Dentadura Fixa - É possível ter os dentes fixos novamente ?

É Possível ter uma Dentadura Fixa ?

Por Davi Heringer Frossard

Nesse blog já foi discutido sobre o cuidado que devemos ter com as dentaduras assim como suas vantagens e desvantagens.

Apesar das próteses removíveis serem boas e conseguirem devolver de forma satisfatória a mastigação e a estética, elas ainda não são fixas, causando insegurança ao falar e ao mastigar.

Assim, muitos pacientes nos perguntam: não seria possível ter uma Dentadura fixa ?

A resposta é sim !

Esse tipo de trabalho é feito cada vez mais em consultórios dentários e é chamado pelos dentistas de “Prótese fixa sobre implantes” ou ainda “Protocolo”.

O que é uma prótese do tipo protocolo ou dentadura fixa ?

Dentadura fixa

A dentadura fixa ou mais conhecido como protocolo dentário, é um tipo de prótese fixa instalada sobre 6 a 8 implantes, seja na maxila ou mandíbula, em pacientes que perderam todos os dentes.

Portanto, uma cirurgia é realizada previamente para a instalação de implantes dentários e estes vão servir de base ou apoio para manter a prótese fixa.

Uma vez que este trabalho esteja instalado, não é preciso mais usar a prótese removível. Assim, você pode ter muito mais segurança ao falar e ao mastigar.

Portanto, devido a essas vantagens, a procura pela “dentadura fixa” é cada vez maior nos consultórios dentários.

Será que posso realizar um protocolo dentário ?

dentadura e implantes

Basicamente existem duas indicações principais :

1 ) Quando o paciente já usa uma dentadura e quer transformar essa prótese em um trabalho fixo.

2 ) No momento em que o paciente está em via de perder todos os dentes, seja superior ou inferior.

Porém, antes de tudo, um planejamento prévio deve ser feito com atenção. Como será realizada uma cirurgia, com a instalação de implantes dentais, devem ser pedidos exames de sangue e tomográficos.

Assim, devemos realizar um estudo do caso para sabermos se o cliente apresenta as condições de saúde e quantidade óssea suficiente para a realização dos implantes dentais com segurança.



Vantagens e desvantagens da dentadura fixa

A principal vantagem é a possibilidade de ter os dentes fixos, o que gera maior conforto e segurança na hora de falar e mastigar. Além disso, também apresenta uma ótima estética, possibilitando um sorriso harmônico.

Apesar de todas as vantagens, a dentadura fixa ainda não é igual aos dentes, ou seja, precisa de manutenção constante. Com o passar do tempo, é preciso voltar ao dentista para uma revisão onde prótese será removida e uma limpeza realizada com maior detalhe.

Como cuidar da prótese tipo protocolo

boca seca

Assim, como qualquer tratamento dentário, a manutenção é importante. Por isso, uma consulta de revisão a cada 6 meses ( em média ) deve ser feita para verificar se o trabalho fixo está em ordem e bem higienizado.

A limpeza incorreta do trabalho, pode levar a inflamação gengival e em casos mais graves até a perda do implante. Portanto, além da consulta de revisão, o cuidado em casa deve ser feito através de escovação, uso de passa fio, escova interdental ou até o waterpic.

Vídeo sobre dentadura fixa 

Conclusão

Com o correto planejamento e os devidos cuidados, podemos transformar dentaduras removíveis em dentaduras fixas com o uso de implantes dentais servindo de apoio. Esse tipo de tratamento tem sido feito cada vez mais nos consultórios dentários.

Att,

Davi Frossard

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

40 Comentários em “É Possível ter uma Dentadura Fixa ?

  1. Maria Zulma disse:

    Minha arcada dentária não é legal e uso prótese de arame inferior. Fiz o protocolo superior 4 vezes e ainda ficou assim muito ruim para comer

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Zulma,

      É preciso analisar clinicamente o seu caso para saber o que esta acontecendo. Não é normal o trabalho quebrar tantas vezes (principalmente um trabalho definitivo). De qualquer maneira a sua mordida não pode ser somente nos dentes da frente, o dentes posteriores também devem ser usados na mastigação.

  2. Maria Zulma disse:

    Boa noite
    Tenho protocolo sobre implantes mas não tive sorte já quebrou o canino 2 vezes. Toda a força da mastigação está nos dentes da frente . Posso retirar tudo e usar dentadura móvel. Tbem sinto muita dor de cabeça

  3. Pingback: Anônimo
  4. Marcelo jesus silva disse:

    Ja extrai todos dentes de cima e tenho uma prótese total quanto custa para coloca uma fixa não aguento mais ela saindo e machucando a gengiva nas lateral

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Marcelo,

      Não é possível passar valor de um tratamento. É preciso uma avaliação clinica para planejar o caso corretamente.

  5. Vanuza CAP disse:

    gostei muito gostaria de fazer isso com os dente superior.E muito caro? porque eu só tenho quatro dente superior 2 dente em cada lado.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vanuza,

      Esse trabalho é ótimo, você terá mais conforto ao se alimentar. Sobre preço é preciso analisar o seu caso.

  6. LOVANE disse:

    fiz implantes dentario na aracada superior a 5 anos e a toda hora tem dentes quebrando e a protese agora quebrou é de acrílico isso é normal e pq. isso acontece

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Lovane,

      Em alguns casos pode acontecer uma pequena fratura da prótese. Em casos onde a fratura é constante é preciso avaliar clinicamente o que esta levando a esse problema.

  7. Roseli Lina disse:

    Eu tenho 41 anos uso detadura a mais de cinco anos mais gostaria de a detadura fixa mais que tem câncer pode por sou

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Roseli,

      É possível realizar implantes para instalar uma dentadura fixa. Se você teve algum tipo de câncer é preciso analisar alguns pontos como a realização de quimioterapia ou radioterapia e o tempo que isso ocorreu.

  8. Aliny disse:

    Tenho 22anos e meus dentes são todos de leite, tenho 18dentes na boca 10em cima e 8embaixo , queria poder colocar um implante mais não tenho condições para isso , pensei em ver a dentadura fixa oque você me sugere ? Quando eu ia nos dentistas eles falavam pra mim não fazer isso ,tenho medo de me arrepender e ter uma depressao depois mais não consigo dá um sorriso tenho vergonha dos meus dentes além de ser de leite são separados ..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Aliny,

      Só para esclarecer, para se ter uma dentadura fixa é preciso colocar implantes. O seu caso é difícil que demanda um correto planejamento. Usar uma dentadura na sua idade talvez não seja o melhor caminho.

  9. Vera disse:

    Bom dia Onde fica o consumidor gostaria de uma avaliação com o Dr. DAVID.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vera,

      Para marcar uma consulta basta ligar para 2266-0375 e pedir para marcar uma avaliação comigo.

  10. valma Lúcia Rodrigues Alves disse:

    É o meu sonho. Sou muito infeliz por usar dentadura. Mais sou pobre e pobre não pode nada.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Valma,

      O uso de implantes é gera um diferencial grande na mastigação.

  11. sandra disse:

    Boa tarde!! Eu quero saber se existe um plano de saúde que cobre esse tratamento:por exemplo uma dentadura fixa.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sandra,

      Devem existir planos sim. Mas como nós não trabalhamos com convênio, não posso te indicar um.

  12. Maria Luciano disse:

    Boa tarde!
    Existe a possibilidade de um implante de dentadura fixa somente inferior? E se tiver alguma perda óssea o implante pode ser realizado?
    Atenciosamente
    Maria Luciano

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria,

      Para todo tipo de cirurgia com implantes é necessário pedir exames de raio-x e tomografia. Assim, podemos saber se a perda óssea inviabiliza o implante. Sobre realizar um trabalho fixo com implantes embaixo, sim é possível. É preciso uma avaliação completa para planejar corretamente .

  13. Boa tarde! disse:

    Boa tarde!

    Fiz implantes dentários mas não me adaptei a prótese, tenho que colocar os implantes depois de 5 meses, seria possivel eu colocar antes..

    1. Davi Frossard disse:

      Olá,

      Infelizmente não é possível eu responder a sua pergunta. Eu não conheço o caso clinicamente. Existem muitos casos onde não é possível colocar o implante imediatamente após a extração do dente e existem outros casos que sim. São vários fatores que devemos levar em conta na hora de decidir isso. O melhor sempre é conversar com o seu dentista para avaliar o caso.

  14. Nélia Estevam de Souza disse:

    Boa noite!

  15. Suelen disse:

    Quando coloca uma dentadura de todos os dentes, fazemos uma dentadura de imediato, mas com quanto tempo de uso da mesma se pode parafusa-la?

    1. Davi Frossard disse:

      Suelen,

      Falar em tempo é muito difícil, para cada pessoa esse tempo pode ser diferente.

  16. Janete disse:

    Li e gostei do que li e quero saber se em Belém do Pará, já existe esse tratamento. Obrigada!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Janete, Com certeza existe esse trabalho em sua cidade. Procure por referencias em sua cidade e se tiver dúvidas nos pergunte.

  17. antonio capita neto disse:

    como saber se o material é de qualidade, e quais os risco??

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Antonio, existem diversos materiais que podem ser usados para realizar esse tipo de trabalho. É preciso conversar com o dentista para saber qual o melhor material no seu caso.

  18. Maria aparecida ferreira disse:

    Gostaria de saber se posso fazer sou diabética mas controlada e hipertensão pois sinto mal por não ter os dentes inferiores uso prótese superior

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Maria Aparecida. Sim é possível realizar. Porém, é preciso pedir exames de saúde para saber como está sua diabetes e pressão. Se os níveis estiverem normais e o seu médico liberar a realização da cirugia, o procedimento poderá ser feito sem nenhum problema. Caso precise, entre em contato conosco.

  19. Noelia O. Aguilar disse:

    Tenho dentadura superior desde quando eu tinha 15 anos hoje tenho 61 anos estou ptrcisando muito de trocar minha dentadura mais estou sem condição de fazer uma fixa pois e caro qual o preço da fixa e da móvel e se pode parcelar no cartão aquardo a resposta.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Noelia, O tratamento para prótese fixa realmente muda a estética e gera muita mais segurança. Informar valores sem saber quais são as peculiaridades do caso é muito difícil.É preciso realizar uma consulta para o correto planejamento.

  20. Sandra Cavalcante bastos disse:

    Quanto custa em média um tratamento deste…

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Sandra.
      É muito difícil informar valores sem analisar o caso. Existe uma série de variáveis que podem mudar completamente o planejamento. Sempre é preciso de uma consulta de planejamento e também realizar exames específicos para o seu caso. Caso precise, estamos a disposição.

  21. Fátima maria disse:

    Boa noite . Meu nome é Fátima tenho 62 e uso dentadura a 10 anos gostaria de ter uma fixa meu sonho mais o meu poder aquesitivo e pouco . Quanto é o custo . Obrigado pela reportagem.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Fátima, Obrigado pelo contato. Realmente a mudança para o uso de uma prótese fixa é muito boa, pelo maior conforto e segurança. Porém, não é possível te passar valores sem avaliar o caso. É preciso avaliar uma série de fatores, como quantidade de implantes, se precisa de enxerto ou não, qual tipo de material a ser usado. Enfim, é preciso realizar uma consulta e pedir exames específicos para o seu caso.
      Se precisar, estamos a disposição.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+