Ranger os dentes é normal ? Saiba tudo sobre isso agora.

Ranger os Dentes é Normal?

Por Davi Heringer Frossard

Ranger os dentes virou um hábito comum em nossa população. Por mais incrível que pareça, você provavelmente faz isso, seja de forma consciente ou não.

Já estamos cansados de saber que nossa rotina está mais corrida, estressante, e que não conseguimos executar tudo o que precisamos durante o dia.

Isso tem causado vários problemas de saúde, incluindo o ranger dos dentes. Se você estiver perguntando se esse hábito é normal, pare e pense…

Sim, ranger os dentes é muito ruim. Não somente para os dentes mas para toda a musculatura da face.

É sobre isso que quero explicar para vocês hoje. Ranger os dentes não é algo normal e gera uma série de problemas.

Ranger os dentes é a mesma coisa que Bruxismo ?

Muitos confundem essa nomenclatura, mas basicamente são a mesma coisa. O nome bruxismo

vem da palavra grega brugmós e quer dizer basicamente ranger os dentes.

Entretanto, outro problema muito parecido com esses dois é o apertamento dos dentes. Nesse caso, a pessoa aperta os dentes uns contra os outros, gerando os mesmos problemas.

Portanto, apesar de serem nomenclaturas diferentes, esses hábitos geram uma série de problemas parecidos em nossa arcada dentária.

Causas e Consequências de Ranger os Dentes 

ranger os dentes e o stress

As principais causas do ranger dos dentes são :
  • Estresse e a ansiedade
  • Oclusão deficiente

O estresse, a ansiedade, o ir dormir pensando em problemas são situações que muitas das vezes não conseguimos evitar. Estas condições atrapalham nosso sono, não deixam nosso corpo relaxar, descansar, tendo consequências em nosso corpo.

Ao ranger os dentes durante a noite, não relaxamos a musculatura da face e por isso o estresse é uma causa muito comum para o bruxismo. Além disso, podemos estar realizando esse hábito deletério em nossos dentes e nem perceber. Por vezes o parceiro da pessoa que percebe por ouvir um barulho ou por ver o ranger de dentes durante o sono.

Quando perdemos algum dente, as posições de todos os outros podem mudar e gerar uma força maior em determinada área do que em outra. Isso, ao longo do tempo pode causar sérios problemas na nossa mastigação.

As principais consequências de ranger os dentes são :
  • Dores nos músculos da face
  • Dor de cabeça
  • Sensibilidade
  • Grande desgaste dos dentes
  • Fraturas dentárias
  • Problemas articulares


Tratamento

Para tratar esse problema antes de tudo temos que saber o motivo. Se for a perda de algum dente, devemos substitui-lo e arrumar a oclusão da forma correta .

No caso do estresse, antes de tudo você deve tentar ter uma vida mais tranquila, se alimentar melhor e tentar fazer algum esporte. Procurar ajuda médica e psicológica também é importante.

Durante o dia devemos nos conscientizar e tentar parar de ranger os dentes. Na parte da noite podemos utilizar uma placa miorelaxante. Nesse caso, o dentista irá avaliar a sua condição dentária e irá confeccionar uma placa personalizada para evitar um maior desgaste dos dentes.

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+