Olá a todos!

Hoje vamos falar sobre um assunto que tem despertado muito interesse em pessoas de todas as idades, a Ortodontia.

Afinal o que é Ortodontia ?

A Ortodontia é a área da Odontologia que promove o correto posicionamento dos dentes e ossos maxilares, trazendo benefícios funcionais e estéticos.

Dentes tortos ou que não se encaixam direito dificultam a correta higienização aumentando o risco de perda precoce por doença periodontal, além de causarem um estresse adicional aos músculos da mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, nos ombros, nas costas e na região do pescoço.

aparelho dentário sorriso

Outro fator importante é que dentes alinhados são essenciais para obtenção de um sorriso bonito e atraente. Diversos estudos apontam que pessoas com sorrisos considerados mais agradáveis têm maiores chances de serem bem sucedidas em suas vidas pessoais e profissionais.

Apesar do acesso cada vez maior à informação, algumas dúvidas são frequentes em nosso consultório.Hoje vamos responder algumas delas.

7 Dúvidas comuns sobre ortodontia 

1) O adulto pode fazer tratamento Ortodôntico? 

Sim. O discurso de que aparelho ortodôntico serve apenas para crianças e adolescentes é um mito que se criou no início da prática ortodôntica e que, infelizmente, ainda permeia a cultura popular. Quando indicado, o adulto pode e deve, fazer o tratamento ortodôntico para melhorar o posicionamento dos seus dentes e, consequentemente, sua saúde, função e aparência.

2) O tratamento em adultos é mais demorado?

Não. Este é outro mito dentro da Ortodontia. A não ser que o paciente tenha alguma alteração no metabolismo ósseo (osteoporose e uso de certos medicamentos), a taxa de movimentação dentária é praticamente a mesma entre jovens e adultos. O tempo de tratamento é dependente de outros fatores como a gravidade do problema, a habilidade do profissional e a colaboração do paciente.

Em muitos casos onde o paciente será submetido à procedimentos protéticos ou estéticos, como facetas e coroas de porcelana, o tratamento ortodôntico prévio é bem rápido, podendo durar menos de 1 ano.

aparelho dentário

3) Quando devo levar meu filho ao ortodontista pela primeira vez?

A primeira visita deve ser ainda na dentição de leite, pois, diversos problemas graves como a “mordida cruzada” são comuns nessa fase e, geralmente, passam despercebidas.

4) O aparelho dentário causa cáries?

Não. As lesões de cárie só aparecem em dentes que não foram adequadamente higienizados. Apesar de o aparelho dificultar a higienização dos dentes, hoje estão disponíveis diversas escovas que facilitam a vida de quem está em tratamento Ortodôntico. Além disso, nosso Ortodontista pode te orientar sobre como realizar uma excelente higienização e deixar a cárie bem longe da sua boca.

5) Precisarei extrair dentes para fazer um tratamento ortodôntico?

Em grande parte dos casos, não são necessárias extrações. A remoção de dentes é necessária apenas em casos específicos onde a falta de espaço para acomodação dos dentes é severa. Através do exame clínico é possível determinar se seu caso precisará de extrações ou não.

6) Não gosto da aparência do aparelho metálico, e agora?

Hoje já existem diversas opções de aparelhos mais estéticos, como os de cerâmica que são muito mais discretos e podem ser utilizados em, praticamente, todos os casos.

ortodontia ceramica

7) Eu gostaria de corrigir o posicionamento dos meus dentes, mas não quero usar aparelho fixo. Existe alguma solução?

Sim. Existem alinhadores transparentes personalizados de alta tecnologia que são uma excelente opção para quem não quer ou não pode usar aparelho fixo. Esses alinhadores são removíveis então, não dificultam a higienização dos dentes e nem alteram a aparência do seu sorriso no ambiente social.  O primeiro e, até hoje, o melhor sistema de alinhadores disponível no mercado é o Invisalign®. Aqui na clínica nós trabalhamos com esse sistema e, em breve, faremos um post exclusivo sobre esse assunto.

Abraços a todos,

Md Frossard Odontologia