Em um post anterior, observamos como a ausência de um ou mais dentes pode provocar problemas no posicionamento de dentes vizinhos e antagonistas, gerando problemas estéticos e mastigatórios para o paciente.
Assim, hoje mostraremos como podemos reabilitar uma região onde houve perda de apenas 1 (um) dente.
Antigamente, para preencher este espaço, a prótese fixa era o tratamento mais apropriado. Para isto, prepara-se os dentes vizinhos ao espaço (“gasta” para receber a forma apropriada), após os devidos procedimentos, cimenta-se 3 coroas unidas sobre 2 dentes, como exemplificado na figura.
Uma solução atual é a instalação de implante. Por meio de cirurgia, um parafuso de titânio pré-selecionado para o caso é instalado, após as etapas necessárias, recebe a coroa.
Dessa forma não há necessidade de preparo nos dentes vizinhos ao espaço. A tabela abaixo demonstra algumas diferenças entre estes os procedimentos, no caso de perda de 1 (um) dente:
Diante do que foi mostrado, vale ressaltar que anamnese e exame clínico corretos são necessários para definir a melhor forma de tratamento.
No nosso planejamento, as expectativas e dúvidas do paciente são averiguadas para que ele possa escolher, junto ao dentista, como seu caso será solucionado.
Abraços, MD Frossard Odontologia.