É provável que você tenha medo de dentista.
Mesmo não tendo fobia, dificilmente é agradável ir ao dentista.
Se você for uma daquelas pessoas que fica tensa somente para fazer uma pequena profilaxia, imagina para remover o dente do siso.
Estou colocando muito terror? Talvez sim.
Primeiro não é necessário tanto medo de ir ao dentista, mesmo se for para extrair o siso. Todos os procedimentos para uma extração são feitos com planejamento e segurança.
Para dar a você mais segurança e menos medo eu quero discutir 5 segredos sobre a remoção do dente do siso. Confira até o final e fique atento ao ponto número 4.
*1 - É uma cirurgia (extração do dente do siso) *
Sim, isso não tem como negar, é preciso realizar uma cirurgia para remover esse dente.
Isso, ocasiona uma limitação passageira pelo trauma desse procedimento. Esse é o principal fator de você sentir medo e receio.
Ninguém em sã consciência acha que realizar uma cirurgia é algo agradável, mesmo as menores. Imagine esse procedimento sendo feita na sua boca.
Entretanto, não entre em pânico, essa cirurgia não é um monstro de 7 cabeças. Se você seguir as recomendações que o seu dentista lhe informar, o seu pós operatório vai ser muito mais tranquilo.
*2 - É preciso ter repouso após remover o dente do siso *
A dica aqui é pura e simples: siga o que o seu dentista te orientar.
O repouso é extremamente importante e um dos principais fatores para você ter um bom pós operatório.
Mas ele não é o único. É preciso realizar alimentação líquida e pastosa de preferência gelada.
Além disso, a higienização é necessária para evitar a infecção da região. Você pode ler um texto completo sobre o pós operatório, aqui.
Após o dentista remover o seu dente, você pode ter alguns sintomas, tais como :
- Sangramento
- Inchaço
- Incômodo na região
- Ficar roxo
Portanto, o seu pós operatório pode ser péssimo ou ótimo. Isso depende de você seguir as recomendações a risca do seu dentista. Entretanto, a dificuldade da extração também pode afetar o sua recuperação.
3 - Existem dentes do siso mais difíceis de serem removidos
Nem toda remoção do dente do siso é igual.
Existem dentes consideramos mais fáceis e outros mais complicados.
E como posso saber disso? Um dos fatores a serem considerados é a posição do dente. Sisos inclinados ou impactados são mais difíceis de remover do que os dentes bem posicionados.
Já que precisamos cortar osso para removê-los, o que gera um trauma maior na região. Assim, quando mais difícil for para remover o dente e mais tempo demorar para isso, provavelmente o seu pós operatório será mais chato e com mais restrição.
4 - Nem todo os sisos precisam ser removidos
Isso mesmo, você leu certo.
Em alguns casos não é necessário remover o dente do siso.
Quando o dente estiver bem posicionado, com espaço para a sua erupção e possa ser higienizado de forma adequada, podemos manter ele na cavidade bucal.
Além disso, dentes que estão com acesso difícil para realizar a extração podem ser deixados sem mexer, desde que sejam acompanhados rotineiramente.
5 - Podemos sentir dor no dente do siso
Você pode estar passando por isso nesse momento.
Caso, o siso esteja incomodando ou a região ao redor dele esteja doendo é mais do que recomendável você ir ao dentista.
O profissional irá analisar o dente do siso, pedir os exame necessários e se for o caso indicar para a extração.
Não fuja dessa situação.
A extração do dente do siso não é uma cirurgia de outro mundo. Seguindo as instruções de forma correta, a remoção do siso ficará muito mais tranquila.