A doença cárie já foi amplamente discutida em nosso blog. Entretanto, existem muitas dúvidas de clientes sobre esse tema, sendo a principal “como saber se estou com cárie“.

Fases da doença cárie

Devemos saber que antes da cárie aparecer com uma cavidade, ela apresenta fases iniciais que podem ser revertidas. A primeira delas é a mancha branca opaca.

Essa mancha é a indicação que a cárie está na sua fase inicial. Porém é importante saber que isso pode ser revertido com a correta higienização da região.

Além disso, devemos ficar atentos que nem toda mancha branca significa que estamos com cárie. A coloração do dente mais branca, pode ter sido originada por outro fator causal, como a fluorose ou algum trauma.

A mancha branca por cárie, geralmente esta localizada perto da gengiva ou na área oclusal. Se nada for realizado durante essa fase inicial e o paciente não for submetido a tratamento, a cárie irá progredir causando maiores problemas, como a cavidade no dente.

Como saber se estou com cárie ?

como saber se estou com cárie

Como saber se estou com cárie ?

Essa pergunta é uma das maiores dúvidas que recebemos.

A resposta para ela é simples, você não irá saber com 100% de certeza que está com cárie.

Somente o dentista poderá dar o correto diagnóstico, indicando que você possui uma cárie. Além disso, somente ele irá saber o correto tratamento.

Devemos saber que uma mancha escura no dente nem sempre é indicativo de uma cárie, podendo indicar outros tipos de problemas.

E mesmo você tendo certeza que possui uma cárie no dente, o que poderia fazer? Se for na fase avançada, com cavitação no dente, você não irá conseguir realizar nada sozinho.

Por isso, a melhor resposta para a pergunta de “como saber se estou com cárie”, é procurar um tratamento com um dentista de qualidade e confiança para realizar o melhor diagnóstico e tratamento.

Entretanto, você pode fazer sua parte em casa, a correta técnica de escovação e do uso do fio dental diminui muito a chance da ocorrência da cárie.

Beber bastante água e ter certos cuidados sobre os tipos de alimentos ingeridos, também auxiliam nesta prevenção.

Vídeo Será que você tem cárie ?


Tratamento da cárie

saber se estou com cárie

O tratamento dessa doença, ou seja, a forma como o dentista irá intervir, depende do estágio em que ela se encontra.

Se for na fase inicial, as seguintes medidas são suficientes para impedir sua progressão e eliminar o estado de doença na região acometida:

  • A correta higienização da região;
  • O reforço com enxaguatórios fluorados;
  • a revisão dos tipos de alimentos ingeridos pelo paciente.

Devemos buscar o consumo mais consciente de alimentos que em excesso possam favorecer o surgimento de lesões cariosas.

Quando já existe uma cavidade ativa, a remoção de todo o tecido cariado deve ser realizada com posterior realização da restauração.

Seu tamanho e extensão final irão definir o tipo de tratamento restaurador a ser utilizado (desde o mais simples ao mais complexo, como ilustrado em outros textos nossos).

Se existe dor associada, você deve relatar isto ao dentista. Nestes casos, ela deve ser investigada pois pode sinalizar a necessidade de realização de tratamento endodôntico no dente.

Tem cárie ? Precisa de tratamento ? Ligue para nós.

Caso tenha outras dúvidas, deixe seu comentário.

Att,
Davi Frossard