Na odontologia procuramos sempre atender o paciente da melhor forma, onde a principal meta é tratar e cuidar da cavidade bucal.
Entretanto, caso você não realize as consulta de prevenção com a freqüência necessária, os dentes podem apresentar problemas.
Nesse caso, devemos tratar e restaurar o dente afetado. Quando a destruição do dente é grande, devemos realizar tratamentos maiores, como uma prótese dentária fixa.
Esse diagnóstico gera uma série de dúvidas no paciente e logo surge a pergunta clássica, mas o que é uma prótese dentária fixa ?
É sobre esse tema que vou discutir nesse texto.
O que é uma prótese dentária fixa ?
Essa pergunta é fruto de várias dúvidas de nossos clientes, muitos confundem os tipos de tratamentos, mas o resumo da resposta, seria:
A prótese dentária fixa é um substituto quando o dente apresenta uma grande destruição ou fratura.
Ela vai devolver o formato correto ao dente, proporcionando saúde e longevidade. A confusão acontece devido aos vários tipos de próteses fixas.
Sim, existem algumas formas de restaurar um dente. E a indicação varia para o estado de destruição do dente e também da ausência ou presença de dentes adjacentes.
Portanto, voltando a pergunta sobre o que é uma prótese dentária fixa, a classificação delas são:
- Coroas;
- Blocos,
- Pontes;
- Próteses fixas sobre implante.
Note que nesse texto estou somente citando as próteses fixas, já que também existem as removíveis.
Tipos de próteses dentárias fixas :
A) Coroas -
Essa é o tipo de prótese fixa mais comum e muito realizada nos consultórios dentários.
Nesse caso, “prepara” totalmente o dente para receber uma “capa” ao redor dele. Existem diferentes tipos de materiais que podem ser usados para confeccionar esse trabalho.
Em nosso blog, temos um infográfico bem interessante e de fácil entendimento sobre as coroas dentárias.
B) Blocos-
Nesse caso, a destruição é menor. Portanto, se preserva uma parte maior do dente, ocasionando menos desgaste. O bloco vai restaurar uma parte do elemento dentário.
C) Ponte Fixa -
Semelhante a coroas, onde se prepara totalmente o dente.
Porém, nesse caso, existe uma perda de um elemento dentário. Portanto, para substituir o elemento ausente, os dentes adjacentes são preparados para servir de suporte para o elemento dentário perdido. Por isso, se tem o nome de ponte fixa.
D) Prótese fixa sobre implante -
Igual a coroa ou ponte fixa, porém, a prótese é feita sobre um implante dentário e não sobre um dente.
Continue navegando em nosso site e blog, possuímos diversos textos que podem responder a sua dúvida.
Até a próxima.