Carga imediata em implantes dentários, é sempre possível ?

Os já estão na odontologia há bastante tempo sendo usados em larga escala e com altas taxas de sucesso.

A carga imediata em implantes já não é uma novidade e é efetuada no momento da instalação do implante.

Muitos pacientes chegam ao nosso consultório com dúvidas sobre esse tipo de tratamento, portanto este texto visa abordar os pontos básicos e tentar sanar as dúvidas do público em geral.

Em primeiro lugar, o que é carga imediata em implantes?

Carga imediata é a colocação de um dente (coroa provisória) diretamente sobre o implante logo após a cirurgia, ou seja, o paciente já sai da cirurgia com o ‘dente fixo’ no implante.

Em raras ocasiões iremos confeccionar o dente definitivo diretamente sobre o implante.

Além disso, existem alguns parâmetros básicos para o uso dessa técnica. Também a colaboração do paciente é essencial para não ocorrer nenhum problema com o tratamento.

3 fatores positivos para o uso da carga imediata

1 - Provisório direto sobre o implante

A grande vantagem do uso da carga imediata é sem dúvida a colocação do dente provisório diretamente sobre o implante, principalmente em área estética como ocorre na ausência de dentes anteriores, beneficiando assim o sorriso do paciente.

2 - Menor tempo de tratamento

Outra vantagem é obviamente o menor tempo de tratamento. Pois, ao invés de esperarmos o tempo de 3 a 6 meses para colocar carga no implante (usar uma coroa provisória), nos já podemos instalá-la no ato cirúrgico.

3 - Estética e conforto

Esse terceiro fator está intimamente ligado com os demais.

Afinal, o uso da carga imediata já possibilita uma estética superior do que se fosse ficar sem o dente em questão.

O conforto esta justamente por não precisar usar algum tipo de prótese removível, já que o dente estará fixo nos implantes.

3 Fatores que inviabilizam a carga imediata em implantes

1- Falta de travamento do implante no osso

Para o implante estar apto a receber a carga imediata, ele tem que ter um travamento mínimo no osso.

O que isso quer dizer?

Quando instalamos o implante dentário ele pode ter um torque (travamento) no osso maior ou menor e isso depende de uma série de fatores relacionados ao caso e ao paciente.

Portanto, somente casos onde esse travamento foi adequado poderemos utilizar esta técnica.

2 - Depende da localização do dente

No caso da carga imediata, damos preferência ao uso em dentes anteriores.

Primeiramente, porque é a área onde a estética é mais importante. Em segundo lugar é onde as forças mastigatórias são menores, ocasionando menor trauma no implante e também menor possibilidade de perda.

3 - Limitações específicas do caso

A frase ‘cada caso é um caso’ se aplica aqui!

Para o uso desta técnica, temos que avaliar com bastante cuidado qual o tipo de tratamento iremos realizar, pois existem outras limitações que teremos que analisar com calma junto ao paciente.

Vídeo Carga Imediata

Limitações da carga imediata em implantes

Existem limitações?

Claro.

Estamos lidando com uma situação em que o implante não está ancorado de forma ‘definitiva’ ao osso, ou seja, ainda vai ocorrer o processo da osseointegração.

Assim, para “proteger” o implante contra forças indesejadas que podem levar a perda do mesmo, temos que seguir alguns critérios.

Primeiramente o dente provisório pode ficar em tamanho menor do que os demais, justamente para evitar o toque durante a mastigação com o dente antagonista e assim evitar uma força excessiva.

Em segundo lugar, o paciente tem que ter a consciência que é um dente provisório sobre um implante recém colocado. Portanto, deve-se evitar a mastigação de alimentos duros sobre a região a fim de preservar o implante.

Conclusão

Temos que ter em mente que a carga imediata em implantes é uma realidade e que podemos utilizar durante o dia-a-dia.

Porém, temos que analisar cada caso em particular seguindo alguns critérios pré-estabelecidos para o sucesso a longo prazo do .

Att,
Davi Frossard.


Compartilhar
Publicado por
Davi Heringer Frossard