Perda de dentes e suas conseqüências - MD Frossard Odontologia

Perda de dentes e suas consequências

Por Davi Heringer Frossard

Hoje quero mostrar como a perda de um elemento dentário gera uma série de problemas, não só estéticos mas como mastigatórios, e também as principais soluções para acabar com esse problema.

Podemos perder dentes de diferentes maneiras, através de traumas e acidentes e de maneira mais comum pela doença periodontal ou cárie. Nas duas últimas opções, um correto cuidado com a higiene dental e consultas de revisão podem impedir a perda de um dente.

Como mostrado nas ilustrações , quando perdemos um dente, ficamos com um espaço vazio em nossa arcada, deixando os dentes vizinhos sem ponto de apoio.

perda de dentes e suas consequecias.

Sem este contato, os dentes proximais (vizinhos ao dente perdido) se aproximam e o dente antagonista (no caso o dente superior),  tende a descer, gerando um desarranjo que culminará em uma má oclusão, problemas mastigatórios e até dor na articulação.

Para restaurar a correta mastigação , temos algumas opções que vão desde a prótese removível até o uso de próteses fixas ou implantes.

Antigamente, para preencher este espaço, a prótese fixa era o tratamento mais apropriado. Para isto, prepara-se os dentes vizinhos ao espaço (“gasta” para receber a forma apropriada) e, após os devidos procedimentos, cimenta-se 3 coroas unidas sobre 2 dentes, como exemplificado na figura.

Uma solução atual e diferente é a instalação de implante. Por meio de cirurgia, um parafuso de titânio, pré-selecionado para o caso, é instalado no paciente e, após as etapas necessárias, recebe a coroa. Dessa forma não há necessidade de preparo nos dentes vizinhos ao espaço.

A tabela abaixo demonstra algumas diferenças entre estes os procedimentos, no caso de perda de 1 (um) dente:

Perda de dentes

 

Diante do que foi mostrado, vale ressaltar que anamnese e exame clínico corretos são necessários para definir a melhor forma de tratamento. No nosso planejamento, as expectativas e dúvidas do paciente são averiguadas para que ele possa escolher, junto ao dentista, como seu caso será solucionado.

Att,

Davi Frossard


Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

14 Comentários em “Perda de dentes e suas consequências

  1. enia disse:

    boa noite Dr minha gengiva esta deixa a mostra o fim do dente como se tivesse faltando gengiva os meus dentes estão muito sensível quando escovo o que esta acontecendo , tenho muito medo de perde um dente .

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Enia,

      Pode ter acontecido uma retração da gengiva. Isso é muito comum e realmente pode causar sensibilidade. Sobre a causa disso é preciso ir ao dentista para melhor avaliação. Existem diversos tratamentos para melhorar essa sua situação.

  2. Polyana disse:

    Doutor perdi um dente na parte superior da arcada dentária (um dos principais na frente), quando criança, ficou a “janelinha”, só que não era de leite e não tive tratamento logo, Então os dentes se uniram e centralizocentralizou o dente que ficou dos dois! O que fazer? Tem tratamento?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Polyana,

      Existe tratamento. Existem diversos caminhos para resolver o seu caso. O melhor seria você procurar o dentista para diagnosticar o seu caso e te apresentar as formas de tratamento.

  3. Ingrid Rayanne disse:

    Olá Dr
    Comecei o tratamento odontológico a pouco tempo, e fiz a montagem do aparelho superior ontem, é a Dra, falou que a raiz do meu insisivo é muito pequena e frágil esse é o dente que ta fora do lugar, ele é bem fininho, e pequeno, ela me deu a opção de extrai-lo, pq provavelmente ele não aguentará ser puxado pra baixo, ai ela disse que fazendo a extração, o canino ficará no lugar dele, eu fiquei em duvida se esse é a melhor opção, ela me deu a opção de puxa-lo mas pra isso teria que extrair dois pré-molares, e depois ainda teria que fazer um tratamento estético pra alargar o dentinho . Qual opção o senhor acha melhor?

    1. Davi Frossard disse:

      Ingrid,

      Infelizmente é impossível eu opinar sobre esse planejamento. Eu não conheço o caso clinicamente e não tem exames complementares. Caso esteja insegura, o melhor caminho é obter uma segunda opinião sobre o seu caso, realizando uma consulta clínica.

  4. Monica disse:

    Gostaria de saber endereço da clínica para fazer orçamento para implante.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Monica. Estamos localizados no Rio de Janeiro. Nos Bairros da Barra da tijuca e em Botafogo. Você pode ter mais informações clicando Aqui (localização ).

  5. Dr estou com muita sensibilidade nos dentes que me restaram…doi muito. .onde o senhor atende? Sou de sbc. ..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sonia,

      A nossa clínica se encontra no Rio de Janeiro, nos bairros de Botafogo e da Barra da Tijuca.

      Att, Davi Frossard

  6. Rafael disse:

    Ola, fiz tratamento ortodontico e fui aconselhado por alguns dentistas a extrair 2 3o molares superiores, finalizei o resultado e nao gostei, achei q meu labio q ja era pequeno diminuiu mais, alem do apequenamento do sorriso… é reversivel? posso implantar proteses e reverter isso? achei q o sorriso apequenou, enfim, nao fiquei satisfeito com o resultado, nao foi feita nenhuma foto para registro de antes ou depois, a linhanmedia nao foi corrigida, fiquei um pouco frustrado pois me incomodava um pouco com os dentes mais para a frente, mas convivia bem com isso e acabei me arrependendo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Rafael, tudo certo?

      Cada caso é um caso e temos que analisar. Geralmente, os Terceiros molares são extraídos em caso de ortodontia, mas como falei antes, cada pessoa pode apresentar um tratamento diferente dos demais. Somente com essa informação fornecida por você, eu não posso avaliar o seu caso e saber o melhor tratamento, é preciso realizar uma consulta e ter exames complementares. Caso precise, estamos a disposição para atendimento.

      Att, Davi Frossard

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+