Escovar os dentes 3 vezes ao dia ou após as refeições e também usar o fio dental constantemente para manter uma boa saúde da gengiva e dos dentes.

Sim, eu sei, você já ouviu essa frase várias vezes do seu dentista. Mesmo assim, vale lembrar, já que muitos ignoram completamente esse hábito saudável.

Entretanto, nesse texto, eu não quer discutir sobre a técnica de escovação nem sobre o uso do Fio Dental. Mas quero falar com você sobre um terceiro aspecto da nossa higiene diária.

Estou falando do Enxaguante Bucal. Ele tem se tornado uma mania e muitos defendem que sua atuação é fundamental para uma ótima higiene bucal.

Será mesmo ?

Portanto, leia o texto até o final para saber alguns pontos básicos sobre o enxaguante bucal :

  • Qual o melhor enxaguante bucal
  • Enxaguante bucal infantil
  • Devemos usar o enxaguante bucal todos os dias

Existem diferentes enxaguantes bucais.

enxaguante bucal tipos

Ao entrar em uma farmácia, observamos uma quantidade enorme de enxaguantes bucais. Cada um de uma marca diferente e com um composto ativo diferente.

Existem as marcas mais famosas, como o da Colgate ( Plax )  e Oral-B ( Pro-saúde ) e outras nem tanto. Umas tem um principio ativo x e outro Y. E todas prometem ser as melhores.

Portanto, surge a dúvida, qual devo usar ? Ou mais especificamente, qual o melhor enxaguante bucal ?

Essa é uma pergunta complicada, já que eu não gosto de indicar uma marca ou algum princípio ativo. Eu prefiro deixar você a vontade para usar o que achar mais confortável.

Entretanto, existem alguns pontos importantes a serem citados :

  • Não usar enxaguante bucal com álcool
  • Enxaguante bucal com Gluconato de Clorexidina

Enxaguante com Gluconato de Clorexidina 

Esse princípio ativo presente em alguns bochechos bucais torna o produto completamente diferente dos demais. Ele é um anti-séptico químico, com ação antifúngica e bactericida.

Isso significa que ele tem ação efetiva contra algumas bactérias presentes na cavidade oral, sendo um dos melhores e mais efetivos enxaguantes.

Entretanto, ele tem uma limitação. Não pode ser usado durante longos períodos. Já que esse produto tem alguns efeitos negativos :

  • alteração do paladar
  • Manchamento de próteses e dentes.

Portanto seu uso deve ser entre 10 a 15 dias.

Sua indicação é principalmente para pós operatório e também para paciente com problemas periodontais.

 

 

Existe algum enxaguante bucal infantil ?

Sim, existe.

Entretanto devemos ficar atentos com a idade. Geralmente esses enxaguantes são indicamos em crianças com mais de 6 anos. Também devemos prestar atenção para a criança não engolir o líquido durante o bochecho.

Não devemos nos esquecer que o enxaguante é somente um meio para ajudar a higiene bucal. O principal sempre deve ser a correta escovação e o uso do fio dental.

Posso substituir a escovação e o fio dental pelo uso somente do enxaguante bucal ?

Enfim e não menos importante. Será que posso substituir toda a minha higiene dental pelo uso do Bochecho ?

NÃOOOOO.

Esse ponto deve estar bem claro para você. O enxaguante bucal é somente um complemento a sua higiene bucal diária. Além disso, você não é obrigado a usar ele. Pelo contrário, o uso apenas da técnica correta de escovação e do uso do fio dental é mais do que suficiente para ter uma boa  higiene bucal.

A menos que o dentista indique o uso para você, não é necessário usar o bochecho bucal diariamente.

Caso você ainda queira usar o enxaguante, não há problema. Desde que você não o use todos os dias e guarde na sua mente que o uso desse líquido é somente um complemento da correta limpeza dos dentes e da gengiva.