onde dizia q este dente q tanto estava me causando dor e desconforto na realidade havia sido fraturado acidentalmente o q o sr.me aconselha doutor ?!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Carla,

      O ideal seria você ir a um outro dentista para avaliar melhor essa fratura clinicamente . Se realmente for detectada a fratura, é preciso ver qual o melhor tratamento para você.

  44. Bruno disse:

    Oi Danielli, tenho o mesmo problema que vc, se eu não engolir (mesmo que não tenha saliva) fico com ânsia de vomito, parece que é algo relacionado a ansiedade ou medo. Como vc fez para fazer o canal ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bruno,

      Realmente o canal precisa que a boca fique aberta mais tempo. Entretanto, em muitos casos em apenas uma consulta o tratamento de canal é realizado.

  45. Jessica disse:

    Eu fiz uma abituracao no dente e é profundamente. Ir está doendo um pouco como se estivesse furado um pouco.?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Jessica,

      Uma restauração profunda pode incomodar inicialmente. Se a dor não passar volte ao seu dentista para avaliar o dente .

  46. Elizandra disse:

    Iniciei tratamento de canal q sera feito em duas etapas, porem no terceiro dia comecei com dor desconforto é normal essa dor?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elizandra,

      Durante o tratamento de canal, pode acontecer algum desconforto. O mais importante é relatar isso ao seu dentista.

  47. Orlando disse:

    Olá, apos o término do tratamento o dente fica com aspecto totalmente normal ou é possível ver uma “massa” de cor diferente da do restante do dente?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Orlando,

      Quando se termina o canal, o dentista pode colocar um curativo. Após isso você deve voltar para realizar a prótese sobre o dente.

  48. Danielli disse:

    Olá,

    Tenho uma dúvida. Preciso fazer um tratamento de canal, mas não consigo ficar muito tempo com a boca aberta… Existem opções para isso?

    Obrigada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Danielli,

      Atualmente, grande parte dos tratamentos de canais são feitos em uma única consulta. O que pode ser feito é fazer mais consultas com um tempo reduzido de atendimento.

  49. Samuel disse:

    É normal fazer o tratamento em duas etapas? Primeiro desinfectar, tratar o canal, selar é só uma semana depois fazer a restauração final?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Samuel,

      Sim, é normal acontecer isso.

  50. Ildefonso disse:

    Parabens pelo otimo trabalho

    1. Davi Frossard disse:

      Obrigado Ildefonso.

      Tentamos passar a melhor informações para vocês.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+