Pergunte ao seu Dentista ? Tire suas dúvidas sobre tratamentos dentários.

Pergunte ao seu dentista

Por Davi Heringer Frossard

Olá a todos ,

Buscando evoluir e melhorar o relacionamento da MD Frossard Odontologia, resolvemos ter um lugar de discussão e perguntas sobre saúde bucal no site.

Então, se você tem uma dúvida mas teve receio de perguntar ao seu dentista,  aproveite: pergunte ao seu dentista aqui!

Tentaremos responder de forma rápida e objetiva. Se necessário poderemos realizar um post com mais informações sobre o assunto.

As perguntas devem ser colocadas nos próprios comentários.

Att, Davi Frossard

Sobre o autor

Davi Heringer Frossard

Formado na UERJ, Dr. Davi Heringer Frossard atua e possui especialização em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. É um profissional que valoriza a renovação dos conhecimentos e, para tal, frequentou vários cursos, como atualização em cirurgia periodontal em Bauru, cirurgia oral menor e atualização em restaurações estéticas pela PUC. Na área acadêmica, leciona Implantodontia em cursos de pós graduação.

37 Comentários em “Pergunte ao seu dentista

  1. Alba disse:

    Bom dia!! Coloquei dois blocos de metal nos 2 últimos molares é a partir daí minha boca nao fecha mais como antes, já foram feitos 3 desgastes na peça é nada, agora dentes que antes não batiam um nos outros, estão batendo.. ao ponto de desgastar dentes saudáveis..não sei mas o que fazer, mas a dentista fala que é coisa da minha cabeça, entrei com um mordida normal e agora esse incômodo.. me ajudem

  2. Nicoly Cristina Gonçalves disse:

    No dia 29/08 retirei o siso inferior esquerdo que estava em pé porém muito profundo, onde o dentista acabou tendo que mexer no osso. Quando ele foi cortar o osso eu sinto muita dor tendo que repetir a anestesia que também doeu muito. No pós operatório inchei muito e tive muita dificuldades em comer pois demorei a conseguir abir a boca. Retirei os pontos com 7 dias de cirurgia só que ainda ficou um caroço no lado esquerdo da bochecha que não saiu até hoje. Tomei 10 dias de amoxilina e como não melhorou o caroço o dentista receitou mais 5 dias de metronidazol 250g, estou no último dia do remédio e ainda é possível sentir o caroço. Gostaria de saber se demora para esse caroço sair e se esse caroço gerou devido a infecção ? Observação: Na retirada dos pontos o dentista não falou nada de pontos infeccionados ou inflamados.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Nicoly,

      Sempre é muito difícil avaliar um caso sem realizar uma consulta clínica. Uma extração de siso sempre é um tipo de cirurgia complicada. Dependendo da dificuldade do posicionamento do siso e da quantidade de osso removida, o pós operatório se torna pior. É preciso avaliar se nesse “caroço” existe alguma infecção ou se é o tecido de cicatrização. Pode ser que com o tempo esse “caroço” desapareça com o tempo.

  3. João Carlos disse:

    Tenho a boca mais a frente do que o normal e não é harmonica com o rosto, por motivos dos meus dentes serem inclinados pra frente. Gostaria de saber se tem alguma forma de deixa-la mais harmônica e se depois do tratamento com aparelho dental ela ficaria normal.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      É preciso avaliar o caso clinicamente. Existem diversos tratamentos que combinados podem resultar em uma ótima estética.

  4. Vitória Luiz disse:

    Fiz uma gengioplastia e uma reconstrução com resina em 3 dentes oara amplia-los. Porém depois de 2 semanas, um dos dentes (o canino) apresentou manchas em tom avermelhado e amarelo. É possível ter sido manchada a resina ? Se sim, como retirar ?

    Obrigada !!!

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Vitória,

      Sim, é preciso analisar o que causou esse manchamento. É possível retirar, porém é preciso refazer a parte em que houve a alteração de cor.

  5. evania disse:

    tenho ponte fixa de 5 elementos e uma de 4 elementos de metal com porcelana qual seria o preco disso meu dentista cobrou dez mil reais e correto

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Evania,

      Eu não posso opinar sobre valores. Cada dentista tem o seu valor e seu método de trabalho.

  6. Mariane disse:

    Olá doutor,hoje faz 6 dias que extrai um dente,não sei o nome,mas é o penúltimo,o médico não deu pontos por que eles estava bem inflamado e com pus. To tomando antibióticos,mas a dúvida é,ainda sinto incômodo,não é uma dor intensa,mas uma dorzinha que surge as vezes. É possível que ele ainda esteja inflamado? Ou é normal sentir essas dorzinhas?
    E esse dente,era um dente que havia feito canal, e depois apareceu uma fístula.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Mariane,

      6 dias ainda é pouco para uma cicatrização completa. Nessa situação a região ainda pode incomodar um pouco. O mais importante é que você siga o que o seu dentista te recomendar.

  7. Patrícia disse:

    Olá, fiz um tratamento ortodôntico mas no final os dentes da frente da arcada superior ficaram levemente para frente (inclinados), meu dentista falou que é normal. Não gostei porque não ficaram rente com a arcada inferior. Está correto?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patrícia,

      Infelizmente eu não posso comentar um caso onde eu não analisei clinicamente.

  8. Patricia Peres disse:

    Boa noite, minha obruração quebrou então fui no dentista e ele colocou uma massinha e falou para esperar um mês para obturar o dente, voltei, ele falou para esperar mais 20 dias, pois ainda não estava bom para obturar, voltei de novo depois de 20 dias ele falou para esperar mais um mês para ver se não dava canal. Não sinto dor nenhuma. esse procedimento do dentista está certo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Patricia,

      Não sou capaz de julgar o procedimento do dentista.
      Quando precisamos restaurar algum dente é preciso analisar o raio-x juntamente com a consulta clinica. Se for possível, restauramos o dente o quanto antes para evitar problemas.

  9. Luiz FIlipe disse:

    Fui ao dentista no final de ano e havia uma mancha preta pequena no centro da parte frontal de um dos caninos do lado de baixo. Ele disse que não era cárie e passou algum selante. Ainda vejo a ponta preta. O que poderia ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luiz Filipe,

      Eu não posso saber o que seria sem analisar clinicamente. O melhor caminho é conversar com o dentista que te atendeu.

  10. Luana disse:

    Eu deveria ter tratado o canal de um dente mas por motivo de força maior, pedi a dentista que apenas fechasse com o curativo sem retirar a cárie até a data que eu poderia tratar o canal. O problema é que um dia após isso senti muita dor e inchaço do rosto na parte externa do dente ,ela então abriu novamente e me receitou amoxilina. estou tomando a 4 dias melhorei bastante considerando a situação que eu estava mas ainda sinto a parte do queixo proxima ao dente que ela havia fechado totalmente dormente, não dói nem nada mas não sinto como se tivesse tomando uma anestesia (a dentista não aplicou anestesia). É normal devido a gravidade da inflamação que estava o dente? quanto tempo será que vai demorar para passar essa dormecia?? Posso fazer algo para passar logo?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Luana,

      Não posso opinar sobre o seu caso sem ver clinicamente. Porém, acho que você deveria, o quanto antes, tratar corretamente esse dente para evitar problemas maiores.

  11. Andreia disse:

    fiz um implante de três dentes individuais, 1 lateral e os dois centrais superiores, sempre pesquisei e sempre me garantiram que ficava dentro da gengiva a coroa do implante, só que estou com a coroa provisória e a mesma foi colocada sobre a gengiva tanto que posso passar o fio dental embaixo dela. Estou com medo de que seja um erro no procedimento, como posso verificar isso? Desde já agradeço.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Andreia,

      O ideal seria a coroa ficar adaptada ao implante, não apresentando nenhum “espaço” em relação ao implante. O interessante seria você procurar uma segunda opinião clinica, para saber o que pode estar acontecendo no seu caso. Com a a analise clinica é possível verificar isso.

  12. Anna Carolina disse:

    Meu filho tem 3 anos, ele teve uma queda no chão batendo diretamente com a boca, o dente dele escureceu, levei ele ao dentista e ela disse que no caso dele apenas prejudicaria a estética e não era necessário nenhuma intervenção. Porém li na internet que é um caso de canal pois o dente “morreu” , fiquei na dúvida, há casos que realmente não precisa mexer ou em todo caso de escurecimento cabe um canal ?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Anna,

      Pela idade é provável que seja o dente deciduo ( de leite ). Nesse caso é ideal somente acompanhar o dente, levando seu filho ao dentista.

  13. João disse:

    Boa noite. Tenho 19 anos, pois bem, há algum tempo, meu dente que fiz canal começou a doer muito, fui ao dentista ele fez alguns tratamentos, e por fim resolveu abrir para fazer um retratamento, passou remédios, antibióticos, tratou o dente, ainda dói. Ele suspeitava que fosse o siso; ranquei e ainda dói .Sendo assim todas as possibilidades que estava em seu alcance ele fez, mas o meu problema ainda não foi resolvido…Existe alguma suspeita do que pode ser? visto que dois dentistas já olharam e não conseguiram identificar. Muito obrigado. Fique com Deus.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá João,

      Obrigado pelo contato. Porém, infelizmente eu não posso falar o que pode ser. Eu preciso avaliar clinicamente, juntamente com o raio-x . Sem isso, é impossível dar algum diagnóstico.

  14. Giovana disse:

    Sinto várias bolinhas endurecidas, somente quando palpação do lábio inferior. O que pode ser?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Giovana,

      Isso pode indicar várias coisas. Não é possível eu dar um diagnóstico sem analisar clinicamente a região.

  15. Tamyres disse:

    aio e quebrei um pedaço do meu dente da frente da parte superior. Fiz o conserto, porém até hj tem uma bolinha em cima dele mto deu igual isso q foi muito quando aperta com o dedo. Gostaria e saber oq pode ser pois já q passaram 6 anos

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Tamyres,

      Queria poder te ajudar, entretanto sem realizar uma analise clinica não posso saber o que seria isso. É precisou você ir ao dentista para melhor diagnóstico.

  16. Eliton disse:

    Olá. Bom dia! Fiz uma avaliação pra colocar aparelho, Daí tenho algumas obturações à serem feitas e uma limpeza! Porém, ja tenho feitas obturação em outros dentes que não me encomodam, daí preciso refaze-las? Não quero refaze-las é caro e eu não tenho tantas condições assim, daí será que eles aceitariam sem precisar refaze-las? ?????

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Elton,

      Quando ocorre a indicação para refazer uma restauração, geralmente o dentista detecta que algum problema nela. Nesse caso é melhor você refazer para evitar maiores problemas.

  17. Camila Barroso disse:

    Descobri recentemente que o dentista que frequento desde os meus 11 anos de idade mentiu para mim.
    Lembro-me que antes de iniciar o tratamento com aparelho dentário em 2007, ele disse que o meu canino esquerdo
    deveria ser arrancado, pois, segundo ele era de LEITE e o outro estava prestes a nascer. Ele disse que
    o outro até nasceria em cima. Paguei e ele tirou. Tempos depois nada do dente nascer, ele disse que precisaria
    fechar o espaço pois o dente simplesmente não nasceu. Hoje, com 22 anos de idade e já sem o aparelho fui a um
    outro profissional para tirar um raio-X e descubro que não há dente dentro da minha gengiva como ele alegou durante
    anos. Apesar dos dentes não estarem mais tortos, eu não tenho um sorriso certinho, a diferença é grande de um lado para o
    outro por conta da falta desse canino superior esquerdo, o que torna a minha gengiva direita mais evidente. Engraçado é que o meu irmão havia comentado comigo que
    o dente não parecia ser de leite e até se ofereceu a me levar no dentista que ele frequentava, mas eu acabei não indo.
    Agora eu pergunto: o que devo fazer? Devo processar o dentista? Se sim,
    como? Uma vez que não tenho provas (documentos / comprovantes) que provem que ele arrancou o meu dente e nem posso provar se
    era ou não de leite, nem o dente mais eu tenho. Também gostaria de saber se é possível abrir espaço e implantar um dente.

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Camila,

      Eu não posso responder a essa pergunta já não sou advogado. Sobre implantar o dente, é preciso analisar o caso clinicamente para saber quais as suas condições dentárias e de osso.

  18. Elayne disse:

    Meu dentista colocou antibiótico dentro do meu dente e fechou com corativo
    Posso tomar cerveja ou vai interferir no tratamento?
    Desde já agradeço a atenção

    1. Davi Frossard disse:

      Elayne,

      Não posso te responder a essa pergunta, já que não sei qual o antibiótico usado e nem qual o tratamento realizado. O melhor seria você perguntar ao seu dentista.

  19. gelsimar disse:

    Bom dia.
    Fiz um tratamento de canal, mas com o tempo o dente quebrou, não sobrando nada dele, apenas a raiz original.
    Pergunto se consigo fizar uma coroa usando apenas a raiz do dente ou precisaria de alguma estrutura da coroa original para fazer isso?

    1. Davi Frossard disse:

      Olá Gelsimar,

      É possível realizar uma coroa sobre uma raiz remanescente, porém é preciso avaliar a condição dela. Precisamos analisar se a raiz irá ter um prognóstico favorável ao longo do tempo. Uma avaliação clínica e raio-x são essenciais para isso.

      att, Davi Frossard

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google+