Hoje quero compartilhar com você uma das doenças mais comuns na boca, a afta.
Provavelmente você já teve afta e ela deve ter cicatrizado sem nenhum outro problema.
Porém, você sabe o que causou essa problema?
Será que não teria alguma maneira de diminuir a irritação na região durante a fase ativa da doença? Como evitar ?
Essa são algumas perguntas que vamos explicar nesse texto.
O que é afta ?
É uma das patologias bucais mais comuns. Bem incômodas, apresentam-se como feridas no interior da boca causando dor. Podem apresentar sangramento, vermelhidão e ressecamento na região afetada e, surgem geralmente na língua e nas paredes internas da boca.
*Quais são as suas Causas *
Seu diagnóstico é basicamente clínico e por exclusão de outras doenças. Suas possíveis causas são:
- Alergias;
- Predisposição genética;
- Má nutrição;
- Anormalidades hematológicas;
- Influências hormonais;
- Agentes infecciosos;
- Traumas (pancadas) na boca;
- Estresse, pelo fato de prejudicar o sistema imune do indivíduo;
- Imunossupressão (em pacientes com HIV/AIDS ou Câncer);
Há ainda situações que favorecem o surgimento de aftas como o hábito de fumar, o uso de prótese dental, o uso de medicamentos que comprometem a imunidade do indivíduo, o estado de boca seca e outros.
*Podem ser de 3 tipos *
Podemos encontrar 3 tipos de manifestações aftosas: Menor, Maior e Herpetiforme.
1) Menor:
Este tipo é encontrado em 80% dos pacientes afetados. É a que apresenta menor duração (7 a 14 dias). As lesões inicialmente são avermelhadas e progridem para uma ulceração com membrana removível de aspecto branco-amarelado. Podem medir de 3 a 10 mm e a dor não é proporcional ao tamanho da lesão. O número de lesões em um mesmo evento pode variar de 1 a 5.
2) Maior:
Apresentam ulcerações mais profundas, de 10 a 30 mm de diâmetro, e podem levar de 2 a 6 semanas para regredir. Podem deixar cicatrizes e o número de lesões em um mesmo evento pode variar de 1 a 10.
3) Herpetiforme:
É a variação que apresenta maior número de lesões e maior frequência de recorrência. Elas podem medir de 1 a 3 mm de diâmetro, porém, em um único episódio podem estar presentes cerca de 100 lesões, lembrando lesão primária de herpes simples. A cicatrização ocorre de 7 a 10 dias e ocorrem mais em mulheres na fase adulta.
Tratamento e prognóstico
Quando for acometido por uma lesão bucal, é importante que o paciente procure seu dentista para que este possa diagnosticar a lesão.
Tendo então certeza de que se trata de algum tipo de afta, ele poderá orientar o paciente da melhor forma, prescrevendo assim apenas uma medicação tópica para os casos mais simples.
A afta por si só é uma lesão que desaparece sem que necessariamente necessite de intervenção para desaparecer.
Porém, vale ressaltar que em casos mais complexos é necessária uma avaliação minuciosa para que se verifique a existência de alguma doença sistêmica que possa estar contribuindo para esta situação.
Durante o período de manifestação da lesão, é importante que o paciente evite alimentos e hábitos que irritem” ainda mais a região como o consumo de alimentos apimentados e condimentados.
É importante também que haja uma neste período.
Att,
Luciana Vieira Peroni