Você já sentiu aquela dor de dente muito forte, que você não sabe o que fazer ?

Se a resposta for positiva, você sabe que essa sensação é uma das piores que existem. Também pode ser indicativo de que você precisa realizar o tratamento de canal.

Tudo pode começar com uma pequena cárie dental, que se não tratada progride de pouco em pouco até comprometer o dente por completo. Quando a cárie chega perto da polpa dentária (onde fica o nervo do dente), começamos a sentir um desconforto, como ao ingerir água gelada.

Após esse primeiro sinal e se não procurarmos atendimento adequado, podemos sentir uma dor aguda. Quando isso acontece é preciso realizar o tratamento de canal do dente para eliminando o desconforto.

Nesse texto, quero conversar com vocês sobre como é realizado o tratamento de canal.

O que é tratamento de canal ?

A explicação simples e direta seria : O tratamento endodôntico, consiste no tratamento da polpa do dente. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento.

Talvez tenha ficado complicado o entendimento, portanto vamos explicar com mais detalhes. Todos os nossos dentes possuem uma polpa dental. Ela tem a função de “nutrição” mantendo o dente saudável na boca. Entretanto, devido a algum fator externo ( a cárie por exemplo ) a polpa é atingida, causando sua “morte”( necrose ).

Para manter o dente viável em nossa boca, temos que tratar essa polpa, colocando um material sintético. Assim, podemos manter o dente por muito mais tempo em nossa boca.

Como eu sei que preciso de tratamento de canal ?

Apesar da dor dentária ser um grande indicativo para o tratamento de canal, ele não é a única razão para tal.

Algumas razões são :

  • Trauma Dental
  • Recorrente abscesso na gengiva
  • Sensibilidade prolongada do dente
  • Cor alterada do dente
  • Necessidade de tratamento protético
  • Cárie profunda

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

Portanto, apesar de não sentirmos dor nos dentes, podemos ter sérios problemas, onde somente o dentista poderá realizar o melhor diagnóstico tratamento.

O tratamento de canal é doloroso ?

O tratamento do canal sempre foi temido pelos pacientes. Já que além de ser demorado era doloroso, porém isso mudou.

Todo o procedimento é feito sob anestesia local, portanto a sensação de dor diminui bastante e praticamente some.

Após o tratamento ser finalizado, pode acontecer um pequeno desconforto pelo trauma criado. Entretanto uma medicação é receitada para o paciente, evitando essa dor.

Em quantas consultas é feito o tratamento de canal ?

tratamento endodontico

Antigamente, era necessário várias consultas para finalizar o tratamento de canal. Isso causava muito medo nos pacientes e alguns ainda pensam que o canal é demorado para ser feito.

Atualmente, em grande parte dos casos, apenas uma consulta é necessária para o completo tratamento. Isso se deve ao avanço no material e na técnica.

Em outros casos, quando se tem uma infecção maior e a com presença de pus é necessário mais de uma consulta para realizar a completa descontaminação do dente.

 

 

Qual a alternativa para o tratamento endodôntico ?

A única alternativa seria a remoção do dente. Porém isso, pode gerar problemas graves para a correta mastigação e oclusão, você pode saber mais sobre isso aqui.

Se o tratamento correto não for feito pode se ter infecção aguda, com presença de pus e reabsorção óssea ao redor do dente.

Infográfico sobre as etapas do tratamento de canal 

Para melhor visualização e entendimento sobre as etapas do tratamento endodôntico, preparei esse infográfico para você.

Infografico tratamento de canal

Até a próxima.