Bruxismo tratamento e causas. Veja como se "livrar" dele.

Bruxismo tratamento e causas. Veja como se “livrar” dele.

Por Davi Heringer Frossard

Bruxismo atualmente é diagnosticado de forma rotineira nos consultórios dentários. Assim, é comum encontrar pacientes que tiveram um desgaste grande dos dentes ou que estão da fase ativa da doença. Isto está muito relacionado ao nosso estilo de vida atual.

Nesse texto você verá o tratamento do Bruxismo, assim como suas causas e consequências.

O que seria o Bruxismo

bruxismo causas

Bruxismo é um ato parafuncional de ranger os dentes de forma rítmica durante o sono e também durante o dia. Esse ranger dos dentes leva a conseqüências maléficas ao corpo, como o desgaste quase completo dos dentes, dores articulares ou musculares.

Ele pode acontecer em todas as idades, desde adultos até crianças, e sua incidência é maior em mulheres do que em homens.

A forma mais comum de bruxismo é durante o sono, quando o paciente não tem controle de sua musculatura. Durante o dia também pode acontecer o ranger dos dentes de forma involuntária. Este último é mais fácil para a pessoa notar o hábito deletério e parar.

A intensidade pode variar entre os dias/noites, podendo ser mais severo em dias de maior tensão.

É estranho, mas existe criança com bruxismo. Esse quadro pode acontecer sobretudo por causa de algum estresse que a criança possa estar passando. Além disso, fatores hereditários ou alimentação incorreta também influenciam.



Quais são os fatores que levam ao bruxismo 

Estudos mostram que o estresse é o grande vilão do bruxismo. Nosso estilo de vida, cada vez mais corrido, gera uma carga grande de ansiedade e cansaço o que leva a hábitos parafuncionais.

Outro fator citado é a oclusão (“encaixe dos dentes”). Quanto se tem contatos dentários de forma errada, pode ocorrer uma força maior em determinado dente, podendo levar a um colapso em toda a estrutura mastigatória. A oclusão ineficiente também tem origem na perda de elementos dentários e a não reposição deles.

Muitas pessoas não sabem que tem esse hábito deletério e o fazem inconscientemente, até um dentista diagnosticar e começar um tratamento para seu controle.

Também se pode descobrir o bruxismo quando alguém comenta que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo.

Conseqüências do bruxismo 

desgaste bruxismo

A conseqüência mas comum é o desgaste dos dentes.

Podemos ter desgastes menores ou maiores levando a completa destruição dos dentes, existem casos aonde o bruxismo foi tão severo que o paciente não apresenta mais a estrutura dentária. Nesses casos temos que reabilitar totalmente a mastigação do paciente.

Outras conseqüências são :

1) Dores de cabeça.

2) Zumbidos no ouvido.

3) Dores nos músculos da face e articulação ( ATM )

4) Alterações no sono.

5) Disfunção temporomandibular e dor orofacial

As dores de cabeça e nos músculos da face são fatores bem comuns em pacientes com bruxismo. Ao realizar o “apertamento” dos dentes, todos os músculos são tencionados de maneira contínua, gerando um desconforto muito grande no dia seguinte.

Tratamento do Bruxismo

bruxismo tratamento

Primeiramente deve-se realizar o controle do estresse e da ansiedade. Depois, após uma avaliação pelo dentista, a utilização de placa miorelaxante mais apropriada.

Essa placa é feita sob medida para o cliente, ela é rígida e os contatos dentários são todos equilibrados melhorando a oclusão (mordida) da pessoa. Além disso, quando ocorre algum desgaste, acontece na estrutura da placa e não nos dentes. Por isso, ela deve ser trocada e reavaliada pelo dentista constantemente.

O acompanhamento pelo dentista também é fundamental para que se escolha a melhor forma de restaurar os dentes injuriados pelo bruxismo.

O paciente também deve ser motivado a realização de exercícios físicos, que além de contribuir positivamente para a saúde do corpo de maneira geral, também alivia o estresse .

Att,

Davi Frossard

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

70 Comentários em “Bruxismo tratamento e causas. Veja como se “livrar” dele.

  1. Lana disse:

    Olá, mesmo dormindo com a placa, sinto dores no maxilar. Quando eu reparo, parece que estou tensionando os músculos do meu maxilar durante o dia também. Não sei mais o que fazer…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lana,

      O bruxismo ou apertamente também pode acontecer durante o dia. Atividades físicas são boas para aliviar a tensão. Entretanto, você deve realizar consultas com especialistas para ver outras soluções para o seu caso.

  2. ADRIANO DAMASCENO DE SOUZA disse:

    Olá bom dia fui ao dentista ele me disse que estava com bruxismo falou que eu tinha q tratar, só que ele colocou um aparelho não essa placa aí já faz mais de 1 ano que eu estou de aparelho e ainda nem apertou ele disse que era porque eu tinha uma mordida profunda

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Adriano,

      Cada caso apresenta uma característica diferente. Por isso a análise clinicamente do caso é importante.

  3. MARISTELLA disse:

    O MEU DESNTISTA ME DISSE QUE TENHO BRUXISMO,POREM MINHA IRMA ME FALOU QUE NUNCA ME OUVIU RANGER OS DENTES POSSO RANGER OS DENTES SEM FAZER BARULHO?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maristella,

      Sim, você pode ter bruxismo sem realizar barulho.

  4. Pingback: Anônimo
  5. Anelise disse:

    Frequento o mesmo consultório tem mais de 10 anos e só fui diagnosticada com bruxismo no meio do ano passado, mesmo que com uma perda óssea ter acontecido bem antes disso. Tal diagnóstico foi dado após uma coroa ter sido cimentada; menos de uma hora depois percebi um pequeno ponto cinza na base do dente, proveniente de um desgaste devido à um bruxismo severo; e que isso explicaria a perda óssea do outro dente. Agora me tira uma dúvida doutor; que bruxismo é esse que vem de anos (palavras da minha dentista), que causou perda óssea .. e ainda sim só foi diagnosticado quando surgiu o problema na coroa em menos de uma hora depois de ter sido cimentada?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anelise,

      O bruxismo pode ter várias causar. O estresse é um fator bem característico desse problema. Em momentos mais estressantes o bruxismo pode aparecer com mais força. O mais importante é você realizar o correto tratamento para evitar as sequelas ocasionados ao bruxismo.

  6. Afonso disse:

    tenho dor no pescoço(musculos) e dor na cabeça somente lado direto,é sinal de Bruximos?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Afonso,

      Pode ser um sinal sim, mas não tenho como afirmar. É preciso realizar exames para ver qual a correta causa dessa dor.

  7. Liliane Sant'Ana disse:

    Já fiz várias correções no dente anterior que quebrou após um trauma, mas de uns tempos p cá percebi que as restaurações não duram muito (tipo 2 meses no máximo) então o meus dentista disse que eu posso ter bruxismo. Como saber?? E quanto custa em média essa placa de acrílico? O meu maior incômodo é que ele é mais escuro na ponta devido ao trauma!! Teria um outro tratamento além de restaurar já que não está dando certo essas correções??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Liliane,

      É preciso analisar o seu caso com calma. Entretanto, existem outras opções de tratamento. Quando a fratura no dente é maior pode ser necessário realizar uma coroa ao invés de restaurar com resina. A placa de bruxismo é muito boa quando se tem esse problema. Novamente eu digo, é preciso analisar clinicamente o dente para saber qual o melhor caminho a se seguir.

  8. Cat disse:

    Muito obrigada mesmo pela resposta doutor!! Achei mesmo que precisaria do uso da placa após! A princípio foi mesmo o q voce disse, precisa refazer e a melhor escolha que ele deu foi porcelana. Vamos procurar uma segunda opiniao sim para ficarmos mais tranquilos sobre isso.
    Sucesso e obrigada por esclarecer minha dúvida!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cat, obrigado !

      Sem problemas, eu sempre procuro responder as questões da melhor maneira. Sucesso no tratamento do seu namorado.

  9. Cat disse:

    Oi doutor. Meu namorado tem 27 anos e como notamos que ele rangia os dentes a noite e estavam muito desgastados fomos fazer a placa. Só que o dentista disse que o caso dele era severo e não tem como fazer placa, pois os dentes estao bem pequenos e nos mandou a outro dentista.
    Esse outro dentista confirmou o bruxismo severo e falou sobre refazer os dentes com porcelana, o que como sabes, vai nos custar muito dinheiro. E tambem falou sobre o botox.
    Apesar disso o meu problema nao é o financeiro, mas sim sobre meu namorado melhorar. Quando perguntei ao dentista sobre fazer placa depois da porcelana ele disse que “podia ser” mas fazendo pouco caso. O botox ja li em comentarios q tu respondeu q é provisório. Esse dentista quer nos passar pra tras?
    Nao quero ter que pagar horrores pela porcelana se ela nao era necessario ou pior, se ela danificar ou nao ajudar em nada com o problema em si, o bruxismo.
    Desculpa o texto longo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Cat,

      Se o caso de desgaste for tão severo como você diz, é preciso realizar uma reabilitação oral para recompor o dente na posição normal novamente.
      Essa reabilitação, pode ser feito coroas de porcelana, canal, blocos. Enfim, é preciso planejar o caso para saber qual o melhor tratamento a ser feito.
      Sempre no final de um caso como do seu namorado é preciso realizar uma placa para o bruxismo, para evitar um novo desgaste do tratamento realizado.
      O botox é um bom tratamento, porém é transitório, é preciso de tempos em tempos realizar uma nova aplicação.
      Caso você esteja com receio sobre o tratamento, procure uma segunda opinião sobre o caso dele.

  10. Giulia disse:

    O bruxismo pode piorar com o tempo? Nunca fui de ranger o dentes mas tenho mania de pressionar os dentes ou morder a língua e a boca para aliviar um pouco a pressao sobre eles, porem ultimamente venho sentindo um zumbido forte e agudo no ouvido principalmente o esquerdo, e consequente disso sinto dores (num nível bem tolerável) no ouvido e na mandíbula

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Giulia,

      Você já procurou tratamento para o seu bruxismo ? Seria interessante você realizar uma consulta diagnóstica para avaliar esse seu problema e tratar da forma correta.

  11. Larissa disse:

    Ola dr. bom dia.
    há um mês descobri que tenho bruxismo, mas pra completar a minha situação os meus dentes de baixo e os dois de cima da parte da frente esta com lascas ( fissuras ) já fui no dentista tirei raio X, me falaram que não havia necessidade de mexer nas fissuras, porem tenho medo de aumentar pois esteticamente é bem visível, mim ajudar doutor só tenho 22 anos e estou com medo de perder meus dentes.

  12. barbara disse:

    oi qual e um valor para um tratramento de bruxismo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Barbara,

      Não é possível informar valores para tratamento. É preciso realizar uma consulta para o correto planejamento.

  13. Lilian disse:

    Olá minha irmã tem 15 anos ela tem gengiva inflamada e bruxismo o que fazer?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lilian,

      Você deve levar ela ao dentista para melhor diagnóstico e tratamento desses problemas.

  14. Aline disse:

    Tenho bruxismo há três anos e utilizo a placa durante à noite, porém, nos últimos meses, ainda assim tenho enxaquecas frequentes, dores e zumbido no ouvido, além de dor na articulação e pescoço. Teria algum outro tratamento? Poderia fazer uso de algum remédio para essas dores? A toxina botulinica ajudaria? Grata

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aline,

      Eu não posso comentar sobre o seu tratamento já que não analisei clinicamente. A placa é um tratamento que resolve muitos problemas.

  15. Nelba Paula disse:

    Minha filha tem 8 anos e usa placa desde os 4 quando descobrir que ela tinha bruxismo. Então acho que o Dr esta enganado sobre nessa idade de 8 anos não poder usar.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nelba.

      Cada dentista tem uma forma de atuação e tratamento. Para um correto diagnóstico sempre é necessário realizar uma consulta clinica.

  16. vanessa chagas disse:

    meu filho range num som absurdo os dentes e ronga muito alto mesmo durante o sono tanto de dia tanto a noite ele so tem 3 anos… ninguém dorme aqui em casa.. n consigo dentista no publico n tenho condições de ir ao particular… o que eu faco.. fora q ele fica muito fraquinho tenho medo dele sentir dor de cabeça e não poder me explica… o q ele sente… o que faco nessa situação pode ser bruxismo? estou em desespero meu filho so piora… ele qd ta muito fraquinho eu reparei que elecomeca bater as duas mãos no ouvido pode estar sentindo dor na area do dente… eu n aei dizer ele tem 3 anos so n sabe se expressar ainda direito…

    por favor me responda… serar que pode ser bruxismo??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanessa,

      Infelizmente eu não posso te dar um diagnóstico do caso. Para isso é necessário realizar uma consulta clínica para melhor diagnóstico.

  17. Bianca Gordo disse:

    Boa tarde,

    Meu filho tem 7 anos e desde os 2 aninhos eu não consigo dormir com o ranger de dentes dele, acredito ser bruxismo, porém os dentistas sempre me dizem que isso é passageiro considerando a idade dele.
    Mas esse passageiro esta se estendendo e ainda não tive uma avaliação dos dentinhos dele, sempre só com meu depoimento já fazem um diagnostico.
    Gostaria de saber se realmente com essa idade não há nada para se fazer, e por quanto tempo posso considerar um tempo passageiro.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Bianca,

      É complicado eu dar algum diagnóstico de algum caso que eu não tenha analisado clinicamente. O bruxismo tem alguns fatores, e um deles é o stress. Pode ser que o bruxismo seja temporário.

  18. Quem tem bruxismo pode fazer clareamento dentário a lazer? disse:

    Quem tem bruxismo pode fazer clareAmento.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Sim, não vejo problema em fazer o clareamento. A analise clinica do seu caso é essencial para melhor avaliação.

  19. Larissa Morais disse:

    Olá Dr.! Desde quando meu irmão mais novo faleceu tragicamente (à um mês) notei meus dentes deteriorando-se, fui ao dentista e fui diagnosticada com bruxismo. É possível desenvolver bruxismo após um trauma forte? Tratamento psicológico pode auxiliar o odontológico?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Larissa,

      Sim, o bruxismo pode ter uma relação muito forte com stress, trauma e momentos de frustração. Talvez o tratamento psicológico possa ajudar a enfrentar esse momento.

  20. Ana ligia disse:

    Eu sofro com bruxismo desde a infância. Perdi dentes permanentes de tanto ranger na adolescência. Com 28 anos coloquei aparelho ortodôntico mas o problema não teve jeito. Agora, ao 38 anos já perdi outro dente, coloquei prótese móvel e cometi o erro se dormir com ela, resultado, os dentes em que apoiava a prótese entortaram e um trincou.
    As vezes sinto vontade de arrancar todos os dentes só pra me livrar dessa desgraça que é ranger os dentes.
    Sofro dias e noites. Dormir pra mim, é um pesadelo.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana ligia,

      Realmente esse problema é muito ruim e desconfortável. Talvez o uso de placa de bruxismo possa minimizar o problema.

  21. Eduardo disse:

    Ainda não fui no dentista, mas o tratamento é só usando a placa ou tem mais alguma coisa?

    1. Davi Frossard disse:

      Existem outro tipo de tratamento. Porém, em grande parte dos casos o uso da placa resolve o problema.

  22. Eduardo disse:

    Eu estou com um barulho estranho no ouvido esquerdo, não sei se é zumbido ou não, mas só consigo dormir com a orelha direita pro lado do travesseiro, pq aí não faz barulho, e tambem eu fico rangendo os dentes quando durmo, pode ser isso a causa do barulho?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Eduardo,

      O bruxismo pode ser a causa disso. Você já procurou o Dentista para melhor diagnóstico e tratamento? Com o correto tratamento, esse seu problema pode melhorar.

  23. Angela disse:

    Oi Dr minha filha tem 10 anos e range os dentes a noite toda qual é o melhor tratamento. Qual médico devo procurar?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Angela,

      O ideal seria você levar a sua filha no dentista para melhor avaliação do caso e ver qual o melhor tratamento para ela.

  24. Alan disse:

    Bom dia! Minha filha tem 10 anos e parece sofrer com bruxismo…é possível fazer os tratamentos acima? Obrigado desde já…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alan,

      O ideal seria você levar a sua filha no dentista para melhor avaliação do caso e ver qual o melhor tratamento para ela.

  25. Tenho bruxismo há anos. Já usei a placa, mas continuava sentindo dores pela manhã. Uma dentista falou que injeções de botox nos músculos poderia funcionar. O que você acha?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Francisca,

      Sim, em alguns casos o botox pode ajudar a diminuir a contração da musculatura. Um detalhe é que esse tratamento é temporário, é preciso realizar novamente com o passar do tempo.

  26. Vanessa Godoy disse:

    Olá. Meu filho tem 1 ano e sete meses e range os dentes a 1 mês. Nitidamente se percebe um dente superior e um inferior com desgaste. Levei ao dentista e o mesmo disse que só é possível fazer o molde quando a criança for co participativa. Isso é verdade?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanessa,

      É muito difícil eu analisar o caso do seu filho. Mas, realmente é complicado realizar um tratamento em criança não co-participativa.

  27. Aryane disse:

    Tenho muito zumbido no ouvido devido ao bruxismo, começou cerca de 1 mês, fiz uma tomografia e deu inflamação no osso mandíbular e descobri o bruxismo e partir daí o zumbido e dor de cabeça só tem aumentado

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aryane,

      Sugiro você procurar atendimento especializado para melhor diagnóstico.

  28. DOUGLAS LOPES disse:

    Existe casos de cura de bruxismo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Douglas,

      Eu não conheço uma cura. Porém, com o correto tratamento o bruxismo tende a melhorar bastante.

  29. Ilma disse:

    Obrigada pela resposta, foi de grande ajuda.
    grata.

  30. Ilma disse:

    Fui diagnosticada recentemente com bruxismo, porém estou com uma dúvida. Procurei dois profissionais para o diagnóstico porém um me recomendou o uso da placa só na parte superior e o outro na superior e inferior e disse que não teria lógica usar só na de cima, estou sem saber o que fazer, poderia me ajudar por favor?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ilma,

      É muito difícil eu orientar um caso em que não atendi clinicamente. Existem diferentes tipos de tratamento para o bruxismo, sendo o mais comum o uso de placa na região superior somente.

  31. Ana disse:

    Olá Dr.
    é verdade que quem possui dentadura jamais poderá ter bruxismo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Ana,

      Mesmo com o uso da dentadura podemos ter bruxismo. Cada caso deve ser avaliado clinicamente e acompanhado por um dentista.

  32. Sonia disse:

    Olá, tenho bruxismo, sempre fiz uso da placa de acrílico para dormir, porem a um ano estou sem usa-la.
    sempre dormi muito bem, porem de algum tempo pra cá tenho dificuldade para dormir a noite toda e tenho dores de cabeça frequente, isso pode ser em decorencia do bruxismo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sonia,

      Eu não posso afirmar 100% que as dores de cabeça são pelo bruxismo. Mas a chance de a falta do uso da placa e a dor de cabeça estarem associados é alta. Faça uma nova placa e veja se o desconforto melhora.

  33. Jucivalda disse:

    Sofro de bruxismo e devido a este problema sinto fortes dores de cabeça e também nos meus dentes. Muitas vezes até meus olhos, pescoço e braços ficam doloridos.
    Minha família se incomoda bastante quando estou rangendo os dentes durante a noite.
    Meus dentes são muito irregulares e já ouvi pessoas dizerem que ao colocar um aparelho ortodôntico este problema de bruxismo desaparece. Gostaria de saber se a informação do aparelho ortodôntico procede ou não.
    Por favor, ficarei agradecida se responder à minha pergunta.

    1. Davi Frossard disse:

      Jucivalda,

      O bruxismo é realmente um problema ruim. Colocar aparelho ortodôntico pode ser um caminho, porém eu não posso dar uma opinião sobre o seu caso seu realizar uma consulta. O tratamento pode ser feito de diversas formas dependendo do quadro clínico.

  34. Meu filho tem oito anos, de um uns meses pra cá ficou impossível dormir perto dele. Ele range de mais os dentes a noite de uma forma q me atrapalha a dormir. O q eu faço? Pra ele já tem essa placa?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Alessandra,

      Nessa idade ainda não é possível usar essa placa. É preciso trabalhar com a ansiedade dele. Provavelmente ele esta passando por uma fase com stress.

  35. carla disse:

    tenho bruxismo e gostaria muito de tratar, como facço??

    1. Davi Frossard disse:

      Carla,

      Você precisa ir ao dentista para realizar o tratamento. Nesse caso, uma consulta diagnóstica será feita para saber qual o correto tratamento.

  36. Daiane disse:

    Olá bom dia
    como faço para adquirir esse molde para os dentes
    sofro muito com
    o bruxismo

    att

    Daiane

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Daiane,

      Para realizar esse tratamento você precisa marcar uma consulta para realizar o planejamento do caso.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+