Estética dos dentes - Como ter um novo sorriso - MD Frossard Odontologia

Estética

A Odontologia estética visa e busca o sorriso esteticamente satisfatório e agradável. Para isso , temos diversos tipos de tratamentos, dentre os mais procurados temos o clareamento dental e o uso de facetas ou lentes de contato de cerâmica.

Qualquer pessoa, dentro de suas limitações, pode ter um sorriso bonito e agradável.

Para isto, antes de qualquer tipo de tratamento estético, sempre realizamos uma série de fotos intra e extra orais , para assim analisar o caso e orientar o paciente como melhorar seu sorriso.

Neste tipo de tratamento, os principais objetivos a serem alcançados são :

1) Criar dentes de proporções agradáveis a si e aos demais dentes, biologicamente integrados e em harmonia com os tecidos gengivais.

2) Produzir uma disposição dentária harmoniosa e agradável com os lábios e demais estruturas da face.

clareamento dental estética

Clareamento dental

Primeiramente o clareamento dental é indicado para pessoas que tenham dentes amarelados ou queiram melhorar sua aparência. Porém, nem todos os dentes podem ser beneficiados pelo tratamento, pois as causas do escurecimento podem ser diversas, por exemplo, manchas intrínsecas causadas pelo uso de tetraciclina.

Um detalhe que precisa ser ressaltado é que as próteses e restaurações dentárias já presentes na boca do paciente não clareiam, somente com a substituição destas podemos alterar a sua cor.

Para melhor percepção dos resultados, podemos utilizar fotografias  no estilo “antes e depois” do paciente, já que podemos observar graus diferentes de escurecimento e de clareamento entre indivíduos.

Formas de clareamento dentário:

1 – Clareamento caseiro: o paciente usa uma moldeira contendo o gel clareador em sua casa e, durante semanas consecutivas,  é avaliado pelo dentista para verificar a evolução do tratamento. Esse método é mais econômico e menos agressivo para o paciente, porém os resultados demoram mais para aparecer.

2- Clareamento de consultório (laser): o procedimento é feito no consultório diretamente pelo dentista. Durante semanas consecutivas, o paciente é submetido a  aplicação de gel com luz ativa (laser) uma vez por semana. Essa maneira apresenta resultados mais rápidos, porém o custo é mais elevado.

3-  Técnica combinada: é o uso do método caseiro aliado ao de consultório, em nossa clínica esse é o método mais utilizado, pois apresenta maior vantagem e conforto para o paciente, trazendo resultados melhores e mais rápidos.

 

Cuidados durante e após o tratamento:

1- Para evitar o escurecimento dos dentes clareados, o paciente deve evitar ingestão excessiva de alimentos como café, sucos escuros, açaí, vinho e etc. Vale ressaltar que após o tratamento a pessoa não está proibida de ingeri-los, apenas deve haver bom senso na rotina de alimentação para que o tratamento não seja prejudicado.

2- Durante o tratamento e após, o paciente deve desenvolver uma rotina de higienização primorosa, com escovação correta e uso de fio dental. Tal recomendação também é importante para que se evite o escurecimento dos dentes.

3- O grau de sensibilidade varia de pessoa para pessoa e pode ser percebida após a primeira semana de tratamento. Dessa forma, ela deve ser relatada ao dentista para que este, junto ao paciente, possa avaliar a melhor maneira de suportar ou reverter a situação.

Faceta

As facetas são próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência, forma e função natural.

As facetas são muito utilizadas para casos como dentes manchados por medicamentos, dentes excessivamente restaurados com restaurações defeituosas, dentes apinhados ou com espaços entre eles, dentes com defeitos genéticos na formação do esmalte, entre outros.

Faceta dental estética

Do ponto de vista funcional, as facetas podem restabelecer a função, devolvendo uma mastigação e função mais fisiológicas.
A higienização pode ser feita normalmente, mas é importante alertar o seu dentista sobre o uso das facetas para que ele possa usar os produtos adequados. Pastas abrasivas, por exemplo, podem danificar o brilho das lâminas.

 

Facetas tipo Lentes de contato

lente de contato dentista

As facetas tipo lentes de contato recebem esse nome, pois são extremamente finas, com média de espessura entre 0,2 a 0,4 milímetros. Elas são indicadas para o aprimoramento estético de dentes que apresentem uma boa coloração, mas que tenham algum defeito estrutural ou de forma, como, por exemplo, espaços entre eles, que necessitam ganhar uma nova morfologia. Por serem muito finas, não necessitam que seja desgastado o esmalte do dente ou, se for necessário, este desgaste é quase imperceptível. Porque são muito translúcidas, transmitem a cor do dente natural, gerando um resultado bastante estético.

DSD (Digital Smile Design) ou Planejamento Digital Do Sorriso

O Planejamento Digital Estético (em inglês, Digital Smile Design – DSD) é sem dúvidas uma das mais novas e avançadas técnicas de odontologia estética. É uma técnica que visa melhorar a análise estética e a comunicação interdisciplinar entre dentista, especialistas, técnico em prótese dentária e, principalmente, com o paciente. Assim queremos criar um sorriso harmonioso que preencha as necessidades funcionais, estéticas e emocionais do nosso cliente. Para isso, usamos ferramentas digitais básicas como a fotografia e vídeo, programas de apresentação como o Apple-Keynote & MS PowerPoint.

Modernas técnicas e materiais podem se mostrar inúteis se o resultado final não atingir as expectativas estéticas do paciente. Esta é a grande vantagem desse procedimento, a pessoa poder visualizar e participar do planejamento do seu sorriso.

Google+