Perda de 1 dente : Prótese fixa X Implante - MD Frossard

Perda de 1 dente : Prótese fixa X Implante

Por Davi Heringer Frossard
Implante dentário

Comparativo do uso de implante dentário com ponte sobre dentes.

Saudações a todos!

Em um post anterior, observamos como a ausência de um ou mais dentes pode provocar problemas no posicionamento de dentes vizinhos e antagonistas, gerando problemas estéticos e mastigatórios para o paciente. Assim, hoje mostraremos como podemos reabilitar uma região onde houve perda de apenas 1 (um) dente.

Antigamente, para preencher este espaço, a prótese fixa era o tratamento mais apropriado. Para isto, prepara-se os dentes vizinhos ao espaço (“gasta” para receber a forma apropriada) e, após os devidos procedimentos, cimenta-se 3 coroas unidas sobre 2 dentes, como exemplificado na figura.

Uma solução atual e diferente é a instalação de implante. Por meio de cirurgia, um parafuso de titânio, pré-selecionado para o caso, é instalado no paciente e, após as etapas necessárias, recebe a coroa. Dessa forma não há necessidade de preparo nos dentes vizinhos ao espaço.

A tabela abaixo demonstra algumas diferenças entre estes os procedimentos, no caso de perda de 1 (um) dente:

Slide1

Diante do que foi mostrado, vale ressaltar que anamnese e exame clínico corretos são necessários para definir a melhor forma de tratamento. No nosso planejamento, as expectativas e dúvidas do paciente são averiguadas para que ele possa escolher, junto ao dentista, como seu caso será solucionado.

Abraços,

MD Frossard Odontologia.

 

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

4 Comentários em “Perda de 1 dente : Prótese fixa X Implante

  1. selma disse:

    Dr. Boa tarde. Sou de Guaratingueta, Sp. Fiz um implante dentario frontal do lado do canino com coroa de procelana e zirconia .Não precidei fazer enxerto osseo apesar de ja ter perdido um pouco da massa ossea. O que acontece que justamente com ele fiz duas coroas de porcelana nos dois dentes frontais . Meu problema eh que o implante ficou com uma ponta muito alta na parte de tras o que tem me causado desconforto e machucando minha lingua. e a vazao de ar entre os dentes – implante e os dois do meio ficou muito grande, fazendo com que eu fala arrastado co e calgimas vezes saia cuspe. Minha dúvida ,se o sr puder e tiver interesse em me esclarecer eh: Pode se amenizar a ponta atras no implante e tem como amenizar essa saida de ar entre os dentes. Muito obrigada, desejo lhe sorte e benção. Por favor me esclareca isso. Estou muito aborrecida. so quero saber se tem como melhorar esses dois problemas. Deus o abençoe.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Selma,

      Na maioria dos casos é possível. É preciso analisar o caso e ver qual a razão do problema. Em grande parte dos casos é preciso realizar novas coroas sobre o implante e os dentes.

  2. Mauricio moreira silva disse:

    Ha algum problema de usar coroa metálica tipo por causa do mercurio

    1. Davi Frossard disse:

      Mauricio,

      As coroas metálicas são usadas a bastante tempo não apresentando problemas.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+