Nesse blog já foi discutido sobre o cuidado que devemos ter com as dentaduras assim como suas vantagens e desvantagens.

Apesar das próteses removíveis serem boas e conseguirem devolver de forma satisfatória a mastigação e a estética, elas ainda não são fixas, causando insegurança ao falar e ao mastigar.

Assim, muitos pacientes nos perguntam: não seria possível ter uma Dentadura fixa ?

A resposta é sim !

Esse tipo de trabalho é feito cada vez mais em consultórios dentários e é chamado pelos dentistas de “Prótese fixa sobre implantes” ou ainda “Protocolo”.

O que é uma prótese do tipo protocolo ou dentadura fixa ?

Dentadura fixa

A dentadura fixa ou mais conhecido como protocolo dentário, é um tipo de prótese fixa instalada sobre 6 a 8 implantes, seja na maxila ou mandíbula, em pacientes que perderam todos os dentes.

Portanto, uma cirurgia é realizada previamente para a instalação de implantes dentários e estes vão servir de base ou apoio para manter a prótese fixa.

Uma vez que este trabalho esteja instalado, não é preciso mais usar a prótese removível. Assim, você pode ter muito mais segurança ao falar e ao mastigar.

Portanto, devido a essas vantagens, a procura pela “dentadura fixa” é cada vez maior nos consultórios dentários.

Será que posso realizar um protocolo dentário ?

dentadura e implantes

Basicamente existem duas indicações principais :

1 ) Quando o paciente já usa uma dentadura e quer transformar essa prótese em um trabalho fixo.

2 ) No momento em que o paciente está em via de perder todos os dentes, seja superior ou inferior.

Porém, antes de tudo, um planejamento prévio deve ser feito com atenção. Como será realizada uma cirurgia, com a instalação de implantes dentais, devem ser pedidos exames de sangue e tomográficos.

Assim, devemos realizar um estudo do caso para sabermos se o cliente apresenta as condições de saúde e quantidade óssea suficiente para a realização dos implantes dentais com segurança.



Vantagens e desvantagens da dentadura fixa

A principal vantagem é a possibilidade de ter os dentes fixos, o que gera maior conforto e segurança na hora de falar e mastigar. Além disso, também apresenta uma ótima estética, possibilitando um sorriso harmônico.

Apesar de todas as vantagens, a dentadura fixa ainda não é igual aos dentes, ou seja, precisa de manutenção constante. Com o passar do tempo, é preciso voltar ao dentista para uma revisão onde prótese será removida e uma limpeza realizada com maior detalhe.

Como cuidar da prótese tipo protocolo

boca seca

Assim, como qualquer tratamento dentário, a manutenção é importante. Por isso, uma consulta de revisão a cada 6 meses ( em média ) deve ser feita para verificar se o trabalho fixo está em ordem e bem higienizado.

A limpeza incorreta do trabalho, pode levar a inflamação gengival e em casos mais graves até a perda do implante. Portanto, além da consulta de revisão, o cuidado em casa deve ser feito através de escovação, uso de passa fio, escova interdental ou até o waterpic.

Vídeo sobre dentadura fixa 

Conclusão

Com o correto planejamento e os devidos cuidados, podemos transformar dentaduras removíveis em dentaduras fixas com o uso de implantes dentais servindo de apoio. Esse tipo de tratamento tem sido feito cada vez mais nos consultórios dentários.

Att,

Davi Frossard