A xerostomia, ou também boca seca, está associada à falta de saliva na cavidade oral. Isso pode acontecer devido a problemas menores como a ansiedade ou com desordens mais complicadas como a síndrome de Sjögren.

As estruturas responsáveis pela produção de saliva são as glândulas salivares. Nós possuímos 3, cada uma com localizações diferentes. Normalmente uma pessoa produz em média 1 L a 1,5 L de saliva por dia.

Porque a saliva é tão importante

boca seca causas

Pouca gente lembra da saliva ou até esquece que ela existe. Mas esse líquido claro viscoso e alcalino, tem funções muito importantes para a nossa alimentação e conforto no dia-a-dia. Ela é composta principalmente por água, mas também temos enzimas, mineiras e aminoácidos.

Já imaginou se alimentar sem a saliva ?

Já ficou muito tempo de boca aberta e sentiu uma sensação desconfortável de boca seca? Pois é, a saliva é essencial na deglutição de alimentos pois a digestão começa com a saliva umedecendo o bolo alimentar.

A saliva ainda tem outra função crucial na proteção da mucosa bucal.

Sem ela, vamos ter ardência na gengiva, maior quantidade de cáries e uma língua saburrosa ( acúmulo de placa bacteriana e sujeira na língua). Isso ocorre pois a saliva umedece a mucosa da boca facilitando a movimentação da língua. Também mantém o equilíbro no proceso de demsineralização e remineralização dos dentes devido a sua configuração ser alcalina.

Resumindo, quando temos pouca presença de saliva, vamos ter grandes dificuldades de deglutição,ardência na gengiva,maior quantidade de cáries, língua saburrosa e mau-hálito.

Boca seca e suas causas 

boca seca

As causas são diversas como a má higienização, uso de álcool, fumo, ronco, falar por longos períodos, ansiedade, desidratação e respiração bucal.

Ainda podemos ter a diminuição do fluxo salivar devido ao uso de medicamentos, principalmente os antidepressivos, antialérgicos e antihipertensivos.

Também temos causas mais graves, onde deve-se prestar mais atenção e ter acompanhamento médico, como a diabetes, a  síndrome de Sjögren , ou algum problema específico das glândulas salivares.

Além disso, deve-se lembrar que os idosos apresentam mais a sensação de boca seca, já que com o passar da idade, ocorre uma diminuição da quantidade de saliva produzida.

Conseqüências da boca seca na saúde

As principais conseqüências são o aumento da quantidade de cáries, ardência na gengiva, dificuldade de deglutição e mastigação, lábios rachados, mau hálito , dor na garganta.

Tratamentos para a Boca seca

tratamento boca seca

O tratamento depende do problema diagnosticado.

Nos casos mais simples, como vistos acima, devemos corrigir ou melhorar algum hábito. A higienização deve ser feita de forma correta, a ingestão de água deve ser freqüente, o uso do álcool e do fumo deve ser diminuído ou até eliminado.

Se a medicação ministrada pelo paciente causar a xerostomia, o médico deve ser contactado para saber se o remédio pode ser modificado. Nos casos mais graves, um acompanhamento médico deve ser feito.

O importante é sempre manter-se hidratado. Pode-se ainda usar saliva artificial ou usar goma de mascar para estimular a salivação.

 

Att, Davi Frossard