Muitos pacientes que perderam os dentes posteriores superiores a bastante tempo e precisam colocar implantes dentários, na maioria das vezes precisam realizar uma cirurgia prévia, chamada levantamento do seio maxilar.

Boa parte da população não conhece este procedimento. Assim, com este artigo busco explicar da forma mais simples possível como é feito esse tipo de cirurgia, suas indicações e contra-indicações.

O que o levantamento do seio maxilar é ?

Primeiramente o enxerto no seio maxilar é um procedimento seguro quando feito com os cuidados necessários. Diversos artigos de revistas importantes nacionais e internacionais demonstram a segurança e a viabilidade dessa técnica.

Em poucas palavras, no levantamento do seio maxilar realizamos um enxerto de osso na região que posteriormente receberá a instalação de implantes dentários.

Como ela é feita ?

Levantamento seio maxilar 2

Quando perdemos dentes na região posterior de maxila (região superior na parte de trás do arco dentário), com o passar do tempo pode ocorrer perda de grande quantidade de osso em altura e assim nos aproximamos de uma região chamada de seio maxilar.

O seio maxilar é uma cavidade em nossa face que tem diversas funções, muito associada a respiração. Ao seu redor encontramos uma fina membrana.

Essa membrana pode ser elevada para a colocação do enxerto ósseo, após isso, esperamos o tempo necessário para a consolidação do osso e colocação do implante.



Que membrana é essa ?

Essa membrana é chamada de membrana de Schneider. Ela envolve completamente a cavidade do seio maxilar. A partir do levantamento dela , conseguimos criar um “ espaço “ para a colocação do enxerto ósseo.

Quanto tempo demora para colocar os implantes ?

Levantamento do seio maxilar

Esse tipo de procedimento temos que esperar um tempo maior para obtermos sucesso. Dispomos de dois tipos de caminhos a seguir nessa cirurgia :

1 – O primeiro é quando ainda temos uma pequena quantidade de osso remanescente, assim podemos realizar a cirurgia de levantamento do seio maxilar e no mesmo ato cirúrgico instalar o implante, após isso, esperamos em média 6 meses para colocar um dente sobre o implante.

2 – O segundo, acontece quando temos praticamente nenhum osso remanescente. Portanto só podemos realizar a cirurgia de levantamento do seio maxilar sem poder colocar o implante. Devemos esperar 6 meses para colocar os implantes e mais 4 a 6 meses para poder colocar um dentes sobre o implante.

Quais tipos de enxerto podemos ter ?

Podemos usar os enxertos autógenos, que retiramos do próprio paciente ou podemos usar enxerto sintéticos ou até uma mistura de ambos. Todos apresentam bons resultados.

Quais são as indicações para o levantamento do seio maxilar ?

levantamento seio maxilar 1

A principal indicação é quando perdemos um elemento dentário e temos pouco osso na região posterior de maxila e desejamos instalar um implante dentário.

Quais são as contra-indicações ?

As contra indicações são quando a pessoa apresenta sinusite crônica, infecção ativa no seio, diabetes descontrolada, neoplasia entre outros.

Quais problemas podemos ter ?

O problema que acontece com mais freqüência é a perfuração do membrana do seio maxilar, porém ela é de fácil resolução.

Em menor escala, podemos ter ainda uma infecção ( que irá ser controlada através de antibióticos).

 

Deixe seu comentário ou dúvida logo abaixo,

Att,

Davi Frossard