Estética, dentes perfeitos, lentes de contato dental, faceta de porcelana, clareamento dental. Você já ouviu muito sobre esses tratamentos e possivelmente já ansiou por um belo sorriso.

Esses e outros diversos procedimentos são de ótima execução quando o planejamento e diagnóstico forem bem estudados.

Entretanto, existe um tratamento que se destaca por ser simples e seguro. É provável que você já tenha pesquisado no google sobre ele usando as palavras “como clarear os dentes”.

Sim, estou falando sobre o Clareamento Dental. Existem muitas dúvidas sobre esse tratamento na internet, tais como, “como clarear o dente com segurança”, “como clarear os dentes com bicarbonato”, “como clarear os dentes naturalmente ”, entre outras.

Portanto, nesse texto, eu quero discutir o que todo mundo precisa saber sobre como clarear os dentes e tentar responder aos questionamentos mais procurados na internet.

Formas de como clarear os dentes

como clarear os dentes

Atualmente, existe uma busca constante pela estética. Isso se reflete nos dentes, onde estamos sempre procurando formas de deixar eles mais brancos. Entretanto, o anseio de saber como clarear os dentes tem levado você a usar formas de tratamento não comprovadas.

Antes de continuar, preciso explicar um detalhe importante. Existem alterações de cor que podem ser removidas por uma profilaxia ou o uso de abrasivos (pastas clareadoras).

Outros tipos de mancha só são removidas com o clareamento de fato, ou seja, usando os géis clareadores (peróxido de carbamida ou hidrogênio).

Portanto, em uma pesquisa rápida na internet, encontramos algumas formas de como clarear os dentes:

  • Clareamento com bicarbonato
  • Clareamento caseiro
  • Clareamento a laser ou de consultório
  • Clareamento com água oxigenada

Será que esses tipos de clareamento são confiáveis e podem ser usados ? Vamos descobrir agora.

Clareamento com bicarbonato de sódio é verdade ou mito ?

Simples e direto, MITO.

Como eu expliquei acima, o bicarbonato é abrasivo. Com isso, usar esse produto juntamente com  pastas dentais promove somente uma limpeza maior dos dentes, removendo cálculos ou placas dentais. Isso, pode ocasionar uma pequena mudança de cor.

Porém isso é perigoso.

O uso constante e sem supervisão adequada, pode ocasionar uma desgaste maior do esmalte do dente. Isso irá resultar em uma maior sensibilidade e possivelmente em uma perda da estética (sim, irá causar mais dano do que ajudar).

O mesmo raciocínio se aplica à água oxigenada.



Portanto, como clarear os dentes de forma rápida e segura?

Antes de mais nada, é preciso ter acompanhamento de um dentista. Ele que irá diagnosticar se o tratamento de clareamento é adequado para o seu caso e também te dar suporte caso você tenha alguma dúvida.

Digo isso pois existe uma centena de kits que explicam como clarear os dentes em casa. O clareamento pode até funcionar, porém temos que pensar em alguns tópicos importantes :

  • Será o tratamento e planejamento correto para mim ?
  • O clareamento não clareia resinas ou tratamentos de prótese dentária, o que pode resultar em cores diferentes nos dentes.
  • Se o gel cair na gengiva, você sentir sensibilidade ou dor, a quem você irá se reportar ?

Existem inúmeros outros fatores que poderia citar aqui.

Então, como posso clarear os dentes de forma segura ?

A resposta está logo abaixo.

Clareamento caseiro ou de consultório acompanhado pelo dentista

Em nosso site temos um Guia Completo sobre esse tipo de clareamento. Nele explicamos todos os tipos de tratamento que podemos fazer bem como suas vantagens e desvantagens.

Entretanto, vou explicar resumidamente sobre como clarear os dentes de forma segura.

O clareamento feito com a supervisão do dentista pode ser de 3 formas :

1 – Clareamento Feito no consultório ou a Laser

Esse tipo de Clareamento Dental é feito na cadeira do dentista. Possui efeito mais rápido, porém pode causar uma certa sensibilidade no dente.

2 – Clareamento caseiro

Nesse caso é confeccionado uma moldeira que o paciente irá usar em casa para clarear os dentes. O dentista semanalmente irá avaliar como esta a evolução do caso. Nesse caso o clareamento pode demorar um pouco para ter efeito, entretanto a sensibilidade é menor.

3 – Clareamento de consultório junto com o caseiro.

Essa associação é interessante, pois alia as vantagens dos tipos.

Portanto, o planejamento, a realização de fotos para acompanhar a evolução do caso e principalmente o auxilio do dentista são de fundamental importância para o sucesso do tratamento.