Que o medo de dentista é um dos maiores temores que encontramos em nossa população, todos sabemos. Porém, para o nosso melhor conforto, temos que procurar o dentista para tratar nossos dentes.

Entretanto, quando superamos nosso medo inicial e vamos ao dentista, podemos receber a infeliz notícia que precisamos realizar uma extração de dente. O fato de ter postergado a visita ao consultório dentário pode ter causado problemas como a cárie dentária e o sangramento gengival que, por não terem sido tratados, agravam a condição do dente e podem culminar em sua extração.

Em nossa clínica recebemos muitos pacientes com este histórico. E muitos tem diversas dúvidas sobre o tema da cirurgia dentária. “Será que dói?”; “Preciso mesmo realizar a extração do dente?”; “O que acontece se eu perder esse dente?”; e principalmente, “Como será o pós operatório?”

Pensando no aspecto de cuidados pós cirúrgicos, neste texto quero abordar este tema. Além disso, não devemos pensar somente em extração de dente, mas também cirurgias bem comuns nos consultórios dentários, como implante dentário, enxerto ósseo, cirurgias na gengiva e extração do siso.

Como será o meu pós operatório após uma extração de dente ?

pos operatorio extração de dente

O pós operatório é um dos fatores mais importantes de uma cirurgia dentária com sucesso, nela existem recomendações para o melhor conforto do paciente e para que ocorra a melhor cicatrização.

Toda cirurgia dentária gera um trauma em nossa cavidade bucal, algumas mais outras menos. Podemos esperar inchaço na região, dor, a face poderá ficar roxa, poderá sangrar. É claro que existem cirurgias mais invasivas do que outras. Uma extração de dente não é igual à colocação de implante ou à colocação de um enxerto ósseo em bloco.

Por isso mesmo, nos cuidados pós operatórios, temos pontos básicos e que se repetem em diferentes cirurgias, independente da invasividade.

E existem outros princípios que variam dependo do tipo de cirurgia, principalmente a medicação.

Os três pontos básicos no pós operatório de uma extração de dente 

bom pós operatório

O pós operatório que praticamos em nossa clínica funciona bem para os nossos pacientes, podendo ocorrer alterações específicas para cada caso. Entretanto existem diversos outros protocolos que funcionam para outros dentistas de maneira muito satisfatória.

Dito isso, os pontos principais e básicos que o paciente deve seguir em um pós operatório quando for extrair o dente são 3:

1 ) Repouso 

Ponto básico e essencial. O repouso ajuda a melhor recuperação e cicatrização durante o pós operatório. Não devemos realizar atividades físicas e também não pegar muito sol, ou seja, ficar em casa descansando é melhor opção. Mesmo em casos onde a pessoa sente-se tão bem, como se nem tivesse passado pelo procedimento!

Vale lembrar que quanto melhor o repouso, geralmente temos um menor sangramento pós operatório.

2) Alimentação

O segundo tópico essencial na recuperação pós cirúrgica é a correta alimentação. Nesse caso recomendamos uma alimentação baseada em alimentos frios e pastosos. Evitar alimentos muito quentes ou de consistência mais rígida. Sorvetes e iogurtes são ótimos nessa situação.

3) Higienização

De nada adianta seguir os passos anteriores e não realizar a correta higienização da região. Esse ponto pode ser considerado um dos mais importantes. Com o acúmulo de alimentos podemos ter a inflamação da gengiva e o insucesso da cirurgia. No caso de uma cirurgia para extração de dente, podemos realizar a escovação normal dos dentes remanescentes e na região operada podemos usar uma gaze para realizar a limpeza manual da região.

Algo que sempre indicamos aos nosso pacientes é o uso do bochecho com clorexidina, nesse caso devemos “banhar” a região com o colutório sem realizar bochechos vigorosos. Isso ajuda muito a manter a região limpa e saudável. Entretanto não devemos usar essa substância por tempo prolongado.

Importante: dependendo da área operada, é normal que o paciente tenha dificuldade para higienizar. Por isso é de extrema importância que ele retorne ao dentista no tempo prescrito pelo mesmo para avaliar o pós operatório da região e higienizá-la.

 

 

Outros cuidados no pós operatório da cirurgia dental 

medicação extração de dente

Explicados os três pontos básicos no pós operatório cirúrgico, vamos discutir alguns outros pontos que se diferenciam dependendo da cirurgia.

O primeiro deles é quanto a medicação. Esse é um ponto muito importante, com o uso correto da medicação o paciente terá um pós operatório muito melhor e com menos dor. Não vou entrar em detalhes sobre qual remédio administrar para cada tipo de cirurgia, já que a dosagem e o tipo podem mudar. Entretanto, independente da medicação prescrita o uso nos horários estipulados e no tempo correto é essencial para um bom pós operatório.

Outro fator que pode acontecer é o inchaço, ele não acontece somente no pós cirúrgico imediato. Até o terceiro dia pode inchar a região, portanto não fique preocupado.

O sangramento após extrair um dente  é comum no pós operatório imediato, por isso, pode-se usar uma gaze para comprimir a região. Caso o sangramento persista por um período prolongado deve-se entrar em contato com o dentista responsável para maior esclarecimento. Lembrando que deve-se evitar o uso de medicação anti-coagulante.

Sempre passamos um telefone de emergência ao nosso paciente, para a comunicação de algum eventual problema.

Conclusão

Existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados em um consultório dentário, desde a extração de dente até a colocação de um enxerto em bloco. Em todos eles, o medo pode causar muitas dúvidas, transformando procedimentos simples em momentos de trauma.

Entretanto, não precisamos ficar ansiosos e traumatizados. A cirurgia é apenas um meio para melhorar a mastigação. Além disso, seguindo um rigoroso pós operatório podemos diminuir bastante o desconforto pós cirúrgico.

Caso tenha alguma outra dúvida, não relatada aqui, deixe o seu comentário logo abaixo.